quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Bomba da 2ª Guerra Mundial é encontrada na usina nuclear de Fukushima

Forças de Defesa Auto-Defesa do Japão removem uma bomba de 1 ton. não detonada e que foi lançada pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial em 10 de julho de 2005 em Nishitokyo, no oeste de Tóquio, no Japão. Foto Divulgação

Por: Redação OD

Funcionários que estavam trabalhando na construção de um estacionamento na região externa da usina nuclear de Fukushima, destruída por um tsunami em 2011, encontraram uma bomba enterrada. O artefato, medindo 89 cm de comprimento por 15 cm de diâmetro, provavelmente tenha sido lançado pelas forças americanas durante a Segunda Guerra Mundial.


De acordo com um porta-voz da Tokyo Electric Power (Tepco), companhia que opera a usina, a bomba “foi detectada às 07h30 (horário local) por um empregados de uma empresa subcontratada para construir o estacionamento”. O artefato se encontrava a uma distância de apenas um quilômetro dos reatores 2 e 3 da usina. Fizemos logo o contato com as autoridades policiais competentes que agora estão encarregados de seguir com o caso — afirmou o porta-voz à agência de notícias France Presse.



As Forças de Autodefesa do Japão devem se encarregar das operações de isolamento e retirada da bomba, após realizarem uma análise sobre o risco de que se possa haver uma explosão. A região onde se encontra a usina Fukushima Daiichi, está entre as cidades costeiras de Futaba e Okuma, a qual abrigou no período da guerra uma base aérea do império japonês, e foi bombardeada pelos EUA, segundo informações da Tepco. A usina nuclear está em obras para o desmantelamento de seis reatores, sendo que quatro deles sofreram graves danos após explosões provocadas pelo tsunami, há seis anos.

FONTE: AFP

Nenhum comentário: