quinta-feira, 8 de junho de 2017

Navio Doca Multipropósito “Bahia” realiza voo simultâneo pela primeira vez (video) e transferência de óleo no mar

Esquadrão HU-2, pioneiro na missão

Por: Redação OD
No dia 5 de junho, dois helicópteros UH-15 Super Cougar, pertencentes ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), decolaram simultaneamente pela primeira vez, dos convoos A e Z do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”. As aeronaves atuaram em prol da realização da projeção anfíbia em Itaóca (ES), durante a Operação “Sinal Vermelho”.

Exercício realizado com aeronaves UH-15 Super Cougar
A nova capacitação do NDM “Bahia” poderá contribuir para a diversidade das operações aéreas desempenhadas pela Força Naval, como foi o caso do transporte de tropas e a retirada dos evacuados, no contexto de uma operação de evacuação de não combatentes. Dessa forma, a prontidão na atuação simultânea com duas aeronaves, de médio porte, elevou o grau de flexibilidade e versatilidade do navio.




Aeronaves durante a operação “Sinal Vermelho”

Faina de alto Mar
Navios realizam TOM

Dando continuidade a Operação “Sinal Vermelho”, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” realizou, no dia 6 de junho, a transferência de óleo combustível no mar (TOM) para a Fragata “Liberal”. No total, foram transferidos 99.700 litros de óleo combustível, em pouco mais de uma hora. A realização da transferência demonstra o esforço da tripulação em aumentar as potencialidades de utilização do NDM “Bahia”, atuando como um possível reabastecedor dos demais navios da Esquadra. 
NDM “Bahia” atuando como mais um navio reabastecedor da Esquadra

Dessa forma, ao operar especialmente em grupo-tarefa, eleva o alcance, a flexibilidade e a capacidade de permanência dos navios na área de operações. A Esquadra passa a contar, agora, com mais um navio reabastecedor, importante fator de força durante o planejamento e execução das comissões e no adestramento de TOM para os navios subordinados.
FONTE: CCSM

Nenhum comentário: