quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Missão MOSAIC, a expedição científica que ficou 389 dias à deriva pelo Ártico

O  navio de pesquisas FN Polarstern (Estrela Polar) preso no gelo durante o verão do Ártico, em foto de Patrik Stollarz.

Por: Yam Wanders.

Os pesquisadores da maior e mais extensa missão do mundo em duração no Pólo Norte voltou à Alemanha na segunda-feira, dia 12 de outubro, trazendo para casa provas devastadoras da provável morte do Oceano Ártico, histórias de perda alarmante de gelo e previsões de verões árticos sem gelo em apenas algumas décadas.

Apesar de toda a reputação e seriedade do Instituto Alfred Wegener, O navio de pesquisas alemão Polarstern voltou ao porto de Bremerhaven após 389 dias à deriva pelo Ártico, preso no gelo, o que permitindo aos cientistas reunir informações vitais sobre os efeitos do aquecimento global na região e elaborar estudos sobre o polêmico aquecimento global e o derretimento das calotas polares.

O líder da missão Markus Rex disse que ele e sua equipe de 300 cientistas de 20 países testemunharam "um lugar de beleza verdadeiramente fascinante e única".

Operação Amazônia demonstrou capacidade de atuação do Exército

 


Por: redação OD.

O mês de setembro foi marcado por um grande exercício militar realizado na Região Norte do país: a Operação Amazônia. Foram mais de 3.600 militares do Exército Brasileiro provenientes de diferentes áreas do território nacional. A simulação de guerra e o adestramento de tropas fazem parte da missão da instituição que, ao longo de sua história, tem aprimorado seus treinamentos, a fim de manter homens e mulheres preparados e capacitados para atuarem em defesa da Pátria.