sexta-feira, 20 de maio de 2016

Forças Armadas podem substituir PM na segurança de vias durante a Rio 2016



Por: Redação OD

As Forças Armadas poderão atuar na segurança de vias expressas do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos para que a Polícia Militar seja liberada para outras funções no período. Entre os locais de atuação dos militares estão a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. “O governador [Francisco Dornelles] nos informou que enviará um pedido ao presidente [interino] Michel Temer de que as Forças Armadas venham a cuidar de algumas vias, Transolímpica, Linha Vermelha, talvez, liberando o pessoal de segurança pública do estado para cumprir outras missões”, disse hoje (20) o ministro da Defesa, Raul Jungmann, após reunião no Palácio Guanabara. Ao todo, 38 mil homens da Forças Armadas atuarão na segurança pública durante a Rio 2016, de 5 a 21 de agosto deste ano.

Marinha do Brasil realiza transporte marítimo de seus militares como adestramento para as olimpíadas RIO2016



Por: Redação OD

O Comando de Defesa Setorial (CDS) Copacabana realizou, nesta quarta (18), mais um adestramento para os Jogos Rio 2016. Dessa vez, o Grupo-Tarefa Marítimo fez o translado de um pelotão de fuzileiros navais do Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador, para a Escola Naval, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, utilizando uma Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais (EDVM).

Novo Ministro do Gabinete de Segurança Intitucional General Etchegoyen, diz que Comissão da Verdade tirou direito de defesa dos militares



Por: Redação OD

O General Sérgio Westphalen Etchegoyen, que assumiu como ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de Michel Temer, disse hoje lamentar o trabalho realizado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) durante o governo Dilma. Para o militar, que representa a terceira geração de uma família com integrantes do Exército, a investigação sobre os crimes cometidos por agentes do estado brasileiro durante a ditadura não permitiu o direito à defesa e ao contraditório. Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, Etchegoyen defendeu que o grupo deveria ter tentado encontrar um consenso entre os dois lados.

Vídeo da Dassault, vôo em formação Rafale, Falcon 8X e Patrouille de France



A l’occasion du centenaire de Dassault Aviation, la Patrouille de France et le Rafale « solo display » de l’armée de l’Air ont rejoint le Falcon 8X pour un vol dans le ciel de la méditerranée. Cette superbe formation illustre les compétences militaires et civiles que Dassault Aviation met au service des armées et de l’économie françaises depuis un siècle. Ce sont les racines de notre futur. http://www.dassault-aviation.tv/vol_patrouille_de_france_rafale_et_falcon_8x-1390-fr.html

Por Redação OD

Nesse mês de maio tivemos o aniversário não só da Dassault como também da Patrouille de France, e sendo assim seguindo uma tradição de belas imagens aéreas que são produzidas por ambas as instituições, temos mais um vídeo de excelente qualidade que já está no site da Dassault para comemorar esse mês especial para a aviação francesa.

Cerimônia marca despedida de militares que seguem para missão no Haiti



Por: Redação OD

Em 18 de maio, mais de 300 militares do Exército Brasileiro, integrantes do 24º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti – BRABAT 24 – participaram de uma cerimônia no Batalhão da Guarda Presidencial. O evento marcou a despedida de homens e mulheres que, em breve, seguirão para o Haiti.A solenidade contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, de integrantes do Alto-Comando, do Comando Militar do Planalto e também das famílias dos militares que representarão o Brasil na Missão de Paz. O General Villas Bôas destacou o sucesso da participação do Soldado brasileiro em Operações de Paz e o compromisso que vem demonstrando: “o uniforme que vestem indica que cada um professa valores históricos, que nos identificam e nos comprometem com as nossas missões. Indica também que estão preparados para as tarefas que vão cumprir”.  

C-95 Bandeirante da FAB realiza pouso de emergência no RJ após colidir com urubu


Por: Redação OD
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na tarde desta quarta-feira (18/05), por volta das 15h05min (horário de Brasília), um pouso de emergência na Região de Campos dos Afonsos, no Rio de Janeiro, depois de colidir com uma ave. Apesar do susto e dos danos na aeronave, ninguém ficou ferido. De acordo com informações do Centro de Comunicação Social da FAB, o incidente aconteceu durante um voo de treinamento, sendo que a aeronave estava transportando paraquedistas que iriam realizar saltos.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

General Villas Bôas se irrita com intenções da cúpula do PT que queriam implantar ideologia de esquerda dentro das Forças Armadas



Por: Redação OD

O PT desejava: “modificar os currículos das academias militares; promover oficiais com compromisso democrático e nacionalista…” O comandante do Exército comentou com indignação o documento aprovado pela cúpula do PT que faz uma autocrítica a atuação do partido nos últimos anos. O documento revela a intenção da esquerda de “aparelhar” também as Forças Armadas. No trecho que atraiu a atenção do Comandante do Exército, o partido de Lula e Dilma mostra que pretendiam trazer para as instituições estatais sua doutrina esquerdista reformista que quase destruiu o Brasil.

Ministro da Defesa da Venezuela anuncia manobras militares “únicas e sem precedentes”


Por: Redação OD
O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, disse esta quinta-feira que as manobras militares “Exercícios Independência 2016”, anunciadas pelo Presidente Nicolás Maduro, vão ser exercícios “únicos pela sua natureza” e sem precedentes”. “É o primeiro desta natureza que fazemos no país, [não apenas] pelo seu alcance nacional (…) mas também porque se incorpora um elemento, que é um povo organizado para a defesa”, disse o ministro numa declaração oficial transmitida pela televisão estatal VTV. Estas manobras, que decorrem em 20 e 21 de maio em todo o país, terão um “caráter integral” porque, segundo referiu Padrino, “combinam os fatores de luta armada, defesa nacional” com fatores “de luta não armada consagrada no conceito estratégico militar para a defesa integral da nação”.

Helibras recebe novos reconhecimentos de crédito no programa H-XBR


Linha: Helibras/ Renato Olivas
Por: Redação OD

A Helibras recebeu, no mês de abril, novas cartas de reconhecimento de crédito emitidas pela COPAC – Comissão Coordenadora do Programa de Aeronaves de Combate, da FAB, no âmbito do Acordo de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológico do programa H-XBR. Os certificados referem-se ao cumprimento de quatro novos itens do projeto, incluindo a estruturação da cadeia de fornecedores para os motores dos helicópteros H225M no Brasil. Neste aspecto, foram contemplados o início da montagem da motorização Makila 2A1 nas instalações da Turbomeca do Brasil, em Xerém (Rio de Janeiro), e a primeira revisão geral do motor Makila 2A1 pela empresa fornecedora, no país. 

Noite dos Ovnis: caso completa 30 anos sem ter mistério desvendado




Por: Redação OD

Trinta anos depois, a "Noite dos Ovnis" se mantém como um dos maiores mistérios ufológicos do Brasil. No dia 19 de maio de 1986, vinte e um pontos luminosos foram vistos no céu de São José dos Campos (SP). Cinco caças da Força Aérea Brasileira (FAB) foram enviados para combater os alvos, que segundo relatos documentados oficialmente pelo governo, mudavam de localização em alta velocidade. O G1 conversou com os envolvidos no episódio - o controlador de voo falou pela 1ª vez publicamente sobre o assunto. Naquela noite, o controlador de voo Sérgio Mota da Silva avistou os pontos luminosos no céu. Eles foram detectados pelo radar da torre de comando do aeroporto de São José. Quando Silva percebeu o primeiro ponto, acionou o piloto Alcir Pereira da Silva, que passava pela rota dos objetos em viagem com o então presidente da Embraer, Ozires Silva.

Militares treinam e estudam rotas para deslocamentos durante os jogos Olímpicos Rio2016


Forças Armadas realizam ensaio com tropas militares como parte do treinamento para os Jogos Olímpicos da Rio 2016Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Redação OD

Militares que atuarão como forças de contingência nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro realizaram hoje (19) simulações de deslocamento aéreo e terrestre da Base Militar de Deodoro para o Comando Destacado Setorial (CDS) do Maracanã. O CDS Maracanã inclui locais de competição da zona norte, como os estádios do Engenhão e do Maracanã, e do centro, como o Sambódromo. As forças de contingência que atenderão a essa área serão da 1ª Divisão do Exército. A atuação das Forças Armadas na segurança pública durante os jogos será utilizada apenas se as forças policiais necessitarem de apoio. Ao longo desta semana e na próxima, cerca de 1,3 mil militares estarão na cidade participando dos treinamentos.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Bombardeiro cai e explode em chamas em base aérea dos EUA na Ilha de Guam, Oceano Pacífico


B-52 fica em chamas após acidente em Guam - Reprodução

Por: Redação OD
Um bombardeiro B-52 caiu na base aérea americana de Andersen, na ilha de Guam, no Oceano Pacífico. Imagens mostram o avião militar envolto em chamas após o acidente. Os sete tripulantes a bordo escaparam, segundo a Força Aérea. O acidente ocorreu pouco antes das 10h (hora local) de quinta-feira, e provocou resposta imediata das autoridades.— Asseguramos ao público que não parece ter sido um ataque — disse o chefe dos bombeiros do local, Joey San Nicolas. 

Caças chineses interceptam avião americano sobre o Mar da China



Foto Ilustrativa

Por: Redação OD
Dois caças chineses se aproximaram nesta quarta-feira de maneira "perigosa" de um avião de reconhecimento americano no Mar da China meridional, informou nesta quarta-feira um porta-voz do Pentágono. "O departamento de Defesa está analisando a interceptação ocorrida no dia 17 de maio de um avião de patrulha e reconhecimento marítimo americano por parte de dois aparelhos táticos da República Popular da China", disse o major Jamie Davis. "Os informes iniciais caracterizam o incidente como inseguro".

Deputado Jair Bolsonaro faz proposta, para que o comando do Ministério da Defesa, seja exclusivo para militares



Por: Redação OD

Tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 191/16, do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que obriga o Presidente da República a escolher o ministro da Defesa entre os oficiais generais das Forças Armadas, ocupantes do último posto da carreira. Atualmente, a Constituição não define se quem chefia o Ministério da Defesa deve ser militar ou civil. A prática tem sido de escolher civis para ficar à frente das Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica. 

Vídeo da apresentação e rollout do Gripen E



Por: redação OD

Para quem não conseguiu acompanhar a apresentação ao vivo, segue o vídeo...


THIS IS GRIPEN E



By: Wording OD

Defence and security company Saab unveils Gripen E, next generation fighter. Over previous versions of the Gripen, Gripen E has a significantly improved avionics system. The capability to carry more weapons and the improved range performance, is possible by a more powerful engine and the ability to carry more fuel. Gripen E is equipped with a highly integrated and sophisticated sensor suite including  an Active Electronically Scanned Array (AESA) radar, Infra Red Search and Track (IRST), Electronic Warfare (EW) suite,  and datalink technology, which, when combined gives the pilot, and co-operating forces exactly the information needed at all times.

Primeiras imagens do Gripen Evolution durante o Rollout feito pela SAAB



Por: Anderson Gabino

Foi apresentando ao mundo o novo Gripen E (NG) que a Força Aérea Brasileira irá contar em breve. Apreciem as primeira imagens do nosso novo caça.

``A partir de hoje nosso avião será uma realidade´´....Mais um passo será dado em direção à aeronave de superioridade aérea, afirma Comandante



Por: Redação OD
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, afirma que a apresentação do Gripen NG é "mais um passo em direção à aeronave de superioridade aérea almejada nos últimos 20 anos". O oficial-general participa do rollout que será realizado nesta quarta-feira (18/05) em Linköping, na Suécia. Trata-se da apresentação oficial da versão mais recente da aeronave de combate adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira unidade deve ser entregue em 2019. O evento será realizado na sede principal da Saab, onde a aeronave está sendo desenvolvida, e pode ser acompanhado on line pelo endereço www.gripen.com/evolution a partir das 10h.

Indústrias de defesa poderão sofrer com um aumento inesperado nos gastos em defesa na Europa, revelou CEO da SAAB



O presidente e CEO da Saab, que fabrica o caça Gripen, alertou que a indústria de defesa terá dificuldade para lidar com um aumento esperado nos gastos de defesa europeia. Fonte: Saab
Por: Redação OD

A indústria de defesa pode vir a ter alguma dificuldade para responder de imediato a um forte aumento inesperado dos gastos militares de países Europeus após anos de relativa estagnação, revelou o presidente e CEO da Saab, a repórteres durante coletiva no dia de ontem. Durante coletiva na sede da SAAB em Estocolmo, antes do lançamento do caça Gripen E, Hakan Bushke expressou sua preocupação de que, os dois candidatos a corrida presidencial dos EUA venham insistindo que todos os países membros da OTAN devam contribuir com 2% do seu PIB para gastos com a defesa, as indústrias irão sofrer para atender às demandas de novos equipamentos a países membros europeus que gastam menos do que o proposto.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Exército Brasileiro realiza treinamento de ações aeromóveis em Brasília (Vídeo)


A técnica do rapel utiliza o desembarque por meio de cordas com o helicóptero em voo Foto: PH Freitas

Por: Redação OD

O Comando de Operações Especiais do Exército realiza no Comando Militar do Planalto, em Brasília, treinamento de ações aeromóveis, no contexto da preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta terça-feira, os batalhões de Aviação do Exército (3⁰BAVEX) e  de Operações de Comando (1⁰BAC), além do Batalhão de Operações Policiais Especiais e a Divisão de Operações Especiais da Polícia Civil, participaram dos exercícios de técnicas de rapel e fast rope (desembarque da equipe por meio de cordas com o helicóptero em voo). 

Rússia reforça segurança no Mediterrâneo



Por: Redação OD
A Rússia tenta intensificar a sua presença na região do Mediterrâneo para garantir a segurança, enviando para lá novos navios militares. O navio caça-minas Valentin Pikul, da Frota do mar Negro, se juntou à frota russa no mar Mediterrâneo, comunicou chefe do departamento de apoio informacional da Frota do mar Negro, Vyacheslav Trukhachev.  “O navio caça-minas Valentin Pikul da Frota do mar Negro deixou a cidade de Novorossisk alguns dias atrás e chegou ao mar Mediterrâneo para participar das missões do grupo da frota do mar Mediterrâneo da Rússia.

Germany seeks pricing for 41 CH-53K King Stallions



By: Wording OD

The US government is preparing a response to Germany’s letter of request for pricing and availability of 41 heavy-lift Sikorsky CH-53K King Stallion helicopters to begin replacing the 80 G-models the country currently operates. Berlin is considering both the CH-53K and the Boeing CH-47 Chinook to meet its heavy vertical lift requirement, and the US Marine Corps is keen to take advantage of the better pricing that could be achieved by adding a sizable King Stallion order at the front-end of the production ramp. The new model, which first flew in October, has twice the max gross take-off weight of the legacy CH-53G operated by the Luftwaffe at 40t (88,000lb) with external loads compared to 19t (42,000lb).

Futuros pilotos de helicópteros da Força Aérea Brasileira realizam voo solo na aeronave H-50 Esquilo



Por: Redação OD
O Aspirante a Oficial Aviador Danilo Prado Rabelo realizou o primeiro voo solo do Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR) do ano de 2016 na aeronave H-50 Esquilo, na última quinta-feira (12/05). O "1° solo" marca não só o fim de uma fase do curso, mas também simboliza o caminho percorrido pelos estagiários até o domínio da máquina e é o primeiro passo para se tornar um piloto de combate. Após o voo, o Aspirante Prado foi recepcionado pelo Comandante do Esquadrão Gavião (1°/11° GAV), Tenente-Coronel Alexandre de Carvalho Ribeiro, por instrutores e colegas de turma com o tradicional banho do solo. “Esse voo marca o ingresso na vida operacional. Para mim, a maior dificuldade foi a mudança nos comandos do voo da aeronave T-27 que a gente voava na Academia da Força Aérea para o helicóptero”, ressalta o Aspirante Prado.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Militares se preparam para o “ensaio geral” dos Jogos Olímpicos no Rio2016



Por: Redação OD
Entre os dias 17 e 19 de maio, os cariocas devem testemunhar um deslocamento de tropas e aeronaves militares pela cidade. As ações fazem parte de um treinamento considerado “ensaio geral” para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Segundo o Comando Militar do Leste, o exercício ocorrerá nas duas próximas semanas, mas os três dias mencionados devem ser os de maior movimentação. A preparação incluirá a aterrissagem de aeronaves. Os locais de maior trânsito devem ser o Aeroporto Internacional do Galeão, Barra da Tijuca, Campo dos Afonsos (Deodoro), Gávea, Copacabana, Deodoro, Engenho de Dentro, Laranjeiras, Maracanã, Sambódromo e Sumaré.

Força Aérea Brasileira homenageia a sua Aviação de Patrulha que celebra 74 anos



Por: Redação OD

A Aviação de Patrulha da Força (FAB) celebra 74 anos no próximo domingo Aérea Brasileira (22/05). Atualmente os esquadrões Orungan (1°/7° GAV), Phoenix (2°/7°GAV) e Netuno (3/7°GAV) têm a responsabilidade de vigiar 24 horas por dia uma área de aproximadamente 4,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o litoral brasileiro. Além da patrulha marítima, também são realizadas missões de reconhecimento aéreo, controle aéreo avançado e busca e salvamento. 

Exército Brasileiro amplia presença da mulher com abertura de concurso para Linha do Ensino Militar Bélico



Por: Redação OD

Comungando com a evolução presente nos mais variados cenários da doutrina militar, o Exército Brasileiro amplia a participação da mulher nas atividades da caserna. A partir de 2017, a Força Terrestre estabelece a inclusão do sexo feminino na Linha do Ensino Militar Bélico, com a abertura de concurso público para o segmento feminino ingressar também na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CI Av Ex).

Base Aérea de Anápolis deverá ser a maior da América do Sul em breve



Por: Redação OD

A revelação foi do Comandante da Unidade, durante conferência proferida na ACIA. O segundo assunto da noite foi ligado aos novos investimentos do Governo Federal no setor de defesa aérea e outras vertentes da Aeronáutica, que vão atingir, em cheio, a Cidade de Anápolis. É que, além da vinda dos aviões Gripen, de fabricação sueca, recentemente adquiridos e que começam a chegar em alguns meses, outros projetos e serviços já foram definidos para a implantação na Base Aérea de Anápolis. Tudo isso faz parte do chamado Plano 100, que deve ter a finalização em 2045. Estas informações foram passadas pelo Comandante da Base, Tenente Coronel Aviador Francisco Antunes Neto, durante visita que fez à Associação Comercial e Industrial de Anápolis-ACIA, na noite de quarta-feira, 11, a convite da Diretoria da entidade.

Estônia pede para que a OTAN mantenha seus equipamentos militares pesados por perto



Por: Redação OD
O ministro estoniano da Defesa, Hannes Hanso, declarou neste domingo (15) que os equipamentos militares pesados dos aliados da OTAN devem permanecer o mais perto possível da Estônia para garantir a segurança do país contra a Rússia. Nas palavras do ministro, os equipamentos da aliança precisam permanecer não mais longe do que a mil milhas de seu país.

F-35 test pilot completes 1,000th vertical landing



image is for illustration purposes only

By: Wording OD

British test pilot Peter "Wizzer" Wilson recently completed his 1,000th vertical landing in an F-35 Lightning II aircraft, BAE Systems announced Friday. It happened at Naval Air Station Patuxent River in Maryland, about six years after a test pilot conducted the jet's first vertical landing, the company said. Wizzer is the lead test pilot for the Short Take Off and Vertical Landing (STOVL) F-35B variant, which will operate from Royal Navy Queen Elizabeth-class aircraft carriers. Flight trials on the British carrier are less than three years away. "Every day, the test team carries out numerous take-offs, landings and sorties with the aim of ensuring the aircraft is performing in accordance with our expectations," Wilson said. "To be the pilot who conducted the 1,000th vertical landing is a bit special." Wilson became the first pilot to launch the F-35B from a ski jump last June.

domingo, 15 de maio de 2016

We Are Breitling: The Anthem

By Wording OD


Breitling and aviation enjoy passionate and enduring ties. A quest for innovation dedicated to fine accomplishments. A desire to constantly push existing boundaries. A taste for risk and adventure. 

For more than 130 years, the firm with the winged B has established itself as the undisputed chronograph’s specialist thanks to its accurate, sturdy, high-performance instruments developed for the most demanding professionals.





Exospace B55


Breitling reinvents the connected watch

In creating its first connected chronograph, Breitling has applied a new philosophy placing the smartphone in the service of the watch so as to enhance its functionality and user-friendliness. With the Exospace B55, the brand reaffirms its position in the vanguard of electronics. The instrument of the future, designed for aviation professionals.

SAR Exercise TIGEREX 2016 done by RCAF

By Wording OD


“More than 60 personnel from 424 (Transport and Rescue) Squadron, with their CC-130H Hercules aircraft and CH-146 Griffon helicopters, will conduct TIGEREX 2016, a search and rescue (SAR) exercise, in the Sault-Ste. Marie, Ontario area from May 9 to 13, 2016.
Throughout the week, multiple simulated SAR (search and rescue) scenarios are organized to put the skills of the SAR team to the test.  This provides 424 Squadron’s SAR crews, and the crews of partner agencies, invaluable interaction and exposure to how SAR operations are conducted and how they can better work together in responding to life-saving calls. The exercise will focus on boat and land SAR scenarios, medical exercises, as well as local emergency response procedures”.

Back to the future? Por que razão a Alemanha vem aumentando suas Forças Armadas?




Por: Redação OD

Pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, a Alemanha está alistando soldados adicionais para as suas Forças Armadas. A era do desarmamento em Berlim parece ter terminado, escreveu o jornal austríaco Die Presse. Na primeira vez desde o início dos anos 1990, as Forças Armadas alemãs deverão incorporar mais 14.300 soldados e 4.400 funcionários civis até 2023, informou o jornal. Na terça-feira, a ministra da Defesa Ursula von der Leyen aboliu publicamente o limite máximo, introduzido em 2011, que prevê 185.000 soldados. “Hoje é necessário”, afirmou a ministra, citada pelo jornal. 

75th anniversary of the first flight of a British jet aircraft testing the engine designed by RAF pilot and engineer, Sir Frank Whittle

The prototype Gloster E28/39, powered by a W1 engine

By: Wording OD

Today marks the 75th anniversary of the first flight of a British jet aircraft testing the engine designed by RAF pilot and engineer, Sir Frank Whittle On 15 May 1941, the prototype Gloster E28/39, powered by a W1 engine, flew for 17 minutes from RAF Cranwell in Lincolnshire, achieving speeds of up to 350 mph.

Falta de recursos orçamentários pode atrasar ainda mais os projetos das três forças, Marinha já está com 46% da Esquadra parada



Por: Redação OD
O presidente em exercício Michel Temer terá de lidar com o descontentamento nas Forças Armadas com as graves restrições orçamentárias que vêm enfrentando nos últimos anos. A Marinha já está com 46% da Esquadra parada e sem os navios de escolta suficientes para dar proteção às plataformas do pré-sal. A previsão é que o projeto de construção do submarino com propulsão nuclear atrase mais quatro anos, sendo concluído após 2025 - última projeção feita. No Exército, a situação também é considerada complicada e houve necessidade de se fazer um redesenho do portfólio estratégico da Força. Os frequentes contingenciamentos exigiram redução drástica na linha de produção do blindado Guarani, que poderá levar a Iveco, fabricante do equipamento, a suspender a produção por falta de pagamento. Segundo informações, o Exército não terá recursos para pagar a empresa daqui a três meses.

Vinte quatro horas após Governo Temer assumir, venda de 12 Super Tucanos a Nigéria é liberada pelo Pentágono




Por: Redação OD

Vinte e quatro horas depois da posse de Michel Temer, destravou o processo de venda de um lote de 12 aviões A-29 Super Tucano, da Embraer, por cerca de US$ 3oo milhões para os Estados Unidos. A negociação foi deflagrada pelo Pentágono em março. Mas os americanos decidiram congelar a negociação, esperando por alguma definição sobre a permanência ou não de Dilma Rousseff. Com o sinal verde dado pela posse de Temer, o plano dos americanos é repassar os aviões para o governo nigeriano, que os usará no combate ao Boko Haram.

Comando de Operações Especiais realiza Exercício Conjunto e Interagências (Vídeo)



Por: Redação OD

O COPEsp realizou um Exercício Conjunto e Interagências, em Goiânia/GO, para órgãos de segurança que atuarão com equipes de operações especiais nos Jogos Rio2016.



FONTE: CCOMSEX

Aniversário da Esquadrilha da Fumaça, relembrando o show dos 60 anos em 2012.



Por Yam Wanders

Nesse sábado dia 14 o Esquadrão de Demonstrações Aéreas, mais conhecido pelo nome "Esquadrilha da Fumaça"(ou Brazilian Smoke Squadron no exterior) festejou seu 64° aniversário, mas um evento que ficou na saudade de todos foi o show aéreo de 2012, quando o EDA comemorou seus 60 anos de existência com um evento a nível de 1o mundo, que contou com a presença da US Navy com dois F/A-18 Super Hornets, Royal Canadian Air Force com seu Demo Team com dois F/A 18 Hornets, a Esquadrilha Halcones do Chile com seus acrobáticos Extra 300 entre outros ilustres aviadores civis brasileiros da nossa comunidade acrobática bem como representantes de alguns de nossos esquadrões da FAB, EB, MB e PMESP. Em um evento com 4 dias de duração e mais de 15 de preparação operacional e alguns meses de preparação logística a tarefa de descrever presentes um por um e detalhar o espetáculo acaba tornando-se uma tarefa para uma reportagem enorme.
Expomos então algumas das imagens mais populares publicadas a pedidos de nossos seguidores e também com forma de agradecer ao então Comandante do EDA, Tenente Coronel Wagner de Almeida Esteves, que se desdobrou de maneira magnífca em conjunto com todo o efetivo do EDA e AFA e demais colaboradores civis e miliares de outras unidades para presentear aos amantes da aviação um show único, que deixou saudades para muitos e que dificilmente veremos algo semelhante em grandeza e qualidade no Brasil tão cedo...