quinta-feira, 26 de março de 2020

60 anos da Operação Alvorada, a marcha dos Fuzileiros Navais para Brasília

A Marcha de 1960 em algum lugar do cerrado, a chegada em Brasilia depois de marchar 1200km desde o Rio de Janeiro em 2008 e o livro de Alfredo de Souza Coutinho Filho. Montagen com imagens de autores desconhecidos. Via CA (FN) José Elkfury & Veterano FN Mauro Coimbra.

Por Yam Wanders.

A marcha de longa distância é ainda um dos mais temidos e ao mesmo tempo almejados exercícios para os jovens militares, ainda não acostumados com a vida militar. 

Mas, salvo raras exceções, todos os neófitos militares um dia terão que encarar esse desafio, como parte da validação de suas carreiras. 

Desde os tempos mais remotos, a marcha faz parte da vida do militar ou qualquer outro povo que precisasse apenas "sobreviver" em um mundo onde o maior conforto era o simples fato de não ser atacado por povos inimigos. 

quarta-feira, 25 de março de 2020

U.S. Marine Corps em reestruturação contra novas ameaças globais; China e Rússia.

Um LCAC (Landing Craft Air Cushion) desembarcando veìculos leves do USMC durante treinamento. Imagem ilustrativa via USMC.


Por Yam Wanders.

O Corpo de Fuzileiros Navais está realizando sua transformação mais abrangente em décadas, passando de um foco na luta contra insurgentes no Oriente Médio para desenvolver a capacidade de combater a captura "de ilha em ilha" no Pacífico ocidental, tal como feito na 2a Guerra Mundial,  para conter a frota naval chinesa.

O plano de dez anos para reestruturar o Corpo, programado para ser apresentado nesta semana, segue anos de anàlises e jogos de guerra  que revelaram que as forças navais e mísseis da China estão apresentando riscos para as vantagens militares americanas na região.

"A China, em termos de capacidade militar, é a ameaça do ritmo", comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, em entrevista. "Se não fizéssemos nada, poderemos ser derrotados." "Cheguei à conclusão de que precisamos contratar o tamanho do Corpo de Fuzileiros Navais para obter qualidade", declarou o General David Berger, Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais.

domingo, 22 de março de 2020

Crise de migrantes + Pandemia Covid19= Fim da União Europeia?


Imagem via STF Analysis & Intelligence.

Por redação OD Europe. 

A crise do "Covid19" ou Corona Virus, começou bem antes do ano de 2020, não que a epidemia tenha chegado antes e ficou incubada esperando um fator de "start", mas porquê as condições que fariam com que ela pudesse se tornar muito mais destrutiva foram criadas pelo menos 10 anos antes e consolidadas nos ùltimos 5 anos. 

Com polìticas desastrosas, para não dizer irresponsàveis, por parte das lideranças da União Européia, e, dos governos neoliberais que presidem as maiores potências polìticas e econômicas do bloco europeu, todos os fatores possìveis para um desastre social foram construìdas na Europa. 

E um desses fatores que muito potencializou as tragédias do terrorismo, criminalidade e agora da pandemia do Corona Virus é a migração ilegal de populações da Àfrica e do Oriente Médio; essa vendida pelas grandes mìdias como algo justo e natural, mas que esconde oportunismos em todos os nìveis dos envolvidos, onde todos perseguem as facilidades sociais e benesses do status de refugiado, que garante uma vida fàcil para quem consegue chegar ao continente europeu e garante votos aos movimentos politicos que usarão essas massas de manobra no futuro (1).