SIAE - Salon du Bourget - Paris Air Show 2025 em imagens - parte 01
Por Yam Wanders
Quando falamos de eventos aéreos poucos podem ser comparados ao "Salon du Bourget", também conhecido como SIAE e Paris Air Show. E o porquê de ser conhecido por três nomes diferentes? Pois realmente é um evento que reúne os três tipos de eventos em um único, e que é também o pioneiro e mais antigo do mundo, desde sua criação em 1909 à exatos 116 anos.
Realizado sempre a cada dois anos para não conflitar com outros eventos, O Salon du Bourget/Paris Air Show somente não aconteceu durante a 1a e 2a Guerras Mundiais, e, no confinamento de 2021.
Como evento aeronáutico internacional na categoria de feira de negócios com show aéreo (com apoio governamental) o SIAE/Paris Air Show jà foi durante muitos anos o maior do mundo e hoje está em 2° lugar atrás apenas do Farnborough International Airshow (FIA) no Reino Unido e ainda bem à frente do Dubai Airshow e EBACE (European Business Aviation Convention & Exhibition) na Suíça. E está em 2° lugar apenas por pequenos detalhes de número de participantes e aeronaves em demonstração...
Ocupando todo o pátio de exposição do Musée de l'air et espace(que também é o 1° e mais antigo do mundo), o SIAE é enorme e demanda uma capacidade física razoável e paciência para anda muito, mesmo que o visitante deseje ver apenas o essencial nas àreas externas e dos pavilhões de exposições. E nos cinco dias que estive no evento, calculo que andei aproximandamente 8km por dia dentro do Salon du Bourget. Outra sugestão de "preparo físico" é ter capacidade para carregar sacolas pesadas, pois qualquer um que tenha interêsse pode sair todos os dias com vários kilos de material de leitura gratuito e bons brindes que são fornecidos pelos milhares de expositores presentes...
Obviamente que os organizadores do evento bem pensaram as coisas, e para quem nao deseja andar tanto ou possui restrições físicas existe a possibilidade de transporte com carros de golfe elétricos ou um trenzinho elétrico tipo Disney que leva os visitantes para os locais mais distântes.
E para os jornalistas e fotógrafos especializados, o SIAE sempre oferece as facilidades com uma sala de imprensa equipada com boas acomodaçoões para descanso; bons sofàs, recepcionistas bilingues gentis e muito bem informados, ar condicionado, internet de alta velocidade, bons banheiros, seguranças profissionais, plataforma externa coberta para ver o show aéreo, àgua, chás e cafés à vontade...
Para quem se empenha em fazer boas fotos e filmagens, os únicos inconvenientes do evento são; box de apresentação das aeronaves em performace é distânte do paddock reservado para a imprensa, e as duas plataformas para spot que ficam mais próximas da pista em uso do show são pequenas e ficam facilmente lotadas pelos fotógrafos e spotters que conseguem acesso, pois a área é idêntica ao de um contâiner de tamanho médio (5 X 8 metros). A outra é que são tantas qeronaves e stands que a disposição das aeronaves ficam em alguns caos "empilhadas" ou até mesmo umas escondidas pelas outras...
Se você quer fazer fotos das aeronaves em performace no SIAE/Paris Air Show, é indispensável uma boa teleobjetiva de pelo menos 500mm ou suas fotos vão ficar sempre distântes, o que é algo raro para quem está acostumado com outros eventos mais "informais" na Europa e nos EUA...
As melhores apresentações do Show Aéreo acontecem no final de semana, com a participação de aeronaves que não se apresentaram durante a semana e também com a participação da famosa Patrouille de France.
Porém, à partir de sexta, o evento é aberto ao público em geral e fica difícil transitar no pátio para de deslocar de um "point spotter" para outro e para o paddok de imprensa, assim comoé também difícil escolher aonde ficar em cada apresentação...
Os destaques
Como sempre o que chama a atenção de todos são as novidades de emprego militar e cerca de 47% dos expositores são de ramos aeroespaciais exclusivamente militar, refletindo o foco crescente para as necessidades do mercado defesa.
Quase metade dos 2.400 expositores presentes são franceses, de grandes a pequenas e médias empresas, e o setor desconhece a crise econômica francesa e mundial.
Drones e IA estão revolucionando o combate aéreo e terrestre. Autonomia e inteligência artificial estão redefinindo a guerra. Do drone furtivo da Dassault ao Eurodrone europeu, de munições inteligentes operadas remotamente a sistemas de guerra eletrônica baseados em IA, a superioridade está aumentando.
Destaques civis
a Airbus anunciou importantes encomendas: a AviLease adquiriu 10 cargueiros A350F e 30 A320neo, com opção de ampliar para 22 e 55 unidades, respectivamente. Já a Riyadh Air encomendou 25 Airbus A350-1000, com direito de compra de mais 25 aeronaves. Apesar do otimismo, a Airbus enfrenta atrasos na produção até 2027, devido à escassez de motores e mão de obra qualificada.
A ambição aérea também se estende à corrida espacial. A Europa está engajada em uma "reconquista forçada". Microlançadores e parcerias internacionais estão reinventando o acesso. A defesa espacial é crucial: o avião espacial Vortex da Dassault, os ativos da MBDA (Toutatis) e as constelações da Thales Alenia Space garantem autonomia vital.
Essa visão estratégica de soberania também se baseia na modernização industrial e em sua cadeia de suprimentos. De programas como o Aero Excellence™ aos investimentos da Airbus em IA e materiais sustentáveis, o objetivo é uma indústria resiliente e livre de carbono. Desafios logísticos, manutenção digitalizada e inovações multifuncionais refletem um setor em plena reinvenção.
Diretor da Boeing cancela participação
O diretor geral da Boeing, Kelly Ortberg, que era aguardado no salão para falar dos planos de recuperação da fabricante americana, cancelou sua participação, devido ao acidente com o Dreamliner 787 na Índia, na semana passada. A tragédia, de causas ainda desconhecidas, deixou 279 mortos entre ocupantes do avião e pessoas atingidas em terra.
Os destaques polêmicos
Em meio ao conflito na Faixa de Gaza e a recente ofensiva contra o Irã, o governo francês ordenou o bloqueio do acesso aos estandes de cinco fabricantes israelenses de material bélico que exibiam "armas ofensivas", segundo autoridades francesas. Os estandes da Israel Aerospace Industries (IAI), Rafael, Uvision, Elbit e Aeronautics amanheceram logo no 1o dia cobertos por lonas pretas que impediam seu acesso.
O governo israelense denunciou em um comunicado "uma decisão escandalosa e sem precedentes" que cria uma "segregação" contra os expositores do país. "As empresas israelenses assinaram contratos com os organizadores, pagaram (...) É como criar um gueto israelense", declarou o presidente de Israel, Isaac Herzog, ao canal francês LCI.
De acordo com informações do governo francês, os estandes foram fechados porque exibiam armas ofensivas idênticas às empregadas nos ataques na Faixa de Gaza, em violação ao acordo assinado com as autoridades israelenses. Mas em contrapartida, os estandes de muitas empresas ocidentais exibiam orgulhosamente quase todo tipo de equipamento que está em uso pela Ucrânia na guerra em curso.
De outro lado, obtivemos informações que o governo francês iria efetuar o boicote às empresas israelenses mesmo que não estivesse acontecendo o conflito Israel vs Hamas/Palestina devido à pressões da esquerda francesa (majoritariamente presente e muito influênte no governo francês), que é grande aliada idelógica das causas polêmicas do mundo islâmico, incluíndo o terrorismo do Hamaz e outros...
Presença da Embraer
A EMBRAER foi destaque não somente pelas suas aeronaves que são sucesso operacional e comercial já a algumas décadas como também pelo excelente posicionamento de seu stand no centro do pátio principal de exposições estáticas.
A Embraer, presente no salão há mais de 40 anos, exibiu os jatos E195-E2 e o cargueiro militar KC-390 Millennium, já adquirido por países como Holanda, Áustria e Suécia. Também foi exbido o A-29 Super Tucano, aeronave leve de ataque e treinamento, porém este não efetuou demostração em vôo como o KC-390.
Mais detalhes serão descritos em matéria exclusiva, pois os sucessos da EMBRAER são muitos e merecem ser analisados à parte...
Ps: Agradecemos aos diversos fabricantes que nos enviaram informações sobre suas novidades relacionadas a este evento (MBDA, Thales, Dirade, SE Aviation, MC2 Technologies, HyPrSpace, Safran, IDEA, Delair, Milton, Etienne Lacroix, Dassault, Daher, Helsing, Boreal, KNDS, Parrot, LN Innov, Airbus Defence and Space, Naval Group, Eutelsat, Latitude, Ariane Group, Eviden, Hemeria, 4CAD Group, Factem, Segula Technologies, Armtek, Easycube e GIFAS).
Não conseguimos incluir todos, mas sinta-se à vontade para compartilhar suas próximas novidades conosco para que possamos aparecer em uma de nossas próximas edições.
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