quarta-feira, 25 de março de 2020

U.S. Marine Corps em reestruturação contra novas ameaças globais; China e Rússia.

Um LCAC (Landing Craft Air Cushion) desembarcando veìculos leves do USMC durante treinamento. Imagem ilustrativa via USMC.


Por Yam Wanders.

O Corpo de Fuzileiros Navais está realizando sua transformação mais abrangente em décadas, passando de um foco na luta contra insurgentes no Oriente Médio para desenvolver a capacidade de combater a captura "de ilha em ilha" no Pacífico ocidental, tal como feito na 2a Guerra Mundial,  para conter a frota naval chinesa.

O plano de dez anos para reestruturar o Corpo, programado para ser apresentado nesta semana, segue anos de anàlises e jogos de guerra  que revelaram que as forças navais e mísseis da China estão apresentando riscos para as vantagens militares americanas na região.

"A China, em termos de capacidade militar, é a ameaça do ritmo", comandante do Corpo de Fuzileiros Navais, em entrevista. "Se não fizéssemos nada, poderemos ser derrotados." "Cheguei à conclusão de que precisamos contratar o tamanho do Corpo de Fuzileiros Navais para obter qualidade", declarou o General David Berger, Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais.


Para se reestruturarem como uma força expedicionária naval dentro dos limites do orçamento, o USMC planejam se livrar de todos os seus MBT's (main batlle tanks), cortar grande parte de suas aeronaves e diminuir o contingente de militares total de 189.000 para 170.000.

As mudanças fazem parte de uma ampla mudança de todos os ramos das forças armadas, que estão aprimorando novos conceitos de combate e planejando gastar bilhões de dólares com o que os projetos do Pentágono, serão uma era de intensa competição com a China e a Rússia.

Entre uma série de novos programas de alta tecnologia, a Força Aérea está desenvolvendo um míssil hipersônico que viajaria cinco vezes a velocidade do som e vem experimentando o "ala leal", uma aeronave bombardeiro não tripulada, que poderà voar em formações com aviões pilotados. 

O Exército, que estabeleceu um Comando de planejamentos futuros para supervisionar sua transformação, testou um canhão no Campo de Provas de Yuma, no início deste mês, que dispara projéteis a cerca de 64 quilômetros, aproximadamente o dobro do alcance dos sistemas atuais. 

A Marinha, por sua vez, vem desenvolvendo táticas para dispersar grupos de batalha de porta-aviões para torná-los um alvo menos convidativo para mísseis chineses de médio alcance, e está buscando o desenvolvimento de submarinos e navios não tripulados.

O DoD, através do secretário de Defesa Mark Esper prometeu fazer isso no ano em que o Departamento de Defesa deve avançar para uma "implementação irreversível e completa" da mudança de estratégia. A solicitação de gastos de US $ 705 bilhões do Pentágono para o ano fiscal de 2021 inclui o maior orçamento de pesquisa e desenvolvimento em 70 anos: quase US $ 107 bilhões.

Da contra-insurgêcia para um retorno a ameaças convencionais assimétricas

Quase 20 anos atrás, os militares estavam girando em uma direção muito diferente. Após décadas de preparação para o combate às forças soviéticas e outros grandes exércitos convencionais, as tropas americanas se viram combatendo militantes no Iraque e no Afeganistão, que usavam carros-bomba e explosivos na estrada, mas não tinham força aérea ou forças mecanizadas pesadas. Focado em sua missão de contra-insurgência, o Exército permitiu que suas capacidades de guerra eletrônica se atrofiassem, enquanto o Pentágono aparava fundos para outros grandes sistemas de armas.

Enquanto os EUA se concentraram no Oriente Médio, a China e a Rússia trabalharam em sistemas para impedir a capacidade dos militares americanos de reunir forças perto de suas regiões e comandá-las em batalha. 

Se a guerra estourasse, concluíram as autoridades americanas, a China poderia disparar centenas de mísseis nas bases aéreas, portos e centros de comando dos EUA e aliados em todo o Pacífico, bloquear o GPS dos militares dos EUA, atacar os sistemas de satélite americanos e usar suas defesas aéreas para manter os aviões de guerra dos EUA à distância.

Da mesma forma, a Rússia usaria os mísseis balìsticos e sistemas de defesas aéreas  implantados em Kaliningrado e na península da Criméia no Mar Negro, que Moscou capturou  da Ucrânia em 2014.

As autoridades americanas temem que, mesmo em tempos de paz, as novas capacidades da China e da Rússia possam se tornar um meio de coerção política, ameaçando a capacidade dos EUA de defender aliados e parceiros, de Taiwan aos Estados Bálticos, que podem concluir que Washington seria difícil protegê-los .

Os avanços chineses e russos levaram o Pentágono a concluir que os EUA estavam entrando em uma nova era de conflito de grandes potências. Uma avaliação preocupante de como as forças americanas se equiparariam aos seus rivais foi preparada pelo Gabinete de Avaliação da Net do Pentágono e pela Rand Corp., um centro de pesquisa que realiza análises classificadas (secretas) para o governo e apresentado ao então Secretário de Defesa Jim Mattis logo após ele assumir o cargo em 2017.

Antes de renunciar em dezembro de 2018, Mattis supervisionou o desenvolvimento de uma nova estratégia nacional de defesa, que afirmava que a competição de longo prazo com a China e a Rússia era a principal prioridade do Pentágono e colocava a Coréia do Norte, o Irã e os terroristas como perigos menores.

A atual liderança do Pentágono continua comprometida com a estratégia, que gerou uma nova doutrina, incluindo conceitos como “comando e controle conjunto em todos os domínios”, um sistema de direcionamento e comando e controle que conecta todas as forças no campo de batalha.

A nova estratégia do Pentágono enfrenta alguns obstáculos significativos. Um grande problema é que é mais provável que o orçamento de defesa permaneça estável ou até mesmo contrair-se nos próximos anos diante dos crescentes déficits federais do que crescer na taxa de 3% a 5%, após a inflação.

Outra questão é se Washington será capaz de se concentrar nas ameaças chinesas e russas devido às tensões persistentes com o Irã, o produto da "campanha de pressão máxima" do governo Trump de impor sanções severas contra Teerã e a determinação do regime iraniano de continuar apoiando grupos militantes. no Oriente Médio.

No início deste mês, após ataques com mísseis do Irã contra a Aràbia Saudita e repetidos disparos de foguetes por militantes xiitas apoiados pelo Irã contra instalações americanas, o general Frank McKenzie, chefe do Comando Central, que supervisiona as operações militares no Oriente Médio, disse que os EUA mantêm dois porta-aviões na região e levará as baterias antimísseis Patriot para o Iraque para proteger as bases onde estão localizadas as tropas dos EUA e da coalizão.

Independentemente disso, a liderança do Pentágono diz que a prioridade orçamentária é planejar uma guerra futura. "Não faz sentido comprar coisas que não estejam alinhadas com", disse o Congresso Mark Genley, presidente do Joint Chiefs, o general Mark Milley, presidente do Joint Chiefs.

Para liberar fundos para projetos futuros, os militares planejam aposentar sistemas de armas mais antigos, mas ainda funcionando. Isso aumentaria as tensões que ele enfrenta na realização de suas missões atuais antes que novos sistemas entrem em operação.

"Vamos acabar tendo que correr mais riscos nos próximos dois anos", disse o tenente-general da Força Aérea Mark Kelly. A Força Aérea planeja retirar 17 bombardeiros B-1, 44 aviões de ataque A-10, bem como 16 aviões-tanque KC-10 e 13 KC-135, para que possa canalizar mais gastos para projetos futuros.

Nas forças armadas, ninguém está propondo mudanças de maior alcance do que o general Berger. Ele serviu como o principal comandante do USMC no Pacífico, depois chefiou o Comando de Desenvolvimento de Combate do USMC em Quantico, Virgínia, que desenvolve conceitos de combate e supervisiona o treinamento. 

O comando realizou jogos de guerra classificados como "Pacific Surprise" e "Ghost Fleet", que analisavam como os Fuzileiros poderiam combater a ameaça chinesa na próxima década.

Para os Mariners, a nova estratégia do Pentágono levantou questões sobre se deveria se adaptar à luta contra a China ou se deveria se concentrar em perigos menores, mas ainda desafiadores.

"Os jogos de guerra mostram que, na ausência de mudanças significativas, o Corpo de Fuzileiros Navais não estará em posição de ser relevante" em um confronto com um "concorrente de pares", disse o Tenente-General Eric Smith, que sucedeu o General Berger como chefe desse comando.

A resposta do general Berger foi reconfigurar o USMC para se concentrar em uma ameaça da China. O USMC lutariam ao alcance de mísseis, aviões e forças navais chineses para impedir qualquer agressão. Embora outros serviços possam lançar mísseis de longo alcance, os Mariners, em linguagem militar, operariam dentro da "zona de combate a armas".

Alguns Mariners aposentados alertam que um foco muito pesado na China pode tornar o Corpo menos flexível ao lidar com conflitos que podem surgir no Oriente Médio e em outras regiões distantes, o que consideram mais provável.

"Eu acho que é um erro se organizar para ir atrás de uma região específica", disse Anthony Zinni, General aposentado da Marinha de quatro estrelas que liderou o Comando Central. “Algo pode acontecer amanhã com os iranianos. A resposta é estar pronto, expedicionário e equilibrado.

No centro do plano do General Berger está o estabelecimento de novas unidades expedicionárias navais, o que os Mariners chamam de "regimentos costeiros", cuja missão seria assumir o engajamento contra a Marinha Chinesa.

Se surgisse um confronto militar, os regimentos dispersariam pequenas equipes de Mariners, levadas por  embarcações de desembarque  para as pequenas ilhas que pontilham os mares do sul e leste da China, de acordo com o General Berger e outros oficiais da Marinha. Munidos de drones carregados de sensores que operam no ar, no mar e debaixo d'água, os Mariners alvejariam navios de guerra chineses antes de se aventurarem no Oceano Pacífico. 

As equipes da Mariners, que poderiam ter de 50 a 100 militares, disparariam mísseis antinavios contra a frota chinesa. Os dados de alvos também seriam passados ​​para unidades da Força Aérea ou da Marinha mais distantes, o que dispararia mísseis de longo alcance.

Para evitar golpes de retaliação, os fuzileiros navais se deslocariam de ilha em ilha a cada 48 ou 72 horas, contando com uma nova geração de navios anfíbios, que podiam ser pilotados remotamente. Outras equipes de Mariners operariam a partir de navios de guerra dos EUA com embarcações de engodo nas proximidades.

O General Berger disse que os jogos de guerra mostraram que as novas capacidades e táticas da Marinha criariam "uma tonelada de problemas" para as forças chinesas. "É muito difícil para eles combater uma força expedicionária naval distribuída que é pequena, móvel, mas tem a capacidade de estender a mão e atingì-los", disse ele.

Para executar a estratégia, os Mariners implantariam novas baterias de mísseis, drones armados e navios anfíbios. Um grande esforço está sendo feito para aliviar a carga logística, como explorar o uso da impressão 3D no campo de batalha para produzir peças de reposição. A estratégia exige uma integração mais profunda com a Marinha, e as equipes da Marinha podem realizar outras missões, como submarinos de reabastecimento ou aviões de caça. 

Embora a maior parte do esforço para transformar o USMC seja focada no Pacífico, os Mariners manteriam outras forças para responder a crises em todo o mundo, incluindo unidades expedicionárias  flutuantes de 2.200 soldados ou mais.

Para financiar as novas capacidades, os fuzileiros navais dispensarão todos os seus carros de combate MBT (Main Batlle Tank) tipo M1Abrams ao longo dos próximos anos, eliminarão suas unidades de engenharia/construção de pontes e reduzirão a aviação e artilharia. "Precisamos de um Exército com muitos tanques", disse o General Berger. "Não precisamos de um Corpo de Fuzileiros Navais com tanques."
Os MBT M1A1 Abrams serão os primeiros veìculos de combate pesados a serem desativados, incuìndo os AAV-P7/A1 (Conhecidos no Brasil como CLANF). Photo by Staff Sgt. Dengrier Baez via USMC.

Alguns especialistas em defesa apóiam o plano. "A China é a principal concorrente", disse Dakota Wood, tenente-coronel aposentado da Marinha e pesquisador sênior da Heritage Foundation. "Os fuzileiros estão saindo com razão para mudar sua abordagem de combate."

Outros Mariners aposentados questionam a viabilidade de colocar Fuzileiros Navais em pequenas ilhas que os chineses tentariam bombardear.

"É muito fácil, ao desenvolver conceitos no papel, subestimar os desafios da logística", disse Mark Cancian, Coronel aposentado da Marinha do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, um think tank não-partidário de Washington. "Com esse conceito, os Mariners precisam descobrir o que é realmente viável e proteger a possibilidade de que eles tenham entendido errado".

O General Berger disse que o ajuste nos próximos 10 a 20 anos faz parte do plano e que os Mariners estão prosseguindo com "a visão de olhos claros de que a ameaça também está se movendo".

"Algumas das capacidades que assumimos podem dar certo, não darão certo e outras coisas tecnológicas surgirão que nem sequer consideramos", disse ele. Os Mariners, disse ele, usarão seu novo plano "como um objetivo e monitorarão a ameaça o tempo todo".




Os cortes mais pesados, para aviação e unidades terrestres pesadas.

“Até 2030, o Corpo de Fuzileiros Navais verá redução de investimentos completos dos batalhões de serviço de Polìcia, batalhões de tanques e especialidades ocupacionais militares associadas (MOS), e companhias de Engenharia. Além disso, o Corpo reduzirá o número de batalhões de infantaria de 24 para 21; baterias de canhões de artilharia de 21 a 5; companhias de veículos anfíbios de 6 a 4; e reduzir os esquadrões de Tilt Rotors, ataque e levantamento pesado ”, declarou o General Berger.

O serviço também cortará seus esquadrões F-35B e C Joint Strike Fighter, reduzindo-os de 16 PAA (Primary Aircraft Authorized) para 10 por esquadrão.

Além disso, o serviço desativará o Esquadrão Tiltrotor Médio 264; Esquadrão de helicópteros pesados 462; Esquadrão de helicópteros de ataque leve 469; Grupos de Apoio às Alas 27 e 37; Companhia do 8º Regimento de Mariners; e 3º batalhão, 8º Mariners. Além disso, o 1º Batalhão, 8º Mariners serão realinhados aos 2º Mariners; e 2º Batalhão, 8º Mariners serão realinhados aos 6º Mariners.

O Esquadrão de Helicópteros Marine Light Attack 367 será desativado e realocado para Camp Pendleton, e o Corpo de Fuzileiros Navais está cancelando a ativação do 5º Batalhão, 10º Mariners, em vez de reatribuir suas baterias sob a estrutura existente do 10º Regimento de Mariners.

A aviação de asas fixas e rotativas serão também afetadas, mas não extintas. Imagem ilustrativa via U.S. Marine Corps photo by Cpl. Mark Lowe.


No total, o Corpo de Fuzileiros Navais de 2030 cortará 12.000 militares, ou cerca de 7% da estrutura total de força, para ajudar a pagar pelos investimentos em novas tecnologias para um novo tipo de luta em uma área litoral contestada.

“Durante essa iniciativa de 10 anos, o Corpo de Fuzileiros Navais fará investimentos em recursos para incluir o aumento de armas de precisão de longo alcance, recursos avançados de reconhecimento, sistemas não tripulados e redes resilientes. As solicitações futuras de orçamento incluirão uma lista ampliada de recursos não tripulados viáveis ​​que criarão oportunidades significativas para as indústrias em todo o país ”, disse o General Benson ao USNI News, em resposta a uma consulta após um artigo do Wall Street Journal descrevendo os traços gerais dos planos do General Berger.

Citando a prioridade do General Berger em seu Guia de Planejamento do Comandante de julho de 2019 para tornar a III Força Expedicionária Marítima (MEF) o principal foco de esforço do USMC depois de nomear a China como a ameaça para ditar o  ritmo que o Corpo de Fuzileiros Navais se planejará. 

O General Benson disse que o USMC terá três Regimentos Litorâneros (MLRs) organizados, treinados e equipados para realizar a negação e o controle do mar em espaços marítimos ativamente contestados, como parte de um III MEF modernizado. Essa postura no Pacífico será aumentada por três Unidades Expedicionárias de Mariners (MEUs) implantáveis ​​globalmente que possuem recursos tradicionais e Expeditionary Advanced Base que podem ser implantados com Grupos Anfíbios Prontos não padrão. O I MEF e o II MEF gerarão forças para apoiar os MLRs e as MEUs, além de poder aplicar suas forças contra outros desafios em todo o mundo,

“Essas mudanças serão acompanhadas de um revigoramento da FMF (Fleet Marine Force), atribuindo mais forças do Corpo de Fuzileiros Navais à frota; colocar mais especialistas do Corpo de Fuzileiros Navais nos Centros de Operações Marítimas da Frota; mudança de ênfase em suas atividades de treinamento, educação e apoio ao estabelecimento; e refinar seu relacionamento componente em parceria com a Marinha ”, acrescentou.

O Generla Berger deixou claro desde o verão passado que acredita que os sistemas não tripulados mudarão a maneira como o Corpo de Fuzileiros Navais combate, se eles são usados ​​para fornecer suprimentos por mar e em terra, fornecer consciência situacional adicional, servir como iscas para ajudar a confundir as defesas adversas ou disparar armas. 

O General Benson observou em sua declaração que esse projeto de força para 2030 “dobraria o número de esquadrões do UAS (sistemas aéreos não tripulados) e sistemas aéreos e terrestres não tripulados letais austeros, aprimorando nossa capacidade de detectar e atacar”.

O plano também exige investimentos de longo alcance, um aumento de 300% na capacidade de artilharia de foguetes que também incluirá uma nova capacidade de lançar mísseis anti-navio ; batalhões de infantaria menores, mais bem projetados para apoiar o conceito Expeditionary Advance Base Operations; “Um novo navio de guerra anfíbio leve , bem como embarcações  de apoio operacional mais acessíveis” para movimentar essas pequenas unidades; e investimentos em uma variedade de sistemas ofensivos e defensivos, como sistemas de energia direcionada, munições ativas, ferramentas de gerenciamento de assinaturas, guerra eletrônica e recursos expedicionários de aeródromos que podem ajudar a reabastecer e rearmar aeronaves tripuladas e não tripuladas durante as operações da EABO longe das principais infra-estruturas costeiras e fora do alcance dos navios anfíbios no mar.

"O Corpo de Fuzileiros Navais está redesenhando a força de 2030 para a guerra expedicionária naval em espaços ativamente contestados, alinhando completamente o serviço à direção da [Estratégia de Defesa Nacional]",
"No futuro, continuaremos a avaliar criteriosamente, jogar jogos, experimentar e refinar o design de nossas forças, melhorando as capacidades de serviço e a letalidade para dissuasão, competição e conflito". disse o General Benson.

    

  • Com informações do U.S. Marine Corps e textos adaptados de Michael R. Gordon para o U.S. Naval Insitute via redação Orbis Defense Europe.

Nenhum comentário: