domingo, 17 de abril de 2016

Incidente no Báltico entre um SU-27 Russo e um RC-135 da USAF, faz aumentar a tensão entre os dois Governos



Por Redação OD

Um avião de reconhecimento da Força Aérea dos Estados Unidos foi interceptado por um caça russo SU-27 de forma "insegura e pouco profissional", sobre o espaço aéreo internacional do Mar Báltico, revelou em nota o Pentágono neste sábado (16). "A aeronave estava operando sobre o espaço aéreo internacional e em nenhum momento cruzou o território russo", ratificou Laura Seal porta-voz do Pentágono, sobre o fato. Este incidente ocorreu logo após que caças russos sobrevoaram o USS Donald Cook, incluindo o voo de um caça russo Su-24 a cerca de 30 pés (nove metros) acima do navio de guerra em um "perfil de ataque simulado," de acordo com a nota do Comando Europeu dos EUA.



A Russia, contudo nega que as ações foram imprudentes ou provocativas, mas eles têm sido vistos como sendo exacerbados e com isso, as tensões entre as potências rivais tem tido um pequeno aumento. "Esta intercepção aérea foi feita de modo insegura e pouco profissional e tem o potencial de poder a vir causar sérios danos e lesões as tripulações envolvidas", disse Seal em um comunicado.


A aeronave dos EUA em questão, foi um RC-135 da USAF e o Pentágono disse que tinha se tratava de um voo de rotina e com um uma rota de voo já conhecida por todos. "Houve incidentes repetidos durante o último ano em que as aeronaves militares russas chegaram perto o suficiente para atrapalhar o tráfego aéreo e marítimo e isso começa a levantar graves preocupações de segurança, e estamos muito preocupados com qualquer tipo de comportamento", disse o Pentágono.


Na quinta-feira, o secretário de Estado dos EUA John Kerry usou palavras fortes sobre o recente voo rasante dos caças russos, ao navio de guerra USS Donald Cook. "Nós condenamos este tipo de comportamento. É imprudente, é provocador e é perigoso, sob as regras de engajamento ele poderia ter sido enquadrado e feito um tiro de advertência", disse Kerry em Miami. Kerry acrescentou ainda: "As pessoas precisam entender que este é um negócio sério e os Estados Unidos não vai ser intimidado em alto mar. Estamos comunicando aos os russos que este tipo de atitude é perigoso e nossa esperança é que eles nunca mais repitam esta ação", disse ele.

FONTE: Spacewar

Nenhum comentário: