sábado, 18 de novembro de 2017

Marinha do Brasil envia navios para auxílio nas operações de SAR ao ARA San Juan


Por: Redação OD.

A Marinha do Brasil confirmou oficialmente o envio de navios para auxiliar nas buscas do submarino argentino "ARA San Juan", que está desaparecido desde a quarta-feira, dia 15 de novembro. O submarino ARA San Juan, de fabricação alemã, perdeu comunicação com a base na zona do Golfo de San Jorge, quando se dirigia da Base Naval de Ushuaia, no extremo Sul da Argentina, para Mar del Plata.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

13º Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares Antigas (EBPVMA)



Por: Rene Willian e Marlon José Carrara

Campinas foi a cidade anfitriã e recebeu na última sexta-feira, 10 de novembro, o 13º Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares Antigas (EBPVMA). O evento teve início às 11h, no Parque Ecológico Monsenhor José Salim, onde o público pode conferir a exposição de veículos militares antigos, peças de artilharia, blindados utilizados na 2ª Guerra Mundial, palestras e outras atrações. O encontro que teve entrada gratuita ocorreu no sábado, dia 11, e domingo, 12 de novembro.

7º R C Mec participa de Experimentação Doutrinária da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada


Por: Redação OD

No período de 4 a 10 de novembro, o 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado participou da Experimentação Doutrinária da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel/PR. O exercício, denominado Operação IGUAÇU, foi realizado no Campo de Instrução Barão de São Borja (SAICÃ), no município de Rosário do Sul/RS. A atividade ocorreu num quadro tático que simulava embates entre forças oponentes de valor Batalhão de Infantaria e Regimento de Cavalaria, representado pelo 7º RC Mec. O objetivo do exercício era colher parâmetros de planejamento e utilização para a 15ª Bda, a qual está em fase de implantação no Exército Brasileiro.

Cadetes do Curso Básico da AMAN realizam a Operação FIT (Fibra, Iniciativa e Tenacidade)


Por: Redação OD

Fora realizado no período de 23 a 26 de outubro de 2017, no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, a Operação FIT (Fibra, Iniciativa e Tenacidade), batizada de Operação Coronel Mário Rozas (nome de seu idealizador). Trata-se do último Estágio Prático Supervisionado (EPS) realizado pelos Cadetes do Curso Básico, com duração aproximada de 3 dias, sendo executada por Pelotões em sistema de deslocamentos no terreno com execução de diversas Oficinas.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

NPaOc “Apa” e RbAM “Guillobel” realizam comissão de apoio ao C-Exp-SOS com a presença de Aspirantes da Escola Naval


Por: Redação OD

No final de setembro, o Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” prestou apoio ao Curso Expedito de Socorro e Salvamento e foi rebocado pelo Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Guillobel” por aproximadamente uma hora. Esta ação contribuiu para o aprimoramento no adestramento dos alunos do Curso, dos Aspirantes da Escola Naval que se encontravam embarcados e da tripulação dos Navios. A operação, realizada no litoral do Rio de Janeiro (RJ), englobou, dentre outros procedimentos: a aproximação entre os navios; passagem do dispositivo de reboque; comunicação entre as estações e os passadiços; movimentação do trem de reboque e o desengajamento do dispositivo.

domingo, 12 de novembro de 2017

AmazonLog2017: Aviação do Exército presta apoio à comunidade e realiza resgates em áreas remotas


Por: Redação OD

Em um ambiente de cooperação e integração entre Brasil e Colômbia, no contexto de ações humanitárias e proteção da vida humana do AMAZONLOG17, mais uma evacuação aeromédica (EVAM) foi realizada durante o Exercício Logístico Multinacional Interagências. Na manhã de sábado, 11 de novembro, uma equipe do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) deslocou-se de Tabatinga (AM) ao município de Vila Bittencourt (AM), que fica a 329 km de distância, para remover um senhor de 54 anos. Raimundo Pena, colombiano, sofreu um acidente que causou traumatismo crânio-encefálico na noite anterior.

Humberto de Alencar Castello Branco: o homem, o chefe militar, o estadista


Por: Luiz Eduardo Rocha Paiva

Em 2005, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) completou um século de existência. Na época, eu a comandava e propus, ao Comandante do Exército, que ela recebesse a denominação histórica de "Escola Marechal Castello Branco". Para respaldar a proposta, elaborou-se um documento, no qual foram ressaltadas as qualidades morais, éticas e profissionais do cidadão, chefe militar e estadista, bem como sua forte relação com a Escola. O texto, a seguir, tem o citado documento institucional como fonte, não havendo, portanto, autor específico.