sexta-feira, 22 de junho de 2018

Centro de Instrução de Operações no Pantanal onde conhece-se o significado da palavra "Sobreviver"


Por: redação OD

Com a designação do 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron) como organização militar de emprego peculiar, de acordo com a Portaria Ministerial nº 423, de 16 de junho de 1997, houve a necessidade de especializar militares a operar em ambiente com a característica do Pantanal sul mato-grossense. Em 1998, a organização militar, com toda a sua infraestrutura, foi considerada base de instrução e apoio aos Estágios de Operações no Pantanal (EOPan). Desse modo, seu armamento, equipamento, viaturas, embarcações, pessoal e instalações foram disponibilizadas para essas finalidades. Como o Núcleo de Operações no Pantanal ainda não estava concluído, as instalações do sistema de embarcação da organização militar foram adaptadas para alojamento, reserva de material, sala de instrução e administração, tudo voltado exclusivamente para os estagiários.

Cursos de Operações Especiais concluem fase de preparação física no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes


Por: Redação OD

Nos períodos de 22 de janeiro a 9 de março e de 23 de abril a 14 de junho, foram conduzidas as fases de preparação física dos alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Mergulhador de Combate para Oficiais (CAMECO), do Curso Especial de Mergulhador de Combate (C-Esp-MEC) e do Curso Especial de Comandos Anfíbios (C-Esp-ComAnf) de 2018, nas instalações desportivas do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). O objetivo do período de preparação é melhorar o condicionamento dos militares em relação às habilidades físicas gerais e específicas, consideradas fundamentais para reduzir a incidência de lesões e para o bom desempenho das atividades operacionais desenvolvidas durante os cursos.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Marinha do Brasil apresenta ao Ministro da Segurança Pública, projeto-piloto do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul


Por: Redação OD

No último dia 15 de Julho, o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, visitou o Comando de Operações Navais (ComOpNav), onde lhe foi apresentado o projeto-piloto do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). O projeto, iniciado em 2015, consiste em um sistema com o objetivo principal de desenvolver uma ferramenta para comando, controle, inteligência e busca e salvamento, para uso militar e civil, e o principal ainda do projeto e ter sido totalmente desenvolvido pela Marinha do Brasil. Tendo como sua principal característica a interface com uma rede de sensores que, aliada às informações colaborativas, permitem a fusão e o esclarecimento de dados, formando um quadro operacional único que propicia um retrato instantâneo do que está acontecendo na área controlada. 

Exército Brasileiro celebra os cinco anos de ativação do Comando Militar do Norte


Por: Redação OD

Na próxima terça-feira dia 26 de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) comemora o seu quinto aniversário de ativação. O CMN foi criado para multiplicar as ações do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional, o gerenciamento administrativo e proporcionar melhores condições de emprego da Força Terrestre, em face do espaço estratégico da foz do Rio Amazonas e das diversas Infraestruturas Estratégicas da Região. Durante décadas, a cidade de Belém sediava apenas o Comando da 8ª Região Militar, Grande Comando Logístico que era diretamente subordinado ao Comando Militar da Amazônia, com seu Quartel-General em Manaus-AM. Fruto do processo de reestruturação do Exército Brasileiro, somado ao cenário político e estratégico da Região Norte do País, o Comandante da Força resolveu dividir a região amazônica em Ocidental e Oriental.

terça-feira, 19 de junho de 2018

Operação Alta Pressão VI: Exército Brasileiro no combate ao comércio ilegal de armas e munições


Por: Redação OD

O Exército Brasileiro desencadeará a Operação Alta Pressão VI, entre os dias 19 e 21 de junho, com o objetivo de intensificar a fiscalização do comércio de armas de fogo e munições em todo o País. As ações serão desencadeadas de forma simultânea e em ambiente interagências por todo o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), composto por integrantes do Exército, dos Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) das doze Regiões Militares, por agentes dos Órgãos de Ordem e Segurança Pública (OSOP), tais como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e as policiais militares estaduais, além das agências de fiscalização fazendária, dos níveis federal e estadual, todos partícipes das atividades de fiscalização de produtos controlados. 

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Atuação das Forças Armadas na Intervenção Federal do Rio de Janeiro e as correntes contrárias a elas


EDITORIAL ORBIS DEFENSE
Por: Anderson Gabino
Muito tem-se dito sobre a ação dos militares na intervenção federal da segurança pública do Rio de Janeiro. A “grande” mídia, vive cobrando resultados e números, para fazer sensacionalismo as custas destes. Mas, o que de fato ocorre é que esta intervenção é algo de caráter "POLÍTICO" (infelizmente). As Forças Armadas que são instituições, onde reza como lema principal “Defender a soberania nacional, seja ela de inimigos externos ou internos” viu-se diante de uma dilema, pois as mesmas tem como doutrina se fazer presente onde fora requisitada pelo seu Comandante-chefe, no caso o Presidente da República.