sábado, 3 de setembro de 2016

Homenagem do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) a todos seus Guerreiros


Por: Anderson Gabino

Recordar feitos e momentos é sempre algo muito saudável em nossas vidas. O Esquadrão HS-1 completou este ano, em maio, 51 anos de sua ativação, e para relembrar um pouco de seu passado nada como um excelente vídeo onde podemos ver o árduo trabalho dos Sikorsky SH-3 Sea King do esquadrão, em vários tipos de missão! O vídeo foi feito para homenagear, na ocasião de seus 43 anos de ativação, antigos membros, que por lá passaram e deixaram seu legado de certa forma no Esquadrão Guerreiro... AD ASTRA PER ASPERA!!!
Aumentem o som e curtam o vídeo...


Olimpíada garante legados na área de segurança, afirma subsecretário Extraordinário de Grandes Eventos


Por: Redação OD

Os Jogos Olímpicos deixaram um importante legado na área de segurança para o Rio de Janeiro. Além da aquisição de equipamentos e da oferta de cursos e oficinas de capacitação para policiais militares e civis e bombeiros, a integração entre os diversos órgãos das três esferas de governo ficará como herança da Olimpíada para a população e será essencial para reforçar a segurança durante a Paralimpíada, que começa no próximo dia 7 de setembro. Nos preparamos ao longo dos últimos anos e hoje podemos dizer que fomos vitoriosos nesta primeira fase dos Jogos Olímpicos.

Presidente Temer tentará negociar venda de aviões KC 390 da Embraer à Arábia Saudita durante reunião do G20


Por: Redação OD
Além de tentar fechar o máximo possível de negócios com os chineses, o presidente Michel Temer usará a reunião do G20 para fazer negociações paralelas. O principal interesse é atrair investimentos para a área de infraestrutura, mas outros assuntos estarão em pauta como a venda de aviões brasileiros, a relação com a Venezuela e até uma possível nova formatação do Brics (sigla do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). De acordo com fontes ouvidas pelo GLOBO, a Arábia Saudita quer o apoio do Brasil para entrar no bloco, o que é visto com “bons olhos” pelos membros do grupo.

Veículos bindados turcos entram na província de Aleppo a partir de Kilis


Por: Redação OD

Blindados turcos entraram em território da Síria a partir da província turca de Kilis e bombardearam posições dos terroristas do Daesh, informou a agência de notícias turca DHA citando fontes militares, a mesma destaca ainda que 20 carros de combate, cinco veículos blindado e um caminhão entraram no território sírio que se encontra sob controle do Daesh e atacaram as posições dos terroristas. A agência informa também que, os militares turcos tiveram que destruir parte de um muro, que está sendo construído na fronteira com a Síria, para que os veículos militares pudessem passar.

Ministério da Defesa Russo irá compartilhar com à OTAN, dados sobre suas inspeções


Por: Redação OD
A Rússia começará a enviar unilateralmente à Otan mais detalhes sobre as inspeções surpresas conduzidas em suas forças armadas, segundo declarou o vice-presidente da comissão de defesa do Conselho da Federação (Senado russo), Frants Klintsevitch, ao jornal “Izvéstia”. Moscou estaria assumindo “um gesto de boa vontade”, disse o senador, ao anunciar que irá fornecer não só informações sob o Documento de Viena, sobre medidas de fortalecimento da confiança e da segurança, que foi ratificado pela Rússia em 2011.

AH-64 E Apache do Exército de Taiwan em ação


Por: Redação OD

O Ministério Nacional da Defesa de Taiwan (R.O.C) divulgou vídeo, onde se apresenta a performance de seus AH-64 E Apache durante exercícios de adestramento de seu Exército. O País vive em um constante alerta contra seus dois vizinhos, a China e o Japão, onde recentemente tem ocorrido muitos atritos por conta da disputa de uma faixa marítima no Mar do Sul da China, onde os três governos reivindicam como sendo seu território.

A escala do NDCC G-25 "Almirante Sabóia" em Vitória-ES



Por: Yam Wanders.

Quando um navio da Marinha do Brasil atraca em algum porto, sempre que possível é organizada a abertura do mesmo para a visitação do público local, pois tão grande quanto a admiração dos brasileiros de bem pela sua Marinha é também grande a disposição e simpatia com que os militares se mobilizam para tornar essas visitações públicas um motivo de lazer saudável para crianças e fomentação de conhecimento para jovens, e, quem sabe também o despertar do nascimento de futuros integrantes da Marinha do Brasil. No caso do Porto da Cidade de Vitória no Espírito Santo não foi diferente e aproximadamente cinco mil pessoas puderam conhecer um navio de grande porte da nossa Marinha de Guerra.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Frente al-Nusra continua recebendo ajuda através da fronteira turca


Por: Redação OD

A oposição síria e os militantes de Frente al-Nusra (organização terrorista proibida na Rússia) continuam recebendo ajuda através da fronteira sírio-turca, disse à RIA Novosti o diretor do Departamento de Desafios e Ameaças Atuais do MRE russo, Ilia Rogachev. Segundo ele, o adiamento, por parte dos americanos, do processo de demarcação dos militantes da al-Nusra da oposição moderada só beneficia os radicais. "Tal como mostram diversas ocorrências, esta situação favorece a organização (a Frente al-Nusra), que está manobrando ativamente, filiando outros grupos de oposição, criando novos blocos, etc."

Submarinos Americanos deverão receber tecnologia stealth até 2030


Por: Redação OD

Os novos submarinos da U.S Navy irão ser equipados com tecnologia 'stealth' permitindo assim a criação de submarinos menos visíveis para o mundo em termos de detecção, informou a revista The National Interest. Segundo os dados da publicação, se trata da passagem para um novo tipo de popa, parecido com a letra X, eque permitirá reduzir o ruído de movimento do submarino e melhorar sua maneabilidade. Esta nova tecnologia, que está sendo desenvolvida pela empresa General Dynamics Electric Boat, será aplicada em submarinos da classe Ohio, que são agora o núcleo das forças estratégicas ofensivas dos EUA, informou na publicação citando como fonte desta notícia, o vice-presidente da empresa, Will Lennon.

Esquadrão Adelphi completa 2000 horas de voo no A-1M


Por: Redação OD

O 1º/16º Grupo de Aviação, Esquadrão Adelphi, completou 2.000 horas de voo com suas aeronaves de caça A-1M. A unidade aérea da Força Aérea Brasileira é a única que opera esse tipo de aeronave modernizada.O marco foi alcançado na semana passada em uma missão de emprego ar-solo simulado em grande altitude em uma área de instrução próxima à cidade de Caxambu (MG). O caça A-1 entrou em operação na FAB em 1989, juntamente com a criação do Esquadrão, e foi desenvolvido pelo Brasil em parceria com a Itália.

Squadron isochronal inspection team returns C-130s to 'like new'

A dismantled HC-130J Combat King II (#11-5765) from 71 RQS undergoes a B-check isochronal inspection, August 16, 2016, at Moody AFB. B-check ISO inspections are performed after an HC-130J has been active for roughly 270 days. (USAF photo by A1C Daniel Snider]
By: Wording OD

Responsible for performing these inspections and tune-ups on all of Moody's HC-130J Combat King II fleet is the 23d Equipment Maintenance Squadron isochronal inspection team. "[These] inspections are more in-depth than pre-flight or basic post-flight operations," said U.S. Air Force Tech Sgt. Benjamin Huddleston, 23d EMS HC-130J isochronal inspection dock chief. "We tear the aircraft apart top-to-bottom and look at every inch of this aircraft to find any and all discrepancies that exist." 

Programa Verde Oliva entrevista a Tenente Coronel Médica Yamar, Comandante do Hospital de Campanha


Por: Redação OD

O programa Verde Oliva, teve a grata felicidade de entrevistar a Tenente-Coronel Médica Yamar Eiras Batista, comandante do Hospital de Campanha – Hospital Oswaldo Cruz. Na entrevista a TC Yamar conta um pouco da sua missão, da história do Hospital e faz um breve resumo dos trabalhos realizados no mesmo, e do seu emprego nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016. A TC Yamar é a primeira mulher a comandar uma unidade operacional do Exército Brasileiro.


Helicóptero da PMMG faz pouso de emergência após "pane" em cauda


Por: Redação OD
Um helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais teve que fazer um pouso de emergência enquanto tentava combater um incêndio florestal nas proximidades do condomínio Alphaville, em Itabirito, região Central do Estado. O incidente aconteceu na quarta-feira (31), por volta das 15 horas, quando a aeronave Pégasus 08, modelo AS350 B2, matrícula PP-EJK, se aproximou de uma lagoa para captar água com o equipamento chamado Bambi Bucket.

Batalhão de Controle e Defesa Antiaérea realizou um voo de reconhecimento com Aeronaves Remotamente Pilotadas

Militares preparam a aeronave para o voo
Por: Redação OD
No dia 25 de agosto, o Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea realizou um voo de reconhecimento não tripulado no Parque Olímpico na Barra da Tijuca, em prol dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. Para cumprir a missão, foi utilizada uma das duas Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), modelo FT-100, produzidas pela FT Sistemas de São José dos Campos (SP), adquiridas pelo Corpo de Fuzileiros Navais neste ano. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Portugal entrega seis caças F-16 à Roménia até o final do mês


As duas esquadrilhas de F-16 estão sedeadas na base aérea de Monte Real
Por: Redação OD

A Força Aérea de Portugal irá entregar o primeiro lote com seis caças Lockheed-Martin F-16, os quais foram vendidos à Roménia até o final deste mês, numa cerimónia que será realizada na base aérea de Monte Real, conforme relato de uma fonte ao periódico lusitano Diário de Notícias. A Força Aérea - que recebeu hoje o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas naquela base do distrito de Leiria - entregará o segundo lote de mais três, das 12 aeronaves até o final deste ano, ficando as três últimas para o ano de 2017, reiterou a fonte.

9 Razões pelas quais as Olimpíadas Rio 2016 deixaram saudades em nossos militares


Por: Redação OD

As Olimpíadas Rio2016, nem bem terminaram e já deixaram um rastro de saudade e nostalgia, em nossos militares, sejam eles os atlletas que competiram ou os que fizeram a segurança dos jogos. Para elucidar melhor aos leitores os sentimentos descritos, vejam estas 9 razões que endossam nossas palavras:

Exército Brasileiro estuda a compra de um numero maior que o previsto inicial das LMV´s IVECO


Por: Redação OD
Conforme notícia veiculada pelo site IHS Jane’s, o Exército Brasileiro estuda a possibilidade de se comprar até 1.464 unidades do veículo LMV da Iveco para o seu projeto de Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBM-LR), sendo que o plano original previa a aquisição de 32 unidades do veículo (1º lote), seguidos de mais 154 unidades divididos em dois lotes de 77 cada. O veículo da Iveco foi o escolhido em abril do corrente ano, onde ele concorreu contra o TUPI da Avibras e o Renault Trucks Defense.

Pilotos abastecem avião de combate a incêndios Canadair CL415 no Rio Douro e acenam aos turistas

Por: Redação OD
Um dos aviões cedidos por Marrocos para ajudar no combate aos incêndios em Portugal protagonizou uma formidável manobra de reabastecimento no Douro. E há imagens do momento, captadas no interior da própria aeronave! Dois minutos de adrenalina (e coragem!) que não pode perder. São instantes de cortar a respiração… por vários motivos. Em primeiro lugar porque revelam o cenário deslumbrante da paisagem duriense; depois, pelo facto de representarem a solidariedade entre países no combate aos incêndios e, por último, por um pequenino gesto de um dos pilotos. Curioso? Veja!

Brasil se prepara para 2ª fase do enriquecimento de urânio


Por: Redação OD

As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) estão se preparando para entrar na  fase do enriquecimento isotópico de urânio. Atualmente, a usina de enriquecimento da INB, localizada em Resende, RJ, possui seis cascatas de ultracentrífugas em operação, atendendo cerca de 40% das necessidades de Angra 1. Após concluída a fase atual de implantação da Usina – primeira etapa –, com a construção e entrada em operação de mais três cascatas, serão atendidas 100% das necessidades de urânio enriquecido da usina de Angra 1 e 20% de Angra 2.

Drone passa a três metros de avião militar da Força Aérea Portuguesa e quase causa uma tragédia

CASA C-295 da Força Aérea Portuguesa no Aeroporto da Horta, ilha do Faial, nos Açores

Por: Redação OD

O incidente ocorreu quando a aeronave da Força Aérea, encontrava-se no procedimento final para sua aterrisagem na base área número quatro da ilha Terceira, nos Açores, “Era por volta das 19h50, quando a aeronave Casa CS9 (C-295) da Forças Aérea portuguesa, aterrissou na pista 35 da base área número quatro da ilha Terceira, nos Açores’, relatou os controladores de trafego aéreo de Lisboa uma quase colisão com um drone...”quando o avião já se encontrava na final para aterrissar, o drone passou a cerca de três metros de distância. Este é mais um dos casos registados este ano e que está a preocupar as autoridades aeronáuticas.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Força Aérea dos EUA começa estudo para desenvolver projeto do "Caça do futuro"


Por: Redação OD

A Força Aérea dos EUA começou a estudar aspectos técnicos necessários para o desenvolvimento de um novo caça americano, previsto para ser lançado no ano 2040, escreve a edição americana especializada em assuntos militares Defense News. O projeto, identificado pelas siglas NGAD (Next Generation Air Dominance) e PCA (Penetrating Counter Air), ainda se encontra em sua fase mais inicial, de escolha de possíveis aspectos técnicos. O trabalho está sendo conduzido na base aérea de Wright-Pattersonpelo, no estado de Ohio, pelo "Grupo conjunto de pesquisas dos problemas de conquista da superioridade aérea em 2030", ou Air Superiority 2030 ECCT, inglês. 

Comando Militar do Leste realizará tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, no centro do Rio de Janeiro


Por: Redação OD

O Comando Militar do Leste (CML) informa que o seu tradicional evento de Desfile Cívico-Militar será realizado na próxima quarta-feira dia 7 de setembro. A cerimônia, que celebra uma data importante para os Brasileiros, de quando o país deixou de ser colônia de Portugal (07 de setembro de 1822), onde o então imperador do Brasil Dom Pedro I promulgou a independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga. Essa comemoração acontece todos os anos, desde a época do Primeiro Império. Por ser um momento tão marcante para o Brasil, o Comando Militar do Leste gostaria de convidar a população para esta ocasião de grande valor patriótico e histórico a todos nós Brasileiros.

EXÉRCITO BRASILEIRO

BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

Descobertos os destroços do F/A-18 C Hornet da Força Aérea Suiça, mas seu piloto ainda continua desparecido

Por: Redação OD
Autoridades suíças revelaram a imprensa de ter ser encontrado nesta terça-feira os destroços do caça da Força Aérea que desapareceu dos radares na segunda-feira, conforme nota do Ministério da Defesa suíço, de acordo com a Reuters. As operações continuam em busca do piloto que até agora ainda está desaparecido. O aparelho militar desapareceu nos Alpes, na região de Susten.

Littoral Combat Ship USS Freedom Suffers Main Propulsion Diesel Engine Problem


By: Wording OD

The U.S. Navy's first littoral combat ship USS Freedom (LCS 1) experienced a casualty to one of the ship's main propulsion diesel engines (MPDE) on July 11 caused by a leak from the attached seawater pump mechanical seal that resulted in seawater entering the engine lube oil system. The crew took action to address the leak, and Freedom returned to homeport July 13 on her own power to conduct repairs on a separate, unrelated issue. While in port, the crew performed seawater contamination procedures. From July 19-28, the ship returned to sea to complete its portion of the Rim of the Pacific (RIMPAC) exercise using gas turbine engines rather than its MPDEs.

Feira Russa de armamentos Army2016 terá mock-up do míssil de cruzeiro Kalibr


Por: Redação OD

A Feira técnico militar internacional Army2016, terá um mock-up do Míssil Kalibr e de outos equipamentos militares do Exército Russo que serão apresentados durante o eventoO fabricante de equipamento militar russo Almaz-Antey vai mostrar o conjunto do seu sistema durante a Feira, que será realizado nos arredores de Moscou no início de setembro, revelou em comunicado feito pela agência de notícia russa RIA Novosti.

BANCO DE TALENTOS ABRE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES


Por: Redação OD

Esta aberta desde a ultima Segunda-Feira (29/8),  inscrições no Banco de Talentos da Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) para docentes do curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Para participar do processo, é necessário ser profissional da área de Segurança ou da área de Ensino, as inscrições serão feitas no site do Banco de Talentos, www.bancodetalentos.seseg.rj.gov.br. O superintendente de Educação da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção (SSEVP) da Seseg, Leonardo Mazzurana, destaca a importância desta ação conjunta entre a Subsecretaria e a Polícia Militar.

CGDA faz balanço das ações das Forças Armadas nos Jogos


Por: Redação OD
No dia 22 de agosto, o Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) recebeu o Ministro da Defesa, Raul Jungmman, no Palácio Duque de Caxias, para participar de três atividades: reunião de Análise Pós-Ação (APA); solenidade de término da primeira fase dos Jogos Rio 2016; e entrevista coletiva com a imprensa.  Estiveram presentes o General de Exército Fernando Azevedo e Silva, Comandante Militar do Leste e Coordenador Geral de Defesa de Área; Vice-Almirante Leonardo Puntel, Comandante do 1º Distrito Naval; e Major-Brigadeiro do Ar José Eucliedes da Silva Gonçalves, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Caça F/A-18 C Hornet da Força Aérea Suiça está desaparecido na região dos Alpes

Por: Redação OD
Um caça F/A-18 C Hornet da Força Aérea Suiça, esta desaparecido, quando o mesmo sobreova os Alpes e sumiu dos radares do controle de terra, conforme nota do Ministério da Defesa Suíço, que já deu início a uma operação em larga escala para tentar encontrar o avião. O caça F/A-18 C, que tinha apenas o piloto a bordo, estava em exercícios militares juntamente com uma segunda aeronave quando o piloto perdeu o contato de forma repentina pouco depois das 16h (hora local), completou o Ministério da Defesa da Suíça em seu comunicado. "Desde então, a aeronave está oficialmente desaparecida", leu-se no documento, que aponta a zona de onde foi perdida a comunicação, no centro do país, é uma área de difícil acesso dado o terreno ser de montanha.
FONTE: AFP

A formação dos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro será ampliada a partir de Outubro


Por: Redação OD

A partir de outubro, o curso de formação de policiais militares terá seu currículo ampliado. Inicialmente, 150 PMs serão atendidos. Os soldados terão pela frente 12 meses de formação, sendo dez de aulas teóricas e dois de estágios supervisionados em unidades operacionais da corporação. A disciplina de Polícia de Proximidade é uma das cinco matérias incorporadas ao novo currículo para o aperfeiçoamento da política de pacificação.

Marinha do Chile recebe um novo navio-patrulha e amplia sua capacidade


Por: Redação OD
O moderno OPV-84 é o quarto navio de uma série de seis embarcações similares que a Marinha do Chile receberá para patrulhamento, vigilância, controle e combate à poluição, manutenção de auxílio à navegação, além de busca e resgate marítimo em águas nacionais.  A Marinha do Chile incorporou uma nova embarcação para patrulha oceânica, que possui recursos de controle logístico, vigilância e resgate marítimo. Ela está operando na região sul do país, incluindo o território antártico. O quarto navio-patrulha, chamado OPV 84 "Cabo Odger", foi construído inteiramente pela empresa chilena Astilleros y Maestranza de la Armada (ASMAR). 

Ministro Raul Jungmann anuncia nova estrutura regimental da Defesa

O Ministério da Defesa passará por uma restruturação. O anúncio foi feito pelo ministro, Raul Jungmann, durante cerimônia em comemoração pelo sexto aniversário do EMCFA

Por: Redação OD

O ministro, Raul Jungmann, anunciou, na manhã desta segunda-feira (29), que o Ministério da Defesa (MD) passará por uma restruturação. O pronunciamento ocorreu durante a cerimônia em comemoração pelo sexto aniversário do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Segundo o ministro, o decreto que aprova a nova estrutura regimental do MD deverá ser assinado, nos próximos dias, pelo presidente da República, em exercício, Michel Temer. 

Rússia abre caminho para cooperação militar com Uruguai


Por: Redação OD

O governo russo aprovou um projeto de cooperação militar com o Uruguai e solicitou ao Ministério da Defesa da Federação Russa para manter conversações com o lado uruguaio para promover a assinatura do documento. "De acordo com <…> a Lei Federal <…>, deverá ser aprovado o acordo do Ministério da Defesa russo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros para elaborar um projeto de acordo entre a Federação Russa e o Governo da República Oriental do Uruguai para a cooperação no domínio da defesa", divulga o documento.

A situação da simulação de combate no Exército Brasileiro


Por: Redação OD

A moderna simulação de combate no Exército Brasileiro teve início em meados da década de noventa, com o trabalho pioneiro da Escola de Estado-Maior do Exército (ECEME) e do Comando de Operações Terrestres (COTER), no desenvolvimento dos primeiros simuladores computadorizados para o adestramento de Grandes Unidades. Desde então, o emprego de simuladores de diversos tipos se difundiu no âmbito da Força Terrestre e, atualmente, a simulação é utilizada nas mais diversas áreas operacionais da atividade militar.

Drone americano invade o espaço aéreo do Irã e sai após alerta de que seria abatido

Foto meramente ilustrativa
Por: Redação OD
O sistema de defesa aérea das Forças Armadas do Irã detectou a entrada de um drone dos Estados Unidos em espaço aéreo iraniano nesta segunda-feira e fizeram um alerta para que a aeronave recuase sobre a sanão de ser abatido, e que foi logo acatado em seguida, de acordo com a agência de notícias iraniana Tasnim. "A defesa aérea militar do Irã detectou e alertou um drone norte-americano no espaço aéreo leste do país. Estava vindo do Afeganistão. O drone deixou a área", disseram os militares iranianos, segundo a Tasnim. A agência não deu detalhes de como as autoridades iranianas fizeram o alerta à aeronave não tripulada para deixar o espaço aéreo do país.
FONTE: Reuters

Missão Ilha da Trindade 2016


Por: Yam Wanders

Expedição Científica PROTRINDADE VI/2016.

Geralmente jornalistas especializados em sua maioria estão acostumados a visitar eventos como shows aéreos, feiras, fábricas e bases militares, o que é sempre muito interessante e útil a nossa rotina profissional. Porém receber o convite para acompanhar operações “In loco” é a oportunidade que todos desejam e que deve ser valorizada em cada momento pois obviamente não é algo corriqueiro, ainda mais quando a operação ocorre à 1200 km da costa do Brasil em pleno Oceano Atlântico, o verdadeiro “alto mar” onde poucas embarcações possuem autonomia para tal viagem partindo do Rio de Janeiro ou de Vitória. Essa será a primeira de uma série de matérias sobre a Expedição Científica PROTRINDADE VI/2016, realizada de 9 à 19 de agosto de 2016 pelo Navio de Desembarque de Carros de Combate "Almirante Sabóia" (G-25), conhecido também como "Hippo" e sua valorosa tripulação, bem como um selecto grupo de pesquisadores civis de diversas Universidades do Brasil.

domingo, 28 de agosto de 2016

Após dez anos como secretário de Segurança do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Beltrame irá deixar o cargo

Beltrame vai deixar o cargo de secretário de segurança do Rio Estefan Radovicz / Agência O Dia  
Por: Redação OD

O mais longevo secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, o policial federal José Mariano Beltrame irá deixar o governo após dez anos no cargo. A saída está prevista para ocorrer entre os dias 20 e 30 de setembro. O escolhido para substituí-lo será o Tenente-Coronel da PM e delegado da Polícia Federal Antônio Roberto Sá, que é subsecretário de Planejamento. Beltrame vai entrar num período sabático por anos e será consultor do mercado privado. Segundo amigos, ele estuda convites para palestras no Brasil e exterior. Beltrame se notabilizou pela implantação das Unidades de Polícia Pacificadora, alvo de elogios e críticas. 

Nota do Exército Brasileiro, quanto a prisão de militares realizando transporte de entorpecentes


Por: Anderson Gabino

Em face dos últimos acontecimentos envolvendo os militares do Exército Brasileiro, onde os mesmos foram capturados realizando o transporte de entorpecentes na cidade de Campinas/SP, este editor recebeu alguns áudios, e que em seus conteúdos davam conta que os militares envolvidos, na verdade seriam ex-integrantes das fileiras da força terrestre. Baseado neste material, resolvemos fazer contato com o Centro de Comunicação Social do Exército, para que o mesmo, pudesse nos trazer de fato a verdade do caso e assim levarmos a todos, o que se trata de verdade. Segue abaixo a transcrição da resposta do CCOMSEx a esta redação:

Ministério da Defesa da Russia nega que irá fazer uso de bases militares no Iêmen

Falsa notícia veio à tona após retirada de aviões de base iraniana Foto:TASS

Por: Redação OD
A Rússia não irá implantar aeronaves e equipamentos no Iêmen para lutar contra os militantes do Estado Islâmico na Síria, segundo confirmou à Gazeta Russa uma fonte anônima no complexo industrial militar russo. “Este é outro país devastado pela guerra civil”, disse a fonte. “Seria preciso transferir não só aeronaves para o Iêmen, mas também um contingente militar para proteger os nossos soldados. Tal decisão seria imprudente e levaria a uma variedade de problemas políticos e militares”, acrescentou. 

USS Illinois depois de 5 anos de construção e quase U$S 3 Bilhões de gastos, finalmente é entregue à US Navy


Por: Redação OD

A empresa de construção naval General Dynamics Electric Boat entregou à Marinha norte-americana um submarino que custou as cifras de U$s 2,7 bilhões. Conforme dados destacos pela agência de notícias, Associated Press, a construção deste submarino demorou quase cinco anos e meio. Ele será batizado de USS Illinois, em honra de estado natal da esposa do presidente dos EUA Michelle Obama. A primeira-dama deverá acompanhar o trabalho do submarino e a vida da tripulação. O submarino teve a proa redesenhada com dois tubos grandes para lançamento de mísseis Tomahawk em vez dos 12 tubos menores. Os tubos maiores foram projetados para que a Marinha tenha flexibilidade para também poder lançar armas do futuro e veículos não tripulados, disse Blomstedt, vice-presidente da Electric Boat, citado pela AP.

Exército sírio destrói estrada utilizada pelo ISIS e trava o envio de aprovisionamento a outras unidades dos terroristas


Por: Redação OD

Forças do exército sírio destruíram completamente a estrada situada na região de Ramuseh, e que os terroristasdo ISIS utilizavam para movimentar os seus reforços a suas 'unidades' que se enocntravam cercadas da parte oriental de Aleppo, conforme relato de jornalistas que se encontram em Aleppo. Os terroristas, ao capturarem a algumas semanas atrás a maior parte do bairro de Ramuseh e as escolas militares na proximidade, tentaram reestabelecer a comunicação entre as suas posições no sul de Aleppo e os extremistas cercados nos quarteirões orientais da cidade.

La Aviación del Ejército realizó un intercambio con el Ejército de Francia en la Guarnición Campo de Mayo


Por: redaction OD

El Ministerio de Defensa, que conduce Julio Martínez, informa que efectivos de la Aviación del Ejército Argentino recibieron en la guarnición Campo de Mayo al teniente de la Aviación Ligera del Ejército de Tierra francés (ALAT) Antoine Perez, con quien intercambiaron información sobre el empleo de la flota de helicópteros y el entrenamiento y formación de mecánicos y pilotos en su asiento de paz en ese país. En el marco de la visita, Perez recorrió el Escuadrón de Exploración y de Ataque 602 y el Batallón de Abastecimiento y Mantenimiento de Aeronaves de la Agrupación de Aviación de Ejército 601 y la Escuela de Aviación de Ejército. 

Um Belo Exemplo: Subtenente Joselei Guimarães do Amaral, do Centro de Instrução Pára-quedista (CI Pqdt)


Por: Redação OD

O Subtenente Joselei Guimarães do Amaral, Desenvolvedor Web da Seção de Informática do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (Cl Pqdt), tomou a iniciativa de realizar um projeto para melhorar a segurança orgânica do quartel e desenvolveu um Sistema em linguagem de programação Java, com a finalidade de cadastrar a entrada de pessoal no estabelecimento de ensino, tirando fotografia do visitante e imprimindo etiqueta de identificação. Com isso, melhorou o controle de entrada e saída, conferindo uma excelente ferramenta de segurança e controle de pessoal. O Sistema permite fazer consultas e gerar relatórios por data, facilitando, assim, quando necessário, pesquisas forenses para averiguação de entrada ou saída de pessoal.