sexta-feira, 20 de outubro de 2017

FEMA e Forças Armadas dos USA, o que temer?

Um dos 8 C-17 Globemasters da USAF que foram mobilizados para transporte de pessoal e suprimentos para as operações em Porto Rico após a passagem dos furacões Irma e Maria mês passado.

Por: Redação OD

Desde o nascimento da internet, um dos assuntos mais pulverizados são as chamadas teorias de conspirações, que abordam os mais variados assuntos, e, uma das instituições governamentais mais "atacadas" por essas estórias é a FEMA - Federal Emergency Management Agency, ou a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, que de acordo com a legislação americana, teria o poder de assumir o controle irrestrito de partes ou de todo o território americano em caso de emergências ou outras calamidades que ocorram, com poderes ilimitados até mesmo para controlar as Forças Armadas, Guardas Nacionais e Polícias Estaduais/Municipais nos USA. 

Martim Baker salvou mais de 7.500 vidas com seu assento ejetável



Por: Redação OD

Você sabia que a fabricante de assentos ejetáveis norte-americana "Martin-Baker" já salvou até o mês de agosto desse ano o total de 7.553 vidas de pilotos que se encontravam em situação de emergência e precisaram usar da ejeção para assim se salvarem antes que suas aeronaves caíssem ou explodissem em voo? 

As primeiras mulheres Piloto de Caça na Força Aérea da Índia

"Air Chef Marshal" Birender Singh Dhanoa apresenta as futuras Pilotos de Caça da Força Aérea Indiana.

 Foto via Indian MoD.

Por: Redação OD

Em uma cerimônia realizada pelo Ministério da Defesa Indiano no dia 18, alusiva à formatura de 230 Aspirantes à Oficiais Aviadores da Academia Militar de Aviação, o Chefe de Estado Maior da Força Aérea Indiana, o ACM Birender Singh Dhanoa apresentou as três futuras Pilotos de Caça da Força Aérea Indiana, que são elas; Avani Chaturvedi, Bhavana Kanth e Mohana Singh. 

MINUSCA 2018 - República Centro-Africana em estado de caos total

Rebeldes de milicias Anti -Balaka. Imagem via Radio France24
Por: Redação OD


Já é de domínio público a infirmação que a nova missão de paz da ONU, a "MINUSCA",  na qual Tropas brasileiras tomarão parte, será uma das mais difíceis já enfrentadas.A República Centro-Africana enfrenta um estado de guerra civil entre diversas facções rivais com as mais diferentes motivações políticas e religiosas, principalmente de fundamentalistas islâmicos que são diretamente apoiados pelo ISIS/Daesch  e outros grupos terroristas islâmicos que tencionam a criação de novos "Estados Islâmicos" na África.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Crise migratória já causa problemas aos planejamentos da NATO/OTAN

Agora devido ao descontrole da imigração e aceitação de refugiados de origem duvidosa, a criminalidade cresceu de maneira inesperada pelo governo, e quem arca com a responsabilidade é as Forças Armadas não importa aonde.

Por: Redação OD

A Dinamarca recentemente está a  desdobrar o seu Exército Nacional, esgotando sua capacidade de cumprir as obrigações da OTAN devido ao crescente cenário de crimes e outros problemas gerados pelo afluxo de migrantes oriundos de países do Oriente Médio e África do Norte. Já em 28 de setembro de 2017, o aumento do terror e do crime que se seguiram ao aumento do número de migrantes e refugiados dos países islâmicos esgotou seriamente os recursos policiais.

Aprendendo Sobrevivência na Selva com os Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil




Por: Yam Wanders



A arte da sobrevivência  é uma atividade inerente para qualquer força militar que se preze, e, hoje se tornou uma ciência multi disciplinar, devido ao fato de que muitas tropas e unidades dessas, necessitam de conhecimentos para a atuação em diversos tipos de ambientes naturais, seja para o combate ou para o resgate de vítimas de sinistros em geral.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

AMAZONLOG17: Engenharia do Exército prepara terreno da Base Logística Multinacional


Por: Redação OD

Ao longo de 2017, no contexto do Exercício AMAZONLOG17, militares do 2º Grupamento de Engenharia, comando enquadrante do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), já realizaram mais de nove viagens a Tabatinga, com o objetivo de efetivar reconhecimentos especializados de engenharia e vistorias nos serviços de infraestrutura, com foco em água, energia, esgoto, terraplenagem e na parte ambiental, visando à preparação do terreno da Base Logística Multinacional.

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Organização das Nações Unidas encerrou oficialmente a Missão de Estabilização no Haiti (Minustah) comandada pelo Brasil

Minustah teve importante papel na recuperação de Porto Principe após terremoto de 2010 Arquivo/Agência Brasil
Por: Redação OD

A Organização das Nações Unidas (ONU) encerrou oficialmente neste domingo (15) a Missão de Estabilização no Haiti (Minustah), que será substituída por uma nova operação. A Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti (Minujusth) contará com um número menor de integrantes e terá como objetivo apoiar o fortalecimento das instituições públicas e o Estado de Direito no país. Com a realização de eleições em 2016 e o início de uma nova gestão na Presidência, sob o comando do empresário Jovenel Moise, empossado neste ano, a nova missão terá como foco apoiar o fortalecimento das instituições do país, do Executivo ao Judiciário.

O Conceito de Segurança ao longo da História


Por: Redação OD

A compreensão do conceito de segurança no Brasil requer uma visão ampliada. Assim, é necessário não apenas o seu entendimento no contexto internacional, como uma evolução do conceito de Defesa Nacional, mas também no contexto nacional, sendo o resultado autóctone da evolução histórico- jurídica de um povo, o brasileiro. No contexto internacional, os conceitos de Defesa e de Segurança são de vital importância para a sobrevivência de um Estado, por serem a base da estabilidade e necessários ao seu progresso. Tradicionalmente, os Estudos Estratégicos, até o período da Guerra - Fria (1945-1991), enfatizaram o conceito de Defesa Nacional em detrimento do conceito de Segurança Nacional, por entenderem o primeiro como um conjunto de atitudes, medidas e ações do Estado, com ênfase na Expressão Militar, que proporcionariam o segundo. 

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL: SUBOFICIAL DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA É AGRACIADO COM MEDALHA AMERICANA



Por: Carlos Eduardo Souza de Oliveira

Em 2015 o SO BMA Ademilton Ferreira Gomes foi designado, para exercer missão de instrutor convidado de Manutenção de Aeronaves na Inter-American Air Forces Academy - IAAFA, na cidade de San Antonio, no estado do Texas, Estados Unidos da América, conforme Portaria nº 7/MD, de 06 JAN 2015, destacando-se com sua iniciativa, profissionalismo e dedicação. Participando, também, de atividades de cunho social naquele país estrangeiro. Durante o período em que esteve servindo na Inter-American Air Forces Academy (Academia Interamericana de Forças Aéreas) o Suboficial Ademilton criou o primeiro e único curso de familiarização da aeronave A-29 que beneficiou mais de 20 mantenedores multinacionais e possibilitou as primeiras missões de apoio aéreo aproximado da Força Aérea Afegã, além de ter sido fundamental na formação de 427 alunos oriundos de 21 países da América Latina.

Relatório da Década de 50 da CIA, relata que o Nordeste Brasileiro era crucial para defender EUA de ataque soviético

Soldados americanos se divertem em praia em Natal durante a Segunda Guerra Mundial IVAN DMITRI/MICHAEL OCHS ARCHIVES / GETTY IMAGES
Por: Redação OD
Após ocupar o Leste Europeu, os soviéticos agora avançam pelo Hemisfério Sul. As tropas comunistas invadem a Austrália, ocupam a África e de lá partem para a conquista do território de onde lançarão a ofensiva final contra os Estados Unidos: o Nordeste do Brasil. O cenário hipotético é narrado em um relatório da CIA (agência de inteligência dos EUA) divulgado nesta semana, entre cerca de 800 mil documentos que vieram à tona após uma longo processo movido por defensores do livre acesso à informação.

domingo, 15 de outubro de 2017

Em parceria com o Exército Brasileiro, o município de Santa Maria mira no polo de defesa com investimentos em blindados e em simulação


Por: Redação OD

Além de ser referência na área educacional do Ensino Superior, Santa Maria trabalha para se consolidar como um polo na área da defesa. Para isso, o maior município do centro do Estado, aposta em investimentos que desenvolvam o setor. O comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), Gen Div Marcos Antônio Amaro dos Santos, cita as conhecidas credenciais do município na área da defesa: o segundo maior contingente de militares do país e a vinda da gigante alemã de blindados KMW.