Por Redação OD
CENIPA - 45 ANOS PELA SEGURANÇA DE VOO NO BRASIL
CENIPA - 45 ANOS PELA SEGURANÇA DE VOO NO BRASIL
Um
compromisso com a vida
CENIPA
cria selo especial para marcar os 45 anos em defesa da Segurança de
Voo no Brasil. O órgão central do SIPAER (Sistema de Investigação
e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), desde 1971, destaca a
prevenção como um desafio que exige dedicação integral de todas
as pessoas comprometidas com os princípios do SIPAER.
FILOSOFIA
SIPAER SOB A ÓTICA DA SEGURANÇA DE VOO
De
acordo com a Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA
3-3/2013), as atividades de prevenção de acidentes, incidentes
aeronáuticos e ocorrências de solo devem ser planejadas e
executadas com base em oito Princípios da Filosofia SIPAER:
a)
todo acidente aeronáutico pode ser evitado;
b)
todo acidente aeronáutico resulta de vários eventos e nunca de uma
causa isolada;
c)
todo acidente aeronáutico tem um precedente;
d)
a prevenção de acidentes requer mobilização geral;
e)
o propósito da prevenção de acidentes não é restringir a
atividade aérea,mas estimular o seu desenvolvimento com segurança;
f)
a alta direção é a principal responsável pela prevenção de
acidentes aeronáuticos;
g)
na prevenção de acidentes não há segredos nem bandeiras; e
O
Centro
de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA)
foi
criado em 1971, por meio do Decreto nº 69.565, como órgão central
do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(SIPAER). A criação do CENIPA representou o surgimento de uma nova
filosofia a ser difundida no país: a palavra inquérito foi
substituída e as investigações passaram a ser realizadas com o
único objetivo de promover a "prevenção de acidentes
aeronáuticos", em concordância com normas internacionais.
Em
1982, é criado o Comitê
Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA),
em cuja Sessão Plenária, sob a direção e coordenação do CENIPA,
reúnem-se os representantes de entidades nacionais e estrangeiras,
públicas e privadas, direta ou indiretamente ligadas às atividades
aeronáuticas. Participam, ainda, organizações civis
representativas de classes, como sindicatos.
O
conhecimento adquirido com organizações de segurança de voo de
outros países, aliado à experiência acumulada ao longo dos anos,
resultou no aperfeiçoamento da doutrina de segurança de voo no
Brasil e no estabelecimento das bases de pesquisa nesse campo: o
trinômio “o Homem, o Meio e a Máquina", pilar da moderna
filosofia SIPAER. Assim, as investigações de acidente aeronáutico
são concentradas nos aspectos básicos, identificados e relacionados
com a atividade aeronáutica, agrupados nos fatores Humano, Material
e Operacional.
O
Fator Humano compreende o homem sob o ponto de vista biológico em
seus aspectos fisiológicos e psicológicos. O Fator Material engloba
a aeronave e o complexo de engenharia aeronáutica. O Fator
Operacional compreende os aspectos que envolvem o homem no exercício
da atividade, incluindo os fenômenos naturais e a infraestrutura.
Para
realizar sua missão, o CENIPA desenvolve anualmente atividades
educacionais, operacionais e regulamentares. Além disso, como órgão
central do SIPAER, tem como atribuições a supervisão, o
planejamento, o controle e a coordenação de atividades de
investigação
e prevenção de acidentes aeronáuticos.
Essas ações são realizadas num universo que envolve as três
Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira),
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Empresa Brasileira de
Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), empresas aéreas, entre
outros representantes.
Conheça mais sobre o CENIPA visitando o site oficial da entidade:
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/index.php
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