quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil contribui com o preparo de tropa da Marinha que segue para o Líbano


Por: Redação OD

Entre os dias 10 e 14 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou em suas instalações o Estágio de Preparação para Comandantes e Oficialidade da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (EPCO FTM-UNIFIL). O objetivo do Estágio foi capacitar militares da Marinha do Brasil designados para compor o Estado-Maior da FTM-UNIFIL e ainda o Comandante, Imediato e oficiais chefes de departamento do próximo Navio Capitania da missão no Líbano.


O EPCO-FTM contemplou assuntos pertinentes à missão que será desempenhada no Oriente Médio. As instruções ministradas tiveram como referência o CPTM (Core pré-Deployment Training Materials), que é o material básico para todos que participam de missões de paz das Nações Unidas, e experiências colhidas de militares que já estiveram no Líbano. Contribuindo sempre para o preparo de militares das Três forças co-irmãs, o CCOPAB é a instituição que certifica tropas e indivíduos brasileiros designados para missões de paz, em razão de sua vinculação ao Ministério da Defesa. Desde sua criação, em 2010, o Centro já teve quatro de seus estágios reconhecidos pelas Nações Unidas, conferindo ao Brasil legitimidade e credibilidade internacional no treinamento de suas tropas.


Sendo assim uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT) do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), embarcou na Corveta Barroso no dia 06/08 (Segue para o Líbano onde integrará a Força-Tarefa Marítima da United Nations Force in Lebanon / FTM-UNIFIL) esta equipe é formada por quatro instrutores do CCOPAB, a EMT irá ministrar instruções acerca do Pre-deployment Training Materials (CPTM), material básico a todos que participam de missões de paz sob a égide das Nações Unidas.


O CPTM engloba assuntos pertinentes às leis internacionais relevantes, direitos humanos, respeito à diversidade, gênero, entre outros, e é condição indispensável ao desdobramento dos efetivos selecionados. A Corveta Barroso irá substituir a Fragata União, que é a atual Navio Capitânia da FTM UNIFIL. A equipe móvel do CCOPAB permanecerá na Corveta até o final da semana, quando desembarcará em Natal, Rio Grande do Norte.

FONTE: CCOPAB

Nenhum comentário: