sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China considera o caça de 5ª geração Chengdu J-20 operativo


Por: Redação OD

O caça de quinta geração Chines Chengdu J-20, foi considerado operativo pela Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China (FAEPL), conforme noticiou nesta sexta-feira (9) o canal de Televisão Central da China. De acordo com representantes da FAEPL, o novo caça permitirá garantir a manutenção da soberania nacional e integridade territorial do país. A China apresentou o J-20 ao mundo, há dois anos durante o salão aeroespacial Airshow China 2016 na cidade de Zhuhai (província de Guangdong).

Marinha do Brasil cria a Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade


Por: Redação OD

Como parte do plano estratégico da Marinha do Brasil em adquiri-se a expertise necessária para a obtenção do Desenvolvimento de capacitação tecnológica no projeto, construção, comissionamento, operação e manutenção de reatores nucleares do tipo PWR (Pressurized Water Reactor), promoveu-se uma cerimônia para oficializar a criação da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, na última segunda-feira (5), nas dependências do salão nobre Edifício Almirante Tamandaré, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da instituição militar, o Exmo Sr° Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, deu posse ao Exmo Sr° Contra-Almirante Humberto Moraes Ruivo como diretor do novo órgão.

Aceno ao diálogo da Coreia do Norte é ‘falso’, diz ex-espiã que explodiu avião sul-coreano

'O único objetivo da Coreia do Norte é completar seu programa nuclear. A Coreia do Norte não vai mudar por diálogo', diz Kim Hyun-hui
Por: Redação OD
Espiã da Coreia do Norte na década de 1980, Kim Hyun-hui explodiu, com a ajuda de um segundo agente, um avião com 115 sul-coreanos meses antes dos Jogos Olímpicos de Seul de 1988. Arrependida, hoje ela vive escondida na Coreia do Sul e anda constantemente sob proteção de seguranças, com medo de possíveis retaliações de seu país natal. Mais de 30 anos depois do incidente, que ela define como "a cruz que precisará carregar para o resto da vida", e às vésperas da Olimpíada de Inverno sul-coreana, Hyun-hui defende que as iniciativas de "diálogo" e "paz" que surgiram como os jogos são "falsas".

Força Aérea Brasileira não para: militares trabalham 24 horas por dia, 7 dias na semana prestando serviços à sociedade


Por: Redação OD
No jargão militar, existe uma expressão muito conhecida: 24 por 7. Ela significa que certas estruturas precisam estar em funcionamento 24 horas por dia, sete dias na semana. A Força Aérea Brasileira (FAB) está em constante vigilância do espaço aéreo e, para isso, mantém equipamentos e militares em trabalho continuado em funções como controle de tráfego aéreo, defesa aérea, segurança de instalações, busca e salvamento, entre outros. Neste feriado prolongado de carnaval, não será diferente. Com uma expectativa de aumento do fluxo aéreo de 13% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), controladores de tráfego estarão se revezando para manter em segurança os viajantes.

Estaleiro de Construção recebe as seções do 1° submarino convencional e o S40 Riachuelo começa a ganhar forma

Primeiro submarino convencional pronto para a fase de integração
Por: Redação OD

No dia 8 de fevereiro, a Marinha do Brasil e a empresa Itaguaí Construções Navais encerraram o processo de transferência das seções do primeiro submarino convencional, o “Riachuelo” (S40), para o Estaleiro de Construção do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), localizado no Complexo Naval de Itaguaí, Rio de Janeiro (RJ). Em janeiro, as seções de vante (S4, S3 e 2B) já integradas, pesando 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura foram transportadas por um veículo especial de 320 rodas, por um trajeto com cerca de cinco quilômetros, percorrido em 11 horas.

Embraer deve fabricar peças para a Boeing, ajudando assim verticalizar a produção das aeronaves


Por: Redação OD

Se a venda Embraer se confirmar, a empresa brasileira ajudará a verticalizar a produção de peças e componentes da Boeing. Desde 2016, a gigante americana procura diminuir sua dependência dos fornecedores, que têm dificuldade de acompanhar seu ritmo de produção. "Nas últimas décadas, a Boeing perdeu essa capacidade de produzir peças. Mas a Embraer fabrica coisas que a Boeing não faz, como trens de pouso, interiores de aeronaves e softwares de aviônica", diz uma fonte envolvida nas negociações. A estratégia tem potencial para aumentar o lucro da empresa americana.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Após saída do Iraque e da Síria, o Comando Central dos EUA tem como foco agora o Afeganistão


Por: Redação OD

Com a virtual derrota do grupo terrorista Daesh nos territórios do Iraque e na Síria, os Estados Unidos começam a transferir seus recursos logístico de combate aéreo para uma outra área de conflito: o Afeganistão. O comandante do Comando Aéreo da OTAN no Afeganistão, major-general da Força Aérea, James Hecker, disse que o país da Ásia Central, "tornou-se o principal esforço do Comando Central dos EUA (CENTCOM) graças aos recentes sucessos no Iraque e na Síria". Os ativos transferidos começaram a chegar no Afeganistão na quinta-feira (08), incluindo drones Reaper da MQ-9, aviões de ataque A-10C Thunderbolt II e esquadrões de busca e salvamento de combate.

Exército Brasileiro revela que já apreendeu mais de 5 toneladas de drogas na Amazônia desde início deste ano


Por: Redação OD

As operações realizadas em parceria com os órgãos de segurança, pelas Forças Armadas e com informações do governo colombiano, vem ajudando no combate ao tráfico de drogas na região Amazônica, junto aos rios Negro, Japurá e Içá. Segundo o Comandante Militar da Amazônia, o General de Exército Geraldo Antônio Miotto, mais de cinco toneladas de drogas foram apreendidas na região Amazônica somente no início de 2018. "Somente esse ano, temos apreensões de mais de 5 toneladas de 'skunk' (uma das variações da Cannabis)…no rio Negro, Japurá e Iça", disse o comandante do CMA ao programa Bom Dia Amazônia. 

Grupo Thyssen Krupp Marine System inicia a construção das novas corvetas classe Saar-6 para a Marinha Israelense


Por: Redação OD

Deu-se início na última quarta-feira, dia 7 de fevereiro, a construção de quatro corvetas da classe Saar-6 que devem se tornar os maiores navios da Marinha de Israel, comunicou a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa Israelense. Os planos são, de que os navios entrem em serviço no prazo máximo de três anos, ou seja em 2021. As embarcações deverão proteger a zona econômica exclusiva (ZEE) e o seu maior ativo: as reservas de gás natural na plataforma marítima, cobrindo-as com um "guarda-chuva" antiaéreo.

Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal realiza estágio para guarda e segurança

Militares durante adestramento de simulação de ingresso clandestino
Por: Redação OD

A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal (ERMN) realizou, de 22 a 26 de janeiro, o Estágio Básico para as Atividades de Guarda e Segurança (EBAGS), Turma I/2018, Nível 1 “Operacional”. O EBAGS teve a participação de dez militares, sendo dois do Centro de Intendência da Marinha em Natal e oito da ERMN. O estágio tem o propósito de qualificar militares nos procedimentos e técnicas de segurança para o serviço de guarda e nas atividades de proteção de uma organização militar.

Coreia do Norte celebra aniversário das Forças Armadas com desfile militar às vésperas do início dos Jogos de Inverno


Por: Redação OD

A Coreia do Norte celebrou nesta quinta-feira (07) um desfile militar em Pyongyang, justo às vésperas da cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno na cidade sul-coreana de Pyeongchang. Sabe-se que o Norte celebrou com seu tradicional desfile militar na praça Kim Il-Sung de Pyongyang a partir das 10:30h (hora local), declarou uma fonte do governo sul-coreano. A Coreia do Norte já tinha anunciado que celebraria o seu 70º aniversário no dia 8 de fevereiro, em vez de fazer em 25 de abril. Mais de dez mil militares treinaram para a parada e a população se fez presente nas praças de Pyongyang com ramos de flores para os saudar.

Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste realiza visita de inspeção ao 1° Batalhão de Polícia do Exército


Por: Redação OD

O General de Divisão Paulo Roberto de Oliveira, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, acompanhado dos chefes de seção e seus assessores, realizou, no último dia 05 de fevereiro, uma visita ao 1° Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE) a fim de inspecionar procedimentos adotados pelo Batalhão com o intuito de adequá-los, caso necessário, às normas vigentes do escalão enquadrante.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Piloto do segundo caça Su-25 conta como fez para dar cobertura ao Major Filipov abatido por terroristas na Síria


Por: Redação OD

O piloto que estava na ala do caça SU-25SM que era liderado pelo Major Roman Filipov, contou em entrevista  ao jornal do Ministério da Defesa da Russia, Krasnaya Zvezda, detalhes do ataque contra os terroristas em que o major Filipov perdeu a vida."Sua voz não tremeu quando eu o avisei: Estão te atacando! Sai daí! Alfa, alfa! Manobra!, contou o piloto. Segundo ele, Filipov respondeu calmamente: "Fui atingido… Atingido e sério… Fogo no motor direito… Vou para sul… O esquerdo também está parando… Chama a equipe de busca e resgate."

Marinha do Brasil irá modernizar apenas três sistemas de gerenciamento de combate (CMS) das fragatas classe Niterói


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil irá modernizar apenas três (03) sistemas de gerenciamento de combate (CMS - Combat Management System) de suas fragatas da classe Niterói, ao invés das seis (06) como fora planejado anteriormente, revelou uma fonte ao site IHS Jane'sA empresa local Consub Defesa e Tecnologia recebeu um contrato para atualizar o sistema CMS SICONTA MkII para o padrão SICONTA MkII Mod 1, como parte do Projeto 'Fênix' da Marinha do Brasil em dezembro de 2013. Também não foi revelado quais serão as fragatas que irão receber este novo padrão CMS, sendo que o contrato terá de ser alterado para atender a esta nova mudança. O CMS SICONTA MKII foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa da Marinha do Brasil.

*Com Informações do site IHS Jane's

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil recebe novos conhecimentos sobre a República Centro Africana (RCA)


Por: Redação OD
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, recebeu para proferir palestra nos dias 30 e 31 de Janeiro, um Oficial do Exército Francês, o Capitão Yoann YVINEC, que veio ao Brasil compartilhar seus conhecimentos operacionais sobre a missão da França na RCA e particularidades da cultura local. O público alvo de suas palestras foi composto por Oficiais, Suboficiais e Sargentos do CCOPAB e do Centro de Adestramento Leste (CA-LESTE) que estarão diretamente envolvidos na preparação dos efetivos para um possível desdobramento no país africano.

Ministro da Defesa e Comandante da Marinha, inspecionam as obras da nova Estação Antártica Comandante Ferraz

O ministro ao lado do comandante da Marinha inspeciona a estação Comandante Ferraz
Por: Redação OD
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira vistoriaram nesta segunda-feira (05) as obras da nova Estação Antártica Comandante Ferraz, base de pesquisa que pertence ao Brasil, no continente gelado. O desembarque deu-se por volta das 13 horas (hora local) na base antártica chilena presidente Eduardo Frei Montalva e de lá, seguiram de helicóptero até o canteiro de obras da estação brasileira, onde recebeu as informações sobre o andamento do trabalho. "Aqui são desenvolvidas pesquisas do mais alto nível e o Brasil mostra sua bandeira. Mais uma vez demonstra que é um país que se preocupa com a humanidade e o meio ambiente", declarou Jungmann ao final da visita à estação, que está sendo reconstruída após um incêndio em 2012.

Donald Trump ordena ao Pentágono a realização de um desfile militar para demonstração de força


Por: Redação OD

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou ao Pentágono um desfile militar para demonstrar o poderio americano e ressaltar seu papel de comandante-chefe, informou a Casa Branca nesta terça-feira. Trump fez o pedido a oficiais, que o confirmaram estão em busca de uma data para a realização do evento. O presidente Trump é um forte apoiador dos grandes membros das Forças Armadas da América, que arriscam suas vidas todos os dias para manter o nosso país seguro.

Por mais áreas oceânicas totalmente protegidas


Por: Redação OD
Dotado de uma invejável extensão territorial, o Brasil frequentemente esquece que os seus domínios são ainda maiores graças à projeção de nossos cerca de 8 mil quilômetros de litoral e ilhas ao largo, numa imensa jurisdição marítima que agrega ao patrimônio – e à responsabilidade – de todos os brasileiros mais de 3,6 milhões de quilômetros quadrados de águas ainda ricas em vida, cerca de 40% de nosso território. É o que os militares batizaram de “Amazônia Azul”, em analogia aos recursos daquela região terrestre, e sua equivalência com a área marítima.

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Novo documento traz a tona que o submarino ARA SAN JUAN estava em missão de espionagem sobre a frota britânica


Por:J.G Araújo
O submarino ARA San Juan foi encarregado de fazer SONDAGENS DE INTELIGÊNCIA à alvos britânicos. Os dados, que eram desconhecidos até ontem, decorrem de documentos confidenciais recebidos pelo site INFOBAE e publicados nesta ultima segunda feira (05). A divulgação da missão secreta, em que o submarino argentino estava navegando e de onde não retornou gerou um forte mal estar entre a Marinha, o Governo e os familiares da tripulação. Não é "uma versão", os documentos que provam isto estão incluídos no caso que o juiz federal de Caleta Olivia instruiu, diz a viúva de um dos tripulantes, Marta Yáñez, não deixam espaço para diferentes interpretações, pois foi decidido instalar escutas das áreas em torno das águas territoriais e das ilhas Falklands, nas últimas horas do Governo. 

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Embraer e a empresa luso-australiana Skytech assinam carta de intenção para a aquisição de até 6 cargueiros KC-390


Por: Redação OD
A Embraer assinou nesta segunda-feira (05) uma carta de intenção para venda de até seis aeronaves cargueiros KC-390 para o grupo luso-australiano Skytech, afirmou a fabricante brasileira de aviões ao mercado. O acordo foi assinado durante a feira de aviação de Cingapura (Singapore Air Show) e ocorre durante negociações da Embraer para uma aliança com a norte-americana Boeing. O KC-390, maior avião já desenvolvido no Brasil, contou com investimentos de quase 2 bilhões de reais pela Força Aérea Brasileira.

Comandante da Aeronáutica participa de cerimônia na Ala 12 com troca de Comando e recebimento do Esquadrão Orungan


Por: Redação OD
Uma cerimônia militar marcou a passagem de Comando da Ala 12, localizada em Santa Cruz (RJ). O Coronel Aviador Alessandro Cramer assumiu o cargo, substituindo o Coronel Aviador Carlos Roberto Ronconi Junior. A solenidade, realizada no dia 31/01, foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e contou com a presença do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, do Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, e demais autoridades militares.

Despedida do Gen Ex Mourão do serviço ativo do Exército Brasileiro foi com salto na Brigada de Infantaria Pára-quedista


Por: Redação OD
Nos dias 30 e 31 de janeiro, o Gen Ex Antonio Hamilton Martins Mourão, realizou uma visita para despedir-se dos integrantes da Brigada de Infantaria Pára-quedista. Ocorreram as seguintes atividades: readaptação técnica básica; salto semiautomático da aeronave C-130 Hércules, na ZL de Afonsos; honras regulamentares; formatura geral; e visita ao 8º GAC Pqdt. Encerrando as atividades, foi realizado o almoço na mesma OM Pqdt, com o tradicional Badernaço, composto por canções da tropa paraquedista.

Novo museu 3D recria tropas soviéticas durante o Cerco a Leningrado


Por: Redação OD
Exposição marca os 75 anos do êxito do Exército Vermelho em romper o bloqueio ao cerco de Leningrado, que durou 900 dias e custou 1,5 milhão de vidas à extinta URSS. Desde o início, no outono de 1941, as tropas soviéticas trabalharam incansavelmente para romper as linhas nazistas em torno da cidade - mas foi somente em janeiro de 1943 que foi possível abrir uma brecha significativa. O museu em 3D "A Quebra" (em tradução livre), inaugurado em São Petersburgo, faz com que o visitantes se sinta parte da história dessa vitória.

Após 70 anos, a AMAN recebeu as primeiras Cadetes Mulheres para o Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro


Por: Redação OD
Em 1944, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) estava recém-construída. Após alguns anos de trabalho árduo, uma equipe de militares e civis finalmente transformariam em concreto, aço e vidro parte do sonho e do ideal do Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. No entanto a alma da nova Academia ainda não existia. Então, um grupo de Oficiais, Cadetes e Praças da Escola Militar do Realengo chegou a Resende, ultimando os preparativos para que as atividades de instrução pudessem, enfim, serem iniciadas. A formação dos futuros Oficiais do Exército Brasileiro dava seus primeiros passos na região das Agulhas Negras.  Era o início das atividades na AMAN, que a partir da metade do Século XX, se tornaria o “berço da oficialidade” do Exército Brasileiro.

Proposta de parceria da Boeing com a Embraer atende ao modelo de negócio pensado pelo governo brasileiro


Por:Redação OD

Depois de duas tentativas que esbarraram na posição do governo brasileiro, a Boeing mudou a estratégia e avançou na direção apontada pelo Planalto de que o caminho viável de entendimento é uma parceria com a Embraer. O governo já havia sinalizado que aceitaria proposta de criação de uma terceira empresa, mesmo com a americana sendo acionista majoritária, que é o caminho que se firmou nos últimos dias pela gigante mundial. Ainda assim, há uma série de questões a serem resolvidas para que se chegue a um formato final viável comercialmente e que ainda gere efeitos positivos ao Brasil e à Embraer.

Helicóptero AH-64 Apache da Força de Auto Defesa do Japão cai, deixando um morto e outro desaparecido


Por: Redação OD

Um helicóptero Boeing AH-64 Apache pertencente a Força de Auto Defesa do Japão caiu na região de Saga, que fica a oeste do Japão nesta segunda-feira (05), matando ao menos uma pessoa e deixando a outra desaparecida. Com a queda deu-se um incêndio em uma área residencial próxima de uma escola e de uma creche. O acidente ocorreu em meio a apurações crescentes sobre voos militares na esteira de uma série de pousos de emergência e de queda de peças de aeronaves operadas pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos em Okinawa, uma ilha do sul do país. 

Estados Unidos iniciam retirada de tropas do Iraque


Por: Redação OD
Os Estados Unidos iniciaram a retirada de suas tropas do Iraque após a declaração da vitória de Bagdá sobre o grupo do Estado islâmico (EI) no ano passado. Dezenas de soldados americanos foram transportados do Iraque para o Afeganistão em voos diários durante a última semana, juntamente com armas e equipamentos, disse um porta-voz do governo iraquiano nesta segunda-feira. Duas autoridades iraquianas confirmaram a "The Associated Press" que a coalizão liderada pelos EUA e o governo local chegaram a um acordo para retirar tropas no Iraque. É a primeira vez que isso ocorre desde que a guerra contra o EI foi iniciada, há mais de três anos. O governo do Iraque não confirmou o início do processo oficialmente.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

China planeja equipar sua frota de submarinos nucleares com tecnologias de inteligência artificial (AI)


Por: Redação OD

A China está trabalhando em um projeto para implementar as últimas tecnologias de inteligência artificial em submarinos nucleares, informa o South China Morning Post, citando um pesquisador familiarizado com o assunto. "Embora um submarino tenha enorme poder destrutivo, seu cérebro é pequeno", disse o pesquisador, que falou sob condições de anonimato. A equipe toma todas as decisões. O novo sistema "pensaria" de forma autônoma e simplificaria o importante processo de tomada de decisão para os comandantes.

Novo visual da ORBIS DEFENSE


Por: Redação OD

Prezados amigos e seguidores

Atendendo a inúmeros pedidos e sugestões, sobre fazer uma repaginação em nosso layout. Resolvemos mudar um pouco a nossa "cara". Desde nossa entrada no mercado de notícias especializadas, em 31/03/2016, procuramos sempre de estarmos antenado as mudanças de mercado e as crítica construtivas que nos sempre é feita. Assim sendo, ao atingirmos a marca expressiva no último dia 31 de janeiro, onde chegamos a marca de 2.000.000 de visualizações e assim resolvemos fazer esta mudança. Esperamos que todos gostem do nosso novo visual. Agradecemos a todos que nos acompanham e fazem a ORBIS DEFENSE crescer mais a cada dia e nos tornando referência jornalistica entre as Forças Armadas e aos entusiastas que procuram sempre de estarem bem informados.

Muito Obrigado!!

Equipe ORBIS DEFENSE

Brigada Foz do Amazonas é exemplo da racionalização da Força e da presença do Exército Brasileiro em todo o território nacional


Por: Redação OD
A ativação da mais nova Grande Unidade Operacional do Exército Brasileiro na Região Amazônica, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), a “Brigada da Foz do Amazonas”, ocorrida no dia 26 de janeiro, sexta-feira última, mais que materializar os esforços de racionalização da Força, permite ao Exército Brasileiro fazer-se presente em todo o território nacional, particularmente nas regiões de fronteira do País.

Serviço Alemão de Inteligência suspeita que Coreia do Norte equipa seu programa nuclear através de sua embaixada em Berlim


Por: Redação OD
O Departamento Federal de Proteção da Constituição (BfV) da Alemanha suspeita que a Coreia do Norte use sua embaixada em Berlim a fim de conseguir componentes de alta tecnologia para seu programa de mísseis. Segundo o presidente do serviço de inteligência interna do país, Hans-Georg Maassen, em declarações para um documentário de TV, seu departamento constatou que a representação diplomática de Pyongyang realiza "atividades de aprovisionamento" possivelmente destinadas ao programa de mísseis e "em parte ao programa nuclear" norte-coreano.  

Marinha do Brasil transforma o município de Itaguaí, no coração do canteiro naval dos futuros submarinos brasileiros


Por: Redação OD

É um projeto gigantesco e único no mundo, resultado do programa de transferência de tecnologia mais abrangente até o momento. Itaguaí, município situado a 70 km da capital do Rio de Janeiro. É aí que nascem os novos submarinos brasileiros do tipo Scorpène, dentro de uma nova e particularmente impressionante infraestrutura industrial. Onde tudo começou em dezembro de 2008, quando os dois governos chegaram a um acordo estratégico através do qual o Brasil escolheu a França para ajudar a construir seus novos submarinos. Em setembro de 2009, o grupo francês DCNS (agora Grupo Naval) assinou um acordo de contrato com seu parceiro brasileiro Odebrecht por um total de 6,7 bilhões de euros, entrando em vigor no mês de fevereiro de 2010.