Por: Redação OD
Já viu um avião entrar em
contato com outro durante o voo? Isso é reabastecimento em voo, ou,
simplesmente, REVO! Já tentou
abastecer um carro em movimento?!?! Imagina abastecer uma aeronave, com
adversidades como o tempo. E você deve estar se perguntando: Por que abastecer
em voo? Quer saber como acontece? Quais aeronaves são capazes de fazer isso? Se
liga!! Primeiramente, você deve saber porque ocorre o reabastecimento em voo,
já que uma aeronave pode abastecer em terra.
Não é tão simples...
Aeronaves do tipo caça, em determinadas ocasiões, necessitam de uma autonomia
maior de voo, e nem sempre podem pousar para abastecer. Deu para entender?
Basicamente, o REVO é necessário para que aeronaves possam voar por mais tempo
continuamente e cumpram suas missões. Talvez você ainda não tenha se atentado
ao fato de que o reabastecimento em
voo é uma forma de
criar maior raio de mobilidade a aeronave. Que
tal um exemplo? Vamos supor que um F-5 saia do Pará e tenha o objetivo de
cruzar a fronteira e chegar ao Peru: isso jamais seria possível sem que
ocorresse alguns reabastecimentos em voo.
Deu para notar um pouco da dificuldade
do REVO nesse vídeo. No momento do reabastecimento, é importante que o piloto
tenha em mente que deve manter controle de si mesmo e de sua aeronave. A
situação é mais difícil do que em outras missões, pois os reflexos
desenvolvidos durante a sua formação de Piloto de Caça podem agir contra ele,
colocando-o em situações delicadas, caso falhe em controlá-los. Os pilotos são
condicionados a nunca colidir em voo, treinamento feito em voos de
formaturas básicas, por exemplo, onde duas ou mais aeronaves fazem acrobacias
muito próximas umas das outras. Já no Reabastecimento em Voo, o piloto deve
tocar o probe de abastecimento da sua aeronave na cesta da aeronave tanque. Probe
de abastecimento? Hããã?? Oii? Calminha,
vamos apresentar algumas partes essenciais para que você entenda como funciona
o reabastecimento em voo.
Durante a missão de
reabastecimento em voo, quem comanda todas as ações é um dos pilotos do avião
tanque. Os caças só podem conectar para abastecer, ou mudar suas posições,
mediante comando da aeronave tanque. Além disso, é
este que faz todas as coordenações com o controle de tráfego aéreo durante a
missão. Além de importante para o aumento da capacidade de emprego
estratégico para a Força Aérea, a missão de Reabastecimento em Voo é complexa e
exige muito estudo e treinamento. Por isso o REVO sempre está presente nos
treinamentos operacionais da aviação de caça!
O reabastecimento simultâneo
é comum e faz com que a missão seja otimizada, de forma que seja possível o
reabastecimento de uma maior quantidade de caças. Quando o piloto está
conectado recebendo o combustível, deve ficar atento para o correto
posicionamento da aeronave, sem margem de erro, principalmente por estar muito
próximo da cauda do reabastecedor. A alta pressão de transmissão do combustível
faz com que seja possível a transferência de até 2.200 litros de combustível
por minuto, somando-se a capacidade de cada mangueira! O reabastecimento rápido
é importante para dar fluência e possibilitar o curto tempo de espera de outros
caças que, por ventura, estejam aguardando para abastecer.
Se às vezes parece impossível
se conectar de dia, à noite a dificuldade se multiplica!! A aeronave de caça
possui um farol específico para o reabastecimento em voo durante o período
noturno. O farol é suficiente para iluminar a cesta, porém a aeronave tanque é
possível de ser vista por causa das suas próprias luzes que ajudam os caçadores
na localização e posicionamento.
FONTE: Força Aérea Blog
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