domingo, 17 de setembro de 2017

Armas da 2a guerra encontradas em um apto depois de 70 anos

As armas e parte dos outros ítens bélicos encontrados. Imagem via Centre France.

Por: Redação OD.

Um casal que prefere manter o anonimato, na cidade interiorana de "Quarré-les-Tombes", na França, resolveu iniciar algumas pequenas reformas em seu imóvel ates da chegada do inverno no mês de julho desse ano, e, quando dos inícios dos trabalhos pelos pedreiros na troca do forro do teto, acabaram por descobrir um pequeno estoque de armas da 2a Guerra Mundial.
Tratam-se de três submetralhadoras Sten 9mm com 25 carregadores, três pistolas Colt 1911 com 10 carregadores, 15 granadas não identificadas e pelo menos mil cartuchos de munições variadas para pistolas e fuzis, entre outros acessórios.


As armas encontradas no forro do apartemento de Quarré-les-Tombes, na França são submetralhadora Sten, de fabricação britãnica, calibre 9mm, a arma padrão dos Combatentes da Resistência em toda a Europa Ocidental. Imagem via Centre France.

As armas foram doadas pelo casal para o Museu da Resistência de Morvam, e, de acordo com a responsável pelo museu, a Sra. Aurora Callewaert, a casa realmente pertenceu a um membro da resistência francesa. As armas serão desmilitarizadas após perícia policial, e em seguida "desmilitarizadas", ou seja, serão incapacitadas de efetuar disparos sem perder suas características físicas originais externas, o que tornará possível sua exibição pública no museu da resistência de Morvam já em 2018.

De acordo com marcações encontradas nas armas, elas perteciam a um "Makis" ( nome código genérico dos resistentes) de nome Lucien Charlot “Popaul”, na foto estão também os "Makis" Armand Simonnot “Théo”, André Roguier “Max”, René Macé “François” . Foto do acervo do museu da resistência de Morvam, cortesia de Aurore Callewaert. 

De acordo com muitas reportagens de jornais franceses, ainda é comum encontrar esses tipos de relíquias por todas as regiões de florestas do interior da França, pois eram as regiões mais adequadas aos esconderijos dos integrantes da resistência francesa, e, também é comum que pessoas de idade avançada  que morrem sem deixar herdeiros, acabam por esquecer muitos artefatos da época da 2a Guerra tão bem escondidos que nem mesmo eles lembram ( ou querem lembrar) depois de anos de uma vida pacífica.

Fonte: Jornal "L'Yonne Republicaine"(França), reportagem de 14/09/2017 original de Grégoire Molle "gregoire.molle@centrefrance.com", traduzida e adaptada por Yam Wanders para Orbis Defense.

Link da reportagem original: 
http://www.lyonne.fr/quarre-les-tombes/insolite/2017/09/14/des-armes-de-la-seconde-guerre-mondiale-retrouvees-dans-une-habitation-vers-quarre-les-tombes_12548593.html

Nenhum comentário: