sábado, 3 de setembro de 2016

Homenagem do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) a todos seus Guerreiros


Por: Anderson Gabino

Recordar feitos e momentos é sempre algo muito saudável em nossas vidas. O Esquadrão HS-1 completou este ano, em maio, 51 anos de sua ativação, e para relembrar um pouco de seu passado nada como um excelente vídeo onde podemos ver o árduo trabalho dos Sikorsky SH-3 Sea King do esquadrão, em vários tipos de missão! O vídeo foi feito para homenagear, na ocasião de seus 43 anos de ativação, antigos membros, que por lá passaram e deixaram seu legado de certa forma no Esquadrão Guerreiro... AD ASTRA PER ASPERA!!!
Aumentem o som e curtam o vídeo...


Olimpíada garante legados na área de segurança, afirma subsecretário Extraordinário de Grandes Eventos


Por: Redação OD

Os Jogos Olímpicos deixaram um importante legado na área de segurança para o Rio de Janeiro. Além da aquisição de equipamentos e da oferta de cursos e oficinas de capacitação para policiais militares e civis e bombeiros, a integração entre os diversos órgãos das três esferas de governo ficará como herança da Olimpíada para a população e será essencial para reforçar a segurança durante a Paralimpíada, que começa no próximo dia 7 de setembro. Nos preparamos ao longo dos últimos anos e hoje podemos dizer que fomos vitoriosos nesta primeira fase dos Jogos Olímpicos.

A escala do NDCC G-25 "Almirante Sabóia" em Vitória-ES



Por: Yam Wanders.

Quando um navio da Marinha do Brasil atraca em algum porto, sempre que possível é organizada a abertura do mesmo para a visitação do público local, pois tão grande quanto a admiração dos brasileiros de bem pela sua Marinha é também grande a disposição e simpatia com que os militares se mobilizam para tornar essas visitações públicas um motivo de lazer saudável para crianças e fomentação de conhecimento para jovens, e, quem sabe também o despertar do nascimento de futuros integrantes da Marinha do Brasil. No caso do Porto da Cidade de Vitória no Espírito Santo não foi diferente e aproximadamente cinco mil pessoas puderam conhecer um navio de grande porte da nossa Marinha de Guerra.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Esquadrão Adelphi completa 2000 horas de voo no A-1M


Por: Redação OD

O 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi, completou 2.000 horas de voo com suas aeronaves de caça A-1M. A unidade aérea da Força Aérea Brasileira é a única que opera esse tipo de aeronave modernizada.O marco foi alcançado na semana passada em uma missão de emprego ar-solo simulado em grande altitude em uma área de instrução próxima à cidade de Caxambu (MG). O caça A-1 entrou em operação na FAB em 1989, juntamente com a criação do Esquadrão, e foi desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália.

Programa Verde Oliva entrevista a Tenente Coronel Médica Yamar, Comandante do Hospital de Campanha


Por: Redação OD

O programa Verde Oliva, teve a grata felicidade de entrevistar a Tenente-Coronel Médica Yamar Eiras Batista, comandante do Hospital de Campanha – Hospital Oswaldo Cruz. Na entrevista a TC Yamar conta um pouco da sua missão, da história do Hospital e faz um breve resumo dos trabalhos realizados no mesmo, e do seu emprego nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. A TC Yamar é a primeira mulher a comandar uma unidade operacional do Exército Brasileiro.


Batalhão de Controle e Defesa Antiaérea realizou um voo de reconhecimento com Aeronaves Remotamente Pilotadas

Militares preparam a aeronave para o voo
Por: Redação OD
No dia 25 de agosto, o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea realizou um voo de reconhecimento não tripulado no Parque Olímpico na Barra da Tijuca, em prol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. Para cumprir a missão, foi utilizada uma das duas Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), modelo FT-100, produzidas pela FT Sistemas de São José dos Campos (SP), adquiridas pelo Corpo de Fuzileiros Navais neste ano. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

9 Razões pelas quais as Olimpíadas Rio 2016 deixaram saudades em nossos militares


Por: Redação OD

As Olimpíadas Rio2016, nem bem terminaram e já deixaram um rastro de saudade e nostalgia, em nossos militares, sejam eles os atlletas que competiram ou os que fizeram a segurança dos jogos. Para elucidar melhor aos leitores os sentimentos descritos, vejam estas 9 razões que endossam nossas palavras:

Pilotos abastecem avião de combate a incêndios Canadair CL415 no Rio Douro e acenam aos turistas

Por: Redação OD
Um dos aviões cedidos por Marrocos para ajudar no combate aos incêndios em Portugal protagonizou uma formidável manobra de reabastecimento no Douro. E há imagens do momento, captadas no interior da própria aeronave! Dois minutos de adrenalina (e coragem!) que não pode perder. São instantes de cortar a respiração… por vários motivos. Em primeiro lugar porque revelam o cenário deslumbrante da paisagem duriense; depois, pelo facto de representarem a solidariedade entre países no combate aos incêndios e, por último, por um pequenino gesto de um dos pilotos. Curioso? Veja!

Brasil se prepara para 2ª fase do enriquecimento de urânio


Por: Redação OD

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) estão se preparando para entrar na  fase do enriquecimento isotópico de urânio. Atualmente, a usina de enriquecimento da INB, localizada em Resende, RJ, possui seis cascatas de ultracentrífugas em operação, atendendo cerca de 40% das necessidades de Angra 1. Após concluída a fase atual de implantação da Usina – primeira etapa –, com a construção e entrada em operação de mais três cascatas, serão atendidas 100% das necessidades de urânio enriquecido da usina de Angra 1 e 20% de Angra 2.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Comando Militar do Leste realizará tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, no centro do Rio de Janeiro


Por: Redação OD

O Comando Militar do Leste (CML) informa que o seu tradicional evento de Desfile Cívico-Militar será realizado na próxima quarta-feira dia 7 de setembro. A cerimônia, que celebra uma data importante para os Brasileiros, de quando o país deixou de ser colônia de Portugal (07 de setembro de 1822), onde o então imperador do Brasil Dom Pedro I promulgou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. Essa comemoração acontece todos os anos, desde a época do Primeiro Império. Por ser um momento tão marcante para o Brasil, o Comando Militar do Leste gostaria de convidar a população para esta ocasião de grande valor patriótico e histórico a todos nós Brasileiros.

EXÉRCITO BRASILEIRO

BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

CGDA faz balanço das ações das Forças Armadas nos Jogos


Por: Redação OD
No dia 22 de agosto, o Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) recebeu o Ministro da Defesa, Raul Jungmman, no Palácio Duque de Caxias, para participar de três atividades: reunião de Análise Pós-Ação (APA); solenidade de término da primeira fase dos Jogos Rio 2016; e entrevista coletiva com a imprensa.  Estiveram presentes o General de Exército Fernando Azevedo e Silva, Comandante Militar do Leste e Coordenador Geral de Defesa de Área; Vice-Almirante Leonardo Puntel, Comandante do 1º Distrito Naval; e Major-Brigadeiro do Ar José Eucliedes da Silva Gonçalves, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A formação dos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro será ampliada a partir de Outubro


Por: Redação OD

A partir de outubro, o curso de formação de policiais militares terá seu currículo ampliado. Inicialmente, 150 PMs serão atendidos. Os soldados terão pela frente 12 meses de formação, sendo dez de aulas teóricas e dois de estágios supervisionados em unidades operacionais da corporação. A disciplina de Polícia de Proximidade é uma das cinco matérias incorporadas ao novo currículo para o aperfeiçoamento da política de pacificação.

A situação da simulação de combate no Exército Brasileiro


Por: Redação OD

A moderna simulação de combate no Exército Brasileiro teve início em meados da década de noventa, com o trabalho pioneiro da Escola de Estado-Maior do Exército (ECEME) e do Comando de Operações Terrestres (COTER), no desenvolvimento dos primeiros simuladores computadorizados para o adestramento de Grandes Unidades. Desde então, o emprego de simuladores de diversos tipos se difundiu no âmbito da Força Terrestre e, atualmente, a simulação é utilizada nas mais diversas áreas operacionais da atividade militar.

Missão Ilha da Trindade 2016


Por: Yam Wanders

Expedição Científica PROTRINDADE VI/2016.

Geralmente jornalistas especializados em sua maioria estão acostumados a visitar eventos como shows aéreos, feiras, fábricas e bases militares, o que é sempre muito interessante e útil a nossa rotina profissional. Porém receber o convite para acompanhar operações “In loco” é a oportunidade que todos desejam e que deve ser valorizada em cada momento pois obviamente não é algo corriqueiro, ainda mais quando a operação ocorre à 1200 km da costa do Brasil em pleno Oceano Atlântico, o verdadeiro “alto mar” onde poucas embarcações possuem autonomia para tal viagem partindo do Rio de Janeiro ou de Vitória. Essa será a primeira de uma série de matérias sobre a Expedição Científica PROTRINDADE VI/2016, realizada de 9 à 19 de agosto de 2016 pelo Navio de Desembarque de Carros de Combate "Almirante Sabóia" (G-25), conhecido também como "Hippo" e sua valorosa tripulação, bem como um selecto grupo de pesquisadores civis de diversas Universidades do Brasil.

domingo, 28 de agosto de 2016

Um Belo Exemplo: Subtenente Joselei Guimarães do Amaral, do Centro de Instrução Pára-quedista (CI Pqdt)


Por: Redação OD

O Subtenente Joselei Guimarães do Amaral, Desenvolvedor Web da Seção de Informática do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (Cl Pqdt), tomou a iniciativa de realizar um projeto para melhorar a segurança orgânica do quartel e desenvolveu um Sistema em linguagem de programação Java, com a finalidade de cadastrar a entrada de pessoal no estabelecimento de ensino, tirando fotografia do visitante e imprimindo etiqueta de identificação. Com isso, melhorou o controle de entrada e saída, conferindo uma excelente ferramenta de segurança e controle de pessoal. O Sistema permite fazer consultas e gerar relatórios por data, facilitando, assim, quando necessário, pesquisas forenses para averiguação de entrada ou saída de pessoal.