segunda-feira, 19 de abril de 2021

50 anos atrás: lançamento da Salyut, a primeira estação espacial do mundo

 

Vista de Salyut da tripulação da Soyuz 10 de partida. Crédito: Imagens cortesia da RKK Energia.

Por redação OD Europe.

Em 19 de abril de 1971, a União Soviética colocou em órbita a Salyut, a primeira estação espacial do mundo. Projetada para uma vida operacional em órbita de 6 meses, Salyut hospedou a tripulação de Georgi T. Dobrovolski, Vladislav N. Volkov e Viktor I. Patsayev para uma missão recorde de 24 dias. 

O vôo terminou tragicamente quando a tripulação morreu devido à súbita despressurização de sua espaçonave Soyuz 11, pouco antes de sua reentrada na atmosfera terrestre. Ao longo das décadas seguintes, os engenheiros soviéticos e, mais tarde, russos, aprimoraram continuamente o projeto original da Salyut, lançando gerações cada vez mais capazes de estações espaciais da série Salyut e do Bloco Base da estação Mir. 

O Módulo de Serviço Zvezda do segmento russo da Estação Espacial Internacional traça sua herança até a primeira estação espacial do mundo há 50 anos.


 Ilustração da estação espacial Salyut com uma nave de transporte da tripulação da Soyuz se aproximando no canto superior esquerdo. Crédito: Imagem cortesia de RIA-Novosti.

A União Soviética iniciou o desenvolvimento de um projeto de estação espacial militar secreta chamado Almaz em 1966, com o primeiro lançamento planejado para o início dos anos 1970. 

Conforme previsto, o Almaz consistia em um módulo de 20 toneladas visitado periodicamente por tripulações de 2 a 3 cosmonautas usando a nave espacial de transporte da tripulação da Soyuz. 

Em resposta ao sucesso da aterrissagem lunar da Apollo 11em julho de 1969, o governo soviético decidiu desenvolver a primeira estação espacial orbital terrestre civil do mundo. 

Em fevereiro de 1970, eles aprovaram um programa intensivo para usar uma cápsula Almaz e adicionar componentes Soyuz, como motores de manobra orbitais e painéis solares para preparar uma estação espacial para o lançamento em menos de 18 meses, ou cerca de dois anos antes do que o mais complexo Almaz faria esteja pronto para voar. 

Os trabalhos começaram naquele mesmo mês em duas unidades de vôo na instalação agora conhecida como RKK Energia em Kaliningrado, agora Korolev, fora de Moscou. Uma vez em órbita, a estação espacial de 66 pés de comprimento pesava 40.620 libras e fornecia 3.500 pés cúbicos de volume habitável. 

Engenheiros soviéticos equiparam a estação com 2, 600 libras de equipamento científico - incluindo experimentos para estudar a adaptação humana a voos espaciais de longa duração, uma variedade de telescópios para observações solares e astronômicas e instrumentos para observar a Terra. 

Para neutralizar os efeitos da falta de peso de longa duração, as equipes usaram uma esteira e faixas elásticas para manter o tônus ​​muscular e vestiram roupas especiais chamadas de macacões Penguin com faixas elásticas costuradas que forneciam uma carga constante nos principais grupos musculares. Um dispositivo chamado Veter, mais tarde renomeado Chibis, usava pressão negativa da parte inferior do corpo para estressar os sistemas cardiovasculares dos membros da tripulação. 

Um grande refrigerador e um aquecedor de alimentos permitiram que as tripulações tivessem uma seleção maior de itens do menu do que na nave anterior. Os engenheiros soviéticos projetaram uma nova sonda e um sistema de acoplamento drogue com um túnel pressurizado que permitia aos cosmonautas se transferirem internamente entre a espaçonave Soyuz e a estação espacial. 

Oficiais soviéticos originalmente chamaram a estação de Zarya, que significa amanhecer em russo, para simbolizar o início de uma nova era nos voos espaciais humanos.

O módulo chegou ao Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em fevereiro de 1971 para o teste final e o equipamento antes do lançamento. Durante uma revisão de prontidão pré-vôo 10 dias antes da decolagem, os gerentes renomearam a estação espacial de Zarya para Salyut. 

Duas razões levaram a esta ação. Primeiro, o governo soviético soube que a República Popular da China estava desenvolvendo uma espaçonave com o mesmo nome e queria evitar qualquer conflito. Em segundo lugar, o Centro de Controle de Voo Soviético usava Zarya como seu indicativo de rádio, e os gerentes queriam evitar qualquer possível confusão durante as sessões de comunicação. 

Mas as equipes de terra já haviam pintado o nome Zarya na lateral do módulo e era tarde demais para pintá-lo novamente. O lançamento da Salyut ocorreu em 19 de abril de 1971, do Pad 81 em Baikonur no topo de um foguete Proton. Nove minutos depois, Salyut alcançou a órbita e começou a implantar seus painéis solares e antenas. Infelizmente, a capa protetora do aparato científico principal não foi descartada, restringindo muitos dos estudos planejados de observação da Terra.

A tripulação da Soyuz 10 de Aleksei S. Yeliseyev, à esquerda, Vladimir A. Shatalov e Nikolai N. Rukavishnikov no simulador de espaçonave. 

Vista de Salyut datripulação da Soyuz 10 de partida. Crédito: Imagens cortesia da RKK Energia.

Em 23 de abril, o Soyuz 10 decolou da Plataforma de Lançamento 1 em Baikonur, a mesma plataforma usada por Yuri A. Gagarin, o primeiro humano no espaço, 10 anos antes. A Soyuz 10 carregou os cosmonautas veteranos Vladimir A. Shatalov e Aleksei S. Yeliseyev e o novato espacial Nikolai N. Rukavishnikov para uma estadia planejada de um mês a bordo da Salyut. 

No dia seguinte, Shatalov guiou a Soyuz 10 para um encaixe com a estação espacial maior, mas a espaçonave não conseguiu um encaixe forte e a tripulação não conseguiu se transferir para a nova estação. Com suprimentos limitados a bordo de sua espaçonave, os desapontados cosmonautas partiram da estação após 5,5 horas. Eles voltaram à Terra no dia seguinte, fazendo um pouso seguro, mas raro, à noite no Cazaquistão.

Imediatamente após a missão Soyuz 10, os engenheiros soviéticos redesenharam a sonda de ancoragem e atualizaram os procedimentos para a ancoragem para evitar a recorrência do problema que impediu a primeira tripulação de embarcar na Salyut. Em 6 de junho, Dobrovolski, Volkov (o único membro da tripulação com experiência anterior em voos espaciais) e Patsayev foram lançados a bordo da Soyuz 11 e atracaram com sucesso e foram transferidos para Salyut, estabelecendo a primeira estação espacial do mundo. 

Durante a missão recorde de 24 dias , Patsayev completou 38 anos, a primeira pessoa a comemorar um aniversário no espaço. A tripulação realizou uma série de experimentos em astrofísica, biologia, observações da Terra e tecnologia e serviu como cobaia para estudar os efeitos da ausência de peso a longo prazo no corpo humano. 

A missão terminou tragicamente, quando durante seu retorno à Terra, os cosmonautas morreram como resultado da súbita despressurização de sua espaçonave. Com os voos adicionais para Salyut cancelados enquanto os engenheiros redesenharam a espaçonave Soyuz, os controladores comandaram a estação em uma reentrada destrutiva sobre o Oceano Pacífico em 11 de outubro de 1971, após 175 dias no espaço.

Para evitar a recorrência da tragédia da Soyuz 11, os engenheiros soviéticos redesenharam a espaçonave Soyuz e ordenaram que os cosmonautas usassem macacões de pressão Sokol durante o lançamento e pouso, um requisito ainda em vigor hoje. 

Depois de verificar o Soyuz redesenhado durante um vôo de teste sem parafusos de seis dias em junho de 1972, os soviéticos tentaram lançar uma segunda Salyut, a gêmea da primeira estação espacial, no mês seguinte. Uma falha em um dos motores de segundo estágio do foguete Proton impediu que o que seria a Salyut-2 atingisse a órbita. Seus primeiros ocupantes planejados, Aleksei A. Leonov e Valeri N. Kubasov, tiveram que esperar outra oportunidade de voar no espaço.

Implacáveis, os engenheiros soviéticos já estavam trabalhando na próxima versão da estação espacial Salyut. Para superar as capacidades limitadas de geração de energia da primeira estação, a nova geração incluiu três grandes painéis solares orientáveis ​​montados na seção média e projetados para rastrear o sol sem a necessidade de girar toda a estação. 

Os soviéticos lançaram a primeira dessas estações de segunda geração em 11 de maio de 1973, apenas três dias antes do Skylab da América. Infelizmente, uma série de erros fez com que um de seus propulsores de controle de atitude disparasse continuamente, esgotando o suprimento de combustível da estação durante sua primeira órbita. 

Incapaz de controlar a estação ou aumentar sua altitude, os soviéticos a designaram Kosmos 557 para esconder sua verdadeira identidade. A estação abandonada reentrou na atmosfera da Terra 11 dias após o lançamento. Leonov e Kubasov, a tripulação designada como os primeiros visitantes desta nova estação, foi designada novamente como a tripulação soviética para o Projeto de Teste Apollo-Soyuz. 

A seqüência de azar dos soviéticos terminou com o lançamento da segunda das estações de nova geração, Salyut 4, em dezembro de 1974. Duas tripulações passaram 30 e 63 dias a bordo da estação em 1975, estabelecendo novos recordes de resistência espacial soviética e conduzindo ciência valiosa experimentos. 

As próximas duas estações de terceira geração, Salyut 6 e 7, lançadas em 1977 e 1982, respectivamente, apresentavam uma segunda porta de atracação que permitia que fossem reabastecidas por veículos de carga Progress destravados. Isso deu às estações vidas muito mais longas do que suas antecessoras e permitiu aos soviéticos estender a duração dos voos espaciais humanos para oito meses. 

O módulo de quarta geração, com seis portas de encaixe,Programa Shuttle-Mir e estendeu o recorde de duração de voos espaciais humanos para 14 meses. O módulo de backup para o Bloco Base Mir foi incorporado à Estação Espacial Internacional (ISS) como o Módulo de Serviço Zvezda do Segmento Russo , lançado em 2000 e ainda em órbita hoje. O Módulo de Serviço Zvezda rastreia sua herança até Salyut, a primeira estação espacial do mundo em 1971.

A América lançou sua primeira estação espacial, Skylab 1 , em 14 de maio de 1973. O Skylab de 169.000 libras incluía uma oficina pressurizada, uma câmara de descompressão e um conjunto de telescópios, com um volume habitável geral de 12.417 pés cúbicos. Durante a decolagem, o Skylab sofreu danos significativos que ameaçaram todo o programa. 

A primeira equipe a ocupar a estação, Charles “Pete” Conrad , Joseph P. Kerwin e Paul J. Weitz , não apenas reparou a estação, mas conduziu pesquisas valiosas durante uma missão recorde de 28 dias. A segunda equipe de Alan L. Bean , Owen K. Garriott e Jack R. Lousmarealizou mais reparos, fez mais ciência e estabeleceu um novo recorde de resistência de 59 dias. Gerald P. Carr , Edward G. Gibson e William R. Pogue , a terceira e última tripulação a ocupar o Skylab, passaram um recorde de 84 dias a bordo da estação e completaram uma quantidade de pesquisas sem precedentes. 

O programa forneceu lições valiosas sobre voos espaciais de longa duração, além do tesouro de resultados científicos. Habitado por um total de 171 dias, após a saída da terceira tripulação, o Skylab 1 permaneceu desocupado até reentrar na atmosfera da Terra em julho de 1979.

A Estação Espacial Internacional.

Em 1984 , o presidente Ronald W. Reagan orientou a NASA a desenvolver e construir uma estação espacial em órbita terrestre permanente e convocou a participação internacional no projeto. 

Após várias reformulações, em 1993 a parceria dos Estados Unidos, Canadá, Japão e a Agência Espacial Européia convidou a Rússia a ingressar no Programa ISS. Conforme observado acima, uma das contribuições significativas da Rússia para a ISS, o Módulo de Serviço Zvezda, possibilitou a ocupação humana permanente das instalações a partir de novembro de 2000.

Como uma nota adicional, as estações espaciais Tiangong 1 e Tiangong 2 da República Popular da China, lançadas em 2011 e 2016, respectivamente, e o módulo central Tianhe da estação espacial da China, planejado para lançamento em 2021, todos traçam sua herança até Salyut.

Fonte: NASA Johnson Space Center, com texto de John Uri, via redação Orbis Defense Europe.

Abaixo, algumas sugestões de vídeos sobre o tema:





Link para a matéria original: https://www.nasa.gov/feature/50-years-ago-launch-of-salyut-the-world-s-first-space-station


Nenhum comentário: