sábado, 9 de julho de 2016

Navio Escola atraca em Santos e abre para visitação pública no domingo


Por: Redação OD
O Navio Escola ‘Brasil’ estará aberto para visitação pública de graça neste domingo (10), no cais da Marinha, em Santos, no litoral de São Paulo. A visita pode ser feita das 14h às 17h, com limite de chegada às 16h. O navio chegou ao Porto de Santos, na última sexta-feira (8) e ficará atracado no Cais da Marinha, sede da Capitania dos Portos, entre os armazéns 27 e 29, até segunda-feira (11).Na embarcação, serão ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval.

Marinha, Exército e Aeronáutica realizam com sucesso treinamento de Policiamento ostensivo visando os Jogos Olímpicos RIO2016


Por: Anderson Gabino

Militares das Forças Armadas participaram, na manhã deste sábado, de exercícios de preparação para a atuação no policiamento ostensivo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os treinamentos são promovidos pelo Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA). Tropas do Exército realizaram o reconhecimento da área de segurança e de itinerários de patrulhas motorizadas na Via Transolímpica.

51° Batalhão de Infantaria de Selva realiza salvamento de uma Indígena que se encontrava perdida na Região de Altamira (PA)


Por: Redação OD

O 51° Batalhão de Infantaria de Selva (51° BIS), Organização Militar (OM) subordinada à 23ª Brigada de Infantaria de Selva, foi acionado pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), em 04 de julho, para resgatar uma indígena, “Etnia Arara”, em URUARÁ, na comunidade de CACHOEIRA SECA, a 200 Km do município de ALTAMIRA (PA). A indígena possui 52 anos e encontrava-se perdida há nove dias, desde 29 de junho, quarta-feira da semana passada. A OM designou um Pelotão de Fuzileiros de Selva para realizar a operação de busca e salvamento, composto por elementos especializados em Operações na Selva, formados pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), além de elementos de saúde, incluindo um médico.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Tropas das Forças Armadas participam de exercício para policiamento ostensivo durante Jogos


Por: Redação OD

Militares das Forças Armadas vão participar, na manhã deste sábado (9), de exercícios de preparo para a atuação no policiamento ostensivo durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os treinamentos são promovidos pelo Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA). Tropas do Exército realizarão o reconhecimento da área de segurança e de itinerários de patrulhas motorizadas na Via Transolímpica. Na Praça Mauá, militares da Marinha do Brasil simularão o estabelecimento de Postos de Segurança Estáticos (PSE). Serão empregadas viaturas blindadas nessas duas atividades.

"O Brasil é um país pacífico, mas sabemos nos defender e contra-atacar " falou o ministro da Defesa durante apresentação das tropas Pára-quedista


Por: Anderson Gabino
O Exército Brasileiro apresentou nesta manhã os militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista, que serão a força de reação rápida do Exército no caso de uma ação mais extrema de força. Com as presenças do ministro da Defesa, RAUL JUNGMANN, do Comandante do CML e Coordenador do CDGA General de Exército FERNANDO, do Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista General de Divisão ABRAHÃO, do Contra-Almirante CARLOS CHAGAS Chefe do Estado Maior Conjunto do CDGA dentre outras autoridades e Comandantes de Organizações Militares da Guarnição da Vila Militar, para conferir o apronto das tropa, com seus equipamentos e veículos. 

RIAT 2016 - Lista de aeronaves presentes e canceladas.

Foto ilustrativa
 Por Redaçao OD

Nessa lista publicada pela assessoria de imprensa do RIAT temos a lista completa de todas as aeronaves que estão presentes e que estão canceladas no Royal International Air Tatoo em Fairford na Inglaterra, acontecendo de 8 a 10 de julho.
Confira uma por uma para ver o tamanho desse evento único que é um dos maiores da aviação mundial.
A organização do evento esclarece que essa programação e/ou algumas presenças ou cancelamentos podem mudar a qualquer momento devido aos diversos fatores que envolvem a complexa logística não só do evento como das entidades civis e militares que participam do show.


The HEROS-titan delights the firefighting world

 
By wording OD

Since its first deliveries, the HEROS-titan has conquered the world of fire fighters. First responders in Austria received the new helmet at the beginning of the year, and they have been impressed by the low weight and superior comfort of the HEROS-titan. But the helmet is also being received extremely well internationally. "The rush is enormous," says Production Manager Peter Staudinger, who has already made provisions: "Due to the high demand, the production capacity has been significantly increased."

Particularly noteworthy is the high demand for helmet lamps: "Integrable helmet lamps have been ordered in 87 % of HEROS-titan orders," says Peter Staudinger. The advantages of this lamp are obvious: It can be attached to the helmet at the press of a button and has been completely redesigned compared to the previous model. The new helmet lamp impresses with significantly more power and optimized brightness.
The HEROS-titan is available in many different colors, with a number of different options to choose from. Anyone who wants to create their own HEROS-titan can do so using the online configurator.

High wear comfort is crucial

The innovative interior of the new HEROS-titan allows the helmet to fit any head shape optimally: With just a few clicks, the helmet is perfectly adjusted to any head. The HEROS-titan covers all head sizes from 49 to 67. In addition, the compact interior is extremely easy to maintain. The HEROS-titan is tested and certified in accordance with all major helmet standards, including EN 443:2008, EN 16473:2014, EN 16471:2014, EN 14458:2004 and ISO 16073:2011.
 
Source: Rosembauer Austria.

ELT dispara sinal depois de 22 anos e mobiliza SAR na França.

 
Foto ilustrativa

 Por Yam Wanders

ELT localizado que disparou depois de 22 anos inativo em acft sinistrada.
Os habitantes da Vila de St Georges-Villebougis no departamento de Yonne na França foram acordados sobressaltados com os rasantes de um Mirage 2000 da Armée de l'Air e alguns quartos de hora mais tarde pelos rasantes de um helicóptero EC-725 com Commandos do Ar em uma bela manhã de verão. Apesar dos franceses estarem acostumados com manobras militares, o medo do terrorismo atualmente domina os receios, mas dessa vez seria algo mais ameno que causaria toda essa movimentação anormal no pacato vilarejo.
O caso ocorreu no domingo dia 26 de junho mas só agora foi tornado público para acalmar a população local que desconfiava de alguma situação de perigo envolvendo terrorismo em suas terras ameaçando o pacato vilarejo devido ao intenso movimento de helicópteros militares sobre o local.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Exército Brasileiro realizou o apronto final dos militares da Aviação do Exército que irão participar dos Jogos Olímpicos Rio2016


Por: Redação OD

O Comando de Aviação do Exército (CAVex) de Taubaté realizou, na manhã desta quinta-feira (7), a formatura de Apronto Operacional para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Apenas o CAVex empregará diretamente 485 militares e 48 aeronaves para os Jogos, e da região mais de mil militares vão atuar na segurança no período de 11 de julho a 20 de outubro. A Aviação do Exército atuará enquadrada pelo Comando Geral de Defesa de Área (CGDA), no Comando Militar do Leste (CML) e tem como missão proporcionar aeromobilidade e multiplicar as capacidades das forças empregadas sob a responsabilidade de Exército, trabalhando de modo integrado com a Marinha, Força Aérea Brasileira e demais agências envolvidas na segurança do evento.

Brigada de Infantaria Pára-quedista irá realizar seu apronto operacional para Rio 2016 no dia 08/07


Por: Anderson Gabino
O Comandante Militar do Leste e Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) General de Exército Fernando Azevedo e Silva realizará, nesta sexta-feira (08), o apronto operacional da Brigada de Infantaria Pára-quedista, para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A Brigada será empregada como uma das tropas com a missão de Força de Contingência do CGDA, em casos de crise durante os Jogos. O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, estará presente no evento.

A guerra particular das mulheres contra o "Estado Islâmico"


Por: Redação OD
Em meados de 2014, a organização jihadista EI invadiu os territórios dos yazidis no norte do Iraque. Centenas de mulheres foram sequestradas, violentadas, escravizadas. Agora elas lutam contra os terroristas.

Aviões que invadirem espaço aéreo de arenas olímpicas podem ser abatidos, diz ministro da Defesa

O ministro da Defesa, Raul Jungmann - Pablo Jacob / Agência O Globo
Por: Redação OD
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta quarta-feira que qualquer aeronave não autorizada que invadir o espaço aéreo restrito das arenas olímpicas poderá ser abatida. A declaração foi feita durante a apresentação do plano de segurança das Forças Armadas para os Jogos, que reuniu ainda o ministro da Justiça, Alexandre Moraes; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Ademir Sobrinho; e o Comandante Militar do Leste, general Fernando Azevedo, coordenador geral de Defesa de Área (CGDA). Segundo norma baixada este ano pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, durante os Jogos serão ativadas zonas de exclusão, que dividirão em três níveis o espaço aéreo do estado.

Vídeo da ativação do GT TERRESTRE realizado no dia 30 de Junho pela Marinha do Brasil


Por: Anderson Gabino

No último dia 30, a Marinha do Brasil apresentou na sede do Comando da Divisão Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais, os grupamentos operativos que irão participar da operação de patrulhamento e segurança de pontos, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Na ocassião o site ORBIS DEFENSE se fez presente neste evento, e trouxe material na íntegra com texto e fotos da ocasião, agora em parceria com o Centro de Comunicação da Marinha (Base Rio de Janeiro) trazemos aos nossos amigos, leitores e seguidores um vídeo produzido pelo CCSM/RIO, o qual fala da ativação do GT TERRESTRE e de seus detalhes. Assitsam ao vídeo:


Base Aérea de Dijon, o fim de uma lenda operacional.

Uma base que realmente tem "história pra contar", histórias que envolvem franceses e brasileiros também. Hoje dia 07 de julho de 2016 a mesma festejaria seus 103 anos se não fosse pela desativação oficial.
Foto via Museu da BA-102 Dijon-Longvic via France Bleu.

Por Yam Wanders



Base Aérienne 102-Dijon-Longvic "Capitaine Georges Guynemer", ou para os lusófonos apenas Base aérea de Dijon, a base aérea francesa que virou uma lenda viva na aviação de caça européia e também para brasileiros fechou suas portas nesse dia 30 de junho de 2016 após 102 anos de operação, com a merecida menção honrosa da participação em duas guerras mundiais, na guerra fria ocidente X Pacto de Varsóvia e pela formação de milhares de aviadores pilotos do famoso Dassault Mirage em suas várias séries e versões. 

Nessa matéria descreveremos um pouco da história de uma das mais importantes bases da Armée de l'Air (Força Aérea Francesa) e o que ela representou não só para franceses como para brasileiros, entre outros. A base festejaria seus 103 anos hoje se não fosse pela sua desativação.

Imagens da solenidade com a presença do Cmdte da Armée de l'Air .
Créditos de imagem journal "Le Bién Public-Dijon".
A Missão principal a base foi prover a defesa do espaço aéreo da França bem como abrigar diversas outras unidades que não só a aviação de caça mas também

Veteranos vieram de todos os cantos da França para a cerimônia.
Créditos da imagem journal "Le Bién Public-Dijon"
uma unidade de commandos paraquedistas ( Commando Parachutiste de l'Air n°20) bem como sua escola de formação, uma unidade da Séctión Aeriénne de  Gendarmerie de l"Air  e as respectiva 

Considerada pelo público da aviação militar como uma das cerimônias
mais emocionantes dos últimos tempos.
Crédito da imagem journal "Le Bién Public-Dijon".
unidade do l'Èscadron 1/2 "Cigognes", 2/2 "Côte-d'Or e o Estado Maior do Commandement des Forces Aériennes, unidades estas todas já transferidas para outras bases nos últimos anos. 
Para o momento presente a base abrigará apenas as instalações de vigilância radar e controle de tráfego aéreo, um centro de arquivo e documentação, um pequeno contingente de segurança e para o futuro oficialmente já se prepara as instalações para uma escola de formação básica da Gendarmerie (Polícia Militar francesa). Especula-se  o interesse de uma empresa canadense que trabalha com manutenção aeronáutica em adquirir os hangares e também a possibilidade do Breitling Jet Team com seus jatos Albratos aero L-39 ocupar alguma instalação no local. Para uma base que mantinha em torno de 2.500 militares e em algumas épocas até mil militares de trânsito, o impacto econômico para o comércio local será de grande vulto, outras informações de veículos oficiais locais dão conta de uma despesa de mais de 6 milhões de euros em custos para a desativação da base.


quarta-feira, 6 de julho de 2016

72º aniversário do embarque do 1º escalão da Força Expedicionária Brasileira rumo à Itália


Por: Redação OD

Uma cerimônia realizada nessa terça-feira, 5 de julho, celebrou o 72º aniversário do embarque do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a Segunda Guerra Mundial. O evento ocorreu no auditório do Gabinete do Comandante do Exército, no Forte Caxias, em Brasília (DF), com a presença de veteranos e ex-combatentes brasileiros. Durante a atividade, na qual os “pracinhas” receberam homenagens, foi exibido o documentário "Liberatori – A FEB pelos italianos", que relembra os feitos heróicos de nossos militares no teatro de operações europeu. 

Confira a nova fase de testes do KC-390 no Conexão FAB que mostra também como foram os exercícios Sabre e Transportex


Por: Redação OD
O Conexão FAB deste mês destaca a campanha de testes realizada pelo KC-390 com o lançamento de paraquedistas em Campo Grande (MS). O programa também destaca os exercícios Transportex, que reuniu os esquadrões da aviação de transporte da Força Aérea na capital sul matogrossense, e Sabre, que reuniu integrantes das aviações de caça e reconhecimento em Anápolis (GO). 

terça-feira, 5 de julho de 2016

Caça da Força Aérea cai em Santa Cruz, Rio; tripulantes se salvam


Por: Redação OD
Um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na base aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no início da noite desta terça-feira (5). Segundo a FAB, era um voo de instrução e os dois tripulantes conseguiram se ejetar, descer de paraquedas e pousar com segurança.Ainda de acordo com a FAB, os dois perceberam o problema técnico no trem de pouso e que não conseguiriam pousar. O avião caiu em uma área desabitada dentro do terreno da base aérea de santa cruz.
FONTE: G1
Nota da Redação: Até o presente momento a Força Aérea Brasileira não se manifestou,as noticias que estão chegando são por grupos de Whatsapp. Mas a redação do site Orbis Defense está trabalhando para conseguir mais informações sobre este acidente e espera em breve trazer mais notícias.

Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército recebeu a visita da Diretoria de Material de Aviação do Exército


Por: Redação OD

O Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército recebeu, no dia 14 de junho, a visita de orientação técnica (VOT) da Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx). Na oportunidade, foram apresentadas ao Diretor de Material de Aviação do Exército, General de Brigada Pedro Paulo de Mello Braga, e à comitiva da DMAvEx as principais atividades em andamento nessa organização militar logística de Aviação do Exército, no tocante, em particular, às atividades de preparação das aeronaves para a Operação Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e de ocupação do novo hangar do Guardião. 

Fuzileiros Navais fazem treinamento antiterrorismo para a Rio 2016


Por: Redação OD
Os fuzileiros navais, que também estarão nas ruas durante a Olimpíada, realizaram um treinamento antiterrorismo nesta terça-feira (5). Essa foi a última etapa do curso de defesa pessoal. O treinamento foi feito com a Federação Sul-americana de krav magá e uma das técnicas que fuzileiros da Marinha aprenderam foi o controle de terroristas na multidão. Como mostrou uma reportagem do RJTV, alguns homens estarão disfarçados no meio das pessoas durante os Jogos e, por isso, a identidade deles foi preservada.

Força Nacional assume segurança dos Jogos a partir desta terça

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública: maior preocupação nas Olimpíadas é com segurança, diz ministro dos Esportes - Antônio Cruz / Agência Brasil
Por: Redação OD
A um mês do início da Olimpíada, a Força Nacional assume a segurança dos Jogos a partir desta terça-feira. Segundo o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, a segurança das arenas olímpicas será responsabilidade da Força Nacional. Moraes garantiu ainda que já foram liberados R$ 2,9 bilhões pela União para ajudar o governo estadual a pagar os salários de policiais civis e militares, além da primeira parcela atrasada do RAS (Regime Adicional de Serviço). Nesta terça-feira, será ativado o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). A função do SICC é coordenar a integração da Operação de Segurança dos Jogos Rio 2016.

Drone não identificado sobrevoa aeródromo sueco durante exercício da OTAN


Por: Redação OD
Os Ministérios da Defesa dos países escandinavos estão considerando mudanças na lei para reagir aos voos de drones não identificados, depois de um incidente durante as manobras BALTOPS, lideradas pelos Estados Unidos, na Suécia. Durante o exercício da OTAN, em que soldados finlandeses e suecos executavam operações de desembarque com os seus colegas dos EUA, Grã-Bretanha e Alemanha na ilha sueca de uto, no arquipélago de Estocolmo, um avião não identificado de controle remoto sobrevoou a área restrita, relata o jornal sueco Dagens Nyheter. "Temos informações de que um drone sobrevoou Uto duas vezes durante a noite", declarou o oficial de imprensa das Forças Armadas suecas Philip Simon.

Vídeo promocional da Airbus Helicopters durante a vinda do H145 ao Brasil para o seu Demo Tour


Por: Anderson Gabino

No ano de 2015 a Airbus Helicopters, trouxe ao Brasil o H145 para um Demo Tour. O mesmo percorreu várias capitas do Brasil. Tendo esta grande oportunidade em mãos, o Comando da Força Aeronaval, através da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), realizou na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), uma avaliação do helicóptero H145, cuja versão militar H145M pode estar vindo a participar da concorrência do projeto de obtenção dos Helicópteros de Emprego Geral de Pequeno Porte (UHP), que visa a substituição dos helicópteros utilizados nos Esquadrões HU­-1, HU­-3, HU-­4 e HU-­5.

Japão nega uso de radares ativos contra caças chineses sobre mar da China Oriental


Por: Redação OD
Tóquio refutou as acusações de Pequim de que jatos da Força Aérea de Autodefesa do Japão utilizaram radares de controle de fogo para adquirir como alvos jatos de combate chineses durante um voo de patrulha sobre o mar da China Oriental, comunicou a mídia local na terça (05). Na terça, o Ministério da Defesa chinês divulgou que no dia 17 de junho dois caças Su-30 foram abordados por dois aviões de guerra F-15 durante uma missão de patrulha sobre a zona de identificação da defesa aérea nas águas do mar da China Oriental.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Brasil e Argentina discutem novos mecanismos de cooperação em Defesa

Foto: Tereza Sobreira/MD
Por: Redação OD

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, reuniu-se nesta segunda-feira (04) com o seu homólogo da Argentina, ministro Julio Cézar Martínez, e comitiva, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais. Jungmann disse que a cooperação entre os dois países é estratégica já que a Argentina é um dos principais parceiros políticos e econômicos do Brasil. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, reuniu-se nesta segunda-feira (04) com o seu homólogo da Argentina, ministro Julio Cézar Martínez, e comitiva, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais. 

Hanwha Techwin wins $204mn contract to supply KF-X engine parts

Hanwha Techwin will localize parts of the engine for Korea's next-generation fighter jets

By: Wording OD

According to Yonhap news agency, Hanwha Techwin, a South Korea's defense manufacturer, said Monday that it has signed a parts supply deal worth $204 million with Korea Aerospace Industries Ltd. (KAI), the country's sole aircraft manufacturer. The deal is designed to localize parts of the engine for Korea's next-generation fighter jets, Hanwha Techwin said in a regulatory filing. On May 26, South Korea’s Defense Acquisition Program Administration (DAPA) selected GE Aviation as the preferred bidder to supply F414 engines for its next-generation indigenous fighter, known as the KF-X. KAI said Hanwha Techwin is set to import GE engines and localize some of them, and assemble the engines before delivering them to the South Korean government for the project.

Treinamento de Instrução Básica do Combatente 2016 (TIBC-2016) realizado pela Brigada de Infantaria Pára-quedista


Por: Redação OD

Entre os dias 13 e 23 de junho, a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou na região do Camboatá o Treinamento de Instrução Básica do Combatente 2016 (TIBC-2016), para o efetivo de soldados incorporados no corrente ano. As instruções têm o objetivo capacitar os militares a combater em ambiente hostil, isoladamente ou em grupo, obter reflexos na execução de técnicas e táticas de combate e testar a resistência física e mental dos novos paraquedistas, quando submetidos esforços prolongados.

Moscou e Washington avaliam ampliar cooperação na Síria

Serguei Choigu (centro) visita base aérea da russa de Hmeimim, na Síria Foto:Reuters
Por: Redação OD
A Casa Branca decidiu estender as operações de combate contra a Frente Al-Nusra na Síria. O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou que o país está disposto a ampliar a interação com Moscou se o bombardeio de formações pró-ocidentais, como Jaysh al-Islam e Ahrar al-Sham, cessar. O Ministério da Defesa russo reagiu positivamente à proposta norte-americana e declarou que, em maio passado, o chefe da pasta, Serguêi Choigu, já havia se posicionado em favor da condução de operações conjuntas. Segundo os especialistas russos, a iniciativa não só ajudaria a tomar decisões sobre a crise síria, mas também deve levar a um progresso nos contextos iraquiano e afegão.

O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) realiza transporte de comitiva a NUCLEP

Pégasus N-7106 no heliponto da NUCLEP

Por: Redação OD

No dia 01 de junho, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) realizou o transporte do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão, acompanhando o Diretor Geral Adjunto das Relações Internacionais e Estratégicas (DGRIS) do Ministério da França, Almirante de Esquadra Charles Henri Du Ché, e sua Comitiva durante visita às obras do Estaleiro e Base Naval em Itaguaí-RJ. 

Breves Reflexões sobre o Direito Internacional e as Minas Antipessoais

Henry Dunant em Solferino
Por: Wesley Vannuchi
Em junho de 1859, Henri Dunant¹ foi testemunha das trágicas consequências advindas da Batalha de Solferino, ocorrida ao norte da Itália. Em seu livro “Lembranças de Solferino”, em 1862, Dunant relatou sua experiência ao presenciar a falta de condições básicas de saúde para atenuar o sofrimento dos soldados. Propôs, então, a criação de um corpo de voluntários, para atender os feridos em combate, bem como o estabelecimento de tratados internacionais que protegessem esses voluntários. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha surge dos anseios de Dunant e, desde aquele tempo, as convenções e os protocolos têm permitido ampliar a proteção humanitária e a assistência às vítimas de conflitos armados.

Super Tucanos na luta contra o terror, turboélices atacam redutos do Taleban, da Al-Qaeda e do Estado Islâmico no Afeganistão


Por: Redação OD
O avião de ataque leve A-29 Super Tucano, da Embraer, está sendo utilizado há pouco mais de dois meses pela aviação militar do Afeganistão para bombardear posições dos movimentos extremistas Taleban, Al-Qaeda e Estado Islâmico. A primeira missão do turboélice brasileiro na guerra ao terror foi na noite de 15 de abril, em Badakhshan, no nordeste do país, contra o abrigo onde estava um comandante local de forças radicais. Nos dias seguintes, operações foram realizadas no vale do Rio Khostaki e no distrito de Jurm. A região abriga uma poderosa base de insurgentes.Três líderes locais morreram nos bombardeios. Autoridades afegãs não revelaram suas identidades. Um deles era do Tajiquistão e foi morto com outras 12 pessoas. O Taleban publicou em seu site que entre as vítimas, “da mesma família”, havia mulheres e crianças não militantes. As ações, sempre noturnas, atingiram um campo de treinamento, provavelmente do EI, segundo um oficial do Exército.

KC-390: O avião brasileiro com tecnologia portuguesa será lançado esta tarde em Alverca (Portugal)


Por: Redação OD
O KC-390 é uma aeronave adaptada ao transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais. António Costa preside à apresentação do avião KC-390, em Alverca. O primeiro-ministro António Costa preside esta tarde, em Alverca, Lisboa, à apresentação do avião KC-390, o novo aparelho da construtora aeronáutica brasileira Embraer com participação da engenharia portuguesa. A sessão decorre pelas 17h, no Parque Aeronáutico de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, e contará também com a presença do ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.

domingo, 3 de julho de 2016

Cerimônia de entrega de espadins coincide com o EDA completando um ano da sua agenda de demonstrações com as aeronaves A-29


Por: Redação OD
Há aproximadamente um ano, a Esquadrilha da Fumaça realizava sua primeira demonstração aérea com as aeronaves A-29 Super Tucano. A estreia aconteceu na Cerimônia Militar de Entrega de Espadins da turma “Jaguar”, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), no dia 3 de julho. E nesta sexta-feira, dia 1º de julho, a instituição completa, aproximadamente, um ano de agenda de demonstrações com os aviões A-29 com a sua participação na mesma cerimônia militar, agora para a turma “Asterion”, o 1º ano da AFA. Já foram feitas 34 apresentações com o Super Tucano. 

Alemanha registra aumento na exportação de armas e vendas quase que dobram na comparação com 2014


Por: Redação OD
As exportações de armas alemãs quase dobraram em 2015 em relação ao ano anterior, segundo reportagem publicada neste domingo (03/07) pelo jornal Welt am Sonntag. Catar e Arábia Saudita foram os principais compradores. A publicação se baseia num relatório de 180 páginas que deve ser divulgado na quarta-feira pelo Ministério alemão da Economia. No ano passado, o país faturou 7,8 bilhões de euros com a exportação de armas, contra 4 bilhões de euros registrados em 2014. O valor também um pouco maior do que os 7,5 bilhões estimados em fevereiro deste ano.

British Army looks again at future plans

The British Army is reviewing its future force plans in order to find billions of pounds of savings as mandated by the 2015 SDSR. (IHS/Patrick Allen)
By: Wording OD
The British Army has launched a root and branch review of all its future plans, including force structure, equipment procurement, manpower requirements, and basing footprint. The review, dubbed 'Project Marble Arch', was ordered by the Chief of the General Staff, General Sir Nick Carter, earlier this year after each of the UK armed services and the Ministry of Defence's (MoD's) civilian administration were ordered to come up with proposals on how they would contribute to GBP11 billion (USD14.7 billion) in savings mandated by the 2015 Strategic Defence and Security Review (SDSR). The SDSR said that any money saved from efficiencies in the MoD's existing spending plans would be re-invested on the new equipment announced in the review. 

NUCLEP entrega a terceira parte do SBR-2

A NUCLEP entregou no ultimo dia 23 de junho, a S2B, terceira seção do SBR-2 à Itaguaí Construções Navais (ICN).

Por: Redação OD

Funcionários da NUCLEP e da ICN se reuniram no Galpão Principal para participar da solenidade de entrega da seção. Esta é a terceira parte do SBR-2 entregue. Em fevereiro foi entregue a S4 e em abril a S3. A previsão é que todo o casco resistente seja concluído e entregue até o final deste ano. Estiveram presentes na cerimônia, o Presidente da NUCLEP Jaime Cardoso, os Diretores, Comercial, Celso Cunha; Industrial, Liberal Zanellato; e Administrativa em exercício, Isabella Bragança. Também participaram o Presidente da ICN, Pascal Le Roy e os Diretores, Administrativo, Carlos Alberto de Oliveira; Industrial, Carlos Adolpho Friedheim; e Operacional Cleber Siqueira.

O Porta-aviões russo Admiral Kuznetsov se prepara para zarpar em direção ao Mar Mediterrânero


Por: Redação OD
O porta-aviões russo Admiral Kuznetzov iniciou os preparativos para uma missão no mar Mediterrâneo, que se prevê para o outono de 2016, informou um alto funcionário da Frota do Norte à agência de notícias RIA Novosti. "A missão do navio está planejada para o outono do ano corrente. Atualmente a tripulação realiza exercícios para treinar a navegação prolongada e o uso de armas", comentou o militar.

Batalhão de Polícia do Exército de Brasília recebe a visita do BPCães da Policia Militar do Distrito Federal


Por: Redação OD

Dando seguimento à troca de conhecimentos e experiências com outras unidades militares e civis, os alunos do Curso de Cinotecnia 2016 do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) visitaram, na quarta (29), as instalações do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, na Seção de Cães de Guerra. O intuito da visita foi o aprimoramento técnico dos alunos, conhecer as instalações do batalhão e ainda assistir demonstrações de faro e instrução com os veterinários da unidade.