segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Missão Ilha da Trindade 2016


Por: Yam Wanders

Expedição Científica PROTRINDADE VI/2016.

Geralmente jornalistas especializados em sua maioria estão acostumados a visitar eventos como shows aéreos, feiras, fábricas e bases militares, o que é sempre muito interessante e útil a nossa rotina profissional. Porém receber o convite para acompanhar operações “In loco” é a oportunidade que todos desejam e que deve ser valorizada em cada momento pois obviamente não é algo corriqueiro, ainda mais quando a operação ocorre à 1200 km da costa do Brasil em pleno Oceano Atlântico, o verdadeiro “alto mar” onde poucas embarcações possuem autonomia para tal viagem partindo do Rio de Janeiro ou de Vitória. Essa será a primeira de uma série de matérias sobre a Expedição Científica PROTRINDADE VI/2016, realizada de 9 à 19 de agosto de 2016 pelo Navio de Desembarque de Carros de Combate "Almirante Sabóia" (G-25), conhecido também como "Hippo" e sua valorosa tripulação, bem como um selecto grupo de pesquisadores civis de diversas Universidades do Brasil.



A saída do NDCC "Almirante Sabóia"(G-25), o "Hippo" para seu alinhamento na Baía de Guanabara rumo ao mar aberto.

Cheguei um dia antes da partida na Base Naval de Mocanguê em Niteroi-RJ, para a minha apresentação ao pessoal da Marinha e a equipe de Comando do NDCC (Navio de desembaque de carros de combate) Almirante Sabóia G-25, também conhecido como “Hippo”. Após as formalidades de praxe permaneço embarcado para a partida no dia seguinte, já com todas as instruções iniciais em ordem e apenas faltando a participação em alguns treinamentos práticos que ocorrerão durante a viagem.

Na foto: alguns dos pesquisadores que integraram a Expedição Científica PROTRINDADE VI/2016. Um selecto grupo de pesquisadores que realizam os mais diversos estudos científicos que abrangem desde pesquisas biológicas até geológicas de grande interesse para nosso progresso científico/tecnológico como também para a defesa do Brasil.

No dia do suspender (partida) chegam os demais integrantes da viagem que são desde militares que integrão a comissão bem como pesquisadores civis que participam dos projetos científicos desenvolvidos pelo Programa PROTRINDADE, este supervisionado e gerenciado pela Marinha do Brasil. Já com tudo checado e com todos à bordo, o navio suspende espias (os grossos cabos que prendem a embarcação ao cais) e às exatas 08:00h horário local o NDCC Almirante Sabóia é auxiliado por rebocadores para a saída da Base Naval de Mocanguê e se alinha para a saída na Baía de Guanabara e todos os que podem permanecer no passadisso e outras áreas externas são premiados com uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro à boreste (direita) e de Niterói à bombordo (esquerda).
Começa então a nossa aventura no mar...

Entre as diversas atividades à bordo do NDCC "Almirante Sabóia", as operações de vôo no convôo de popa foram as que renderam algumas das mais belas imagens de trabalho em equipe, um verdadeiro presente para comemorar o centenário da Aviação Naval da Marinha do Brasil em alto mar.

As atividades de bordo, vida profissional e social no navio.

Em uma viagem de alguns dias no mar todo leigo imagina um cruzeiro, todos comendo, festejando, bebendo e admirando o mar infinito, mas, estamos em um navio da Marinha do Brasil e aqui tudo é levado a sério, com uma tripulação de militares operacionais do melhor nível, pesquisadores civis altamente gabaritados (composta de doutores e mestres) e, acabo por me sentir um lambari entre tubarões (rs)! Do mais moderno marinheiro ao Comandante, todos tem funções específicas e essenciais ao bom funcionamento da embracação ou para a missão científica no POIT, o Posto oceanográfico da Ilha da Trindade.

A competência e atenção aos detalhes é constante. Espelhado nos ensinamentos e exemplos dos Oficiais mais antigos, os jovens Tenentes estão sempre em busca do aperfeiçoamento e da qualidade em suas atividades para garantir a tríade operacional do lema do Comando; Combater, navegar, flutuar.

Para a tripulação do navio o trabalho é ininterrupto, organizado em turnos de equipes de serviço que são acompanhados dessa vez por Guardas Marinhas e alunos da EFOMM (Escola de formação de oficiais de Marinha Mercante) em estágio prático para a complementação de suas formações específicas, o que triplica as responsabilidades da tripulação do “Hippo”. Manter todos os sistemas em ordem, desde máquinas, passando pelas cozinhas, hospital, intendência, chegando até o passadiço (também conhecido como “ponte de comando”, local onde o navio é controlado), é uma tarefa complexa que exige o empenho do serviço dos que se revezam em turnos, e que não para mesmo quando o navio está fundeado. 

Entre os pesquisadores que estão à bordo, o trabalho é constante, com as análises de dados, estudos, experimentos e o planejamento das ações que serão desenroladas na Ilha. E entre tudo isso os pesquisadores ainda encontram tempo para organizar e apresentar palestras para a tripulação do navio, todas de conteúdo de fácil entendimento para os que não possuem o amplo conhecimento ds trabalhos das pesquisas realizadas por várias universidades do Brasil na Ilha da Trindade.


Na foto: o Dr. Lauro Júlio Calliari, Doutor em Ciências Marinhas e Oceanografia da Universidade do Rio Grande-RS, apresentando aos tripulantes do "Hippo" seu trabalho de pesquisa sobre a morfodinânica dos riscos costeiros na Ilha da Trindade.

A interação entre todos reforça o clima de cordialidade, respeito mútuo e confiança para toda a viagem. Independente da mensuraçã pessoal de cada um durante a viagem, a vida social se desenvolve bem e grandes amizades são construídas entre todos, o que ajuda a elevar o moral e a motivação de todos. Nas horas vagas são organizadas atividades de estudos, jogos de raciocínio lógico e exibições de filmes instrutivos. Não existe rotina enfadonha à bordo do G-25. O exemplo de organização do tempo, tarefas produtivas e lazer saudável à bordo dão um bom exemplo prático que é bem recomendado para a vida civil de todos que desejam organização e produtividade no seu dia à dia.

Durante o 1o dia de navegação ocorreu um dos diversos treinamentos envolvendo a presença de uma aeronave SH-16 Seahawk da Marinha, efetuando treinos de pouso e decolagens no convôo de popa do "Hippo".

Aprendizados e trocas de experiências são constantes para quem se interessa por tudo do mundo militar tanto como para os que apenas são curiosos de oportunidade. Das muitas palestras científicas dos pesquisadores, passando pelas palestras de segurança, apresentação do navio, tradições navais até os treinamentos práticos de combate à incêndios, controles de avarias, e resgates de feridos, tudo é oportunidade para aprender ou reciclar cohecimentos, colaborar com a cultura de segurança operacional para qualquer que seja a situação ou local.

Exercício de postos de combate, afinal estamos em um navio de guerra, e além de tudo, "veterano" de 3 guerras (o G-25 participou da Guerra das Falklands/Malvinas e 1a e 2a Guerras do Golfo Pérsico contra o Iraque quando ainda pertencia a RFA - Royal Fleet Auxiliary do Reino Unido).

A doutrina à bordo do Almirante Sabóia bem como o de todos os navios da Marinha do Brasil é a da preparação constante, planejamento de ações e vigilância das operações com vistas sempre para a eficiência com segurança para todos e para o navio. À todo tempo durante os exercícios são relembrados no fonoclama (sistema de áudio/PA interno) o lema de prioridades do Comando; Combater, navegar e flutuar.


Entre um dos exercícios mais importantes, está o exercício de postos de abandono, onde é treinado o abandono organizado da embarcação em caso extremo de danos que comprometam a flutuabilidade da embarcação e seu afundamento seja iminente ou já em curso devido à danos provocados por ataques em caso de combate ou outros acidentes.

Foram tantas atividades à bordo e na operação na Ilha da Trindade que há material para muitas reportagens específicas que vão desde temas técnicos e/ou operacionais bem como fatos históricos e experiências pessoais interessantíssimas que tive a oportunidade de conhecer durante meu convívio junto aos tripulantes do G-25, o “Hippo”, como é também conhecido o NDCC Almirante Sabóia, um navio “que tem história pra contar”... Não posso deixar de lado o meu sincero agradecimento à Marinha do Brasil através do seu Centro de Comunicação Social da Marinha e a toda a Tripulação do G-25 Almirante Sabóia que com muita atenção e gentileza sempre se prontificaram a me auxiliar em tudo que precisei e me receberam de maneira fantástica à bordo.

Na foto: Pesquisadores que estavam no POIT e retornaram para o continente depois de uma permanência de 2 meses na Ilha da Trindade realizando pesquisas. Ao centro o Comandante do Navio, o Capitão de Mar e Guerra Ruiz e o Capitão de Corveta Henrique Afonso do CCSM na foto de despedida de fim de missão, aainda em alto mar antes da chegada ao Porto de Vitória no Espirito Santo.

Recebam também minha admiração e respeito em tamanho proporcional ao da nossa Amazônia Azul, com os desejos de “bons ventos e mares tranquilos” para todos!


Alguns dos integrantes da equipe de operações do Esquadrão HU-1 que efetuaram quase uma centena de operações de pouso e decolagem no convôo do NDCC "Almirante Sabóia" em tranferência de pessoal do navio para a Ilha e vice-versa.

Durante todas as tardes na viagem de ida para a Ilha da Trindade, o pôr do Sol foi um show à parte para todos.

No Centenário da Aviação Naval, pudemos bem ver o lema; No ar, os homens do Mar...

Manter a forma é fundamental, atividades físicas para manter mente e corpo sãos.

Exercício de combate ao fogo, com simulação usando fumaça de glicerina para incrementação do realismo.

A chegada à ilha na manhã do dia 13/08, com céu parcialmente encoberto, mas que não comprometeu a beleza da paisagem.

Um dos muitos pousos do Seahawk SH-16 no convôo de popa do NDCC G-25.

Seahawk SH-16 N-3036 do Esquadrão Guerreiro da MB.

UH-12(HB-350), N-7087 do Esquadrão HU-1 no convôo de popa do G-25.

Hospital de bordo do G-25 NDCC "Almirante Sabóia", com capacidade para diversos tipos de intervenções de urgências sob coordenação do Dr. Mulle.

A Bandeira do "HIPPO" com o seu lema; Sua praia, nossa missão!

Sem eles não há energia para as tarefas e missões à bordo, nutrição com qualidade sempre! Nosso muito obrigado ao pessoal da Taifa do G-25.

Até mesmo consultório dentário bem equipado para atender aos tripulantes do NDCC "Almirante Sabóia" sob a coordenação da Dra Monique.

Nenhum comentário: