sábado, 13 de maio de 2017

Demonstração aérea e homenagem marcam os 65 anos da Esquadrilha da Fumaça em Pirassununga



Por: Redação OD
A comemoração do aniversário de 65 anos da Esquadrilha da Fumaça não poderia ter sido diferente: demonstração aérea em frente ao público que mais acompanha as manobras das aeronaves por morar próximo a sua sede, em Pirassununga (SP). A apresentação aconteceu na Academia da Força Aérea na manhã do dia 13 de maio para um público formado por integrantes e ex-integrantes da Fumaça, além de outros militares da Força Aérea Brasileira e moradores de Pirassununga e região.

Alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP) realizaram exercício de Longa Duração


Por: Redação OD
Entre os dias 8 e 12 de maio, o Corpo de Alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo (CPOR/SP), realizaram o 1º Exercício de Longa Duração, caracterizando o primeiro contato com o terreno e complementando as instruções práticas do período básico. Os Alunos puderam praticar os conhecimentos adquiridos, ratificando os conteúdos aprendidos em sala de aula. Além disso, tiveram a oportunidade de superar as dificuldades encontradas e colocar em prática atributos da área afetiva, como rusticidade, coragem, adaptabilidade, camaradagem e dedicação.

Marinha do Brasil realizou o exercício multinacional “Bell Buoy 2017” na EGN


Por: Redação OD
Aconteceu, no período de 8 a 12 de maio, na Escola de Guerra Naval (EGN), o exercício naval multinacional “Bell Buoy”, de forma inédita conduzido pela Marinha do Brasil (MB). Trata-se de um exercício de resposta a situações de crise que possam afetar o tráfego marítimo, com a presença de observadores de 12 marinhas amigas (Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Estados Unidos, França, México, Nova Zelândia, Peru e Reino Unido), bem como de cinco instituições civis. O exercício possibilitou à Marinha do Brasil acompanhar as evoluções da doutrina Naval Cooperation and GuidanceforShipping, aplicada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte, voltada para as “novas ameaças” à segurança marítima, tais como terrorismo, pirataria e imigração ilegal, além de testar os procedimentos sobre compartilhamento de informações sobre o tráfego marítimo com outras marinhas e instituições com interesse no mar, buscando, assim, a vanguarda da cooperação multinacional.
FONTE: CCSM
Nota da Redação: Breve iremos postar matéria detalhando o que foi o Exercício "BELL BUOY".

Camêra da Estação Espacial Internacional (EEI) captura objeto em alta velocidade voando sobre a estratosfera

Por: Redação OD

Vídeo mostra um objeto misterioso que passa em alta velocidade por cima da Coreia do Norte. Este objeto não identificado entrou nas camadas superiores da atmosfera (Estratosfera), e foi capturado por uma das câmeras instalada na Estação Espacial Internacional (EEI). O vídeo mostra claramente um objeto não identificado que, segundo especialistas no assunto, dizem se tratar de um OVNI, segundo outros menos céticos, acreditam ser um avião supersônico em alta velocidade, deixando um rastro nos céus. O rastro aparece a partir do minuto 3'25".

First USAF F-35A Deployment to Europe


By: Scott Lee

RAF Lakenheath in the United Kingdom got an early look at the future in April, as it hosted the first transatlantic deployment of the USAF F-35A Lightning II. Eight of the 5th generation jets from the 34th FS ‘Rude Rams’ from Hill AFB in Utah, made the trip east accompanied by over 200 maintainers and staff from the 388th and 419th fighter wings.

What followed was an intensive two weeks of flight operations for the F-35’s, including two jets being forward deployed for short periods to Amari Airfield, Estonia, and Graf Ignatievo Air Base, Bulgaria. Speculation in some quarters that the F-35A’s presence in Europe was a ‘show of force’, especially so close to Putin’s Russia, was firmly denied. The deployment was said to be a long-standing plan as part of America’s ERI (European Reassurance Initiative) Operation Atlantic Resolve, which has seen USAF F-22 Raptors and A-10 Thunderbolt II aircraft appear at RAF Lakenheath in recent years.

Exército sírio consegue retomar o aeroporto de Jarrah que estava em poder do Estado Islâmico


Por: Redação OD

O exército sírio se apoderou do aeroporto militar de Jarrah, no norte do país, que estava nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico (EI) desde 2014, afirmaram neste sábado, 13, o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) e uma fonte militar. "O exército retomou o controle do aeroporto de Jarrah e agora realiza operações de busca. Praticamente todos os extremistas abandonaram o lugar, mas os combates continuam contra uns poucos", declarou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Benção das aeronaves e cerimônia militar fazem parte da comemoração do 65º aniversário da Esquadrilha da Fumaça


Por: Redação OD
Há 65 anos, a Esquadrilha da Fumaça surgia na Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, com os instrutores de voo treinando acrobacias aéreas a bordo dos aviões T-6 Texan em seus momentos de folga. Depois de mais de seis décadas, os Fumaceiros ainda têm o privilégio e a honra de comemorar a força que a instituição possui até hoje, sempre com a nobre missão de difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira, encantando crianças, jovens e adultos com suas acrobacias aéreas.

Companhia de Engenharia de Força de Paz do Exército Brasileiro tem seu preparo certificado pelo CCOPAB


Por: Redação OD
De 30 de abril a 5 de maio, militares do Exército Brasileiro que irão compor a Companhia de Engenharia de Força de Paz (Brazilian Engineering Company - BRAENGCOY) realizaram o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP), último treinamento antes do embarque para compor a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) participa de estágio no Maranhão


Por: Redação OD
Entre os dias 17 e 30 de abril, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) participou do Estágio Básico do Combatente de Selva, organizado pelo 50º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, na cidade de Imperatriz (MA). O adestramento aconteceu na Base de Selva do Guaramandi, localizada a 150 km de Imperatriz (MA) e contou com a presença de 200 militares da Marinha e do Exército. O objetivo foi capacitar o pelotão de fuzileiros navais em atividades de operações ribeirinhas desempenhadas na jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval. Na ocasião, foi testado o destacamento de apoio e serviço ao combate o emprego de viaturas terrestres. Durante o estágio foram realizadas atividades operacionais como: tiro embarcado e de ação reflexa diurna e noturna; orientação diurna e noturna; transposição de curso d'água; primeiros socorros; identificação e captura de animais peçonhentos, além de rastreamento e contrarrastreamento; sobrevivência em ambiente de selva e pernoite isolado. 
FONTE: CCSM

sexta-feira, 12 de maio de 2017

USAF convida para avaliação OA-X nos EUA, o A-29 Super Tucano da Embraer/Sierra Nevada


Por: Anderson Gabino

A empresa norte-americana Sierra Nevada Corporation Co, em pareceria com a Embraer | Defense & Secutiry, foram convidadas a participarem da Avaliação de Capacidade de Plataformas de Ataque Leve (Capability Assessment of Non-Developmental Light Attack Platforms) que a USAF (Força Aérea Americana) irá oficializar breve. A Joint Venture entre a EDS e a SNC irá participar da avaliação, conhecida como OA-­X, tendo o A-­29 Super Tucano, como único avião de apoio aéreo tático (LAS) do mundo a obter um Certificado do Tipo Militar da USAF.

China coloca em serviço o KJ-500, a sua mais nova e moderna plataforma de vigilância aérea


Por: Redação OD

Com a crescente tensão na região do mar da China, o governo Chinês resolveu aumentar o monitoramento e a vigilância nesta região de disputas, com uma nova aeronave de alarme aéreo antecipado. O KJ-500 fora recentemente incorporado as unidades de aviões de patrulha na Base Aérea de Jialaishim, na Ilha de Hainan, uma província que fica estabelecida mais ao sul da China, onde o local é um importante ponto na disputa pelo mar do sul da China.

Mega Ciber ataque pode ser de origem "Terrorista"?


Por: Redação OD.

Um ataque cibernético de grandes proporções atingiu diversas empresas e organizações pelo mundo nesta sexta-feira, afetando até mesmo os serviços de saúde na Europa.
Trata-se de uma aparente campanha de ransomware - em que computadores são infectados com um vírus que codifica e "sequestra" os arquivos. Os invasores, então, pedem um "resgate": ameaçam destruir (ou tornar públicos) os arquivos caso não recebam dinheiro. Há relatos de computadores infectados em até 74 países, incluindo Reino Unido, EUA, China, Rússia, Espanha e Itália, o que leva especialistas em segurança a acreditar em ação coordenada.

Vídeo institucional conta a história da Esquadrilha da Fumaça


Por: Redação OD 

A Esquadrilha da Fumaça completa 65 anos no domingo (14/05). Nessa trajetória, contou com o esforço e a dedicação de todos os que passaram pela instituição e ajudaram a construí-la. Para resgatar a história da Esquadrilha, cuja missão é representar a Força Aérea Brasileira (FAB), foi lançado um vídeo institucional. Segundo o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas, o vídeo é uma grande homenagem aos fumaceiros de todas as gerações.

Exército Brasileiro inicia a capacitação dos seus futuros Caçadores de Operações Especiais

FOTO: Sgt Pizzelli

Por: Redação OD

Iniciou em 24 de abril de 2017, o Estágio de Caçador de Operações Especiais, realizado no Centro de Instrução de Operações Especiais - Forte Imbuhy. O Estágio tem a finalidade de capacitar os operadores do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, e de outros operadores especiais de diversas matizes, nacionais ou internacionais. Apresentaram-se inicialmente para a realização do teste de entrada 15 candidatos, sendo eles 06 do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, 03 do BOPE/PMERJ, 02 BOPE/PMRN, 02 BOPE/PMGO, 01 GATE/PMRN e 01 GENARC/PCGO.

Emirados Árabes têm interesse em participar do projeto da corveta Tamandaré


Por: Redação OD
Os Emirados Árabes estão interessados no projeto de desenvolvimento da corveta classe Tamandaré, da Marinha do Brasil. A manifestação foi feita durante reunião do ministro Raul Jungmann com seu homólogo dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Albawardi Alfalasi. "Temos interesse em participar de projetos em todas áreas, seja militar ou comercial", afirmou o ministro Mohamed. O ministro Jungmann mostrou-se favorável à parceria. "Vemos com bons olhos a cooperação neste projeto", e informou que a comitiva árabe irá amanhã (12) visitar a fábrica da Emgepron, empresa naval vinculada ao Comando da Marinha.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

16 russos contra 300 terroristas: Putin condecora os heróis de Aleppo

O rosto dos comandantes e demais militares russos envolvidos não foi exibido por questões de segurança. Imagem via Russia 24  TV.
Por: Redação OD.

O presidente russo, Vladimir Putin, premiou vários militares das Forças de Operações Especiais por terem repelido ataque de centenas de combatentes na Síria. Um dos militares russos foi condecorado com o título de Herói da Federação da Rússia, informa o programa Vesti da televisão russa.
Os comandantes foram premiados pelo êxito da operação contra os jihadistas da Frente Fatah al-Sham (organização terrorista proibida na Rússia), realizada em Aleppo, na Síria.
Um comandante das Forças de Operações Especiais, que estava entre os premiados, falou sobre o equilíbrio de forças em combate para um jornalista do canal de TV Zvezda.
Segundo o militar, cujo nome não foi indicado, durante dois dias, 16 russos repeliram ataques terroristas de 300 militantes sírios, que estavam tentando se posicionar em pontos estratégicos.

Dia da Cavalaria na Guarnição da Vila Militar (vídeo)


Por: Anderson Gabino

Foi realizada no dia 10 de maio de 2017, formatura alusiva ao dia da Cavalaria, pelas unidades de Cavalaria da Guarnição da Vila Militar - RJ. Clique aqui e veja matéria completa no site. "HAVERÁ SEMPRE UMA CAVALARIA..HIPO!"


Esquadrão HS-1 recebe homenagem da AHS International

Imagem via SO Noronha/Marinha do Brasil.
Por: Yam Wanders

O Esquadrão HS-1, "Esquadrão Guerreiro" da Marinha do Brasil, recebeu ontem o Prêmio "Willian J. Kossler" pela AHS International - The Vertical Flight Technical Society em Fort Worth - Texas, que foi entregue durante o AHS International’s 73rd Annual Forum and Technology Display, um evento de gala que ocorre desde 1944 e reúne diversos segmentos da tecnologia de desenvolvimento e operação de meios aéreos de vôo vertical no mundo. 

BRAENGCOY 26 que será o último contigente da missão no Haiti, concluiu treinamento em Aquidauana


Por: Redação OD

O município de Aquidauana mais uma vez recebeu militares para treinamento do 26º Contingente Brasileiro da Companhia de Engenharia de Força de Combate. Os exercícios aconteceram no mês de Abril e início de maio. Cerca de 120 homens, vindos de diversas organizações militares, estão no 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, onde durante este período se prepararam para a Minustah (Missão Para Estabilização do Haiti). Toda a estrutura do Batalhão, comandando pelo tenente-coronel Fábio Bogoni, esteve à disposição da tropa, onde foi realizada grande parte das instruções, alternando com atividades externas na cidade.

Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) participa da 26ª Reunião de Gerenciamento do Projeto H-XBR


Por: Redação OD
A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) participou da 26ª Reunião de Gerenciamento do Projeto H-XBR, realizada na semana de 24 a 28 de abril, na sede da empresa Helibras em Itajubá (MG). Os encontros objetivam o acompanhamento das atividades referentes ao contrato de aquisição das aeronaves H225M Super Cougar, em especial quanto ao progresso dos trabalhos em relação ao cronograma físico-financeiro em vigor.

Alemanha não é 'primeira da fila' para expandir tropas no Afeganistão, diz Merkel


Por: Redação OD
A Alemanha vai continuar a liderar a missão de treinamento militar da OTAN no norte do Afeganistão, mas não pretende aumentar sua presença na área, disse a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta quinta-feira. Merkel disse que vai esperar o resultado da avaliação da OTAN de um pedido de autoridades das Forças Armadas da aliança para enviar mais tropas ao Afeganistão. "Eu não acho que nós somos os primeiros na fila para expandir nossas capacidades lá. É mais importante garantir que... a estabilidade seja garantida no norte", disse Merkel após um encontro com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg. Stoltenberg disse que uma decisão sobre a presença da Otan no Afeganistão deve sair "dentro de algumas semanas".
FONTE: Reuters

Unidades de Cavalaria da Guarnição da Vila Militar (RJ) celebram o Dia da Cavalaria


Por: Anderson Gabino

Foi realizada no dia de ontem, 10 de Maio, formatura alusiva ao Dia da Cavalaria, pelas unidades de Cavalaria da Guarnição da Vila Militar, no Rio de Janeiro. A solenidade iniciou-se com o canto do Hino da Cavalaria, e seguido da formatura em homenagem ao patrono da Arma, Marechal Manuel Luís Osório, que foi reverenciado pelos presentes no Campo de Parada General Zenóbio da Costa. A festividade contou com a presença de personalidades civis e militares. 

Legionários Extrangeiros do 3° REI recebem cidadania francesa


Por: Yam Wanders

No dia de ontem, em uma cerimônia discreta no quartel do 3° Régiment Étranger d'Infanterie da Légion Étrangere Française, um grupo de 5 militares da famosa instituição receberam seus títulos e outros documentos que concedem a cidadania francesa aos mesmos. O nome dos militares não foi divulgado, assim como os fatos que permitiram o mérito a cada um deles, tal como roga a discrição que é regra em muitas das rotinas de honras da Legião Extrangeira Francesa. A Legião Extrangeira Francesa é conhecida pelo fortíssimo nível de união entre todos, sejam praças ou oficiais, e essa união é levada muito a sério mesmo depois do fim do contrato para muitos. A única exceção são para os desertores, que procuram a Legião Extrangeira apenas pelo status da farda, mas que geralmente não conseguem se adaptar a dura rotina de disciplina em seus treinamentos e conduta moral que os legionários tem como código de honra.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro completa 208 anos, Servindo e Protegendo a População


Por: Redação OD
Na manhã desta quarta-feira (10/05), foi realizada, na Catedral Metropolitana da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Missa em Ação de Graças pelos 208 anos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e homenagem aos policiais militares vitimados em serviço. A celebração, fora presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, contou com a participação do Comandante-Geral, Coronel PM Wolney Dias, policiais militares de diversas Unidades, familiares e membros da comunidade religiosa e também haverá a apresentação da Banda de Músicos da PMERJ.

10 de Maio - Dia da Cavalaria "Sempre Haverá uma Cavalaria"


Por: Redação OD

A Cavalaria do Exército Brasileiro tem suas raízes intimamente ligadas à própria história do País. Embates a cavalo, movidos por governadores-gerais contra nações indígenas, já eram descritos no século XVI. Sempre empregada à frente dos demais integrantes da Força Terrestre, na busca de informações sobre o inimigo e sobre a região de operações. Participa de ações ofensivas e defensivas, aplicando suas características básicas: mobilidade, potência de fogo, ação de choque, proteção blindada e sistema de comunicações amplo e flexível. Seus elementos podem ser blindados, mecanizados e de guardas. Participa do cerimonial com escoltas mecanizadas e a cavalaria.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav) realiza exercício de tiro de artilharia


Por: Redação OD
O Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav) realizou o exercício  de tiro de artilharia no Campo de Instrução do Gericinó (CIG), no Rio de Janeiro (RJ), no período de 17 a 20 de abril, com uma bateria de obuseiros 105mm. Foram empregados 92 militares, 12 viaturas operativas e quatro obuseiros 105mm L118 light gun, que tem a capacidade de bater alvos a até 21 Km de distância. Esse exercício foi a primeira oportunidade que oficiais fuzileiros navais inscritos no Estágio de Qualificação Técnica de Artilharia tiveram para participar de uma atividade de tiro real de artilharia de campanha. A última vez que o Corpo de Fuzileiros Navais realizou tiro real de artilharia no CIG foi em abril de 2000. O Campo de Instrução passou 13 anos interditado e foi oficialmente reaberto em maio de 2016.
FONTE: CCSM

Governos brasileiro e colombiano vão discutir patrulhamento da fronteira, pois existe o temor de venda de fuzis de ex-guerrilheiros

Por: Redação OD
O ministro da Defesa, Raul Jungmann disse que representantes do governo brasileiro vão se reunir com autoridades colombianas para discutir o patrulhamento da fronteira. Devido a um acordo de paz entre Bogotá e as Forças Armadas Revolucionárias (Farc), existe o temor de venda de fuzis de ex-guerrilheiros para o tráfico. O governo colombiano e as Farc assinaram, em novembro de 2016, o novo acordo de paz - rejeitado em referendo pelos colombianos - para encerrar 52 anos de conflito armado.

Exército Brasileiro moderniza as avaliações nos tubos de armamentos de seus Canhões, Morteiros e Obuseiros


Por: Redação OD
Militares especializados na manutenção de canhões, morteiros e obuseiros receberam um novo aliado para ampliar a vida útil, dar mais precisão aos tiros e prover mais segurança aos operadores desses armamentos pesados. Com os novos boroscópios “Zistos”, adquiridos pelo Exército Brasileiro, é possível visualizar e registrar o interior dos tubos com câmera de alta definição.

Boeing e USAF testam o novo sistema de comunicação via Datalink, o Talon HATE


Por: Redação OD

Nesta última segunda-feira (08/05), a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) concluiu com sucesso o teste do mais novo sistema de comunicações e Datalink entre aeronaves e bases no solo via satélite, o Talon HATE. O teste fez uso de um caça Boeing F-15 C "Eagle", o voo decorreu sobre o estado norte-americano de Nevada, conforme comunicado da Boeing, que é uma das desenvolvedoras do sistema. 

Veterano da 2ª Guerra, o médico britânico Drº William Frankland de 105 anos ainda trabalha e conta seu segredo

Por: Redação OD
O médico britânico William Frankland lutou na Segunda Guerra Mundial, foi prisioneiro de guerra no Japão, consultou Saddam Hussein, inventou a contagem de pólen e continua trabalhando aos 105 anos. O segredo para sua longevidade, segundo ele, é a série de exercícios que faz todas as manhãs por cerca de uma hora. Além, claro, de um pouco de sorte. “Muitas pessoas me perguntam como estou vivo há tanto tempo”, disse ele ao jornal The Daily Mail. “Eu estive perto da morte em vários momentos, mas por algum motivo eu sobrevivi.”

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Marinha, Exército e Aeronáutica comemoram o 72º Aniversário do Término da II Guerra Mundial

Por: Anderson Gabino
O dia de hoje, 08 de maio (Dia da Vitória) é comemorado pelos países aliados que estiveram de alguma forma envolvido no conflito, o qual pode-se chamar de, o maior conflito armado entre nações, a Segunda Guerra Mundial. E com uma solenidade cívico-militar realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, onde celebrou-se o 72º aniversário do término da guerra, e também o maior feito de nossa Força Expedicionária Brasileira (FEB) em solo europeu, com a rendição incondicional da 148ª Divisão de Infantaria Alemã a FEB, libertando assim, o povo italiano do domínio alemão e do regime nazifascista. O fato teve forte contribuição, para que a vitória dos países aliados no Teatro de Operações Europeu obtivesse sucesso.

domingo, 7 de maio de 2017

UM MARCO PARA A HISTÓRIA, A história "esquecida" do então Tenente Osório


Por: Carlos Fonttes – Del AHIMTB

Quando foi publicada, a obra “Regimento Dragões do Rio Grande – Evolução histórica do 4º Regimento de Cavalaria Blindado” em 2001, da cidade de São Luiz Gonzaga, uma das mais antigas Unidades da Arma de Cavalaria do estado do Rio Grande, foram realizadas várias “pesquisas de campo”, e um emocionante fato sobre o grande Marechal Manoel Luiz Osorio, Marquês do Herval e patrono da Arma de Cavalaria, durante sua brilhante carreira militar, acontecido na região da Barra do Quaraí, (Uruguaiana-RS) foi descoberto, meio que sem querer. Segue abaixo o “causo” na íntegra.

Navio quebra-gelo Almirante Irizar volta a operar, após 10 anos do incêndio que quase o destruiu


Por: Redação OD
O navio quebra-gelo ARA Almirante Irizar zarpou no dia 25 de abril do porto no Complexo Industrial e Naval Argentino (CINAR), localizada na cidade de Buenos Aires, para executar operações de navegação e de propulsão em alto mar, onde esta embarcação foi submetida a um enorme processo de reconstrução e modernização após o incêndio que ela sofreu em 10 de abril de 2007 o qual deixou-o inoperante.

Policiais Militares do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) ministra instrução para PELOPES do Exército Brasileiro


Por: Redação OD

Policiais Militares do BPGE (Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos), ministraram no dia 26/04, instrução para o pelotão de operações especiais (PELOPES) do Exército Brasileiro, no Primeiro Grupo de Artilharia Antiaérea (1º GAAAe) Grupo General Alves Maia, o intuito do curso foi de poder aperfeiçoar tais militares para sua atuação em Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a instrução fora ministrada pelos instrutores, os Sargentos Tenório e Perestrelo do BPGE.