quinta-feira, 21 de abril de 2016

Dia da Polícia Militar do Brasil.


Brasões das Polícias Militares de todos os Estados do Brasil.
Por: Yam Wanders. 

Data de grande importância para o Brasil, pois nossas Polícias Militares são a nossa linha de frente na nobre missão da segurança pública agindo não só na prevenção e combate a criminalidade como com as atividades dos Corpos de Bombeiros Militares estaduais. 
Brasão Padrão das
Polícias Militares do Brasil
O dia 21 de abril é considerado o dia da Polícia Militar do Brasil por estar correlacionado com a morte heróica de um de nossos mais importantes Patronos Cívicos, o Alferes Joaquin José da Silva Xavier, o "Tiradentes", que sendo Alferes(atualmente posto de 2o tenente) de milícia ( umas das forças que deram origem as atuais Polícias Militares estaduais).
É importante citar que cada corporação de Polícia Militar no Brasil tem suas histórias bem particulares e únicas, e sendo assim cada uma delas tem suas datas específicas de criação e um histórico de ações heróicas tão especiais quanto as nossas forças armadas, valendo citar o 1o resgate aerotransportado em território brasileiro e a 1a ação de tropas de Commandos em regate de reféns, efetuado pela PMESP, assuntos estes que em breve serão matérias aqui na OD.

CENIPA comemora 45 anos de atividades.


Por Redação OD

CENIPA - 45 ANOS PELA SEGURANÇA DE VOO NO BRASIL
Um compromisso com a vida
CENIPA cria selo especial para marcar os 45 anos em defesa da Segurança de Voo no Brasil. O órgão central do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), desde 1971, destaca a prevenção como um desafio que exige dedicação integral de todas as pessoas comprometidas com os princípios do SIPAER.
FILOSOFIA SIPAER SOB A ÓTICA DA SEGURANÇA DE VOO
De acordo com a Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-3/2013), as atividades de prevenção de acidentes, incidentes aeronáuticos e ocorrências de solo devem ser planejadas e executadas com base em oito Princípios da Filosofia SIPAER:
a) todo acidente aeronáutico pode ser evitado;
b) todo acidente aeronáutico resulta de vários eventos e nunca de uma causa isolada;
c) todo acidente aeronáutico tem um precedente;
d) a prevenção de acidentes requer mobilização geral;
e) o propósito da prevenção de acidentes não é restringir a atividade aérea,mas estimular o seu desenvolvimento com segurança;
f) a alta direção é a principal responsável pela prevenção de acidentes aeronáuticos;
g) na prevenção de acidentes não há segredos nem bandeiras; e
h) acusações e punições de erros humanos agem contra os interesses daprevenção de acidentes.

Bombardeiro B-52 faz a sua estreia no Iraque na luta contra o Daesh



Por Redação OD
O B-52 que é o principal bombardeiro dos EUA, e ele continuará a sua atuação nos ataques aéreos no Iraque, revelou o comandante Steve Warren em entrevistas a jornais locais. ”Em seu primeiro voo, na última segunda-feira (18), onde o alvo foi um armazém perto da cidade de Qayyarah, o bombardeiro conseguiu grande êxito, já que o alvo foi completamente destruído” salientou o comandante. Contudo, o comandante não divulgou informações sobre os armamentos que foram utilizados na operação.

22 de Abril | Dia da Aviação de Caça



Por redação OD
Nesta sexta-feira dia 22 de abril, comemora-se o Dia da Aviação de Caça. A data é considerada o Dia da Aviação de Caça porque foi nesse dia, no ano de 1945, que o Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de surtidas na Itália: foram 44 missões de guerra, tendo destruído mais de 100 alvos. Para celebrar a data, a Força Aérea Brasileira (FAB) preparou uma reportagem especial que contém fotos, vídeos, textos e áudios sobre a Aviação de Caça, mostrando desde os novos rumos da aviação, operações realizadas pelos esquadrões, as aeronaves de caça e muito mais. Para conferir, é só acessar o endereço eletrônico www.fab.mil.br/avca2016.
FONTE: CECOMSAER

Conheça o porta-aviões Chines "Liaoning" na versão 3D


Por Redação OD
Um grupo de análise do Center for Strategic and International Studies (CSIS ou Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais) com sede em Washington (DC), publicou uma nova avaliação do futuro porta-aviões Chines “Liaoning”, incluindo um gráfico interativo em 3D onde se pode andar por todo o navio.

Solar Impulse 2 decola hoje do Havaí para os EUA às 03:00UTC.


Por Yam Wanders
Fotos: Projeto Solar Impulse2

O Solar impulse 2, um incrível avião solar que está a dar a volta ao mundo, finalmente está com sua decolagem agendada para as 03:00PM-UTC do dia 21 de abril rumo ao EUA.
Após 9 meses de espera devido a problemas inesperados de manutenção nos motores e replanejamento de vôo, na chegada ao Havaí no aeroporto de Kalaeloa, vindo de Nagoya-Japão, finalmente existem condições atmosféricas adequadas para garantir a melhor performaçe e segurança ao vôo até os EUA, que estima-se durar em torno de 62 horas até a chegada à Moffet Airfield, localizado em  Moutain Wiew na Califórnia.
Apesar de não haver possível correlação com o mundo da defesa, a tecnologia de vôo autônomo por energia solar já é pesquisada não só para a aviação civil como para aeronaves das categorias dos UAV´s, drones e outros, todos com finalidades militares e atividades de busca e salvamento.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

França muito perto de fechar o acordo da venda de 36 caças Dassaul Rafale para a Índia



Por redação OD

Os Governos da Índia e da França estão perto de finalizar o negócio para a compra/venda de 36 aviões de caça Dassault Rafale. Os dois lados têm estado em conversações desde junho de 2015, quando o governo de Nova Deli anunciou a aquisição, logo após cancelarem a compra de 126 aeronaves. Os dois lados estão discutindo na forma de chegarem a um denominador comum sobre a diferença do preço. Narendra Modi, o primeiro-ministro indiano, teve uma posição firme durante as negociações. Além de questões de preços, os dois lados têm discutido os referentes a integração de armas específicas e de um capacete israelense entre outros itens.

Empresas brasileiras da Base Industrial de Defesa marcam presença na 15ª DSA que acontece em Kuala Lumpur



Por Redação OD

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) está participando da 15ª edição da Defense Services Asia (DSA), que acontece até amanhã, dia 21 de abril em Kuala Lumpur (Malásia). Nos primeiros dias de evento, o pavilhão da entidade recebeu um grande volume de visitantes, entre empresários, delegações e autoridades. Entre os destaques está a visita do Embaixador do Brasil na Malásia, Carlos Martins Ceglia, ocorrida ontem, além das delegações da Suécia, Qatar, África do Sul, Filipinas, Bósnia, Rússia, Malásia e Sri Lanka.

Protótipos do T-14 Armata estão sendo submetidos as avaliações operacionais finais nas unidades de combate Russas



Por redação OD

Um lote de 20 protótipos do MTB T 14 Armata estão passando por avaliações operacionais, sendo esta a última fase que precede a produção em larga escala e assim poderem ser colocados no serviço ativo do Exército Russo, explicou Alexander Zharich vice-diretor geral da empresa russa de blindado Uralvagonzavod, em entrevista ao Izvestia Daily. Os testes do Armata estão dentro do cronograma planejado e nenhum problema foi encontrado até o momento,  disse Zharich salientando: "A entrega em larga escala pode começar a qualquer momento assim que o cliente der o OK para seguir em frente "Segundo ele cerca de 20 T-14s estão em avaliação operacional em unidades de combate. O T-14 vai participar na parada do Dia da Vitória na Praça vermelha, juntamente com outros projetos em desenvolvimento da empresa russa Uralvagonzavod, que é a responsável pela concepção e o desenvolvimento do T-14 Armata.  Um total de 2.300 MBTs são esperados para serem fornecido as Forças Armadas Russas até o ano de 2020.

Inauguração do Centro de Simulação de Aviação do Exército



Por Redação OD

No dia 11 de março, foi inaugurado no setor sul do Comando da Aviação do Exercito, o Centro de Simulação de Aviação do Exército do CIAvEx. Devido ao elevado custo da hora de voo das aeronaves da AvEx e do risco inerente à atividade aérea, fez-se necessário um constante e crescente aperfeiçoamento dos recursos humanos envolvidos nessa atividade, sejam pilotos, mecânicos de voo ou controladores de tráfego aéreo. O treinamento de técnicas e procedimentos de pilotagem, gerenciamento de cabine e tripulação podem ser perfeitamente executados em ambiente virtual, envolvendo baixo custo e permitindo uma maior padronização de procedimentos e melhoria na qualidade do ensino, sem apresentar riscos à segurança do pessoal e do material intrínsecos ao voo real.

Fennec da Av Ex modernizado pela Helibras realiza campanha para a certificação de braço de armamento



Por Redação OD

Um helicóptero Fennec da Aviação do Exército (AvEx) realizou com sucesso a campanha para certificação do braço de armamento que está sendo instalado nas aeronaves modernizadas pela Helibras. O braço possui uma instalação no centro de gravidade da aeronave, que equilibra o peso do equipamento no helicóptero, e é compatível com armamentos no padrão OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte. A integração do armamento aos demais sistemas da aeronave foi realizada pelos engenheiros da Helibras na fábrica da empresa, em Itajubá (MG).

VANT Caçador da Avionics Services S.A., realizou com sucesso seu primeiro vôo no espaço aéreo civil brasileiro



Por Redação OD
O VANT “Caçador” é uma versão brasileira do VANT Heron -1, desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI) com atuação mundial em mais de 20 clientes. O VANT decolou em fevereiro do aeródromo de Botucatu, no estado de São-Paulo, após o cumprimento de todos os regulamentos e obter todas as permissões exigidas pelas autoridades governamentais brasileiras. Esse foi o primeiro voo da aeronave que é um dos destaques da Avionics durante a 15ª Defense Service Asia (DSA), que acontece até 21 de abril em Kuala Lumpur, na Malásia. A empresa está presente no Pavilhão da ABIMDE, que conta com o apoio da APEX-Brasil. 

Visita do Cel Balthazar (EME) a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista.



Por Anderson Gabino

No dia 14 de abril de 2016 a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista, recebeu a visita do Coronel Balthazar do Estado-Maior do Exército e primeiro comandante da 21ª BIA A AAE PQDT, a qual ele comandou entre as datas de 01 de janeiro de 2004 a 26 de janeiro de 2005. 

50 anos da Cheyenne Moutain.

Meio século mantendo a América mais segura...

Por Yam Wanders

Nesse dia 20 de abril o famoso complexo da Montanha Cheyenne completa 50 anos de atividades operacionais e isso nos obriga a escrever uma pequena matéria sobre essa enigmática instalação subterrânea, uma das mais emblemáticas do mundo militar e tão famosa não só pelo seu importante papel na defesa dos EUA e Canadá na guerra fria como pela sua fantástica obra de engenharia militar.
Devido a políticas de contenções de gastos militares e adaptações à novas tecnologias, o complexo da Montanha Cheyenne chegou a ser parcialmente desativado em 2006 quando suas principais funções de controle e comunicação foram transferidas para a Base de Petersen em Colorado Springs, deixando o complexo como base secudária de comando e controle, mas finalmente em 2015 as instalações da Montanha Cheyenne foram reativadas e modernos equipamentos colocados em operação.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Base Aérea de Anápolis recebe treinamento da Aviação de Transporte


Por redação OD
Meteorologia favorável, infraestrutura de apoio completa e um tráfego aéreo sem muitos movimentos na área. É esse o cenário que tornou a Base Aérea de Anápolis (BAAN), no interior de Goiás, o cenário considerado ideal por muitos esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) para a realização dos seus exercícios operacionais. Até a próxima terça-feira (19/4), é a vez do Araronça, que reúne os esquadrões Arara (1°/9° GAV) e Onça (1°/15° GAV), as duas unidades operadoras dos aviões de transporte tático C-105 Amazonas.

Primeiro avião militar chinês pousa em recife disputado do Mar da China Meridional


Foto Meramente ilustrativa
Por Redação OD
Pequim enviou um primeiro avião militar ao disputado recife do Mar da China Meridional, onde possui várias ilhas artificiais, informou a imprensa estatal, na primeira confirmação oficial de um voo deste tipo. o avião pousou no domingo no recife de Fiery Cross, no arquipélago das ilhas Spratlys, para transportar trabalhadores enfermos, informa o jornal oficial People's Liberation Army Daily.

domingo, 17 de abril de 2016

Marinha do Brasil realiza a Operação MISSILEX 2016, com lançamento de Mísseis PENGUIN pelo Esquadrão HS-1


Missil PENGUIN sendo lançado pelo SH-16 do esquadrão HS-1
Por Redação OD
A Marinha do Brasil realiza, no período de 11 a 20 de abril, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), a Operação MISSILEX 2016, sob coordenação do Comando da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1). A Operação tem como objetivo realizar exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, executar lançamentos de mísseis sobre o casco de uma ex-corveta, com o propósito de afundá-lo, além de efetuar testes exploratórios em proveito da Avaliação Operacional da aeronave SH-16.

Salto Livre Avançado: Entenda as fases para se habilitar a este tipo de salto (Vídeo)



Por Redação OD

O Estágio de Salto Livre visa habilitar oficiais, subtenentes e sargentos, pára-quedistas da ativa, ao desempenho dos cargos e funções de saltador livre operacional, capacitando-os a aplicar técnicas de utilização de instrumentos e equipamentos de salto livre, técnicas de execução de salto livre (SL), e de Salto Livre Operacional (SLOp), a pequena ou grande altitude e,ainda, equipados com mochila e armado, visando seu emprego em operações militares.

Pilotos Russos realizam voo de 7h04min a bordo de um MIG 31 BM e estabelecem um novo recorde (Vídeo)


Por Redação OD
Ultimamente com a discussão, por parte dos observadores internacionais sobre a questão de a Guerra Fria ter retornado à cena entre as nações em virtude do aumento dos conflitos bélicos pelo mundo afora, ficam os questionamentos de qual país está melhor preparado para uma destruição progressiva ou em massa: serão os EUA os mais poderosos ou o remanescente mor do império soviético, a Rússia?

25º BI Pqdt ministrou Instrução de acuidade visual, auditiva noturna e observação do terreno (AVOT)



Por Redação OD
Nos dias 05 e 06 de abril de 2016, o 25º BI Pqdt ministrou a instrução de Acuidade Visual e Auditiva Noturna na região do Campo de Instrução de Gericinó, situado na Guarnição da Vila Militar – RJ, para uma assistência de cerca de 4.150 militares (alunos e soldados do Efetivo Variável) pertencentes a 38 Organizações Militares e 06 Estabelecimentos de Ensino sediados nas cidades do Rio de Janeiro - RJ e de Niterói – RJ.

Conclusão do estágio de Motopatrulhamento para policiais subordinados ao 1º CPA


Por Redação OD

Ao todo, 27 policiais motociclistas da Policia Militar do estado do Rio de janeiro, pertencentes às unidades subordinadas ao 1º CPA, concluíram o Estágio Básico de Moto patrulhamento (ESBAM), nesta sexta feira (15/04). Durante o período de uma semana, foram ministradas instruções sobre técnicas de patrulhamento, condução da motocicleta e abordagem, que permitiram o aumento da capacitação profissional dos concludentes.

Grupo Airbus nega que tenha feito alguma oferta para participação na estatal russa, Russian Helicopters


Por Redação OD
O Grupo Airbus não tem a intenção de adquirir uma participação na Russian Helicopters, revelou um porta-voz do Grupo Airbus neste domingo. O ministro da Economia da Russia, Alexei Ulyukayev disse na ultima sexta-feira que a empresa aeroespacial europeia estava interessada em fazer parte da privatização da empresa estatal Russian Helicopters (Helicópteros da Russia), para o qual se está à procura de um parceiro estratégico. 

Irã mostra parte de seu sistema antimísseis russo em desfile militar


Por Redação OD
Parte do material do sistema antimísseis S-300 russo foi exibido neste domingo em um desfile militar no sul de Teerã, segundo imagens postadas pela agência Isna. Tubos de mísseis e sistema de radar foram, entre outros, fizeram parte de um desfile organizado por ocasião do "Dia do Exército da República Islâmica do Irã".

O céu é o limite: Campanha de ensaios do KC-390 apresenta um novo recorde



Por Redação OD
A rotina de pousos e decolagens do primeiro protótipo do KC-390 é intensa. Em média, são dois voos por dia. O futuro jato de transporte militar da Força Aérea Brasileira já ultrapassou 150 horas de voo. A montagem da segunda unidade foi concluída e deve se juntar à campanha de ensaios em voo em breve. A fase é acompanhada por pilotos e engenheiros de diversas áreas da Embraer, fabricante da aeronave instalada em Gavião Peixoto (SP).

Incidente no Báltico entre um SU-27 Russo e um RC-135 da USAF, faz aumentar a tensão entre os dois Governos



Por Redação OD

Um avião de reconhecimento da Força Aérea dos Estados Unidos foi interceptado por um caça russo SU-27 de forma "insegura e pouco profissional", sobre o espaço aéreo internacional do Mar Báltico, revelou em nota o Pentágono neste sábado (16). "A aeronave estava operando sobre o espaço aéreo internacional e em nenhum momento cruzou o território russo", ratificou Laura Seal porta-voz do Pentágono, sobre o fato. Este incidente ocorreu logo após que caças russos sobrevoaram o USS Donald Cook, incluindo o voo de um caça russo Su-24 a cerca de 30 pés (nove metros) acima do navio de guerra em um "perfil de ataque simulado," de acordo com a nota do Comando Europeu dos EUA.