sábado, 23 de setembro de 2017

O fim dos macacões de vôo ?


Por: Yam Wanders.

Macacões de vôo se tornaram uma peça essencial aos aviadores e outros tripulantes já na 2a guerra mundial, pois foram adotados para cobrir os uniformes impecáveis das possiveis sujeiras e de eventuais rasgos durante o embarque e vôo nas aeronaves, que até então eram de acabamento espartano, e, também como um acessório de vestimenta a mais para proteção do frio das altitudes.
Hoje é uma peça que pelo conforto e praticidade, foi adotada até por outras forças terrestres, navais e até Forças Especiais de muitos países pela óbvia praticidade e adicção de múltiplos bolsos.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Exército Brasileiro realiza EXERCÍCIO POÇO PRETO no interior de São Paulo

Imagem via 11a Brigada de Infantaria Leve, Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

Pirassununga (SP) – Após ocuparem as bases de operações em Analândia, Leme, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição, tropas da 11ª Brigada de Infantaria Leve realizaram as primeiras operações do Exercício Poço Preto 2017 – Operação Curimbatá nessa terça-feira, dia 19 de setembro.
Pela manhã, as quatro Subunidades de Força de Atuação Estratégica deram início às atividades, com patrulhas ostensivas a pé e motorizada, típicas em uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem. Além de inibir ações da força de oposição figurada, os pelotões vigiaram agências bancárias e instituições financeiras, após receberem um informe de que poderia ocorrer uma ação criminosa simulada contra esses órgãos.

Tropa brasileira despede-se do Haiti e chega a São Paulo


Por: Redação OD.

A partir deste sábado, 23 de setembro, chegam ao Brasil, na Cidade de São Paulo, militares do Exército, integrantes do 26o Contingente Brasileiro de Força de Paz, que atua na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Operação Paraná: perfeita integração entre os Exércitos do Brasil e do Paraguai

Imagem via Exército Brasileiro/Agência Verde-Oliva.
Por: Redação OD.

Exército utiliza a nova doutrina de emprego da Infantaria Mecanizada Na manhã do dia 20 de setembro, na Cidade de Cascavel (PR), em mais uma jornada da Operação Paraná, a Força Combinada prosseguiu na Marcha para o Combate, deparando-se, mais uma vez, com diversas situações que exigiram o emprego de frações desde o nível Grupo de Combate até o nível Companhia de Fuzileiros Mecanizada, composta por pelotões do Brasil e do Paraguai. O Exercício demonstrou perfeita integração entre os Exércitos dos dois países.

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Exércitos Brasileiro e Paraguaio prosseguem nas atividades da Operação Paraná



Por: Redação OD.

Força Combinada realiza Marcha para o Combate e Ataque à Localidade.
No dia 19 de setembro, em prosseguimento à Operação Paraná, exercício combinado inédito entre os Exércitos do Brasil e do Paraguai, após a emissão de ordens e a ocupação da Zona de Reunião, a Força Combinada Paraná, constituída por tropas dos dois países, iniciou a execução de Operações Ofensivas, sendo promovidas uma Marcha para o Combate, seguida de um Ataque à Localidade de Diamante do Sul (PR).
Durante a Marcha para o Combate, a Força Combinada deparou-se com inúmeras situações, que exigiram planejamento detalhado por parte do Estado-Maior Combinado.
Essa preparação culminou com o emprego de frações, desde o nível Grupo de Combate
até o nível Companhia de Fuzileiros Mecanizada, composta por pelotões brasileiros e 
paraguaios, demonstrando plena integração e sinergia.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Jornalistas atingidos por disparos de helicóptero na Rússia

Momento do disparo, poucos segundosantes do impacto no local aonde estavam os jornalistas.
Por: Redação OD.

O acidente ocorreu durante o exercício "ZAPAD" 2017, e acabou por ferir gravemente dois jornalistas de nacionalidade ainda não confirmadas pelo Mod da Rússia e, provavelmente deixou outros feridos leves. O dia provável do acidente teria sido domingo ou segunda, mas só nas últimas horas que o fato foi tornado público após a visita do Presidente da Rússia Vladmir Putim visitar o local nessa terça-feira, no campo da cidade de Luzhsky, próximo a  St. Petersburgo, um dos locais onde ocorrem os exercícios.

Operação Paraná: Exercício Combinado Brasil – Paraguai

Tropas brasileiras e paraguayas juntas no exercício "PARANÁ 2017". Foto via Agência Verde Oliva/Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

No dia 17 de setembro, chegaram à Guarnição de Cascavel os Oficiais do Estado-Maior e o Pelotão de Fuzileiros do Paraguai, que integram a Força Combinada Paraná. Os militares foram recepcionados pelo Comandante do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BI Mec), Tenente-Coronel Pinheiro, que realizou o briefing inicial sobre a Operação Paraná.  

Submarino alemão modelo UB-ll da 1a guerra é encontrado intacto no litoral da Bélgica

Imagem via Popular Mechanics


Por: Redação OD.

A descoberta em ótimo estado de conservação de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial na costa belga levou as autoridades a indicar a possível presença de sua tripulação.
“Acreditávamos que já tínhamos descoberto todos os submarinos afundados na região. Foi uma surpresa total”, declarou à AFP Tomas Termote, especialista belga responsável por esse achado inédito.

NDM "Bahia" com certificação operacional aérea "full" diurno e noturno



Por: Yam Wanders.

IMAGENS EXCLUSIVAS - O NDM "Bahia" agora está com sua homologação operacional de vôo "plena" após uma semana de intensas operações aéreas diurnas e noturnas em alto mar, na região entre São Paulo e Rio de Janeiro, visando o exercício de suas capacidades operacionais com aeronaves de diferentes portes e modelos, para com isso obter a certificação da Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície. 

terça-feira, 19 de setembro de 2017

CONFIRMADO O RETORNO DAS TROPAS BRASILEIRAS DO HAITI PARA O BRASIL

Foto: Sgt Mache.
Por: Redação OD.

Após a demonstração de profissionalismo da MINUSTAH na passagem do Furacão Irma pelo Haiti e concluídos os 13 anos da missão, as tropas brasileiras do BRABAT e do BRAENGCOY iniciam a desmobilização, com retorno para o Brasil nas seguintes condições:

               - 1º voo: dia 22 SET - 204 militares - Chegada em SP / Guarulhos - Hora 21:40;

               - 2º voo: dia 24 SET - 204 militares - Chegada em SP / Guarulhos - Hora 06:10;

               - 3º voo: dia 25 SET - 204 militares - Chegada em SP / Guarulhos - Hora 18:45; e

               - 4º voo: dia 27 SET - 204 militares - Chegada no RJ / Galeão - Hora 18:05.

         Os militares do Exército na MINUSTAH são provenientes das organizações militares sediadas nas cidades de Lorena, Caçapava, Pindamonhangaba, Barueri, todas no Estado de SP; e de Valença (RJ), sendo que a maior concentração é de militares do Vale da Paraíba, integrantes da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), "Brigada Fornovo Di Taro".

           Vamos prestigiar a chegada dos nossos heróis!

Fonte: Exército Brasileiro.

Exército Brasileiro realiza operação "PARANÁ", em conjunto com Exército do Paraguay.

Na manobra serão empregados veículos 6X¨Guarani, em simulação de ataque ao terreno da
Força Combinada "Paraná".

Por: Redação OD.

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o Exército Brasileiro, por meio da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, promoverá um Exercício Combinado com o Exército do Paraguai. A atividade ocorrerá no oeste do Paraná, nos municípios de Diamante do Sul, Nova Laranjeiras e Guaraniaçu.

Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico na Amazônia: Análise de Cenário e Potencialidades para Indústria Nacional de Defesa na Região Norte do Brasil

Imagem ilustrativa.
Por: Redação OD.

Este artigo, apresenta proposta de discussão e revitalização do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico na Amazônia a partir da utilização de recursos tecnológicos que auxiliam o monitoramento do tráfego aéreo na região. Inicialmente é feita uma breve descrição do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico no país, bem como uma análise do cenário nacional e internacional sob o ponto de vista tecnológico na Amazônia. Em seguida, são revistos alguns acidentes aéreos na região e avaliada a intervenção do Sistema de Busca e Salvamento empregado, observando suas limitações e possibilidades. Nessa argumentação também é avaliada a potencialidade do setor para desenvolvimento de ferramentas e recursos tecnológicos pela indústria nacional de defesa para melhoria do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico na Região Amazônica. 

domingo, 17 de setembro de 2017

Armas da 2a guerra encontradas em um apto depois de 70 anos

As armas e parte dos outros ítens bélicos encontrados. Imagem via Centre France.

Por: Redação OD.

Um casal que prefere manter o anonimato, na cidade interiorana de "Quarré-les-Tombes", na França, resolveu iniciar algumas pequenas reformas em seu imóvel ates da chegada do inverno no mês de julho desse ano, e, quando dos inícios dos trabalhos pelos pedreiros na troca do forro do teto, acabaram por descobrir um pequeno estoque de armas da 2a Guerra Mundial.
Tratam-se de três submetralhadoras Sten 9mm com 25 carregadores, três pistolas Colt 1911 com 10 carregadores, 15 granadas não identificadas e pelo menos mil cartuchos de munições variadas para pistolas e fuzis, entre outros acessórios.

Precisa-se de Bombeiros para o verão, na Antártica!

Imagem via McMurdo Fire Dept.
Por: Yam Wanders.

O verão no hemisfério sul está chegando e com isso mais uma temporada de multiplicação de vôos e missões para as bases americanas no continente gelado, que são as maiores e mais modernas de todas, sendo a base de Mc Murdo e Amudsem Scott as principais operadas por cientistas e militares dos USA e aliados. Sendo assim, com o aumento significante de vôos e movimentação de material acaba por elevar os requisitos de segurança para todas as operações de suprimentação, entre muitas outras, pois as bases acabam sendo na prática, mini cidades industriais em apoio as bases de pesquisas das mais diversas e contendo quase todos os tipos de produtos perigosos que podem causar incêndios e acidentes em geral.