sábado, 27 de maio de 2017

Coronel do PARASAR parte para a Expedição ao Salar de Uyuni

Quem se prepara na paz, sofre menos nas adversidades reais. Foto: Gustavo Granado via WAS.

Por: Yam Wanders.

O já bem conhecido Coronel Leite, um dos mais célebres aventureiros brasileiros da atualidade, está partindo nesse domingo para uma expedição na Bolívia, que tem como missão efetuar uma travessia do famoso "Salar de Uyuni"(também conhecido como Tunupa) e o seu irmão menor, o "Salar de Coipasa", no altiplano boliviano. Durante oito dias de expedição, os aventureiros Antonio Fonseca e Coronel Leite efeturarão uma marcha, puxando cada um uma pequena carreta com todos seus equipamentos e suprimentos de comida e água para sobreviver a travessia de aproximadamente 285km de extensão, tendo início no extremo sudeste, em Uyuni, e final no extremo noroeste do salar, em Llica. Os dois aventureiros vão efetuar um novo e grande desafio pessoal. Movidos pela busca de um eu melhor, da superação dos limites e de uma missão complementar ainda não divulgada, vão encarar uma grande aventura que promete não parar por ai...

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Cadetes dos cursos de Infantaria e Engenharia da AMAN realizaram exercício conjunto de Operação Ribeirinha


Por: Redação OD
Com o objetivo a preparar o futuro oficial a operar nas imensas áreas brasileiras, onde os cursos d'água representam as principais “estradas”, o Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em conjunto com o Curso de Engenharia, realizou, no período de 14 a 18 de maio, a Operação Ribeirinha. O exercício foi executado na Represa do Funil e contou com o apoio de duas aeronaves HM1 Pantera do 2º Batalhão de Aviação do Exército.

Fragata da Marinha do Brasil atraca no porto de Natal e será aberta à visitação pública


Por: Redação OD
A Marinha do Brasil, representada pela Fragata “Constituição” (F42), participará das comemorações alusivas ao “Centenário da 1ª Guerra Mundial”, em Brest, na França, no período de 17 a 26 de junho de 2017, junto a meios navais dos seguintes países: Alemanha, Canadá, EUA, França, Irlanda e Reino Unido. A Fragata “Constituição” desatracou do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), no dia 22 de maio, às 10h. Na travessia de ida, o Navio fará escalas logísticas em Natal/RN e Las Palmas (Espanha).

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Exército Brasileiro decide aposentar suas Viaturas Blindadas de Combate Obuseiros Autopropulsados M-108


Por: Anderson Gabino
O Exército Brasileiro, por meio do seu Chefe do Estado-Maior, o General de Exército Fernando Azevedo e Silva resolveu, via PORTARIA Nº 193-EME de 2017 desativar as Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado M-108. A referida desativação é fruto da decisão tomada na 3ª Reunião Decisória, realizada em 29 de março de 2017. A desativação das VBCOAP M-108 só deverá ser efetivada após o recebimento das VBCOAP M109A5 destinadas a sua substituição. 

Operação Ostium: A Força Aérea Brasileira reforçando a vigilância sobre as nossas fronteiras


Por: Redação OD

O que foi a Operação Ostium?

A Ostium foi uma operação que visou reforçar a vigilância no espaço aéreo sobre a região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai. O objetivo é coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico. As atividades devem prosseguir até o fim do ano e envolvem a instalação temporária de radares móveis em cidades próximas às fronteiras, como Chapecó (SC) e Corumbá (MS); reforço das atividades aéreas nas bases da Força Aérea Brasileira (FAB); e deslocamento de aeronaves militares para cidades como Cascavel (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Dourados (MS).

24 de Maio: Dia da Infantaria, A Rainha das Armas


A Arma de Infantaria é a mais antiga do Exército Brasileiro, sendo formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, além de poderem utilizar vários meios de transporte para irem ao campo de batalha. O Dia da Infantaria é comemorado no dia 24 de maio, por ser a data de nascimento de seu patrono, Antônio de Sampaio, que passou por diversos cargos no Exército, desde alferes até chegar a Brigadeiro, e por ter dedicado toda sua vida a Infantaria. Em 1940 ele foi declarado o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-4), “Gavião Pantaneiro” e CeIMLa celebram 22 anos de criação

Cerimônia Alusiva ao 22° aniversário do EsqdHU-4
Por: Redaçaõ OD
No dia 16 de maio, o 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-4), “Gavião Pantaneiro”, comemorou 22 anos de sua criação. Para celebrar a data, foi realizada uma cerimônia militar com a participação de uma aeronave do 3º Esquadrão de Helicópteros e de uma equipe de salto livre da Brigada Paraquedista: “Os Cometas”. Durante o salto comemorativo, os militares paraquedistas conduziram as bandeiras do Brasil e do EsqdHU-4. Estiveram presentes no evento o Comandante do 6° Distrito Naval, Contra-Almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, autoridades civis e militares, além de familiares da tripulação do EsqdHU-4.

O "Soldado" que coleciona aviões de caça

Logo na entrada estão três dos mais de 102 aviões montados em exibição, da que é considerada uma das maiores coleções particulares do mundo.
Por: Yam Wanders.

Adentrando na temática de cultura aeronáutica, e em especial a da preservação histórica e colecionismo, apresento-vos a história interessante de um colecionador francês, que depassa a excentricidade em suas coleções, devido não só a uma paixão antiga pela mecânica como pelo desafio pessoal diante de adversidades e circunstâncias particulares de sua vida e de sua curta carreira militar. Ao chegar no Chatêau de Savigny-lès-Beaune na região da Bourgongne a impressão é óbvia de ser apenas mais um dos muitos castelos pertencentes à alguma das muitas famílias de nobres que ainda existem na França, que são preservados por ostentação ou por amor à história, mas nesse castelo existe algumas coleções das mais interessantes que já tive a oportunidade de ver "in loco".

terça-feira, 23 de maio de 2017

Depois do Exército, Sistema de comunicações seguras da Força Aérea Brasileira é testado em aeronaves da Marinha


Por: Redação OD
Depois de aeronaves do Exército Brasileiro, foi a vez de helicópteros da Marinha do Brasil passarem por testes para uso do Sistema de Comunicação Segura Link BR-1, da FAB. O Algoritmo Criptográfico Brasileiro (ACB) foi inserido nas aeronaves SH-16 Seahawk (do Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino) e UH-15 Super Cougar (do Segundo Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral), ambas da Aviação Naval. Realizados na Ala 1, em Brasília, os testes em terra e em voo foram bem sucedidos. Especialistas da Célula de Comunicação e Enlace de Dados (CCED), do Comando de Operações Aeroespacias (COMAE), prestaram assistência técnica.

Helibras entrega mais dois H225M em maio, Exército e FAB recebem as primeiras das 4 unidades previstas para 2017


Por: Redação OD
A Helibras entregou dois novos H225M no mês de maio. As aeronaves que seguiram para o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são as primeiras unidades dentre as quatro previstas para entrega em 2017. O primeiro helicóptero, do Exército, é o quarto em configuração operacional, com sistemas exclusivos para as operações do Exército, e a nona aeronave do modelo recebida pela Força. O helicóptero ficará baseado em Taubaté, no 1º BAvEx. Já o H225M da FAB, também o quarto em versão operacional para a Força, seguiu para a Base Aérea do Rio de Janeiro somando agora 10 helicópteros do modelo à disposição da Força Aérea.

Estágio de Caçador de Operações Especiais passa pela "Casa dos Caçadores"


Por: Redação OD

Após uma fase intensa de instruções teóricas, os futuros caçadores de operações especiais seguiram para Goiânia, onde colocaram em prática os conhecimentos recém adquiridos. Em Goiânia, cidade sede do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, os alunos do Estágio de Caçador de Operações Especiais tiveram oportunidade de travar contato com as instalações e com os operadores das duas frações responsáveis pelo planejamento e condução de operações com emprego de caçadores, o Destacamento de Reconhecimento e Caçadores (DRC) e o 5o DOFEsp.

Começa o 27º Campeonato de Paraquedismo das Forças Armadas


Por: Redação OD
O 27º Campeonato Brasileiro de Paraquedismo das Forças Armadas começou nesta segunda-feira (22/05) no Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva (SP). A disputa vale a vaga brasileira no 41º Campeonato Mundial Militar de Paraquedismo do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), que será realizado em julho, na cidade de Warendorf, na Alemanha. A cerimônia de abertura, realizada neste domingo (21/05), foi presidida pelo Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, e teve a participação das equipes de atletas, além dos militares responsáveis pela coordenação e apoio ao campeonato.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizam tiro de instrução básico


Por: Redação OD
De 9 a 12 de maio, os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército participaram da instrução de tiro de Fuzil Automático Leve (FAL) 7,62 mm, ministrado pelo Corpo de Alunos. A semana de atividades consistiu na Instrução Preparatória para o Tiro (IPT), do Teste da Instrução Preparatória (TIP) e do próprio Tiro de Instrução Básico (TIB).

Curso de Precursor Pára-quedista: Infiltração Aquática


Por: Redação OD

No período de 24 à 28 de abril os alunos do 17/1 - Curso de Precursor Paraquedista realizaram adestramento de infiltração aquática no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia. Foram praticadas técnicas de reconhecimento e sinalização, "espinha de peixe", navegação e orientação com as embarcações, utilização de implementos e uma prova de natação operacional.

Fuzileiros Navais da Cia de Polícia da Tropa de Reforço, realizam instrução a integrantes da Guarda Municipal de Marataízes


Por: Redação OD
Na última sexta-feira (19) agentes da Guarda Municipal de Marataízes estiveram no auditório do CRAS participando de um treinamento sob o comando do Suboficial Alves, da Companhia de Polícia da Tropa de Reforço do Corpo de Fuzileiros Navais. Durante o curso, noções sobre o uso gradual da força, montagem e manutenção da Espingarda Calibre 12, e sobre o uso correto de armamento não letal. 

A história do Hino da Aviação Embarcada: Major-Brigadeiro Sanchez conta sobre a inspiração para escrever a letra


Por: Redação OD

Em 22 de maio comemora-se o dia da Aviação de Patrulha, que é representada pelo Hino da Aviação Embarcada. A letra foi escrita pelo então Major da FAB Jaime Rodrigues Sanchez em resposta a um desafio feito pelo Tenente-Brigadeiro Rodolfo Becker Reifschneider, em 1984, a todos os Cardeais (apelido dado aos pilotos da aeronave de patrulha P-16, por usarem macacão laranja e boné vermelho, semelhantes a um Cardeal do Vaticano). 

Pioneiros Brasileiros na Antártica: Os navios.

Foto do NApOc H-42 "Barão de Teffé" em sua chegada a Antártica em 1982. Autor desconhecido(provavelmente um dos tripulantes do helicóptero embarcado no H-42) Imagem via Marinha do Brasil.

Por: Yam Wanders

Dando sequência à série "Pioneiros Brasileiros na Antártica", dessa vez descreveremos um pouco da história das embarcações que tornaram possível a aventura brasileira no Continente Antártico, pois como a iniciativa foi organizada pela Marinha do Brasil, nada mais certo que ir até a Antártica de navio devido também às exigências das grandes quantidades de volumes/tonelagens necessárias para o objetivos das missões. Vale ressaltar que ainda hoje todo o PROANTAR é de responsabilidade da Marinha do Brasil* e apoiada em parte pela Força Aérea Brasileira quando da necessidade e/ou possibilidade das operações aéreas de suprimentação e transporte de pessoal para a EACF - Estação Antártica Comandante Ferraz, com as aeronaves efetuando o pouso na pista da base chilena Pres. Eduardo Frei Montalva, a única da região que possui um aeroporto e é a mais próxima da base brasileira.

domingo, 21 de maio de 2017

Centro de Armas Submarinas da Marinha (CMASM) recebe mock-up dos torpedos F-21

Foto do mock-up dos torpedos F-21 e membros da tripulação do CMASM
Por: Redação OD
O Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha (CMASM) recebeu, em 2 de maio, dois mock-ups (modelo em escala) dos torpedos F-21 (torpedo de manejo), que possuem a  finalidade de serem utilizados em adestramentos de carregamento em tubo e de familiarizarem a tripulação. Como parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, o CMASM prepara-se para armazenar, testar, executar a manutenção e distribuir os torpedos F-21 que equiparão os quatro submarinos convencionais brasileiros, modelo SB-R.
FONTE: CCSM