sábado, 20 de agosto de 2016

Maioria das medalhas do Brasil vem de atletas militares


Por: Redação OD
Doze das medalhas conquistadas pelo Brasil vieram de atletas que fazem parte de um programa das Forças Armadas. Nesta semana, o repórter Carlos de Lannoy foi conhecer esse trabalho. Os donos das medalhas são sargentos. Tem o ouro da Força Aérea, a prata do Exército, e vitórias da Marinha nas areias, no tatame, no ringue, e na baía de Guanabara.

Exército brasileiro está utilizando drones da empresa brasileira Santos Lab para ajudar na segurança da Rio 2016


Por: Redação OD
A empresa de Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants), Santos Lab em uma parceria com a 9ª. Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, disponibilizou para as atividades de segurança das Olimpíadas por meio de missões de reconhecimento e apoio, alguns de seus drones para serem utilizados e testados durante o evento. De acordo com a companhia, durante a competição, quatro modelos da Santos Lab realizam levantamento aéreo apoiados por dois operadores da empresa.

Como fuzileiros navais dos EUA praticam escape de um helicóptero durante queda na água



Por: Redação OD

Pensem na possibilidade de um helicóptero colidir com antenas de alta tenção elétrica é bastante aterrorizante, mas o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (Marines Corps), como força anfíbia da América, tem de se preocupar com a possibilidade ainda pior, da queda de um helicóptero no mar. Quando um helicóptero desce no oceano e começa imediatamente a afundar, ou seja, aqueles a bordo têm de ser treinados para evacuar o mais rápido possível.

Argentina e Chile realizam exécício de adestramento conjunto de sua força de paz "Cruz del Sur"


Por: Redação OD

O Ministério da Defesa Argentino, informou que militares das Marinhas Argentina e do Chile, irão realizar um exercício de adestramento da Força de Paz conjunta Cruz del Sur (Cruzeiro do Sul), esta força se mantem em permanente prontidão de ser empregada, a disposição da ONU para atuar em áreas de conflito realizando missões de paz.

United States Navy Fighters Engage in Syria

USS Dwight D. Eisenhower Deployment ARABIAN GULF (July 29, 2016) – Sailors prepare to secure two F/A-18E Super Hornets to the flight deck of the aircraft carrier USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69) (Ike). Ike and its Carrier Strike Group are deployed in support of Operation Inherent Resolve, maritime security operations and theater security cooperation efforts in the U.S. 5th Fleet area of operations. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 3rd Class Anderson W. Branch/Released)

By: Wording OD
United States Navy Fighter aircraft were scrambled yesterday over northeastern Syria after two Syrian air force SU-24 attack planes conducted strikes near Hasakah while coalition forces were conducting operations there as part of Operation Inherent Resolve, Defense Department spokesman Navy Capt. Jeff Davis stated on Friday. The airstrikes were preceded by a couple of days of clashes on the ground that involved artillery, Davis told reporters at the Pentagon.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

NDCC Almirante Sabóia estará aberto a visitação neste final de semana no Porto de Vitória


Por: Redação OD

Retornando da missão de levar suprimentos ao Posto de Observação da Ilha da Trindade (P.O.T.I) o Navio de Desembarque de Carros de Comabate (NDCC) Almirante Sabóia estará aberto a visitação neste fim de semana no Porto de Vitória (ES). A visitação ao navio se dará neste sábado dia 20/08 e no domingo 21/08, das 14 às 17 horas. O acesso dos visitantes aos navios será realizado pelo portão de pedestres do Porto de Vitória, localizado em frente ao Palácio Anchieta. A entrada é franca.

Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em seis pontos da cidade do Rio de Janeiro


Por: Redação OD
Representando a Força Aérea Brasileira em um evento esportivo de grande repercussão mundial, a Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em cinco momentos durante a programação dos Jogos Olímpicos 2016 que acontecem no Rio de Janeiro até o dia 21 de agosto. Esta é a primeira vez que o evento acontece no Brasil e na América do Sul.

Caça indiano pousa em pista que fica a apenas 100 quilômetros da fronteira com a China


Por: Redação OD

A pista de pouso modernizada (AGL, sigla em ingês) de Pasighat, na Índia, é considerada uma área estratégica e será uma das bases operacionais controladas pelo Comando Aéreo do Leste, capaz de receber todos os tipos de aviões e helicópteros. Avião mais destruidor da Força Aérea indiana, Sukhoi-30MKI, realizou sua primeira aterrissagem na base Pagishat, situada no estado indiano de Arunachal Pradesh, inaugurando a pista de pouso modernizada, localizada a apenas 100 quilômetros da fronteira com a China.

Navios russos eliminam base de terroristas na Síria


Por: Redação OD
Navios da Frota russa do Mar Negro realizaram ataques com o uso de mísseis de cruzeiro Kalibr contra posições do grupo terrorista Frente al-Nusra na Síria, informou o Ministério da Defesa da Rússia. "Hoje às 10h55 (horário de Moscou), a partir das posições de fogo no mar Mediterrâneo, no âmbito de manobras militares, os navios porta-mísseis ligeiros Zelyony Dol e Serpukhov, da Frota do Mar Negro, realizaram três lançamentos de mísseis de cruzeiro de baseamento marítimo Kalibr contra alvos do grupo terrorista Frente al-Nusra no território da Síria", diz-se no comunicado do ministério.

Tudo que você precisa saber sobre Reabastecimento em voo (REVO)


Por: Redação OD
Já viu um avião entrar em contato com outro durante o voo? Isso é reabastecimento em voo, ou, simplesmente, REVO!  Já tentou abastecer um carro em movimento?!?! Imagina abastecer uma aeronave, com adversidades como o tempo. E você deve estar se perguntando: Por que abastecer em voo? Quer saber como acontece? Quais aeronaves são capazes de fazer isso? Se liga!! Primeiramente, você deve saber porque ocorre o reabastecimento em voo, já que uma aeronave pode abastecer em terra.

Exército Brasileiro promove exposição em Praça de Belém pelo Dia do Soldado


Por: Redação OD

No dia 20 de agosto, sábado, em celebração a uma das datas mais importantes da Força Terrestre, o Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, o Comando Militar do Norte (CMN) promoverá exposição de materiais militares, além de disseminação de práticas saudáveis, na Praça Batista Campos, a partir das 8h. Os presentes poderão ver de perto como são desenvolvidas as atividades do Exército Brasileiro e receber orientações sobre ingresso na Força Terrestre. O Hospital Geral de Belém estará presente para orientar a população com dicas de bons hábitos de saúde, realizando também aferição de pressão e controle de diabetes, saúde bucal e combate ao tabagismo. Para as crianças, serão montadas pistas de combate à dengue e de cordas. A Banda de Música do CMN fará, também, apresentação especial.

Exército mantém segurança nas vias expressas do Rio


Por: Redação OD
A Força-Tarefa do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (FT 29º BIB), Batalhão Olímpico integrante do Comando de Defesa Setorial (CDS) Maracanã, sob a coordenação da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), prossegue nos patrulhamentos motorizados e na ocupação dos postos de segurança nas Linhas Amarela e Vermelha, no contexto dos Jogos Rio 2016.

Novos mísseis de cruzeiro da China contam com 'alto nível de inteligência artificial'


Por: Redação OD
A próxima geração de mísseis de cruzeiro chineses estará equipada com sistemas automatizados e inteligência artificial de alto nível. Eis o que revelou na sexta-feira (19) o diretor de um dos departamentos da Corporação da Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China, Wang Changqing. Foi informado que esse departamento produziu uma grande 'família' de mísseis de cruzeiro para as Forças Armadas chinesas.

Movimentações de tropas russas ao longo da fronteira preocupam Ucrânia

Movimentação de tropas ucranianas no leste da Ucrânia
Por: Redação OD
A tensão continua a escalar nas relações entre os vizinhos de leste. A Rússia movimentou cerca de 40 mil tropas mais veículos blindados, tanques e meios aéreos para perto da fronteira leste da Ucrânia onde afirma que vai realizar exercícios militares. O Comando Europeu dos Estados Unidos da América e o Pentágono estão a monitorizar de perto estas movimentações por parte do exército russo que são muitos semelhantes às observadas antes da invasão da Península da Crimeia, em 2014. O comandante da marinha, Danny Hernandez, falou ao Washington Free Beacon e disse que os americanos estão "extremamente preocupados com as movimentações verificadas". 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Rio 2016: Segurança é aprovada por 87,1% dos brasileiros e 88,4% dos estrangeiros


Por: Redação OD
A segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi aprovada por 87,1% dos brasileiros e 88,4% dos turistas estrangeiros que estiveram no Rio ou circularam pelos aeroportos Tom Jobim e Guarulhos, e cidades na fronteira da região Sul do país, como Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana (RS)e São Borja (RS). Este resultado foi divulgado hoje (18) pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e interino do Turismo, Alberto Alves, em entrevista coletiva no Rio Média Center, e consistem na soma das avaliações muito bom e bom da atuação nos eixos segurança pública, defesa e inteligência.

Fuerza Aérea Colombiana inicia su participación en el Ejercicio Green Flag East en Estados Unidos

La Fuerza Aérea Colombiana participa en Green Flag 2016 con 4 A-29 Super Tucano y un C-130 Hercules

Por: Redaction OD
Con el objetivo de realizar un entrenamiento avanzado en entornos de combate actuales, arribaron los aviones A-29 "Super Tucano" a Barskdale, base estratégica de la Fuerza Aérea de Estados Unidos ubicada en Bossier (Louisiana) tras recorrer 4206 kilómetros desde el Comando Aéreo de Combate No.2 en Apiay, Meta, junto con un equipo logístico y humano que desplazó los elementos necesarios para que el Escuadrón tenga la operatividad necesaria en otro país. 

As razões por trás do fiasco da aviação soviética em 1941

IL-2 soviéticos, conhecidos como "tanques voadores", em ataque a colunas nazistas Foto:Fedor Levshin/RA Novosti

Por: Redação OD
Durante os combates recentes na Síria, a aviação militar russa demonstrou que, com exceção dos Estados Unidos, a Rússia é o único país do mundo cuja Força Aérea é capaz de projetar o seu poderio muito além das fronteiras nacionais. No entanto, nem sempre ela foi tão bem sucedida. A conscientização sobre a importância da aviação militar ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

NUCLEP entregou a Itaguaí Construções Navais, a 4ª seção do futuro submarino SBR-2


Por: Redação OD
A NUCLEP entregou em meados de julho, a S1 do SBR-2 à Itaguaí Construções Navais (ICN), esta é a quarta seção de um total de cinco que compõem o casco resistente do submarino. A S1 apresenta características especificas e se diferencia dos componentes entregues anteriormente. Esta é a seção da popa do submarino, ou seja, é a que compõem a parte mais a ré da estrutura do SBR-2. Nela passará o eixo propulsor onde será montado o hélice.

Exército Brasileiro irá comprar um lote da estação GPK-EB01 de proteção balistica

Estação GPK-EB01 em utilização na VBTP Guarani, durante ocupação do Complexo da Maré

Por: Redação OD
O Exército Brasileiro está em vias de adquirir um lote (1.785 Un) da estação de arma protegida GPK-EB01, fabricada pela empresa israelense Plasan Sasa, para equipar as suas VBTP-MR Guarani 6×6 e para os futuros utilitários LMV encomendados no início do ano junto à empresa Iveco. O sistema produzido em Israel, já vinha sendo utilizado e ele destina-se a fornecer proteção aos artilheiros dos veículos, quando os mesmos estiverem fazendo uso da metralhadora .50 ou do lançador de granadas 40 mm.

Comando Militar do Oeste abre seus portões para à comunidade na Semana do Soldado

Exército inicia sábado, as comemorações da Semana do Soldado, com atividades para civis e militares. (Foto: Elvio Lopes)
Por: Redação OD
O Dia do Soldado, comemorado pelo Exército Brasileiro em 25 de agosto, será celebrado na Capital com o Portões Abertos, evento do Comando Militar do Oeste (CMO), dando início às celebrações da Semana do Soldado, neste sábado (20), com diversas atividades voltadas à integração entre a sociedade civil e as organizações militares. Conforme a assessoria do CMO, o Portões Abertos será realizado das 8 às 19h, com atividades desenvolvidas para toda a família, entre as quais passeio a cavalo, pista de cordas, parede de escalada, orientação, demonstração de cães de guerra e lutas, competições desportivas, corrida Duque de Caxias, show de palhaços e de mágica, apresentação de bandas de música, brinquedoteca, parque infantil, praça de alimentação e muito mais.

Super Tucano da FAB sobrevoa Jundiaí e intercepta aeronave causando um grande alvoroço na cidade


Por: Redação OD

O voo de uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) no céu de Jundiaí causou alvoroço, na tarde desta quarta-feira (17). Segundo testemunhas, os militares teriam interceptado aeronave civil e a feito pousar no aeroporto de Jundiaí, Comandante Rolim Amaro. Contudo, a assessoria de imprensa da FAB nega a ordem de pouso. Uma testemunha que mora próximo ao aeroporto ouviu um barulho estridente enquanto estava em sua casa. “Saí e olhei para o céu. Vi o caça brasileiro acompanhando um jato executivo. Como tenho rádio de comunicação, consegui sintonizar a frequência e ouvi a conversa. Os militares mandaram a aeronave pousar e caso a ordem fosse recusada, seria abatida”, comenta o entusiasta, que pede para não ser identificado. Ainda segundo a testemunha, o piloto da aeronave civil chegou a questionar a torre de controle do aeroporto de Jundiaí sobre a situação.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

BRABAT desencadeia Operação “A Paz deve Continuar” no Haiti


Por: Redação OD

No dia 5 de agosto, o Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT) – Batalhão Porto Príncipe – realizou a Operação “Lapé dwé Continye II” (A Paz deve Continuar II), em conjunto com a Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e com a Polícia Nacional do Haiti (PNH), no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). A Operação teve por finalidade intensificar a presença do BRABAT em toda a sua área de responsabilidade, por intermédio de patrulhamentos motorizado e a pé, bem como, pelo estabelecimento de static point, com foco nas regiões de Martissant e GrandRavine. 

Cooperação entre Rússia e Turquia é 'chave para resolução da crise síria'


Por: Redação OD
O cientista político turco Hasan Ali Karasar, analisou a possível direção que tomará a cooperação entre a Turquia e a Rússia na Síria, sublinhando que "em muitos aspectos, o sucesso desta cooperação é a chave para a resolução do problema sírio".Falando sobre a perspectiva de fechamento da fronteira turco-síria, Karasar salientou que não é fácil fazer a fronteira turco-síria completamente impenetrável. Mas agora atravessar a fronteira não será tão fácil como foi em anos anteriores, e a vigilância deste processo será reforçada.

US Air Force Flies All Three Bombers in Pacific Op

A U.S. Air Force B-52 Stratofortress, B-1 Lancer and B-2 Spirit fly over Guam after launching from Andersen Air Force Base, Guam, for an integrated bomber operation Aug.17, 2016. This mission marks the first time in history that all three of Air Force Global Strike Command's strategic bomber aircraft are simultaneously conducting integrated operations in the U.S. Pacific Command area of operations. (Photo by Sandra Welch/U.S. Air Force)

By: Wording OD

The U.S. Air Force flew its three strategic bombers — the B-1B Lancer, B-2 Spirit and B-52 Stratofortress — in what was billed as the first-ever integrated bomber operation in the Indo-Asia-Pacific region. The flight took place Aug. 17 at Andersen Air Force Base in Guam, according to a press release and photos from the service. The news quickly circulated on social media. 

11 coisas que todos precisam saber sobre o Boeing 767 da Força Aérea Brasileira



Por: Redação OD
Você já conhece a mais nova aquisição da Aviação de Transporte da FAB? O Boeing 767-300ER pousou em solo brasileiro no dia 10 de julho deste ano e é o mais novo vetor estratégico da Força Aérea Brasileira! Aí você pergunta: "mas e daí?". E daí que a aeronave será usada já agora nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. E daí que ela tem muito mais autonomia de voo; daí que vai ser usada em missões de ajuda humanitária, diplomáticas e de transporte aerologístico por todos os continentes do nosso planeta!

Brigada de Infantaria Pára-quedista participa da segurança de autoridades mundiais nos Jogos Olímpicos Rio 2016


Por: Redação OD
No dia 05 de agosto a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou uma operação de segurança e bloqueio de vias no entorno do Palácio Itamaraty para recepção de dignitários de vários países, presentes na cidade, para acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogois Olímpicos Rio 2016. Batizada de “OPERAÇÃO RIO BRANCO” a segurança envolveu, além dos militares paraquedistas, efetivos de outros órgãos da esfera Federal, Estadual e Municipal, isolando e patrulhando o perímetro entre a Central do Brasil, as ruas Senador Pompeu, Camerino, Uruguaiana e Avenida Presidente Vargas.

Take a ride in an EA-18G Growler with the awesome VAQ-140 cruise (video)



By: Wording OD

The video in this post comes from U.S. Navy’s Electronic Attack Squadron 140 (VAQ-140). Based at NAS Whidbey Island, Washington, the squadron’s last deployment took the “Patriots” to the east coast on the USS Harry S Truman (CVN-75). This was the ship’s and Airwing 7’s first deployment supporting Operation Inherent Resolve (OIR), with targeted airstrikes in Iraq and Syria as part of a comprehensive strategy to defeat the so-called Islamic State of Iraq and the Levant (ISIL).

Lockheed Martin gets $112 million Aegis modernization contract


By: Wording OD

Lockheed Martin Mission Systems and Training has received a $112 million U.S. Navy contract modification for the fiscal 2016 Aegis Modernization program.The procurement covers the production of multi-mission signal processor equipment sets, ballistic missile defense 4.0.2 equipment, Aegis weapon system modernization upgrade equipment, as well as associated spares to support the fielding of Aegis modernization capabilities to the fleet.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Marinha do Brasil mantem as buscas pelo piloto desaparecido


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto e à aeronave AF-1B, desaparecidos no mar desde terça-feira (26/07), prosseguem de forma contínua. O Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” e o Navio da Petrobrás “Fugro Aquarius” permanecem no local com equipes de apoio empregando aeronaves, lanchas e viaturas, estendendo as buscas pelas praias das regiões de Maricá, Saquarema, Arraial do Cabo e Cabo Frio.Na quarta-feira (17/08), está prevista a chegada de um barco pesqueiro que vai utilizar redes de arrasto nas buscas. A embarcação vai percorrer áreas com profundidade menor, em complemento às varreduras que estão sendo realizadas pelos demais navios.

Submarinos russos, uma nova geração mais sorrateiros, rápidos e mortais estão prestes a entrar em serviço para reforçar as unidades da Marinha russa

Submarino de classe Akula nas águas de Vladivostok 
Por: Redação OD
A intensidade das operações de submarinos russos no oceano Pacífico é a maior em décadas, segundo o relatório “O reequilíbrio asiático da Rússia”, do Instituto Lowy de Política Internacional, na Austrália. Além disso, pela primeira desde a Guerra Fria, a frota russa dispõe de submarinos mais silenciosos e com armas mais poderosas.De acordo com o estudo australiano, a guinada da Rússia em relação à Ásia provocou uma renovação em grande escala da Frota do Pacífico do país, que durante a próxima década atingirá seu maior número em termos de recursos navais.

12º Batalhão de Infantaria realiza exercícios de Adestramento em Operações Aeromóveis e de “Fast Rope”


Por: Redação OD

Militares do 12º Batalhão de Infantaria (12º BI), integrantes da Força Terrestre Componente Alterosa, do Comando de Defesa de Área de Belo Horizonte (CDA-BH), realizaram, dia 9 de agosto, o adestramento em Operações Aeromóveis, com o apoio da aeronave Cougar, do 4º Batalhão de Aviação do Exército. Uma das ações treinadas foi a Fast Rope, técnica utilizada para desembarque rápido de combatentes e/ou fração de tropa em ambiente hostil.

Aeronave de patrulha P-3 AM completa cinco anos de operação no esquadrão Orungan


Por: Redação OD

O Esquadrão Orungan (1º/7° GAV) celebrou, no início de agosto, os cinco anos de operação da aeronave P-3 AM Orion pela Força Aérea Brasileira (FAB). O avião turboélice de fabricação americana foi modernizado na fábrica da Airbus Military, em Sevilha, na Espanha, e começou a ser entregue à FAB em 2011. Hoje, a instituição conta com uma frota de nove P-3 AM Orion sediados no esquadrão Orungan, em Salvador (BA). O P-3 AM é utilizado na vigilância e proteção de áreas marítimas e dos recursos naturais da Amazônia Legal e, de modo especial, à região do pré-sal. Além disso, a aeronave apoia as atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil.

Que tal comprar um equipamento militar Russo real? Assista ao fórum EXÉRCITO 2016 e saiba como adquirir



Por: Redação OD
Os visitantes do fórum técnico-militar EXÉRCITO 2016 poderão comprar caminhões militares e módulos habitáveis.Durante o Fórum serão realizados mais de uma centena de leilões abetos para vender bens móveis do exército.O Fórum Internacional Técnico-Militar EXÉRCITO 2016, organizado pelo Ministério da Defesa da Federação da Rússia para encontrar ideias, tecnologias e soluções inovadoras na área de Defesa, permite criar condições para a introdução de tecnologias avançadas no processo de produção das armas russas. Neste ano, o Fórum se realizará durante seis dias, de 6 a 11 de setembro de 2016.

FONTE: Sputniknews

Confira a versão modernizada do helicóptero russo Ka-52 Alligator



Por: Redação OD

As fotos da nova versão do helicóptero de combate russo Ka-52, dotado do novo sistema de pontaria OES-52, foram publicadas pelo blog bmpd, que pertence ao Centro Russo de Análise de Estratégias e Tecnologias.As fotos mostram o Ka-52 equipado com o novo sistema de pontaria OES-52, instalado na parte frontal do aparelho. Este sistema é utilizado para o reconhecimento rápido de alvos, bem como para a pilotagem do aparelho. As fotos foram tiradas em 10 de agosto na região de Moscou. 

Pentágono fecha contrato de US$370 milhões para compra de 30 novos drones MQ-9


Por: Redação OD
A empresa americana General Atomics assinou um contrato avaliado em mais de 370 milhões de dólares para a construção de 30 drones MQ-9 Reaper, diz um comunicado publicado hoje (15) pelo Pentágono. “A General Atomics recebeu um contrato no valor de 370,9 milhões de dólares… pelo ano fiscal de 2015, para a produção de MQ-9 Reaper” – diz a nota.Espera-se que os drones previstos no contrato sejam todos entregues até maio de 2019.

Airbus Helicopters anuncia contrato de 30 H225M para Ministério da Defesa do Kuwait



Por: Redação OD

A Airbus Helicopters anunciou a assinatura de um contrato com o Ministério da Defesa do Kuwait para o fornecimento de 30 helicópteros H225M multimissão utilitário e um pacote de suporte e serviços associados, durante a visita do Ministro da Defesa francês, Jean-Yves Le Drian ao Kuwait, na última terça-feira (09). "Estamos muito honrados que o Ministério da Defesa do Kuait tenha escolhido o H225M, a melhor plataforma para cumprir os mais exigentes requisitos operacionais", disse Guillaume Faury, CEO da Airbus Helicopters.

Explosão em mini submarino Sul-coreano na Base Naval de Jihae fere um e deixa três mortos


Por: Redação OD

Um grave acidente com um mini submarino da Coréia do Sul, deixou pelo menos três marinheiros mortos e um outro ficou gravemente ferido após uma explosão durante os trabalhos de reparos, em uma base naval ao sudeste da Coreia do Sul, informaram nesta terça-feira fontes oficiais. Os fatos ocorreram na segunda-feira na base naval de Jinhae, cerca de 410 quilômetros de Seul, indicou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano. 

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Soldado Pinheiro: das ruas à farda verde-oliva


Por: Redação OD

O Soldado do Exército Brasileiro Herick Patrick Carvalho Pinheiro nasceu em Barcarena (PA), tem 21 anos, serve (e mora) no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS). Apesar da pouca idade, teve uma trajetória de vida sofrida. Aos cinco anos, o Sd Pinheiro perdeu o pai, vitimado pelo câncer. Sem apoio da família e sem dinheiro, ele e sua mãe precisaram morar na rua. Três meses após o falecimento de seu pai, a tragédia, mais uma vez, bateu-lhe à porta, levando sua mãe, vítima de forte pneumonia.

A-29 Super Tucano entra na concorrência para substituir os A-10 Thunderbolt da USAF

Por: Redação OD
Ninguém tem mais amigos em Washington do que o A-10 Thunderbolt, um antigo avião de combate que ficou famoso por seu canhão Gatling de 30 milímetros e por sua durabilidade --em batalhas no Oriente Médio e em conflitos entre o Congresso e a Força Aérea dos EUA. O avião, apelidado de "warthog" ("javali") por seu aspecto deselegante, data do início dos anos 1970 e foi construído para dizimar tanques soviéticos que nunca surgiram por trás da Cortina de Ferro. Essa besta com asas sobreviveu a numerosos combates contra a aposentadoria porque seus aliados políticos repeliram os vários esforços do Pentágono para derrubá-lo.

Militar usa experiência em Missão de Paz na formação de novos sargentos


Por: Redação OD

Depois de quase oito meses integrando o 23º Contingente Brasileiro na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), o Major de Infantaria Pedro Antonio Garcez usa a experiência no Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 23) para incrementar a formação dos alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP).  “Considero meu dever transmitir aos alunos da EEAR os conhecimentos aprendidos durante a missão, de modo a motivá-los para os desafios e oportunidades da carreira”, avalia o oficial, que agora comanda um dos esquadrões de alunos da maior escola de ensino técnico militar da América do Sul e a Subseção de Ensino da Especialidade Guarda e Segurança.