domingo, 26 de julho de 2020

A reencenação da 2a Guerra Rhône 1944



Por: Yam Wanders.

O reenactement, no português, reencenação histórica, é a denominação atribuída a uma espécie de encenação em que se pretende fazer a reconstituição de eventos históricos, geralmente rotinas e batalhas militares. 

Atividades relacionadas a encenações históricas remontam à Roma Antiga, onde eram recriadas batalhas famosas nos seus Anfiteatros na forma de espetáculos públicos. Na Idade Média, por sua vez, batalhas históricas da Roma e Grécia antiga e de outros locais, eram encenados em forma de "torneios" e peças teatrais

Especialmente durante e a partir do centenário da Guerra Civil dos EUA, ocorrido em 1961, a encenação de batalhas referentes aquela guerra se popularizou, atraindo muitos espectadores e também vários produtores bastante dedicados.

Na Europa, o que era apenas uma atividade lúdica/teatral para poucos grupos do meio, hoje é uma tradição cada vez mais detalhada e que conta com a participação de pessoas de todas as idades, tudo pelo patriotismo e dedicação à preservação da memoria histórica. 

Atualmente, os grupos de reenactors são muito mais que simples aficionados de guerra, mas sim pesquisadores, preservadores de material de todos os tipos, e também, os principais figurantes em filmes e documentários sobre o tema, sendo assim, uma atividade que tem grande importância para o meio da produção audiovisual moderna sobre o tema de guerras.

















"3 eme rassemblement de Saint-Julien Camp de reconstitution Militaire

O "3 eme rassemblement de Saint-Julien - Camp de reconstitution Militaire US-Allemand- Russe- FFI", foi organizado pelo "French Rhône America Memory Group"

Esse é o terceiro evento realizado e organizado pela associação "French Rhône 1944" (French Rhône America Memory Group) na vila de Saint Julien (Beaujolais), a  30km ao norte de Lyon. 

Saint-Julien é uma vila no centro-sul da França, na região administrativa de Auvergne-Rhône-Alpes, no departamento de Rhône e estende-se por uma área de 6,89 km², com apenas aproximadamente mil habitantes! 

O evento foi realizado com um mês de adiamento da data original para atender as imposições das regras de condições sanitarias da crise do covid19, que proibiu diversos eventos na França durante a quarentena imposta. Mas apesar de tudo, a organização e os participantes persistiram e conseguiram realizar um evento de muito boa qualidade.

Estima-se que mais de cinco mil pessoas estiveram presentes entre o público visitante ao "campo militar", organizadores, reenactors particiantes, e assim como outros tantos que na Vila de Saint Julien assitiram ao desfile de tropas e veìculos militares antigos. 

Esse mesmo grande público e os reenactors fizeram o centro da Vila de Saint Julien ficar muito pequeno, quando da participação no cerimonial em homenagem aos mortos na 2a Guerra, que aconteceu em frente do monumento aos mortos das duas grandes guerras dos naturais da Ville de Saint Julien, e que quase toda cidade francesa tem em destaque em suas praças principais em homenagem aos seus que tombaram durante as duas grandes guerras mundiais.







Quanto aos veículos, mais de uma centena estavam presentes e a grande maioria eram Jeeps Willys, seguidos de caminhões de transporte de tropas e ambulâncias Dodge e GMC, motocicletas militares Harley Davidson e Indian, alguns carros antigos de diversas marcas e modelos, mas, o destaque aconteceu para os semi esteiras M2 "half-track car" que estavam muito bem conservados, com muitos acessórios de combate originais e operando em perfeitas condições. 















Também aconteceu o sobrevôo em baixa altitude de uma aeronave Texan -T6 com cores de época padrão USAAF, que efetuou algumas passagens simulando um ataque ao solo durante as duas reencenações de combates no local.









































Comida em fogão de campanha, higiene em bacias esmaltadas com àgua...

No acampamento a regra foi seguida à risca, com o máximo de originalidade possível em todos os aspectos que os participantes puderam organizar e montar. 

Alguns dos exemplos foram; os acampamentos americanos extremamante originais, com participantes conversando em inglês com sotaque "yankee", e, o acampamento alemão com toda a rotina falada em idioma germânico (os reenactors eram todos franceses). 

Outros detalhes interessantes eram os reenactors fazendo suas refeições com fogões de campanha originais de época e até mesmo as higienes pessoais em bacias esmaltadas e barbeadores originais de época, tudo ao melhor estilo rústico das campanhas militares dos anos 40...

Até mesmo rádios antigos adaptados para reproduzir som MP3 com áudios de programas da época estavam reproduzindo a programação da BBC com suas mensagens cifradas.
































Show com Pin Up Singers Satin Dolls

Um dos detalhes interessantes do evento foi a presença de um trio de cantoras interpretando cancões de época, o que era frequente acontecer na 2a Guerra, como apaziguamento para as tropas que estavam em descanso depois das batalhas. 
As Satin Dolls cantaram em diversos momentos e deram aquele charme especial de época que somente os anos 40 possuiram...





O show da moda de época...















Mini mercado de artigos militares para coleção

Desde fardas originais, condecorações para coleção, revistas de época, peças para veìculos e armas de coleção, existia de tudo um pouco para os aficcionados de 2a Guerra Mundial.

Quem gosta da temática militar geralmente tem em casa um micro museu, mesmo que seja algumas pequenas memorabilias na estante da sala junto de plastimodelos, e, até os que possuem pequenos museus em suas graragens ou quartos dedicados. E locais como esse são onde todos podem sempre encontrar algo diferente para suas coleções particulares.

Tudo muito bem organizado e com preços dentro da realidade, foi impossìvel sair do evento sem comprar alguma coisa para a minha coleção!






O comboio até a Ville de Saint Julien

A parte mais emocionante foi quando fui convidado a participar do comboio, que saiu do campo até o centro da Ville de Saint Julien, onde aconteceu a cerimônia de homenagem aos que tombaram na 2a Guerra Mundial, com o tradicional depósito de flores aos mortos, o discurso de memória histórica e a convocação aos presentes de um minuto de silêncio em homenagem aos mortos da 2a Guerra Mundial de todas as origens.

Rodar pelas estradas da região do Beaujolais em um Jeep original da 2a Guerra junto com todos os outros veìculos foi uma experiência que realmente dá a sensação de "viagem no tempo" devido aos cenários das vinhas e de casas bicentenárias ao longo da estrada, bem como o centro da Ville de Saint Julien, que ainda preserva grande parte de suas construções antigas que possuem em alguns casos mais de 200 anos ou mais... 























































A reencenação da batalha

A batalha foi também uma das partes mais esperadas por todos, que ocorreu no domingo, e foi de um realismo muito bem elaborado, reencenando as muitas situações quando do encontro de grupos de resitência e tropas da wermacht, assim como a participação das tropas da divisão do General Leclerc e dos EUA que desembarcaram na Provence durante a Operation Dragon e subiram pelo Vale do Rhône, liberando as cidades e vilas francesas rumo ao norte.

Na Reencenação dos combates foram empegadas armas desmilitarizadas, algumas originais de época e outras sendo réplicas fabricadas para o emprego de munição de festim, que efetuam disparos muito realistas e com som idêntico aos das armas originais em todos os seus detalhes. Os veìculos presentes também foram empregados para incrementar o realismo da ação, assim como com o sobrevôo de uma aeronave Texan T-6 que simulou o apoio aéreo com ataque ao solo.


























































Agradecimentos

Agradeço ao convite do Presidente da associação "French Rhône America Memory Group", Mr Gilles Longin e do Mr. Serge Gautier (Crazy Road Runner)  para a participação como "correspondente de guerra" no comboio de Jeeps e na cerimônia de homenagem aos mortos das guerras no monumento da Ville de Saint Julien.

Link da "French Rhône America Memory Group" no Facebook:


Ville de Saint Julien



Nenhum comentário: