sábado, 25 de março de 2017

Patrouille de France chega aos USA e sobrevoa a Estatua da Liberdade.

Sobrevôo da Estátua da Liberdade em NY-USA. Imagem via Armée de L'Air/SIRPA Air.
Por: Yam Wanders.

Após voar sobre toda a região do Atlântico Norte, partindo da RAF Air Station em Lousiemounth (Escócia), passando pela Islãndia, Groênlãndia e Canadá, a Patrouille de France chegou no dia 25 à ANGB (Air National Guard Base) de Stewart-NY para preparar o sobrevôo da Estátua da Liberdade em Nova Yorque. O sobrevôo  desse monumento histórico faz parte de muitos outros que estão programados para o US Tour 2017, em comemoração ao centenário de participação dos USA na 1a Guerra Mundial ao lado da França e aliados, a qual se destacou a enorme importância da participação de Aviadores americanos em esquadrões franceses, pois já em 1917 a falta de pilotos treinados estava colocando a França e Inglaterra em desvantagem frente aos alemães.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Museu Aeroespacial reinaugura a Sala de exposição permanente "Esquadrilha da Fumaça"


Por: Anderson Gabino
Com a presença de ilustres personalidades do meio aeronáutico, hoje (23/03) o Diretor do MUSAL (Museu Aeroespacial) o Brigadeiro do Ar (R/1) Bhering, teve o prazer de poder reinaugurar uma das salas de maior visitação neste museu. Trata-se da sala da Esquadrilha da Fumaça, que tem como seu ponto alto nesta exposição permanete, o lendário North American NA-T6 D (1959), que por décadas foi voado pelo Cel. Av Braga, durante a sua passagem como Comandante da Esquadrilha da Fumaça, quando assumiu em 1965 e permaneceu até 1977, com a destativação da Esquadrilha.

quarta-feira, 22 de março de 2017

1º Btl. DQBRN realizou estágio para profissionais de saúde de organizações militares no âmbito do CML


Por: Redação OD
Nos períodos de 6 a 17 de março, no contexto da preparação de recursos humanos para resposta a acidentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares (QBRN), foi realizado, nas instalações do 1° Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), o Estágio de Capacitação em Defesa QBRN para Fisioterapeutas e Fonoaudiólogos Intensivistas e Emergencistas das organizações militares de saúde do Comando Militar do Leste (CML). 

Ataque em Londres: tiros e mortes causam pânico em frente ao Parlamento

TV mostrou imagens de bloqueios de tráfego ao redor do Parlamento
Por: Redação OD
A Polícia Metropolitana de Londres informou que quatro pessoas morreram em um "ataque terrorista" realizado nos arredores do Parlamento no início da tarde desta quarta-feira. Um porta-voz da Scotland Yard disse que entre os mortos estavam uma mulher, um policial que fazia a segurança do Parlamento e o principal suspeito de ter realizado o ataque. Pelo menos 20 feridos estão sendo tratados em hospitais, vários deles em estado grave.

terça-feira, 21 de março de 2017

60 anos da Divisão Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais, a infantaria da Marinha do Brasil

O Contra-Almirante (FN) César Lopes Loureiro é o atual comandante da Divisão Anfíbia de Fuzileiros Navais do Brasil. Após ser promovido a vice-almirante, ele será o novo comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, que recém completou 60 anos. (Foto: Marcos Ommati/Diálogo)

Por: Marcos Ommati
De acordo com o Manual Básico do Fuzileiro Naval do Brasil, a realização de uma operação anfíbia, além da mobilização de pessoal, implica disponibilidade de meios navais, terrestres e aéreos. Devido às suas peculiaridades, ao longo do tempo buscou-se a construção de meios que atendessem especificamente a essas necessidades. Isso acarretou o surgimento de meios próprios para o transporte de tropa, desembarque de carros de combate, transporte de embarcações de desembarque, além de viaturas anfíbias, entre outros. 

segunda-feira, 20 de março de 2017

Patrouille de France chega à Groenlândia.

Imagem via #Athos01/Patrouille de France.
Por: Yam Wanders.

Como parte da travessia rumo aos USA, a Patrouille de France ( ou PAF) chegou hoje no Aeroporto de Kangerlussuaq.
Essa é apenas uma das escalas feitas nessa travessia do Oceano Atlântico Norte, pois desde sua saída da França no dia 17 de março, a PAF já efetuou escalas em Orleans (França), Lousiemounth (Escócia) e Keflavik (Islândia), enfrentando condições meteorológicas extremas que não estavam previstas, sendo a principal delas, os ventos fortes de proa contrária ao vôo nos níveis de FL (flight level/nível de vôo) inicialmente planejados.

A realidade da indústria de defesa nacional


Por: Frederico Aguiar
O computador, a internet e o GPS são alguns exemplos de como os investimentos feitos diretamente no setor de defesa podem beneficiar toda a sociedade. A aplicação dual da tecnologia é apenas um dos benefícios a que um país e sua população têm acesso ao investir no setor de defesa.O Brasil possui uma ativa indústria no setor, com uma participação de 3,7% do PIB, segundo dados referentes a 2014, tendo faturado cerca de R$ 200 bilhões naquele ano.

domingo, 19 de março de 2017

Brasil ficará fora do Conselho de Segurança da ONU ao menos até 2033


O Brasil vai ficar ao menos até 2033 fora do Conselho de Segurança das Nações Unidas, porque não apresentou candidatura nos últimos anos. Mais alta instância da ONU, o grupo tem como objetivo cuidar da segurança e da paz internacionais. A ausência simboliza uma mudança radical na política externa brasileira. No governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003­/2010), a diplomacia tinha ambições de mediar a paz entre israelenses e palestinos e chegou a apresentar uma proposta de acordo, em conjunto com a Turquia, para resolver a questão do programa nuclear do Irã.