quarta-feira, 18 de julho de 2018

Vídeo do porta-aviões americano USS Lexington, afundado durante a Batalha do Mar de Coral mostra o navio intacto


Por: Redação OD

Os destroços do porta-aviões USS Lexington que afundou durante a Segunda Guerra Mundial foram encontrados na costa da Austrália, e em um bom estado de preservação. A equipe que encontrou a embarcação foi comandada pelo co-fundador da Microsoft Paul Allenporta-aviões estava cerca de 800 km da costa australiana e a uma profundidade de 3 km. Imagens registradas pela equipe de Allen mostra a embarcação em ótimo estado de conservação apesar dos 76 anos debaixo d’água. A embarcação, que tinha a bordo 35 aviões, afundou entre os dias 4 e 8 de maio de 1942 durante a Batalha do Mar de Coral, quando foi bombardeado incansavelmente por aviões japoneses. Mais de 200 marinheiros morreram na batalha e mais de 2000 foram resgatados.

Documentos quase centenários que estavam enterrado no 3.º GAAAe serão expostos em evento na cidade de Caxias do Sul

Documentos de quase um século atrás são encontrados enterrados no quartel do Exército, em Caxias do Sul 
Por: Redação OD
Talvez por não achar relevante, o coronel José Pena de Moraes, então intendente de Caxias do Sul (equivalente a prefeito), deixou de registrar nos relatórios anuais sobre o desenvolvimento da cidade uma solenidade na qual ele mesmo participou no dia 3 de abril de 1922. Ao lado do então ministro da Guerra do Brasil, Pandiá Calógeras, e do lendário marechal e sertanista Cândido Rondon, o intendente lançou a pedra fundamental de construção do quartel do Exército, local que hoje conhecemos como a sede do 3.º Grupo de Artilharia Antiaérea (3.º GAAAe), no bairro Rio Branco. Para marcar este momento, as lideranças guardaram a ata da solenidade, alguns jornais da época e quatro moedas dentro de uma urna de metal lacrada. A pequena caixa foi escondida sob o marco inicial das obras para a posteridade, mas o tempo tratou de apagar da memória aquele simbólico momento que consolidava a presença do Exército em Caxias.

17ª Brigada de Infantaria de Selva, inicia operação ‘Ajuricaba III’. Mais de mil militares do Exército fazem parte da operação

Militares da 17.ª  Bda Inf Sl, realizam patrulha fluvial durante a terceira edição da Operação Ajuricaba III. (Foto: Reprodução/Exército Brasileiro).
Por: Redação OD

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, do Exército Brasileiro (EB), iniciou nesta última segunda-feira dia 16, a terceira edição da Operação Ajuricaba. A ação objetiva intensificar a presença do Exército na faixa de fronteira e, consequentemente, inibir ações do crime organizado. O ato acontece em Rondônia e no Acre, sem data para terminar. A Operação Ajuricaba III é realizada de forma conjunta entre órgãos federais e estaduais, e conta com efetivo de mais de mil militares do Exército. Tendo ainda, o apoio logístico de 60 viaturas, 13 embarcações e três aeronaves. Na edição anterior, foram realizadas inspeções em embarcações, veículos leves e caminhões, além de patrulhas terrestres, fluviais e reconhecimento aéreo.

terça-feira, 17 de julho de 2018

De tirar o folego: Tripulação de um CH 47 D Chinook do Exército dos EUA realizam missão de resgate em montanha


Por: Redação OD

Um vídeo, que vem sendo exibido por vários grupos nas redes sociais, mostra um helicóptero de transporte de carga pesada CH-47 D Chinook do Exército dos EUA, onde o mesmo fica pairado de forma suspensa "tocando" o topo da montanha em meio à uma operação de resgate de alpinistas. O helicóptero faz uso apenas de suas rodas traseiras para estabilizar a aeronave no terreno ingrimeAs imagens são impressionantes, pois é possível observar-se com clareza quando à aeronave "toca" a superfície ingrime do monte Hood (no estado norte-americano de Oregoncom suas rodas, enquanto a parte frontal do helicóptero permanece no ar. 

Vídeo mostra a 1.ª saída do Porta-Helicópteros Multipropósito “Atlântico” iniciando a fase de mar para a inspeção operativa

O PHM “Atlântico” pela primeira vez se fez ao mar, ostentando a Bandeira Nacional

Por: Redação OD

Após passar por uma inspeção de material do Centro de Treinamento da Marinha do Reino Unido, Flag Officer Sea Training (FOST), e por um intenso programa de exercícios no porto, o navio suspendeu, nesta segunda-feira, 16 de julho, da Base Naval de Devonport, em Plymouth, na Inglaterra, para início da fase de mar da inspeção operativa.
Durante a fase de porto, a equipe do FOST verificou se os equipamentos e sistemas de bordo estavam operando de acordo com seus rigorosos padrões de eficiência e segurança, comprovando a qualidade dos serviços executados durante o período de manutenção no Reino Unido.

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Conheça o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes


Por: Redação OD

O Exército Brasileiro adquiriu, nos anos 1990, cinco Baterias de Lançadores Múltiplos de Foguetes ASTROS II para modernizar a sua Artilharia de Campanha e de Costa. O material foi distribuído em diversas regiões do território nacional. Em 2004, por intermédio da Portaria nº 619, do Comandante do Exército, de 24 setembro, decidiu-se centralizar o material ASTROS II, com a extinção dessas Unidades e a transferência do 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (6º GACosM) para Formosa (GO), transformando-o em 6º Grupo de Lançadores Múltiplos de Foguetes e Campo de Instrução de Formosa (6º GLMF/CIF).

1º Batalhão de Operações Ribeirinhas inaugura Pista de Liderança e a batiza como "Operações Ribeirinhas"

Pista de Liderança "Operações Ribeirinhas" é inaugurada em Manaus-AM
Por: Redação OD

O 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) realizou, no dia 19 de junho, a inauguração da mais nova ferramenta instrucional, batizada de Pista de Liderança "Operações Ribeirinhas", a primeira construída na Região Norte. A Pista de Liderança é um compartimento construído de modo flexível e adaptável a diferentes atividades e cenários, unindo a prática e a objetividade, para somar ao aprendizado da arte de liderar, por parte tanto dos militares do 1ºBtlOpRib quanto das tripulações das demais organizações militares subordinadas ao Comando do 9º Distrito Naval e demais grupos de interesse.