quarta-feira, 22 de agosto de 2018

3º Batalhão de Aviação do Exército comemora o seu Jubileu de Prata


Por: Redação OD

A história do 3.º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) remonta ao surgimento da Aviação Militar Brasileira com a inauguração oficial da Escola de Aviação Militar, em 10 de julho de 1919, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro. Recriado em 17 de agosto de 1993, em Taubaté-SP, permaneceu nesta sede por mais de 14 anos. Em 2008, as instalações do 3.º BAvEx foram transferidas para a cidade de Campo Grande (MS), por meio da Portaria Nº 268 do Comandante do Exército, de 25 de abril de 2008. Deste modo, a Unidade Aérea passou à subordinação do Comando Militar do Oeste (CMO). 

China pensa grande, e sabe que para dominar o mundo precisa de uma Marinha Mercante forte


Por: JG Araújo

Os governos pós regime militar neste país tiveram muitos erros, mas um dos maiores que eles tiveram fora de eliminar toda a nossa Marinha Mercante, em especial o Lloyd Brasileiro, que atrelado a isto também foi arrasado todo nosso aparato de estaleiros que tanto empregaram e desenvolveram o país nos anos anteriores. Sem querer comentar as reais razões por detrás disto, muitos não enxergaram a necessidade estratégica de uma Marinha Mercante. Esta deficiência, ficou evidente quando a Missão Brasileira no Haiti dependia de alugar navios para suprir a missão, vez que o navio transporte de docas Rio de Janeiro e seu irmão Ceará apresentavam já o desgaste e a baixa confiabilidade dos anos em serviço, criando até a situação de ficar a deriva em uma missão por quebra em alto mar, tendo de ser rebocado.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Irã apresenta seu mais novo caça: O Kowsar. Nada mais, nada menos que um F-5 F


Por: Redação OD

Irã acabou com o mistério que vinha fazendo sobre o seu novo caça, assim nesta terça-feira (21) fora apresentado ao mundo o caça "Kowsar" durante um desfile militar em Teerã, em meio a crescentes tensões com os Estados Unidos e com rivais regionais devido a conflitos no Oriente Médio. O caça, 100% iraniano, usa a estrutura de caça F-5 F e está equipado com radares polivalentes. A aeronave foi aprovada nos voos de teste e, a princípio, fará um voo público na quarta-feira (22) Dia Nacional da Indústria de Defesa deste país, informou a agência de notícias local Tasnim.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Militar do Exército morre durante operação conjunta das forças de segurança no Alemão, Penha e Maré



Por: Redação OD

Um militar do Exército morreu após ser baleado durante uma megaoperação do Comando Conjunto na Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira. Além da Penha, houve atuação das forças nos complexos do Alemão e da Maré. Na ação, um outro militar também ficou ferido, mas sem gravidade. Essa é a primeira morte de um agente desde o início da intervenção federal no Rio, há cerca de seis meses. O Comando Militar do Leste (CML) não informou em qual comunidade os dois militares foram atingidos. Ao menos cinco pessoas morreram durante a operação conjunta das forças de segurança.

Jungle Warfare Training Center (JWTC) a escola de Guerra na Selva dos Estados Unidos


Por: JG Araújo

Tempos atrás, durante um episódio exibido pelo “GLOBO REPÓRTER “ fora mostrado militares americanos em atividade no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e foi destacado pela reportagem que havia um soldado, com enorme estatura e aparentemente boa capacidade física que não conseguiu concluir o curso, com isso a reportagem cambiou em uma linha de tentar-se menosprezar que o “gringo” não teriam conseguido e tivera feito o pedido para sair do curso por motivo de exaustão. O programa elogiava os nossos guerreiros de selva em detrimento dos  militares americanos, e aos olhos de leigos a reportagem tinha o intuito de criar um ufanismo orgulhoso sobre a unidade, não que ela não mereça, mas eu enxerguei com outros olhos a matéria, e vou explicar esta minha visão, neste artigo.

domingo, 19 de agosto de 2018

Centro de Comunicação Social do Exército celebra um ano de criação da Agência de notícias "Verde-Oliva"


Por: Redação OD

No dia 16 de agosto, a Agência Verde-Oliva – agência de notícias do Exército – completou um ano de criação. A data foi marcada por uma solenidade no Salão de Honra do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) e contou com a presença das seguintes autoridades: General de Divisão Otávio Santana do Rêgo Barros, Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército; General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, Chefe do Escritório de Projetos do Exército; General de Brigada Luiz Fernando Estorilho Baganha, Diretor de Avaliação e Promoções; General de Brigada Sergio Luiz Tratz, 2º Subchefe do Estado-Maior do Exército; Coronel Marcos José de Andrade, Representante do Ministério da Defesa; Senhor Leonardo Cavalcanti, Editor de Política e de Brasil do Correio Braziliense; demais autoridades e convidados civis e militares.