quinta-feira, 21 de abril de 2016

CENIPA comemora 45 anos de atividades.


Por Redação OD

CENIPA - 45 ANOS PELA SEGURANÇA DE VOO NO BRASIL
Um compromisso com a vida
CENIPA cria selo especial para marcar os 45 anos em defesa da Segurança de Voo no Brasil. O órgão central do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), desde 1971, destaca a prevenção como um desafio que exige dedicação integral de todas as pessoas comprometidas com os princípios do SIPAER.
FILOSOFIA SIPAER SOB A ÓTICA DA SEGURANÇA DE VOO
De acordo com a Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-3/2013), as atividades de prevenção de acidentes, incidentes aeronáuticos e ocorrências de solo devem ser planejadas e executadas com base em oito Princípios da Filosofia SIPAER:
a) todo acidente aeronáutico pode ser evitado;
b) todo acidente aeronáutico resulta de vários eventos e nunca de uma causa isolada;
c) todo acidente aeronáutico tem um precedente;
d) a prevenção de acidentes requer mobilização geral;
e) o propósito da prevenção de acidentes não é restringir a atividade aérea,mas estimular o seu desenvolvimento com segurança;
f) a alta direção é a principal responsável pela prevenção de acidentes aeronáuticos;
g) na prevenção de acidentes não há segredos nem bandeiras; e
h) acusações e punições de erros humanos agem contra os interesses daprevenção de acidentes.

Na foto, o Brigadeiro Carlos Alberto da Conceição, impossível falar de história do CENIPA sem falar do homem que modernizou a sistemática e a filosofia da prevenção e investigação de acidentes no Brasil, homem que não poupou energias  e mesmo sua vida pessoal para tornar transparente, honesta e eficiente o trabalho de uma das  mais importante instituições da aviação brasileira.


Na foto, ao centro, um de nossos editores, Yam Wanders, junto com os amigos do SERIPA IV Walter Chagas Filho e Marcelo Carvalho, Yam Wanders é elemento credenciado pelo CENIPA desde 2000 e já trabalhou em atividades de Segurança de Vôo na área de Safety e Security desde 1998 em inúmeros shows aéreos, empresas, aeroclubes e escolas de aviação, atividade essa que o mesmo considera essencial para qualquer profissional que deseja trabalhar operacional ou na formação profissional para a aviação. 


O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi criado em 1971, por meio do Decreto nº 69.565, como órgão central do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER). A criação do CENIPA representou o surgimento de uma nova filosofia a ser difundida no país: a palavra inquérito foi substituída e as investigações passaram a ser realizadas com o único objetivo de promover a "prevenção de acidentes aeronáuticos", em concordância com normas internacionais.

Em 1982, é criado o Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), em cuja Sessão Plenária, sob a direção e coordenação do CENIPA, reúnem-se os representantes de entidades nacionais e estrangeiras, públicas e privadas, direta ou indiretamente ligadas às atividades aeronáuticas. Participam, ainda, organizações civis representativas de classes, como sindicatos.

O conhecimento adquirido com organizações de segurança de voo de outros países, aliado à experiência acumulada ao longo dos anos, resultou no aperfeiçoamento da doutrina de segurança de voo no Brasil e no estabelecimento das bases de pesquisa nesse campo: o trinômio “o Homem, o Meio e a Máquina", pilar da moderna filosofia SIPAER. Assim, as investigações de acidente aeronáutico são concentradas nos aspectos básicos, identificados e relacionados com a atividade aeronáutica, agrupados nos fatores Humano, Material e Operacional.

O Fator Humano compreende o homem sob o ponto de vista biológico em seus aspectos fisiológicos e psicológicos. O Fator Material engloba a aeronave e o complexo de engenharia aeronáutica. O Fator Operacional compreende os aspectos que envolvem o homem no exercício da atividade, incluindo os fenômenos naturais e a infraestrutura.

Para realizar sua missão, o CENIPA desenvolve anualmente atividades educacionais, operacionais e regulamentares. Além disso, como órgão central do SIPAER, tem como atribuições a supervisão, o planejamento, o controle e a coordenação de atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. Essas ações são realizadas num universo que envolve as três Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), empresas aéreas, entre outros representantes.


Conheça mais sobre o CENIPA visitando o site oficial da entidade:

http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php

Nenhum comentário: