sábado, 10 de junho de 2017

Marinha do Brasil colocará dois Navios a visitação pública neste domingo (11), em Salvador

Maior navio da Marinha do Brasil, o NDM Bahia, estará aberto para visitação neste domingo (11), em Salvador (Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação)
Por: Redação OD

A maior embarcação da Marinha do Brasil, o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), e a Fragata “Independência” (F44), estarão abertos para visitação da população no domingo (11), em Salvador. A entrada é gratuita. A visitação pode ser feita das 11h às 17h, no Porto da capital, no Comércio.O Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40) e a Fragata “Independência” (F44) são navios de guerra subordinados ao Comando em Chefe da Esquadra, sediados no Rio de Janeiro, e atracam em Salvador na sexta-feira (9), para comemorações alusivas ao 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha. 

Hospital de Campanha do Exército (Hcamp) montado em ajuda aos desabrigados de Pernambuco registra o seu primeiro parto


Por: Redação OD
Nasceu, na última quinta-feira, dia 8 de junho, por volta das 20h29, Maria Clara Silva, no Hospital de Campanha do Exército (H Cmp), em Rio Formoso, interior de Pernambuco. A mãe, Andreza Maria Matias Silva, chegou em trabalho de parto e foi atendida pela equipe médica que estava de plantão. O médico civil Cristopher Cavalcanti realizou o parto e a 2º Tenente Médica Kelly procedeu aos primeiros cuidados com a recém-nascida, que pesava 3,080 kg. Para a Coronel Sandra Andrade, coordenadora do H Cmp, foi um momento de muita emoção para toda a equipe. A mãe e a bebê já receberam alta e passam bem.

Navio Escola “Brasil” realiza curso de sistema de direção de tiro


Por: Redação OD
No dia 2 de junho, a bordo do Navio Escola “Brasil”, 35 Guardas-Marinha, habilitados em Sistemas de Armas, concluíram o curso de operação e manutenção da Atena. O sistema de vigilância noturna e diurna possui capacidade de rastreamento automático, que inclui uma câmera termal de terceira geração, câmera diurna e telêmetro laser seguro para visão. 

Artilharia Divisionária 1 e suas organizações militares subordinadas e vinculadas comemoram o Dia da Artilharia


Por: Anderson Gabino

Fundamental no campo de batalha. Assim pode ser resumida a importância da Artilharia, principal meio de apoio de fogo do Exército. No dia 10 de junho, é celebrado o Dia da Artilharia, a Arma dos fogos largos, densos e profundos. No Rio de Janeiro, o Comando da Artilharia Divisionária (AD/1) realizou no dia de ontem 09/06, sua tradicional formatura militar no âmbito de suas organizações militares subordinadas e vinculadas. A cerimônia ocorreu nas dependências do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea (1ºGAAAe) – unidade de Artilharia Antiaérea mais antiga do Exército Brasileiro, localizado na Guarnição da Vila Militar. 

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Navio Doca Multipropósito “Bahia” realiza voo simultâneo pela primeira vez (video) e transferência de óleo no mar

Esquadrão HU-2, pioneiro na missão

Por: Redação OD
No dia 5 de junho, dois helicópteros UH-15 Super Cougar, pertencentes ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), decolaram simultaneamente pela primeira vez, dos convoos A e Z do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”. As aeronaves atuaram em prol da realização da projeção anfíbia em Itaóca (ES), durante a Operação “Sinal Vermelho”.

25º Batalhão de Infantaria Paraquedista realiza Estágio de Adaptação ao Pantanal


Por: Redação OD
Visando estar em permanente prontidão, para a possibilidade de emprego em qualquer ambiente operacional do Brasil, o 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt) realizou, de 22 a 29 de maio, uma operação na cidade de Corumbá (MS), empregando um efetivo de 148 militares. O objetivo era treinar a tropa para atuar em ambiente pantaneiro. 

Missão de paz no Líbano é tema de palestra no Ministério da Defesa

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, falou na abertura sobre as missões de paz da ONU. (FOTO: MD).
Por: Redação OD

Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica se reuniram, nesta terça-feira (06), no auditório do Ministério da Defesa (MD), para o ampliar o conhecimento sobre a missão de paz no Líbano, Força-Tarefa Marítima, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).  A abertura do evento foi realizada pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, que destacou a possibilidade de uma nova missão de paz na mesma região. 

Enfermeiros do Esquadrão de Saúde da FAB participam de capacitação operacional na Ala 12


Por: Redação OD
Militares de organizações de saúde do Rio de Janeiro (RJ) e representantes de instituições civis, como Apollo 12 e Universidade Estácio de Sá, participaram de um treinamento na última quarta-feira (31/05). Entre as atividades foi realizada uma simulação de socorro e resgate, com o objetivo de retratar a atuação da equipe de enfermagem, de contra-incêndio e do 3º/8º Grupo de Aviação (responsável pelo transporte aeromédico) no ambiente operacional.

Alunos do Curso de Artilharia Antiaérea da EsACosAAe, recebem instrução de Oficiais do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB


Por: Redação OD

No mês de maio do ano corrente, os alunos do Curso de Artilharia Antiaérea para Sargentos da Escola de Artilaria de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), participaram de uma instrução ministrada por um oficial do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCa) da Força Aérea Brasileira.

Marinha do Brasil comemora os 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo na Escola Naval


Por: Redação OD

O Comando do 1º Distrito Naval realizará, no dia 9 de junho, na Escola Naval, a cerimônia em comemoração ao 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil (MB), e de entrega da Ordem do Mérito Naval, que será presidida pelo Comandante de Operações Navais, o Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos. O Diretor de Abastecimento da Marinha, o Vice-Almirante Sérgio Luiz de Andrade, o Presidente da Academia Brasileira de Ciência, o Doutor em Física Luiz Davidovich e o Membro da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, estão entre os agraciados que serão premiados na solenidade deste ano pelos relevantes serviços prestados à MB.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Centro de Instrução do Gericinó recebe unidades de Artilharia para a realização do Tiro do Recruta 2017


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no dia de hoje 07/06, no Campo de Instrução do Gericinó (CIG) o tradicional “Tiro do Recruta”. O evento faz parte do início das comemorações da Semana da Artilharia, o qual é promovido pela AD/1 Artilharia Divisionária 1 (Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias) unidade subordinada a 1ª Divisão de Exército, em alusão ao Dia da Artilharia que é comemorado no próximo dia 10 de Junho e que também faz parte do adestramento dos futuros soldados da arma de artilharia, que estão se incorporando as fileiras do Exército Brasileiro.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Segurança nacional: Forças Armadas atuarão de forma integrada, diz ministro Jungmann


Por: Redação OD

As Forças Armadas vão atuar de forma integrada dentro do esforço do governo brasileiro em combater o crime organizado no País. A informação foi transmitida pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, hoje (5), em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Segundo Jungmann, somente com integração e inteligência será possível desarticular as quadrilhas instaladas no território nacional. Numa outra frente, o ministro informou que propôs ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e aos integrantes da bancada parlamentar federal do estado do Rio a aprovação de um projeto de lei por objetivo mais rigor e controle das comunicações de criminosos com familiares e advogados. “É preciso acabar com a home office destas quadrilhas”, assegurou.

06 de Junho de 1944: O Mais Longo dos Dia ou simplesmente "DIA-D"


Por: Anderson Gabino

O dia 6 de junho de 1944, mais conhecido como Dia D, marca a data em que os aliados ocidentais desembarcaram nas costas da França, dando início ao fim da II Guerra Mundial, começada cinco anos antes pela invasão nazista à Polônia. Simultaneamente ao desembarque do lado ocidental, no Leste da Europa, a URSS lançou uma poderosa ofensiva contra os nazistas. O Dia D foi a maior operação militar aeronaval da história, aquela dia, 155 mil homens dos exércitos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá, lançaram-se nas praias da Normandia, região da França atlântica, dando início à libertação europeia do domínio nazista. Transportados por uma frota de 14.200 barcos, protegida por 600 navios e milhares de aviões, asseguraram uma sólida cabeça-de-praia no litoral francês e dali partiram para expulsar os nazistas de Paris e, em seguida, marchar em direção à fronteira da Alemanha.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

NATO/OTAN "Tiger Meet" 2017 começa hoje na França

Imagem via NATO Tiger Association.
Por: Yam Wanders.

Imagem via NATO Tiger Association.
Começa hoje o "Tiger Meet" 2017 em Landivisiau (base da Aeronavale, a Aviação Naval da Marine Nationale - a Marinha da França), localizada na região de Finistérre, costa do Atlântico. A Base de Landivisiau é o equivalente francês da "Top Gun" de seus colegas da U.S. Navy, sendo a sede da aviação de caça embarcada (Chasse embarquée)  e aeronaval francesa (Force Maritime de l'Aeronautique). São mais de 50 aeronaves presentes a essa edição de um dos mais antigos encontros de aviação de combate e seus respectivos esquadrões de apoio no âmbito de nações participantes da NATO/OTAN na Europa, e quase todas com suas respectivas e personalizadas pinturas comemorativas que mudam a cada edição do encontro, sempre com o padrão "Tiger Stripes" que se tornou lendário e um show a parte nos esquemas de cores da aviação.

Marinha do Brasil vai investir US$ 1,8 bi na construção das futuras corvetas Classe Tamandaré

Por: Redação OD
A Marinha do Brasil vai investir US$ 1,8 bilhão na construção de quatro novas corvetas (navios de guerra) para manter ativo o projeto de reequipamento da frota de superfície da Força, plano prejudicado pela crise econômica que afeta fortemente o orçamento da Defesa. Com uam previsão de que a primeira unidade fique pronta em 2022, ao custo de US$ 450 milhões. O processo de obtenção será executado em etapas. 

Exército Brasileiro auxilia na desminagem em solo Colombiano com equipes de Assessoria Técnica, de Instrução e de Avaliação


Por: Redação OD
A desminagem na Colômbia, recentemente, teve seus trabalhos intensificados e os integrantes do Exército Brasileiro designados para a missão atuam em três frentes: assessoria técnica, instrução e avaliação das organizações. A Missão de Assessoria e Instrução no Centro Internacional de Desminagem da Colômbia é um acordo bilateral entre os Exércitos do Brasil e da Colômbia, com a finalidade de que os militares brasileiros possam assessorar o Exército da nação amiga na área de desminagem humanitária.

domingo, 4 de junho de 2017

Ataques em Londres - "Blue Thunder"/70-Strong em cena, uma elite dentro da elite (SAS)

Uma das imagens dos que seriam integrantes do "Blue Thunder/70_Strong", divulgadas nas mídias da  Grã-Bretanha. Foto de Peter Nicholls/Reuters.

Por: Yam Wanders.

O momento da chegada do "Blue Thunder/70-Strong" diretamente no
 ponto quente dos ataques de Londres desse sábado dia 3.
Imagem via PA/Daily Mail UK.
Logo após a mobilização das forças policiais nos arredores da London Bridge, e com a confirmação que o ataque estava acontecendo de forma aparentemente organizada e por pelo menos 3 indivíduos, foi dado o alerta de acionamento para um grupo que chegou em dez minutos ao local, transportado por um misterioso helicóptero Eurocopter AS365 N3 Dauphin na cor azul escura, sem nenhuma marcação ou até mesmo prefixo. E não mais surpreendentemente, esse helicóptero misterioso pousa direto no local do ocorrido, em plena London Bridge desembarcando esse time de elite direto no ponto quente da ocorrência ainda em andamento.

Marinha do Brasil assumiu a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial


Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil assumiu, nesta manhã ensolarada de domingo dia 04/06, a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMIISG), no Rio de Janeiro. A cerimônia que abre por tradição as comemorações da Batalha Naval do Riachuelo (Data Magna da Força Naval e que está completando 152 anos), foi presidida pelo Comandante do 1° Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, e contou com a presença de autoridades do Exército Brasileiro, da Força Aérea, de ilustres convidados e veteranos, bem como representações das três forças armadas.