sexta-feira, 8 de julho de 2016

ELT dispara sinal depois de 22 anos e mobiliza SAR na França.

 
Foto ilustrativa

 Por Yam Wanders

ELT localizado que disparou depois de 22 anos inativo em acft sinistrada.
Os habitantes da Vila de St Georges-Villebougis no departamento de Yonne na França foram acordados sobressaltados com os rasantes de um Mirage 2000 da Armée de l'Air e alguns quartos de hora mais tarde pelos rasantes de um helicóptero EC-725 com Commandos do Ar em uma bela manhã de verão. Apesar dos franceses estarem acostumados com manobras militares, o medo do terrorismo atualmente domina os receios, mas dessa vez seria algo mais ameno que causaria toda essa movimentação anormal no pacato vilarejo.
O caso ocorreu no domingo dia 26 de junho mas só agora foi tornado público para acalmar a população local que desconfiava de alguma situação de perigo envolvendo terrorismo em suas terras ameaçando o pacato vilarejo devido ao intenso movimento de helicópteros militares sobre o local.

O que ocorreu foram apenas as buscas ao que inicialmente foi considerado uma queda de aeronave desconhecida em território francês que aparentemente não estava com seu vôo nos registros do sistema de controle de tráfego aéreo da França. Pois, em um determinado momento várias aeronaves que passavam pelo local captaram o sinal de um ELT (Transmissor localizador de emergência) e alertaram os órgãos competentes sobre o fato, que acabou gerando uma missão real de SAR na região. Como o helicóptero da Armée de l"Air não localizou nenhuma aeronave no solo e não houve reporte de nenhum morador local sobre a queda de alguma aeronave logo pediram apoio para a Gendarmerie (Polícia Militar francesa) que também solicitou apoio à um radioamador Gilles Vernet de prefixo F4FGJ , voluntário da ADRASEC 89 ( Association Départamentale des Radioamateurs à service de la Sécurité Civile) uma associação departamental de radioamadores que apoiam a Defesa Civil e que dispõe de equipamentos para a localização com exatidão de transmissores. A surpresa acabou ocorrendo não pela localização óbvia de um ELT disparado por acidente em uma aeronave, mas pelo fato de ser um ELT que estava em uma aeronave ( equipamento não divulgado) que sofreu um acidente em 1994 e estava dentro da propriedade de um aficcionado por aviação que coleciona peças de aeronaves.
O ELT em questão era desconhecido pelo proprietário da aeronave sinistrada e também era desconhecido pelas equipes que atenderam ao acidente da aeronave em 1994 e desativaram apenas um dos ELT´s que estava no compartimento de carga da aeronave. Outro fato que surpreendeu os técnicos presentes é que a data de validade da bateria do ELT em questão era de vencimento em 1995.
Gilles Vernet, radioamador francês de prefixo F4FGJ, integrante da ADRASEC  89 que ajudou na localização do ELT.
 Fonte: FNRASEC via Daniel Loison.


Nenhum comentário: