quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O reporter que inspirou até James Bond faz 90 anos!

Imagem gentilmente cedida pelo ilustrador Henry Javier Aponte, ilustrador de aviation & military art, nascido na Venezuela e atualmente radicado no México.

Por: Yam Wanders.

Dos muitos personages de quadrinhos e desenhos animados muitos nos influenciaram em nossa infância, e, certemente também na vida adulta. Com sinceridade poucos negarão esse fato, e muitos certamente citarão sem restrições comportamentais os personagens preferidos que já habitaram ou ainda estão presentes no imaginário de cada um.

Vem ai o CORRIDÃO DA VITORIA 2019!



Por: Redação OD.

CORRIDÃO DA VITORIA 2019!
Existem muitas explicações para a tradicional corrida militar de "busto nú", aonde a particularidade maior é o uso da parte inferior do fardamento operacional (calça V.O. ou camuflada e botas/coturnos o que torna a corrida muito mais exigida para o físico em especial para os pés e pernas), mas a mais conhecida é a que a corrida veio para o Brasil por influência da tradição das tropas paraquedistas norte-americanas (101st Airborne Division) que ajudaram na implementação da doutrina de operações para a formação da Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro nos anos após a 2a Guerra Mundial, e que, acabou por ser adotada por quase todas as  tropas de Forças Especiais.
O evento do CORRIDÃO DO CAZUCA que ocorreu ano passado conseguiu reunir mais de mil militares da reserva e um número bem maior ainda não calculado de civis que  acompanharam a corrida e também outros que participaram como apoio e espectadores. 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Breve análise das vantagens de uma base militar dos USA no Brasil


Por: Yam Wanders.

O assunto já é antigo e vem fomentando polêmicas desde a época do período do governo militar de 1964/1985, e, hoje mais do que nunca está causando controvérsias entre leigos e especialistas na geopolítica naciona e internacional.
A realidade em uma visão geral da polêmica que ocorre atualmente é; existe pouco conhecimento sólido e idôneo do contexto, mesmo entre os possuidores de formação de nível superior, principalmente devido à influência nefasta do controle ideológico das instituições de ensino superior brasileiras e internacionais nos últimos 30/40 anos. É raro encontrar estudos sobre o tema sem viés politico atrelado.

Corpo de Bombeiros de São Paulo concorre a premiação internacional por atuação no incêndio do edificio da antiga sede da PF.


 Foto: MARCELO CHELLO/CJPRESS/ESTADÃO Via CBPMESP.
Por: Redação OD.


O incêndio do edifício Wilton Paes, que foi o prédio da antiga sede da Policia Federal no centro de São Paulo, foi considerada uma das mais difíceis e perigosas intervenções efetuadas por um Corpo de Bombeiros no ano de 2018. Ocorrência essa que no dia 1o de maio do mesmo ano, que inicialmente mobilizou 170 Bombeiros e 25 viaturas diversas, mas acabou por empenhar mais de 1.700 Bombeiros de 17 batalhões diferentes, que trabalharam em turnos desde o atendimento inicial do incêndio até as buscas após o colapso do edificio de 25 andares, o que tomou praticamente 13 dias de trabalhos ininterruptos com a remoção de mais de 3 mil toneladas de escombros.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

COE PMESP: Dureza no combate e Integridade na ação

Imagem via PMESP.
Por: Redação OD.

Patrulha do COE, Comandos e Operações Especiais, apreende drogas, recusa suborno, prende gerente do tráfico e ainda aumenta seu tempo de cadeia
Era perto do meio-dia quando o PM do  COE convidou as duas mulheres para ingressar no 9 Distrito Policial, no centro de São Paulo: “Vamos entrar para tomar um café?”. As duas traziam parte dos R$10 mil do suborno para comprar a liberdade de um traficante preso.