sábado, 16 de março de 2019

Mais de 10 mil pessoas mortas por terrorismo islâmico em 2018

 Andrew Quilty, Agence Vu/AFP.
Por: Redação OD Europa.

Mais de 10 mil pessoas foram assassinadas em atentados terrorista ‘jihadistas’ em 37 países durante o ano de 2018, sendo que oito em cada dez vítimas estavam no Afeganistão, Irão, Síria, Nigéria e Somália. 
Os dados constam do Anuário de Terrorismo ‘Jihadista’ de 2018, realizado pelo Observatório Internacional de Estudos sobre Terrorismo, impulsionado pelo Coletivo de Vítimas de Terrorismo do País Basco, que foi hoje apresentado em Madrid.

Assinado acordo Brasil & Guarda Nacional dos USA para treinamento militar


Imagem por Sgt Andrew Valenza, via U.S. SouthCom.

Por: Redação OD.

Albany, EUA – A Guarda Nacional em Nova York fará uma parceria com o Brasil para realizar missões conjuntas de treinamento e intercâmbio militar. Autoridades da Guarda Nacional afirmaram que o acordo foi assinado na quinta-feira em Manhattan pelo Major General Raymond Shields, representante de Nova York, e pelo Contra-Almirante Guilherme da Silva Costa, representante das Forças Armadas Brasileiras.
O acordo é o mais recente programa que une a Guarda Nacional do Estado com as Forças Armadas de países estrangeiros. Autoridades militares dos EUA dizem que a nação agora tem parcerias com 83 países.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Brasil receberá do governo dos USA o status de aliado preferencial


Por: Redação OD.

Na próxima segunda-feira (18), o chanceler Ernesto Araújo participará do painel “Bolsonaro e Trump: novo começo das relações Brasil e Estados Unidos”, durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e uma comitiva de seis ministros a Washington. Para marcar essa mudança na relação entre os países, diplomatas brasileiros e americanos se apressam em aprontar o pacote de bondades mais robusto possível.
Entre assinaturas de acordos e declarações, a intenção dos americanos é declarar o Brasil “Aliado Importante Extra-OTAN” – “Major Non-NATO Ally” (MNNA, na sigla em inglês). O governo brasileiro ainda avalia essa possibilidade.

Marinha do Brasil recebe duas novas aeronaves AH-11B modernizadas



Por: Redação OD.


O 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), da Marinha do Brasil, recebeu os dois primeiros helicópteros Lynx modernizados. As aeronaves, agora chamadas de Wild Lynx e designadas de AH-11B, tiveram seus sistemas tático e de navegação atualizados, ganharam novos motores CTS-800-4N, um Glass Cockpitcompatível com os óculos de visão noturna, um sistema de autodefesa que inclui lançadores de chaff e flare e um novo equipamento MAGE-RWR.

52 anos da IGPM do Exército Brasileiro


Por: Redação OD.       


Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares

                        

SÍNTESE HISTÓRICA DA IGPM


A Inspetoria-Geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares (IGPM) foi criada pelo Decreto-Lei (Dec-Lei) n° 317, de 13 de março de 1967, subordinada ao DGP.

A Missão da IGPM é executar, no âmbito do Exército Brasileiro, como Órgão Central, as ações de coordenação e controle das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares. São 52 Corporações Militares, sendo 27 Polícias Militares e 25 Corpos de Bombeiros Militares.

quinta-feira, 14 de março de 2019

49 anos do COE - COMANDO DE OPERAÇÕES ESPECIAS da PMESP

Atirador de Precisão (Sniper) posicionado e observando seu alvo. O dedo indicador direito está esticado, o Atirador irá colocar o dedo no gatilho apenas no momento do disparo. O braço esquerdo não toca no rifle para não transmitir nenhuma vibração que possa interferir no momento do tiro. Note o emblema "SNIPER" no braço esquerdo do atirador

Por: Redação OD.

Acompanhe abaixo a entrevista com o Primeiro Tenente PM Fábio* e não perca no final desta matéria, o filme do curso de formação do COE. 

Com fotos do Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar

Tenente,  o que é o Comandos e Operações Especiais? 

O COE é uma unidade da Polícia Militar, que atua em situações de crise cuja complexidade e periculosidade, exigem treinamento, equipamentos e procedimentos diferenciados. Quando fomos criados, nosso foco de atuação era na localização e captura de criminosos em áreas rurais, matas e serras. 

quarta-feira, 13 de março de 2019

Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro premia ganhadores do 1º Concurso de redação “Amazônia Azul”



Por: Redação OD.

No dia 15 de março, às 15h, a Sociedade Amigos da Marinha do Rio de Janeiro (Soamar-RJ) vai premiar os ganhadores do 1º Concurso de redação “Amazônia Azul”, que tem como propósito aprofundar o tema e dar maior conhecimento à sociedade desta porção do oceano Atlântico adjacente ao território brasileiro.  A cerimônia será realizada no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré e contará com a presença do Comandante da Marinha.

domingo, 10 de março de 2019

10 de março Dia do Mergulhador de Combate



Por: Redação OD.

O GRUMEC é uma unidade militar de mergulhadores de combate para operações especiais da Marinha do Brasil. Com doutrina semelhante a do US Navy SEALs e a do Special Boat Service britânico, a sua função é a de se infiltrar, sem ser percebida, em áreas litorâneas e ribeirinhas, e executar tarefas como reconhecimento, sabotagem e destruição de alvos de valor estratégico. Localiza-se na Ilha de Mocanguê, Niterói, RJ.