domingo, 22 de maio de 2022

30 anos de "Ailes Anciennes de Corbas"

 


Por Yam Wanders.

A "Ailes Anciennes de Corbas" é uma associação de entusiastas de aviação antiga e clássica, e, que se dedica a pesquisa, reforma e restauração de aeronaves consideradas históricas de diversos períodos, e nesse final de semana dos dias 21 e 22 de maio completou seus 30 anos em grande estilo com um evento gratuito aberto ao público.

Localizada no aeródromo de Corbas, a poucos quilômetros ao sul de Lyon, a associação foi criada em torno de um projeto inicial que era restaurar e retornar à condição de voo uma aeronave Marcel Dassault FLAMANT que estava em exibição estática no aeródromo de Lyon Corbas desde 1983. 


Hoje a associação tem a posse de seis aeronaves de grande valor histórico, sendo que duas ainda estão em trabalhos de reforma e restauração, com o destaque para o A-26 Invader (A-26B-45-DL s/n 44-34172) que foi utilizado para representar um avião-bombeiro no filme "Always" (Além do horizonte no Brasil) de Steven Spilberg.



O trabalho que está sendo efetuado nessa aeronave pode ser visto diretamente no site da associação no link: http://www.ailesanciennesdecorbas.com/avions/douglas-invader-a-26/

O evento conseguiu realisar uma grande exposição de aviões antigos, biplanos e até um caça Morane D-3801 ‘J-143’ (HB-RCF), de 1940 (único no mundo em condições de voo).

Também foi celebrado o 70º aniversário da aeronave "Flamant n°189", que fez seu primeiro voo em 1952 e o 80º aniversário da aeronave Texan T6 desde que foi entregue ao serviço ativo em 31 de março de 1942, no Craig Field no Alabama com a matrícula tática CR311.

Para quem está se perguntando o que é esse “Grinch” (o anão "Ranzinza" da Branca de Neve) no cartaz do 30º aniversário de Les Ailes Anciennes. Esta é a "arte do nariz", decoração individual na grande tradição aeronáutica militar, aplicada no nariz do nosso Dassault MD312 Flamant n°189.

Este é um dos padrões que foram usados ​​nos Flamants do esquadrão EOM 86 "Hoggar", baseado em Blida durante a Guerra da Argélia. “Grincheux” também lembra o “G” no registro F-AZVG da aeronave carinhosamente batizada de “Victor Grincheux” pelos ex-alunos da associação.

O trabalho de restauração do “Victor Grincheux” pode ser visto diretamente no site da associação no link: http://www.ailesanciennesdecorbas.com/avions/marcel-dassault-n189/

No sábado à noite também aconteceu um show de rock com músicas dos anos 80.

Foto aérea do aeródromo de Lyon-Corbas com o evento montado. Imagem via @ChrisTian.




As associações de Reenactors presentes

Nove associações de reenactors participaram da montagem do acampamento militar da 2a Guerra Mundial, com  pelo menos 60 reenactors entre homens e mulheres, todos usando fardamento de época ou réplicas de excelente qualidade representando diversas unidades das Forças participantes da 2a Guerra Mundial, assim como seus equipamentos diversos e veículos militares, muitos desses originais de época em perfeito estado de conservação. E de acordo com a tradição, muitos visitantes também vieram ao evento usando fardas de época ou roupas estilizadas dos anos 40 para ajudar no clima de nostalgia do evento.



Estiveram presentes no evento as seguintes associações de reenactors; 2°RSAR, 36eme, Delta Base, Dragoon, ET030, HPA, Isére39/45, U.S. Reco  e Women War Memoriel. 

Para que toda essa estrutura fosse possível, os trabalhos de organização e logística começaram pelo menos 6 meses antes, e os contatos inicais a pelo menos 1 ano atrás.



Veja mais sobre uma das grandes reencenações efetuadas em 2020 que efetuamos cobertura:

https://orbisdefense.blogspot.com/2020/07/a-reencenacao-da-2a-guerra-de-saint.html

 

Sobre o Aeródromo de Lyon-Corbas

O aeródromo de Lyon-Corbas ( código ICAO  : LFHJ ) é um aeródromo aprovado para uso restrito, localizado no município de Corbas , 12  km a sudeste de Lyon , no Rhône ( região Rhône-Alpes , França ) e é utilizado para a prática de esportes aéreos e atividades de aviação leve, voo livre , paraquedismo e aeromodelismo.

O aeródromo tem duas pistas de grama alinhadas no eixo norte/sul, a uma altitude de 199 m (652 pés msl) sendo; uma pista (18L/36R) de 900 metros de comprimento e 85 de largura, e; outra pista (18R/36L) de 900 metros de comprimento e 100 de largura, adjacente à primeira e reservada para planadores .

O aeródromo não é controlado . As comunicações são realizadas em autoinformação na frequência de 119.050  MHz e é possível reabastecimento de combustível e lubrificante.


O Aeródromo abriga as seguintes instituições:

- Ailes Anciennes de Corbas

- Museu da Aviação Lyon-Corbas EALC (Musée Clément Ader)

- Lyon Corbas Aeroclub (ALC)

- Centro de Planador Lyonnais (CVVL)

- Escola de paraquedismo de Lyon Corbas (EPLC)

- Aero Models Club du Rhône

- Espaços Aeronáuticos Lyon Corbas

- Construtores de aeronaves amadoras Corbas

De 1 de dezembro de 1964 a 30 de julho de 1998, o aeródromo de Lyon-Corbas abrigou uma unidade da ALAT (Aviation Léger de l'Armée de Terre) uma unidade de aviação de asas rotativas do Exército Francês responsável pela realização de missões de assistência ao comando (ligação e reconhecimento) e armamento (ajuste de artilharia, exércitos de reconhecimento, apoio de tropas terrestres)

Esta unidade carregava sucessivamente os nomes de 8 e GALAT (01/12/1964 - 31/06/68), 5 e GALAT (01/07/1968 - 31/05/1973), 5 e GALREG (01/06/1973 - 31/07/1977), e 5ºGHL de 01/08/1977. O "Grupo de Corbas" foi dissolvido em 30 de julho de 1998, deixando todo o terreno e instalações diversas apenas para atividades civis.


Foto Aérea do aeródromo por FlorentM, 29 de maio de 2014 via Wikipédia.


Galeria de imagens:
























































































































































Nota importante

Compareci ao evento somente no sábado dia 21, e devido à restrições de deslocamento no dia 22 não pude continuar a fazer mais imagens desse importante acontecimento no domingo. 

Agradeço aos que eventualmente enviarem mais fotos interessantes para ilustrar essa matéria, e, caso eu tenha cometido alguma omissão  à alguma associação presente e/ou equívocos de descrições posso efetuar as correções necessárias, bastando apenas enviar um email para a redação pelo orbisdefense@gmail.com .

Note importante

Je n'ai assisté à l'événement que le samedi 21, et en raison des restrictions de voyage du 22, je n'ai pas pu continuer à prendre plus d'images de cet événement important le dimanche.

Je remercie ceux qui éventuellement envoient des photos plus intéressantes pour illustrer cet article ou le suivant avec plus de photos d'amis, et, si j'ai commis une omission à une association présente et/ou des erreurs dans les descriptions, je peux apporter les corrections nécessaires, juste en envoyant un e-mail à la salle de presse à orbisdefense@gmail.com.

Links importantes e referências:


- http://www.ailesanciennesdecorbas.com/

- https://museeaviationlyon.fr/

- https://www.spotair.org/

- https://www.facebook.com/Rhone1944/

- https://fr.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9rodrome_de_Lyon_-_Corbas

Nenhum comentário: