quarta-feira, 20 de abril de 2016

50 anos da Cheyenne Moutain.

Meio século mantendo a América mais segura...

Por Yam Wanders

Nesse dia 20 de abril o famoso complexo da Montanha Cheyenne completa 50 anos de atividades operacionais e isso nos obriga a escrever uma pequena matéria sobre essa enigmática instalação subterrânea, uma das mais emblemáticas do mundo militar e tão famosa não só pelo seu importante papel na defesa dos EUA e Canadá na guerra fria como pela sua fantástica obra de engenharia militar.
Devido a políticas de contenções de gastos militares e adaptações à novas tecnologias, o complexo da Montanha Cheyenne chegou a ser parcialmente desativado em 2006 quando suas principais funções de controle e comunicação foram transferidas para a Base de Petersen em Colorado Springs, deixando o complexo como base secudária de comando e controle, mas finalmente em 2015 as instalações da Montanha Cheyenne foram reativadas e modernos equipamentos colocados em operação.


A comemoração oficial na Montanha


No dia 15 de abril de 2016 em uma cerimônia que contou coma presença do Governador do Colorado Sr. John Hikenlooper, do General John Hyten, comandante do Air Force Space Command, do Senador Gory Gardner e aproximadamente mil militares da reserva que serviram na base , foram feitas as homenagens oficiais em comemoração aos 50 anos da Cheyenne Moutain Air Force Station e declarado oficialmente  o dia 20 de abril como o dia estadual da Cheyenne Mountain como forma de homenagear essa importante instalação.
Durante a cerimônia ocorreu um "fly over"(revoada) de aeronaves de combate das bases próximas como 2 F-16 da 140 Wing´s Buckley Air Force Base, 2 UH-60 BlackHawk e 2 AH-64 Apaches da 4th Combat Brigade assim como diversos veículos blindados da 1frts Strike Brigade da US Army

Veículos blindados da 1st Strike Brigade da US Army,
responsáveis pela segurança externa da base.


Um pouco de história



O Bunker da Montanha Cheyenne - A Super Fortaleza Americana


Dois controladores de sistema durante as tarefa sdiárias dentro do complexo. A central de sistemas monitora o mundo para apoio e avisos de mísseis. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee. 



Durante a Guerra Fria(1945-1991) e a corrida nuclear entre EUA X URSS ambos os lados queriam a todo custo desenvolver e armazenar a maior quantidade de armas nucleares que pudessem, com a finalidade de atacar ou contra-atacar o outro o mais rápido possível, logo, construir abrigos para se proteger desses ataques tornou-se vital para a sobrevivência de ambos os lados, abrigos que tinhas as mais variadas finalidades, desde o simples abrigo de pessoas até equipamentos e frotas inteiras de aeronaves e mísseis.
O complexo militar Cheyenne Mountain também conta com um bunker militar. Ele está localizado em Colorado Springs, no estado do Colorado, nos EUA. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee. 

A entrada. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee.



Os EUA então, preocupados com os testes nucleares soviéticos e os mísseis balísticos intercontinentais(que eram capazes de acertar qualquer alvo no território dos EUA, se fossem lançados da União Soviética ou de submarinos), resolveram construir um gigantesco bunker(um abrigo super fortificado) nas montanhas, que ficou conhecido como bunker da montanha Cheyenne, e Cheyenne eram uma tribo de índios que existiam na região onde ele foi construído(no estado do Colorado)que fica mais ou menos na parte central dos EUA. Essa instalação ainda está entre as maiores do mundo na sua categoria, e pessoalmente desconheço outras que possam superá-la em tamanho e complexidade.
Seguranças fazem a patrulha na entrada do complexo.
Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee.

Um funcionário do complexo anda após atravessar portas de segurança – ele precisa andar mais de três quilômetros pela montanha para chegar às instalações. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee. 

O bunker em si consegue resistir ao incrível impacto de uma bomba termonuclear de 30 megatons em impacto direto. Cada megaton é igual a explosão de 1 milhão de toneladas de dinamite.Tudo dentro dele é conectado e dividido por super molas inclusive as salas de comando onde ficam os técnicos e militares ou seja durante o ataque nuclear ou mesmo um terremoto, todas as salas até tremeriam mas ainda assim não desabariam pois as super molas amorteceriam todo o impacto deixando tudo firme no mesmo lugar, sendo uma das mais modernas tecnologias de engenharia anti sísmica e anti ataque nuclear que está em uso.
Duas portas enomres de segurança na entrada do complexo são feitas de aço e levam até 20 segundos para serem fechadas com a ajuda de hidráulicos – se isso falhar, os guardas militares podem fechá-las em 40 segundos. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee.

O túnel tem vagas para veículos estacionarem.
Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee.

Dois funcionários enfram no Cheyenne Mountain Complex.
Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee.

O bunker conta com uma proteção contra os pulsos eletromagnéticos que são comuns durante as explosões nucleares e que fazem parar qualquer aparelho eletrônico, oque incapacita qualquer comunicação eletrônica convencional, assim as instalações de comunicações além de ter portas gigantes de 25 toneladas na entrada dos túneis de acesso a ele,isso mesmo 25 toneladas só de porta o que é mais pesada até que muitos caminhões e ônibus que vemos trafegando pelas ruas,sendo forte o suficiente para aguentar as ondas de choque que a bomba causa sem prejudicar as dobradiças dela!
Hastes hidráulicas ajudam a manter as portas fechadas.
Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee.
Hoje, o bunker que continua em uso, abriga o NORAD(Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte)e o USNORTHCOM(Comando Norte dos Estados Unidos)que monitoram tudo o que circula no espaço aéreo da América do Norte, desde mísseis,satélites,transmissões de rádio e até mesmo sucatas espaciais e outros objetos como asteróides e meteoros, isso existe e pelo menos esse não é teoria da conspiração.

Mais de uma dezena de agências governamentais ficam no complexo, que emprega mais de 350 pessoas durante o dia, além de 170 que passam a noite por lá. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee. 
Abaixo vemos na foto maior uma das super molas usadas para amortecer impactos dentro do bunker,ao lado no canto superior direito tem o próprio bunker em si visto de fora e é praticamente camuflado,quem diria que essa montanha esconde um bunker com 600 metros de profundidade?E debaixo dessa foto temos uma das super portas de 25 toneladas dele.
Steven Rose (esquerda), diretor do Cheyenne Mountain Air Force Station, e um chefe de segurança andam pela sala do gerador em seu caminho para os reservatórios subterrâneos do complexo. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee. 

O complexo tem seis geradores usados em caso de falta de energia. Eles podem gerar até 500 kilowatts, o suficiente para alimentar 5.000 casas.
Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee. 

Telefone de emergência. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew 

Steven Rose (esquerda) e o chefe de segurança em um barco voltando de um dos reservatórios subterrâneos do complexo. Esses reservatórios guardam água potável e resfriada, enquanto um lago de combustível diesel guarda as substâncias necessárias para o funcionamento dos geradores. Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee. 
Os mais de 15 edifícios do complexo se apoiam em mais de 1.300 molas posicionadas assim para que seja possível mover as isntalações mesmo em caso de ataque nuclear ou terremoto. Além disso, o complexo também é protegido contra radiação eletromagnética.
Foto: US Air Force/Sgt. Andrew Lee.


Fontes: USAF e Air Force Reserve Command.




Um comentário:

Unknown disse...

aqui..e.show.de.tecnolugia.nao.tem.pra.ninguem..U.s.a