sábado, 20 de agosto de 2016

Maioria das medalhas do Brasil vem de atletas militares


Por: Redação OD
Doze das medalhas conquistadas pelo Brasil vieram de atletas que fazem parte de um programa das Forças Armadas. Nesta semana, o repórter Carlos de Lannoy foi conhecer esse trabalho. Os donos das medalhas são sargentos. Tem o ouro da Força Aérea, a prata do Exército, e vitórias da Marinha nas areias, no tatame, no ringue, e na baía de Guanabara.


O programa foi criado em 2008 para conquistar medalhas nos Jogos Mundiais Militares de 2011. E custa ao Ministério da Defesa R$ 18 milhões por ano. A inspiração veio de programas semelhantes na Itália, Rússia e França. Os atletas não são militares de carreira. Medalhistas como a nadadora Poliana Okimoto e o judoca Rafael Silva fizeram concurso público e um treinamento militar de 45 dias. Todos recebem R$ 3 mil por mês e para eles significa mais. "Ter um lugar adequado de centro de treinamento, ter uma equipe assim profissional de fisioterapia, nutricionista, psicólogo”, disse Kahena Kunze.

“Nós não formamos os atletas, os atletas já vêm formados. Nós também não somos patrocinadores, nós estamos investindo na formação de equipes militares representativas em competições militares pelo mundo afora”, explicou o general Décio Brasil. O nadador Henrique Martins competiu na Olimpíada e diz que o apoio militar é um complemento ao que recebem de clubes e patrocinadores. “A confederação gostou, aliviou um pouco a barra para eles. Os clubes gostaram. Tem poucos clubes grandes no Brasil. Não tem como colocar todos os atletas nesses clubes grandes. E as Forças Armadas vieram para isso”, disse.

O general diz que diz que os atletas só precisam retornar ao quartel uma vez por ano. o dever é de sempre representar bem o Brasil. Enquanto a gente está fazendo esta reportagem tem mais duas sargentos da Marinha, desta vez, conquistam a medalha de ouro. Repórter: General, da Marinha, mas é para comemorar também? General: Muito orgulho, né? Fico emocionado mesmo. Nós conseguimos cumprir nossa missão apoiando eles. Elas aqui, ficaram aqui. Dividiram esse espaço, conviveram com a gente aqui estes dias. Todo muito comemora, muito feliz.

FONTE: Jornal Nacional

Nenhum comentário: