sexta-feira, 15 de julho de 2016

Forças de segurança fazem o maior exercício integrado de enfrentamento a ameaças externas na estação de Deodoro


Por: Redação OD

No próximo dia 16 de julho, na estação de trem de Deodoro, administrada pela empresa Supervia, será realizado um exercício integrado de enfrentamento a ameaças externas. Com o objetivo de testar o planejamento e as ações de resposta em um cenário crítico, diversas Forças, Agências e Instituições treinarão juntas, em mais um exercício de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.O treinamento das equipes simulará o cenário de uma situação de emergência de segurança na estação de Deodoro.

Mais tropas chegam ao Rio de Janeiro para atuarem na defesa e segurança dos Jogos Olímpicos


Por: Anderson Gabino

Chegaram hoje ao Rio de janeiro mais de 200 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil para reforçar as forças de segurança durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, acompanhou os militares na viagem. Militares de batalhões de Manaus, Belém, Brasília e Porto Velho. Eles embarcaram devidamente equipados para atuar na capital fluminense, que será o centro das atenções do mundo nos próximos dois meses.

Marinha realiza treinamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Disparo do míssil mistral na restinga da Marambaia
Por: Redação OD
O Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea realizou, no dia 5 de julho, um exercício de lançamento do míssil superfície ar mistral, na restinga da Marambaia (RJ). Na ocasião, foram realizados dois disparos contra alvos aéreos snipe, operados pelo Centro de Apoio a Sistemas Operativos. O exercício faz parte do treinamento dos Fuzileiros Navais para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

FAB apresenta ações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou, na manhã desta quinta-feira (14/07), o planejamento para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, em entrevista coletiva realizada no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro. Foram detalhadas as ações de gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo, defesa aérea e missões em terra, como a recepção aos chefes de Estado, abordagem a aeronaves que realizaram pouso obrigatório e, também, defesa biológica, química, radiológica e nuclear. Mais de 15 mil militares da FAB e 80 aeronaves estão envolvidos nessas atividades.

Aviação do Exército utiliza quinze helicópteros em sobrevoo pela orla carioca como parte do treinamento aos Jogos Olimpícos

Helicópteros do Exército fazem teste de rotas nas praias para Olimpíada 
Por: Redação OD

A Aviação do Exército realizou na manhã desta quinta-feira um exercício com as aeronaves que serão empregadas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, onde as mesmas fizeram um treinamento para o reconhecimento de rotas. Quinze helicópteros sobrevoaram a orla da cidade, chamando a atenção de cariocas e turistas que estavam nas praias da orla carioca. Segundo o Centro de Comunicação do CML, os helicópteros sobrevoaram também os bairros Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Leme, Maracanã, Madureira e o entorno do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão.

Mais um incidente com ELT na Europa

 
Momento da localização da baliza perdida. Foto via Radio-Club de PERPIGNAN – F6KBR

 Por Redação OD.

Na foto os radioamadores da equipe; Gilles F4VRK e Guy F4EWF e F4FQN e F6DPM
Uma baliza de emergência ELT de 121.5Mhz/406Mhz (Sistema COSPAS-SARSAT) acionou mais uma vez o sistema SAR na França, na região de Vallée de l'Agly, Pirineus Orientais.
O sinal inicialmente foi captado pelo RCC (Rescue coordination center) da Base Aérienne 942 de Lyon/Mont Verdun que, verificou os databases específicos e descobriu que o equipamento não estava registrado com nenhum tipo de aeronave ou embarcação, mas mesmo assim uma busca deveria ser efetuada para a localização e desativação da baliza em questão para evitar os óbvios transtornos, já que a uma semana atrás outro ELT de existência desconhecida e esquecido em uma aeronave sinistrada em posse de um colecionador incauto, já causara problemas e gastos desnecessários para um alerta e localização que incluiu a participação de um Caça Mirage 2000 ( que efetuou rasantes no local de proveniência do sinal) e um helicóptero do SAR na região do departamento de Yonne, próximo a Ile-de-France. 

Les Super Etendard français retirés du service


Photo: Marine Nationale
By Wording OD

Pas moins de 1200 personnes, parmi lesquelles de nombreux anciens pilotes et techniciens, étaient réunis hier pour l’adieu aux armes du Super Etendard. 42 ans après son premier vol, le vénérable avion de combat de la marine française a été officiellement retiré du service lors d’une cérémonie sur la base d’aéronautique navale de Landivisiau, où il ne restait plus que 5 avions encore opérationnels au sein de la flottille 17F. Après un ultime catapultage le 16 mars depuis le porte-avions Charles de Gaulle, avec lequel ils ont effectué leur dernière mission l’hiver dernier, bombardant notamment les positions de Daech en Irak et en Syrie, les Super Etendard de la « Glorieuse » 17F sont remplacés par des Rafale Marine. Ceux-ci avaient déjà succédé à leur illustre aîné au sein de la « Furieuse » 11F et équipent depuis 2001 et l’entrée en service du nouvel avion la flottille 12F.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA Helicópteros da Aviação do Exército farão reconhecimento de rotas para atuação nos Jogos Olímpicos


Por: Redação OD

No dia 14 de julho, a partir das 11 horas da manhã, aeronaves da Aviação do Exército que serão empregadas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 farão treinamento para o reconhecimento de rotas. Os helicópteros vão sobrevoar os bairros Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Leme, Maracanã, Madureira e o entorno do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão. Os moradores dessas regiões poderão observar intenso tráfego aéreo.

Força Aérea apresenta ações para Jogos Olímpicos, Aviões de caça e helicópteros de combate vão defender espaço aéreo


Por: Redação OD
A Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta nesta quinta-feira (14/7), na sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro (RJ), os detalhes do esquema de controle e defesa do espaço aéreo durante os Jogos Olímpicos de 2016. Serão mais de 15 mil militares e 80 aeronaves da FAB envolvidos nas Olimpíadas. A partir do dia 24 de julho começam as restrições no espaço aéreo da cidade. Aeronaves da Força Aérea Brasileira estarão prontas para interceptar qualquer veículo aéreo que desobedeça às regras. 

1º Batalhão de Guardas realizou o apronto operacional de sua Escolta de batedores


Por: Redação OD

O Comandante da Força de Coordenação de Escolta para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, General de Brigada Kleber Nunes de Vasconcellos, esteve, no dia 12 de julho, no 1º Batalhão de Guardas (1º BG), para verificar o apronto operacional de batedores da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira. Ao longo da visita, o Comandante conheceu as instalações do 1º BG e ministrou uma palestra para Oficiais, Sub-Tenentes e Sargentos que estarão envolvidos nas atividades das Olimpíadas.

Helibras realiza treinamento para o Grupamento Aeromóvel do RJ para Olimpíadas


Por: Redação OD

Durante a semana de 04 a 07 de Julho, o Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro passou pelo treinamento Safety Road Show ministrado pelo gerente de segurança operacional da Helibras, Antônio Modesto. O treinamento faz parte dos preparativos para as ações nos Jogos Olímpicos Rio 2016, que vai contar com o apoio dos helicópteros Esquilo nas operações de segurança pública, além dos novos EC145 adquiridos pelo Estado do Rio de Janeiro para uso pela Polícia Militar. O Safety Road Show relembra conceitos de Segurança Operacional para elevar a consciência situacional e também para troca de experiências entre fabricante e operadores.

El submarino ARA “San Juan” lanzó torpedos de ejercicio sobre blancos de superficie


Hecho Por: Redacción OD

El submarino ARA “San Juan” participó del programa de lanzamiento de torpedos de ejercicio sobre blancos de superficie junto con la corbeta ARA “Guerrico” la lancha patrullera ARA “Punta Mogotes”. Una vez que el submarino se aproximó a la zona de lanzamiento de torpedos, el ejercicio dio inicio a la primera fase que consistió en una recorrida de práctica para ajuste de roles, verificación de sistemas y condiciones de mar en la zona. 

terça-feira, 12 de julho de 2016

Submarino da Marinha Portuguesa "pego" por rede de pesca de embarcação francesa

 
Submarino Classe Tridente, Type 209PN, pego por rede de pesca hoje na costa britânica. Imagem via shipsgspotting.com
Por: Redação OD
O Pesqueiro de bandeira francesa "Daytona" envolvido no incidente
Nao, não é piada, e não é também alguma "represália" devido ao resultado da Euro copa de futebol, mas sim um incidente real que ocorreu hoje por volta de 07:00h UTC ao largo da costa do Reino Unido. O submarino da Marinha portuguesa Type Tridente - U209PN, participava de manobras da OTAN na região e o pesqueiro de bandeira francesa, o "Daytona", matriculado em St Briec, efetuava pesca com redes de arrastão na mesma área.
O local preciso do incidente que chegou a despertar o alerta do MRCC (centro de coordenação de resgate maritimo) de Falmounth foi a 30 MN (aprox.60km) da costa.
Graças ao modernos sistemas de sensores e câmeras externas do submarino que, ao detectar o contato com a rede parou os motores e assim  o pesqueiro não foi afundado e aparentemente também não foi avariado, pois o mesmo soltou a rede e ainda partiu rumo a costa francesa apesar das tentativas de contato via rádio do submarino para o pesqueiro para a verificação de situação. Ao mesmo tempo o CROSS (centro regional de vigilância e salvamento) de Corsen/França, foi alertado para a possibilidade de resgate de embarcação avariada.
Para o submarino sim foi necessário a ajuda de outras embarcações, enviadas pela Real Marinha Britânica para ajudar na retirada das redes do casco do mesmo.

Marinha do Brasil firma contrato com a FT Sistemas para aquisição de um Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP)


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil assinou contrato com a FT Sistemas para a compra de um SARP FT-100 – certificado pelo Ministério da Defesa como PED (Produto Estratégico de Defesa). Os equipamentos serão utilizados pelos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais em missões de monitoramento e vigilância. Essa é a primeira negociação que a FT Sistemas firma com a Marinha, já tendo contratos com o Exército (Companhia de Precursores Pára-quedistas), além de ter desenvolvido tecnologia de navegação e controle para a Aeronáutica. Para o presidente da FT Sistemas, Nei Brasil, essa parceria é de grande importância, pois consolida a presença da companhia nas Forças Armadas Brasileiras. 

Legendary ace flies his 100th aircraft above the "birthplace of naval aviation"

At 91, Dean "Diz" Laird is still tall, sharp and confident. — Photo by Sean M. Haffey
By Wording OD

A 95-year-old, 29 1/2-year veteran famous for being the single-known ace to achieve victories against both German and Japanese aircraft during WWII and later becoming a stunt pilot for 20th Century Fox film "Tora Tora Tora" in 1969, flew his 100th aircraft above "the birthplace of naval aviation," July 9.
Retired Cmdr. Dean "Diz" Laird served in WWII, Korea and Vietnam, operated in 175 combat and training missions, served on 12 different carriers, flew in the Navy's first jet squadron, was the first person to land a jet-powered aircraft aboard USS Midway and has the most arrested landings on a straight-deck carrier.
"I want to thank everyone who took part in making this happen," said Laird. "When I found out that I was going to be able to do this, I was shocked. I couldn't believe it."
Laird added that flying his 100th plane wasn't for an achievement, medal or trophy. He wanted to set this milestone for himself.

Percepção contra o terrorismo, você sabe o que fazer???


Por: Redação OD
Os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerão no Rio de Janeiro no período de 5 a 21 de agosto. O Brasil está inserido no contexto global como um país pacífico e colhe de seu relacionamento com as outras nações o fruto saudável da paz. A conjuntura mundial conturbada, porém, pode trazer para nosso território eventos indesejáveis como atos terroristas. Para contribuir com o ambiente de segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, a ADESG-RJ preparou este material de sensibilização para que possamos compreender e evitar o fenômeno em nosso país.

Le dernier vol du Super Étendard en France.

By Wording OD
Photo: Guillaume LeRoux via Lè Telégramme-Bretagne.

Après près de 42 ans de vols et d’opérations, la Marine se sépare de ses cinq derniers Super Étendard. L’avion de chasse, qui a marqué l’histoire aéronavale française, est retiré du service ce 12 juillet.

« C’est un vieil avion qu’on laisse partir en beauté avant qu’il ne se fane ». Le capitaine de vaisseau Pascal Cassan, commandant de la base aéronavale de Landivisiau, ne tarit pas d’éloges à propos du Super Étendard modernisé (SEM)
Équipant la Marine depuis 42 ans, l’avion de chasse a atterri pour la première fois à Landivisiau en 1978. « C’est un avion couteau suisse, très polyvalent et taillé pour le porte-avions. On le trouve attachant car il est robuste et rustique », raconte avec passion le capitaine de frégate Christophe, commandant de la flottille 17 F de Landivisiau, la dernière en France à se servir de Super Étendard modernisés.


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Will Ukrainian troops launch a new offensive in the Donbass?

 
Image via Azov Batallion, Ucrainie.

By Wording OD

Russia is warning that Kiev may launch a new offensive against supporters of the self-proclaimed republics in the Donbass region of eastern Ukraine. Moscow is urging Paris and Berlin to put pressure on the Ukrainian authorities to prevent a potential renewal of violence.

As hostilities threaten to break out again in eastern Ukraine, Moscow is warning that Kiev may be on the verge of launching a new offensive against the self-proclaimed rebel republics in the region.
At a meeting with the German and French ambassadors on July 6, Russian Deputy Foreign Minister Grigory Karasin told them that heightened tensions in the Donbass indicate that the Ukrainian troops are preparing for action to try and take back territory occupied by Russian-backed rebels as part of a two-year-old conflict with the central government in Kiev.
Karasin urged the two ambassadors, who represent the two countries whose leaders – alongside the presidents of Russia and Ukraine – form the four-party negotiating group for resolving the Donbass crisis, “to exercise their influence to put pressure on Kiev in order to prevent a military scenario…”
On the following day, the situation in eastern Ukraine was discussed in a telephone conversation between Russian President Vladimir Putin and his U.S. counterpart Barack Obama.
This time, a similar appeal was made to the Russian leader in relation to the rebel regimes in Donetsk and Lugansk, which enjoy Moscow’s patronage. Obama asked Putin to “take measures to end the significant uptick in fighting in eastern Ukraine.”
Fears regarding a dramatic increase in hostilities in the Donbass were voiced not only in Russia but in Ukraine too. Kiev linked this eventuality to the Kremlin’s desire to destabilize the situation in Ukraine as a whole and in the Donbass in particular. Ukrainian parliamentary speaker Andrei Parubiy said that Moscow may be tempted to do it against the backdrop of “the U.S. election and the crisis in the EU.”

Co-piloto e mecânico morrem ao tentar salvar o piloto do C-130 da Força Aérea Portuguesa


Por: Redação OD

O relógio marcava 12.22 e as televisões estavam em direto na Portela. Faltava pouco mais de dez minutos para aterrar o avião que trazia a seleção portuguesa. Do outro lado do rio Tejo, na base aérea do Montijo, um capitão da Força Aérea e um sargento ajudante - copiloto e mecânico, respetivamente - saíam de um C-130 onde deflagrara um incêndio a bordo. Aconteceu na descolagem para a segunda volta de um voo de treino no perímetro da base aérea número 6. Mas os dois oficiais que se salvaram antes da explosão a bordo decidiram voltar atrás para resgatar do avião o tenente-coronel que o pilotava e que tinha ficado preso no cinto de segurança, no cockpit.

Vídeo: Veja como foi a chegada do novo Boeing 767 ao Rio de Janeiro


Por: Redação OD 

A nova aeronave de transporte pesado da Força Aérea Brasileira, o FAB 2900 - um Boeing 767 - tocou o solo brasileiro, pela primeira vez, no último domingo (10/07). O avião, que será operado pelo Esquadrão Corsário (2º/2º GTT), foi alugado pela Força em um contrato de três anos. A chegada da aeronave ao Esquadrão contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.



Militares da FAB realizaram ações de policiamento na área do Galeão, como parte do exercício simulado para os Jogos Olímpicos


Por: Redação OD
Faltando apenas 27 dias para o início dos Jogos Olímpicos, cerca de 200 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, no último sábado, de treinamento no Rio de Janeiro. O objetivo foi simular o policiamento ostensivo nas imediações e dentro do aeroporto internacional Tom Jobim, além de áreas próximas à Base Aérea do Galeão e do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG). A FAB vai empregar 350 militares como agentes de segurança pública nessas áreas durante os Jogos, de 5 a 21 de agosto.

Batalhão Porto Príncipe executa Operação “Nós estamos aqui- Nou isia-a"

Operação "Nou isia-a" intensificou a presença do Brabat na cidade de Cité Soleil, Foto: Divulgação
Por: Redação OD
Integrantes do 24º Contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabat), denominado Batalhão Porto Príncipe, em coordenação com a Polícia Nacional do Haiti (PNH) e a Polícia das Nações Unidas (UNPOL), no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), realizaram, na última quinta-feira (7), a Operação "Nou isia-a".

Filho de Bin Laden faz ameaças aos EUA e diz que irá vingar a morte de seu pai

Hamza, junto de seu pai Osama Bin Laden
Por: Redação OD

Foi divulgado um áudio pela Al-Qaeda onde supostamente, Hamza bin Laden, um dos filhos do terrorista Osama Bin Laden, morto em 2011 pelos Estados Unidos, faz ameaças aos EUA, no que ele diz ser uma resposta à opressão "ao povo da Síria, Palestina, Afeganistão, Iraque, Iêmen e Somália, além de outras terras muçulmanas". De acordo com a impresna internacional, Hamza citou o ataque que acarretou na morte de seu pai em Abbottabad, no Paquistão.

França realiza testes com seu futuro avião de combate autônomo nEUROn


Por: Redaço OD
No dia 6 de julho a Força Aérea Francesa realizou os testes iniciais do drone nEUROn, segundo o porta-voz da agência de contratos de defesa da França. O veículo voou em alto mar por “cerca de uma hora” na altitude de cerca de 300 metros, acompanhado durante algum tempo por caças Rafale. O teste de voo foi um obstáculo crítico antes do avião furtivo (de tecnologia “stealth”) de nova geração atingir a fase de produção e ser finalmente incorporado nas Forças Armadas.

domingo, 10 de julho de 2016

Spoting RIAT 2016, imagens exclusivas.

Photos por Valérie Gaulois


Desfile cívico-militar do 9 de julho, data magna da Revolução Constitucionalista de 1932.


 Por Victor Mazoni

Ocorreu nesse dia 09 de julho, nas imediações do Parque do Ibirapuera (SP), as comemorações alusivas ao aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.  O evento foi organizado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) e constituído de diversas atividades de cerimonial militar destinada a homenagear aqueles que lutaram no conflito.   O encerramento do evento se deu com um desfile cívico-militar com participações da própria PMESP e representações da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, FAB, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana e entidades civis, tais como escoteiros e associações de reservistas das Forças Armadas.

Policiais inativos poderão compor Força Nacional, medida atinge policiais militares e bombeiros

A medida provisória entra em vigor imediatamente, foto: Isaac Amorim/MJC
Por: Redação OD

O presidente em exercício, Michel Temer, editou medida provisória autorizando que policiais militares e bombeiros militares dos Estados e Distrito Federal inativos há menos de cinco anos possam compor a Força Nacional de Segurança Pública. A alteração legislativa foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (7). A Medida Provisória Nº 737, de 6 de julho de 2016, entra em vigor imediatamente. "A alteração legislativa permitirá que haja aumento de efetivo da Força Nacional, sem que as polícias militares estaduais sejam desfalcadas. Teremos um corpo permanente de policiais experientes e em condições de atuar em atividades imprescindíveis e urgentes de segurança pública", explica o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.