domingo, 4 de junho de 2017

Ataques em Londres - "Blue Thunder"/70-Strong em cena, uma elite dentro da elite (SAS)

Uma das imagens dos que seriam integrantes do "Blue Thunder/70_Strong", divulgadas nas mídias da  Grã-Bretanha. Foto de Peter Nicholls/Reuters.

Por: Yam Wanders.

O momento da chegada do "Blue Thunder/70-Strong" diretamente no
 ponto quente dos ataques de Londres desse sábado dia 3.
Imagem via PA/Daily Mail UK.
Logo após a mobilização das forças policiais nos arredores da London Bridge, e com a confirmação que o ataque estava acontecendo de forma aparentemente organizada e por pelo menos 3 indivíduos, foi dado o alerta de acionamento para um grupo que chegou em dez minutos ao local, transportado por um misterioso helicóptero Eurocopter AS365 N3 Dauphin na cor azul escura, sem nenhuma marcação ou até mesmo prefixo. E não mais surpreendentemente, esse helicóptero misterioso pousa direto no local do ocorrido, em plena London Bridge desembarcando esse time de elite direto no ponto quente da ocorrência ainda em andamento.


Uma das raras fotos quando de um dos helicópteros usados pelo "Blue Thunder/70-Strong", que pertecem ao 658 Squadrom, já com a cor "civil" e ainda com o prefixo discreto na cauda. Foto de Alec Wilson via Elite Forces UK.

Das atuais novas unidades que tem sido criadas por diversas forças armadas do mundo, o "Blue Thunder" (nome não oficial, mas informal devido ao emprego de helicópteros e do uniforme cor azul escuro) ou 70-Strong, é a única no mundo que conta com seus próprios helicópteros, inclusive um AH-64 Apache (aeronave operada pelas forças britânicas já a alguns anos) exclusivo para prover apoio aéreo com câmeras e outros sensores especiais, além do óbvio suporte de fogo pesado com metralhadoras e mísseis no padrão de combate da aeronave. Outra característica do nome 70-Strong é a que esse time de elite é composto por 70 homens altamente capacitados, com ampla experiência de combate em todas as suas modalidades, e, obviamente todos veteranos de operações anti-terrorismo em solo britânico e no exterior.

O "Blue Thunder/70-Strong" é a única Força Especial que conta com seus próprios helicópteros, incluindo um AH-64 Apache para apoio aéreo de imagens e fogo.

O "Blue Thunder/70-Strong" é uma elite dentro de uma força que já é elite no mundo das Forças Especiais, o SAS - Special Air Services, que é a designação do 22nd regiment do British Army. o SAS já contava com um "esquadrão" anti-terror, o Sabre Squadron, porém ainda não se conheçe o "porque" da criação de uma nova unidade dentro da unidade. O que se sabe a partir de informações de veículos especializados na Grã-Bretanha é que, o "Blue Thunder/70-Strong" possui três bases em território britânico em locais secretos, possuem seus próprios helicópteros, um para cada base e um AH-64 Apache exclusivo para apoio aéreo, quando acionados na eventualidade de uma ocorrência passam imediatamente à subordinação do Comando Anti-Terrorismo da Polícia e ao comitê COBRA (comitê de emergência comandando diretamente pelo 1o Ministro Britânico).
Apesar da carência de informações no meio especializado, sabe-se que a unidade foi criada em 2015, e que desde então pratica diversos treinamentos em conjunto com outras unidades de polícia e das Forças Armadas que poderão ser empregadas em casos de ataques terroristas na Grã-Bretanha e em breve poderão operar seus próprios V-22 Ospreys.
Porém como todos sabem, forças de elite sempre serão um mistério no tocante a suas estruturas e equipamentos, somente os exibindo no momento que entram em ação, quando infelizmente ocorrem ataques graves em grande centros urbanos como foi o caso  desse fatídico sábado à noite  em Londres e em outros pelo mundo.

Referencias:

Birmingham Mail
Daily Mail UK
Elite Forces UK

Nenhum comentário: