domingo, 31 de outubro de 2021

OTAN realiza exercício de resposta nuclear tática "Steadfast Noon 21"

Imagem ilustrativa via redação OD Europe.


Por Yam Wanders.

Nesses últimos 15 dias uma movimentação anormal de caças sobrevoando o espaço aéreo do sul da Europa causou curiosidade aos observadores leigos, e, aos mais especializados que acompanham as movimentações da aviação militar por aplicativos de monitoramento de tráfego aéreo, radioescuta ou apenas observando (spotters) os pousos e decolagens nas proximidades das bases militares na Itália, França, Grécia, Alemanha e Espanha. A explicação é o pouco conhecido exercício "Steadfast Noon".

A OTAN deu início ao seu exercício anual de dissuasão nuclear tática na segunda-feira, dia 18 de outubro de 2021, com dezenas de aeronaves de toda a Aliança praticando a defesa dos Aliados europeus da OTAN. O exercício que oficialmente seria de uma semana, denominado “Steadfast Noon”, foi realizado em grande parte no espaço aéreo do sul da Europa, mas não identificou a principal base operacional. Com aeronaves e pessoal de 14 países da OTAN, o Stead Fast Noon teve atividades que se estenderam até o dia 30 de outubro.

Aconteceram por coincidência voos na região de dois bombardeiros estratégicos B1-B Lancer e seus reabastecedores aéreos, que inclusive foram escoltados por aeronaves das Forças Aeroespaciais Russas quando estavam sobre o Mar Negro, voando muito próximo do limite do espaço aéreo russo. Porém nada foi negado ou confirmado se as atividades dessas aeronaves estavam dentro do exercício "Steadfast Noon", já que esse é exclusivamente de aeronaves táticas.