sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Acordo com EUA para uso da base de Alcântara "está bem adiantado"

Imagem via Força Aérea Brasileira.

Por: Redação OD.

Acordo com EUA para uso da base de Alcântara 'está bem adiantado', e, estimativas da Força Aérea Brasileira apontam que ganho poderia ser de R$ 140 milhões anuais.
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse hoje ( dia 11) que o acordo com os Estados Unidos para uso do CLA (Centro de Lançamentos de Alcântara), no Maranhão, "está bem adiantado". De acordo com ele, o tratado vai ter salvaguardas que respeitarão "cem por cento" a soberania nacional.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O reporter que inspirou até James Bond faz 90 anos!

Imagem gentilmente cedida pelo ilustrador Henry Javier Aponte, ilustrador de aviation & military art, nascido na Venezuela e atualmente radicado no México.

Por: Yam Wanders.

Dos muitos personages de quadrinhos e desenhos animados muitos nos influenciaram em nossa infância, e, certemente também na vida adulta. Com sinceridade poucos negarão esse fato, e muitos certamente citarão sem restrições comportamentais os personagens preferidos que já habitaram ou ainda estão presentes no imaginário de cada um.

Vem ai o CORRIDÃO DA VITORIA 2019!



Por: Redação OD.

CORRIDÃO DA VITORIA 2019!
Existem muitas explicações para a tradicional corrida militar de "busto nú", aonde a particularidade maior é o uso da parte inferior do fardamento operacional (calça V.O. ou camuflada e botas/coturnos o que torna a corrida muito mais exigida para o físico em especial para os pés e pernas), mas a mais conhecida é a que a corrida veio para o Brasil por influência da tradição das tropas paraquedistas norte-americanas (101st Airborne Division) que ajudaram na implementação da doutrina de operações para a formação da Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro nos anos após a 2a Guerra Mundial, e que, acabou por ser adotada por quase todas as  tropas de Forças Especiais.
O evento do CORRIDÃO DO CAZUCA que ocorreu ano passado conseguiu reunir mais de mil militares da reserva e um número bem maior ainda não calculado de civis que  acompanharam a corrida e também outros que participaram como apoio e espectadores. 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tem sua primeira militar mulher comandante de aeronave

Imagem via CBERJ.

Por: Redação OD.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro tem sua primeira militar mulher comandante de aeronave. Após 500h de voo como copiloto, a Major Rachel Lopes foi avaliada por um Conselho Operacional e admitida na função de piloto. Parabéns! Um grande marco na história da corporação! #GOA #VerdadeirosHeróis!
Atualmente, efetivo feminino representa quase 17% do total da corporação

Elas têm coragem de sobra para enfrentar perigos e salvar vidas. Destemidas, superaram obstáculos para realizar o sonho de ingressar no Corpo de Bombeiros. Pilotando aeronaves, socorrendo vítimas de afogamento ou gerenciando a atuação de equipes em acidentes, as mulheres desempenham papel fundamental em um universo majoritariamente masculino. Atualmente, 2.656 mulheres integram a corporação, o que equivale a 16,89% do total de bombeiros militares na ativa.

Breve análise das vantagens de uma base militar dos USA no Brasil


Por: Yam Wanders.

O assunto já é antigo e vem fomentando polêmicas desde a época do período do governo militar de 1964/1985, e, hoje mais do que nunca está causando controvérsias entre leigos e especialistas na geopolítica naciona e internacional.
A realidade em uma visão geral da polêmica que ocorre atualmente é; existe pouco conhecimento sólido e idôneo do contexto, mesmo entre os possuidores de formação de nível superior, principalmente devido à influência nefasta do controle ideológico das instituições de ensino superior brasileiras e internacionais nos últimos 30/40 anos. É raro encontrar estudos sobre o tema sem viés politico atrelado.

Corpo de Bombeiros de São Paulo concorre a premiação internacional por atuação no incêndio do edificio da antiga sede da PF.


 Foto: MARCELO CHELLO/CJPRESS/ESTADÃO Via CBPMESP.
Por: Redação OD.


O incêndio do edifício Wilton Paes, que foi o prédio da antiga sede da Policia Federal no centro de São Paulo, foi considerada uma das mais difíceis e perigosas intervenções efetuadas por um Corpo de Bombeiros no ano de 2018. Ocorrência essa que no dia 1o de maio do mesmo ano, que inicialmente mobilizou 170 Bombeiros e 25 viaturas diversas, mas acabou por empenhar mais de 1.700 Bombeiros de 17 batalhões diferentes, que trabalharam em turnos desde o atendimento inicial do incêndio até as buscas após o colapso do edificio de 25 andares, o que tomou praticamente 13 dias de trabalhos ininterruptos com a remoção de mais de 3 mil toneladas de escombros.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

COE PMESP: Dureza no combate e Integridade na ação

Imagem via PMESP.
Por: Redação OD.

Patrulha do COE, Comandos e Operações Especiais, apreende drogas, recusa suborno, prende gerente do tráfico e ainda aumenta seu tempo de cadeia
Era perto do meio-dia quando o PM do  COE convidou as duas mulheres para ingressar no 9 Distrito Policial, no centro de São Paulo: “Vamos entrar para tomar um café?”. As duas traziam parte dos R$10 mil do suborno para comprar a liberdade de um traficante preso.