sábado, 14 de julho de 2018

Quais poderiam ter sido as opções da US Navy, caso o F-14 Tomcat não tivesse existido?



Por: Redação OD
E se, o Grumman F-14 Tomcat não tivesse existido? O icônico caça, que serviu a Marinha dos EUA (US Navy) por mais de trinta anos até ser (alguns afirmam prematuramente) aposentado em 2006, marcou uma geração. Com o tempo, o Tomcat mudou de seu papel inicial de defesa aérea de longo alcance para missão de ataque ao solo. E se os problemas que afligiram o programa nos idos dos anos 60 e 70 se mostrassem insolúveis? Como a Marinha preencheria esta lacuna?

Capitão Waldyr O´Dwyer, herói da Força Expedicionária Brasileira, faz 102 anos de vida e ganha homenagem



Por: Redação OD
No dia 12 de julho, o Capitão Waldyr O´Dwyer, herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB), completou 102 anos de vida. A ocasião especial foi celebrada durante a cerimônia de entrega da obra de revitalização da Praça dos Expedicionários, em Anápolis (GO). Último Pracinha vivo a residir naquele município goiano, o Capitão Waldyr participou de momentos relevantes da Campanha da FEB na Itália, incluindo a épica Tomada de Monte Castello, em 21 de fevereiro de 1945. A idade avançada trouxe as naturais limitações físicas ao oficial da reserva, incluindo dificuldades de locomoção.

Vídeo feito durante exercício da USN com a RN no Ártico, revela como submarinos emergem na superfície gelada



Por: Redação OD

Um vídeo bastante interessante do canal Mashable Daily, mostra três submarinos emergindo na superfície congelada do Ártico, e quebrando o gelo com suas velas sem grandes problemas o gelo espesso. Trata-se de um exercício militar, na qual um submarino da US Navy e dois da Marinha Real Britânica se unem, basicamente "para verificar como seus submarinos operam em condições extremas". No vídeo pode-se ver como, os submergíveis emergem inclinado ligeiramente para cima primeiro, com a proa e a vela a frente. 

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Aula inaugural do curso de Operação da VBTP M113 B/BR e de Tiro do Sistema de Armas da VBC CC Leopard 1A5 BR



Por: Redação OD

No dia 9 de julho, ocorreu a aula inaugural do curso de Operação da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M113 B/BR. Inicialmente, após as apresentações protocolares realizadas pelo Major Jonathas Silva Nascimento, Comandante do Corpo de Alunos, o Comandante do Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), Tenente-Coronel Alexandre Carlos Geovanini do Santos ressaltou a importância do material de emprego militar e a necessidade de conhecer as particularidades na otimização do carro bem como garantir a segurança de todos que compõem a guarnição da viatura. 

Capitão de Corveta Márcia Freitas é a representante feminina na tripulação do Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico”

Capitão de Corveta Marcia Freitas integra tripulação do PHM  "Atlântico"

Por: Redação OD

O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”, novo navio capitânia da Marinha, tem em sua tripulação uma representante feminina. A Marinha do Brasil foi a primeira Força a inserir a mulher em suas fileiras com a criação do Quadro Auxiliar em 1980. A chefe do Departamento de Medicina do Atlântico, a Capitão de Corveta (CC) Marcia Freitas, é mais um exemplo da inserção da mulher na Marinha Brasileira. Ela é a única mulher da tripulação e exerce uma função de alta confiança.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Crimes de guerra e ação fiscalizatória em conflitos armados



Por: Eduardo Bittencourt Cavalcanti
A respeito da repressão às violações das normas incriminadoras ou do cometimento dos intitulados crimes de guerra, cabe, inicialmente, uma remissão sobre as regras que regem a conduta dos participantes de um conflito armado. O comportamento nesse cenário é regulado pelo Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA), também denominado Direito Internacional Humanitário (DIH)Trata-se de área do Direito Internacional dedicada à regulação do limite das hostilidades, com uso de determinados meios e métodos, e ao resguardo de certos bens e do zelo humanitário com pessoas protegidas, como feridos, enfermos, prisioneiros de guerra, internados civis, populações civis, e suas subcategorias.

'Hooyah!': Quem são os Navy SEAL´s que resgataram os meninos da caverna na Tailândia



Por: Redação OD

Cada vez que uma das 13 pessoas presas na caverna de Tham Luang Nang Non era retirada do local, o perfil das redes sociais da Marinha tailandesa postava um "Hooyah!" para avisar ao mundo sobre o resgate. A expressão costuma ser usada pela Marinha americana como uma forma de celebração e foi adotada também pelo SEAL´s tailandeses, unidade responsável pelo resgate dos 12 garotos e do treinador presos por 18 dias na caverna no interior do país. A expressão fez tanto sucesso que o jornal britânico The Guardian brincou que poderia ser escolhida como palavra do ano. O SEAL (sigla para equipe de ataque de terra, água e ar), como é mais conhecida a Equipe de Assalto Subaquática, é uma unidade de elite que existe dentro da Marinha tailandesa.

Esquadrão VF-1 realiza campanha de emprego ar-solo com a primeira Aeronave AF-1C Modernizada



Por: Redação OD

Entre os dias 16 de junho até 3 de julho, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) deslocou duas aeronaves AF-1 para à ALA-10 da Força Aérea Brasileira (FAB), em Parnamirim-RN, com o objetivo de cumprir a campanha de emprego ar-solo. O Esquadrão VF-1 contou com a primeira aeronave biposto modernizada (AF-1C N-1022) recebida pela MB, para a realização da campanha. A presença da aeronave fez com que a retomada das atividades fosse feita de maneira mais segura e fluida, uma vez que dois pilotos dividiam a cabine de pilotagem e se requalificavam e se adestravam durante as missões.

5º Regimento de Carros de Combate realiza exercício de adestramento para o emprego de armas coletivas



Por: Redação OD
O 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC), “Regimento Tenente Ary Rauen”, executou o Tiro das Armas Coletivas no dia 5 de julho de 2018.O Exercício foi realizado no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras (SC), e coroou o Período de Adestramento Básico, permitindo que todas as frações se adestrem no emprego dos seus respectivos armamentos coletivos.

terça-feira, 10 de julho de 2018

Material de Engenharia utilizado nos 13 anos da missão no Haiti passa por manutenção e está pronto para emprego



Por: Redação OD
O Exército Brasileiro, após ter concluído a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) em 2017, iniciou a etapa de repatriação de todo o material empregado nos 13 anos da operação nesse país caribenho. Dentro dessa fase de operação, existe a necessidade de recebimento e possível manutenção. Por essa razão, no tocante a todo o material de Engenharia utilizado na Companhia de Engenharia de Força Paz-Haiti (BRAENGCOY), além de alguns materiais do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT), o 2º Batalhão de Engenharia de Combate (2º BE Cmb), “Batalhão Borba Gato”, sediado na cidade de Pindamonhangaba (SP), foi incumbido da tarefa de receber e manutenir o material.