sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Marinha do Brasil cria a Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade


Por: Redação OD

Como parte do plano estratégico da Marinha do Brasil em adquiri-se a expertise necessária para a obtenção do Desenvolvimento de capacitação tecnológica no projeto, construção, comissionamento, operação e manutenção de reatores nucleares do tipo PWR (Pressurized Water Reactor), promoveu-se uma cerimônia para oficializar a criação da Agência Naval de Segurança Nuclear e Qualidade, na última segunda-feira (5), nas dependências do salão nobre Edifício Almirante Tamandaré, no Centro do Rio de Janeiro. Na ocasião, o diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da instituição militar, o Exmo Sr° Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque, deu posse ao Exmo Sr° Contra-Almirante Humberto Moraes Ruivo como diretor do novo órgão.

Força Aérea Brasileira não para: militares trabalham 24 horas por dia, 7 dias na semana prestando serviços à sociedade


Por: Redação OD
No jargão militar, existe uma expressão muito conhecida: 24 por 7. Ela significa que certas estruturas precisam estar em funcionamento 24 horas por dia, sete dias na semana. A Força Aérea Brasileira (FAB) está em constante vigilância do espaço aéreo e, para isso, mantém equipamentos e militares em trabalho continuado em funções como controle de tráfego aéreo, defesa aérea, segurança de instalações, busca e salvamento, entre outros. Neste feriado prolongado de carnaval, não será diferente. Com uma expectativa de aumento do fluxo aéreo de 13% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), controladores de tráfego estarão se revezando para manter em segurança os viajantes.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Por mais áreas oceânicas totalmente protegidas


Por: Redação OD
Dotado de uma invejável extensão territorial, o Brasil frequentemente esquece que os seus domínios são ainda maiores graças à projeção de nossos cerca de 8 mil quilômetros de litoral e ilhas ao largo, numa imensa jurisdição marítima que agrega ao patrimônio – e à responsabilidade – de todos os brasileiros mais de 3,6 milhões de quilômetros quadrados de águas ainda ricas em vida, cerca de 40% de nosso território. É o que os militares batizaram de “Amazônia Azul”, em analogia aos recursos daquela região terrestre, e sua equivalência com a área marítima.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Após 70 anos, a AMAN recebeu as primeiras Cadetes Mulheres para o Ensino Militar Bélico do Exército Brasileiro


Por: Redação OD
Em 1944, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) estava recém-construída. Após alguns anos de trabalho árduo, uma equipe de militares e civis finalmente transformariam em concreto, aço e vidro parte do sonho e do ideal do Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. No entanto a alma da nova Academia ainda não existia. Então, um grupo de Oficiais, Cadetes e Praças da Escola Militar do Realengo chegou a Resende, ultimando os preparativos para que as atividades de instrução pudessem, enfim, serem iniciadas. A formação dos futuros Oficiais do Exército Brasileiro dava seus primeiros passos na região das Agulhas Negras.  Era o início das atividades na AMAN, que a partir da metade do Século XX, se tornaria o “berço da oficialidade” do Exército Brasileiro.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Novo visual da ORBIS DEFENSE


Por: Redação OD

Prezados amigos e seguidores

Atendendo a inúmeros pedidos e sugestões, sobre fazer uma repaginação em nosso layout. Resolvemos mudar um pouco a nossa "cara". Desde nossa entrada no mercado de notícias especializadas, em 31/03/2016, procuramos sempre de estarmos antenado as mudanças de mercado e as crítica construtivas que nos sempre é feita. Assim sendo, ao atingirmos a marca expressiva no último dia 31 de janeiro, onde chegamos a marca de 2.000.000 de visualizações e assim resolvemos fazer esta mudança. Esperamos que todos gostem do nosso novo visual. Agradecemos a todos que nos acompanham e fazem a ORBIS DEFENSE crescer mais a cada dia e nos tornando referência jornalistica entre as Forças Armadas e aos entusiastas que procuram sempre de estarem bem informados.

Muito Obrigado!!

Equipe ORBIS DEFENSE

Brigada Foz do Amazonas é exemplo da racionalização da Força e da presença do Exército Brasileiro em todo o território nacional


Por: Redação OD
A ativação da mais nova Grande Unidade Operacional do Exército Brasileiro na Região Amazônica, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), a “Brigada da Foz do Amazonas”, ocorrida no dia 26 de janeiro, sexta-feira última, mais que materializar os esforços de racionalização da Força, permite ao Exército Brasileiro fazer-se presente em todo o território nacional, particularmente nas regiões de fronteira do País.

Marinha do Brasil transforma o município de Itaguaí, no coração do canteiro naval dos futuros submarinos brasileiros


Por: Redação OD

É um projeto gigantesco e único no mundo, resultado do programa de transferência de tecnologia mais abrangente até o momento. Itaguaí, município situado a 70 km da capital do Rio de Janeiro. É aí que nascem os novos submarinos brasileiros do tipo Scorpène, dentro de uma nova e particularmente impressionante infraestrutura industrial. Onde tudo começou em dezembro de 2008, quando os dois governos chegaram a um acordo estratégico através do qual o Brasil escolheu a França para ajudar a construir seus novos submarinos. Em setembro de 2009, o grupo francês DCNS (agora Grupo Naval) assinou um acordo de contrato com seu parceiro brasileiro Odebrecht por um total de 6,7 bilhões de euros, entrando em vigor no mês de fevereiro de 2010.