quinta-feira, 8 de junho de 2017

Missão de paz no Líbano é tema de palestra no Ministério da Defesa

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, falou na abertura sobre as missões de paz da ONU. (FOTO: MD).
Por: Redação OD

Militares da Marinha, Exército e Aeronáutica se reuniram, nesta terça-feira (06), no auditório do Ministério da Defesa (MD), para o ampliar o conhecimento sobre a missão de paz no Líbano, Força-Tarefa Marítima, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL).  A abertura do evento foi realizada pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, que destacou a possibilidade de uma nova missão de paz na mesma região. 

“Estamos finalizando um estudo junto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre o nosso futuro em operações de paz e um dos países onde a Organização das Nações Unidas (ONU) tem missões é o Líbano”, contou o almirante.Durante o evento, o ex-comandante brasileiro da missão, almirante Flávio Macedo Brasil, que ocupou a função de fevereiro de 2015 até fevereiro de 2016, apresentou o painel “Força-Tarefa Marítima, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL)”. 

A palestra foi realizada pelo almirante Flávio Macedo Brasil (FOTO: MD).
Ele destacou pontos importantes como a história, organização, o legado e a experiência adquirida pelos militares brasileiros. “É uma missão que traz uma grande cultura operacional para a Marinha, pois saímos dos nossos treinamentos totalmente controlados e passamos para a missão real. É uma grande oportunidade de mostrar nossa capacidade operacional, pois ali estamos sendo observados por vários outros países”, explicou. Ao final da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de questionar o palestrante e esclarecer dúvidas referentes ao tema.

FTM-UNIFIL

A FTM-UNIFIL, ativada em 2006, possui o Brasil como líder desde 2011. A missão ocorre por meio do mandato da ONU. Atualmente, ela conta com cinco países, além do Brasil, que contribuem com navios, como a Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia e Turquia. A Marinha do Brasil mantém uma fragata na costa libanesa com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais e contrabandos no país árabe, bem como contribuir para o adestramento da Marinha do Líbano. As substituições de navios-capitânia e Estados-Maiores ocorrem a cada seis meses. 

O atual comandante da FTM-UNIFIL é o almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, no comando da fragata União. Estiveram presentes ao evento o comandante da Marinha do Brasil (MB), almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o diretor geral do Instituto Rio Branco (IRB), embaixador José Estanislau do Amaral Souza Neto; o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), Hussein Kalout, entre outras autoridades civis e militares.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social (Ascom)/Ministério da Defesa

Nenhum comentário: