sábado, 5 de maio de 2018

Departamento de Defesa dos EUA deseja reativar a sua Segunda Frota para conter 'ameaças russas' no Atlântico Norte


Por: Redação OD

De acordo com fontes ouvidas pelo portal de defesa USNI News, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos estão prestes a anunciar, os planos de reativação da Segunda Frota do Norte no Oceano Atlântico, após publicação da nova Estratégia Nacional de Defesa do país, a qual deixa claro que os EUA estão de volta a era de grandes competições de poder, segundo afirmou o chefe de operações navais John Richardson nesta sexta-feira, afirmando ainda que a medida seria motivada principalmente por supostas ameaças impostas pela Russia na região onde a frota irá operar.

EX-COMBATENTE REVIVE ÚLTIMO TIRO BRASILEIRO EM SOLO ITALIANO, QUE AJUDOU A RESTABELECER A PAZ MUNDIAL.

Imagem via 20GAC L. Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

O 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (20º GAC L) comemorou, em 27 de abril de 2018, os 73 anos do Último Tiro da Força Expedicionária Brasileira (FEB), momento em que foi rememorada a ação histórica do então o 1º/2º Regimento de Obuses 105 Autorrebocado do III Grupo 105 FEB (como a Unidade era denominada à época), na Segunda Guerra Mundial, ocorrida em 29 de abril de 1945.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

NA ITÁLIA, ENTUSIASTAS DA FEB PRESERVAM A HISTÓRIA DOS BRASILEIROS QUE COMBATERAM PELA LIBERTAÇÃO DO PAÍS.

Imagem por 1° Tenente Edmilson via Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

Montese (Itália) – Preservar a memória dos vultos históricos e de seus feitos em prol do Brasil é uma das diretrizes do Exército. Com esse objetivo, a instituição mantém viva a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e de seus 465 militares que tombaram em solo italiano entre 1944 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA É REVERENCIADA DURANTE COMEMORAÇÕES DO DIA DA LIBERAÇÃO NA ITÁLIA.

Imagem por 1°Tenente Edmilson via Exército Brasileiro.

Por: Redação OD.

Montese (Itália) – Os italianos reverenciam o 25 de abril como o “Dia da Liberação”, momento em que o país foi libertado do domínio nazifascista, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Assim como em toda a nação, a data foi celebrada na cidade de Montese, com lugar de destaque para o Brasil. Até hoje, os feitos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para a restauração da democracia naquela e em outras localidades das Regiões da Toscana e Emília-Romagna são recordados pela população.

Marinha Portuguesa faz busca em alto mar por tripulantes de veleiro desaparecido

        NRP Corveta Antônio Enes da Marinha Portuguesa. Imagem Ilustrativa via Marinha Portuguesa. 


Por: Redação OD.

A Marinha, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Força Aérea Portuguesa (FAP), está a coordenar desde o dia 02 de maio, uma operação de busca e salvamento dos dois tripulantes, ambos de nacionalidade italiana, do veleiro “BRIGHT”, de bandeira italiana, que navegava a cerca de 330 milhas náuticas (660 Km) a leste da Ilha de S. Miguel de Açores.

quarta-feira, 2 de maio de 2018

U.S. Marine Corps iniciam a operação do mais moderno helicóptero militar do mundo

Imagem via U.S. Marine Corps.

Por: Redação OD.

Logo após sua primeira demonstração internacional no ILA Berlim no final de abril, finalmente chega a notícia que os Marines tanto esperavam. Começa nesse mês de maio a entrega e operação dos primeiros super helicópteros Sikorsky CH-53K King Stallion, um helicóptero que já vem sendo operado pelo U.S. Mariners desde os anos 60 em suas primeiras versões CH-53 Stallion (YCH-53A, 1964). A primeira unidade dos Fuzileiros Navais dos EUA a receber o novo helicoptero será New River Air Station na Carolina do Norte.
Algumas unidades desse incrível helicóptero serão testadas pelos pilotos do U.S. Marine Corps até o começo de 2019, antes de oficialmente iniciar sua vida operacional nos esquadrões aos quais serão destinados.

Atentado que matou 10 jornalistas é condenado pela ONU mas segue ignorado pelas grandes mídias

Imagem do momento pós explosão que vitimou 10 jornalistas que cobrem o conflito no Afeganistão. Foto de Mohamad Safa via AFP- Agence France Press.
Por: Yam Wanders.

Na manhã do dia 30 de abril, ocorreu mais um dos muitos atentados efetuados por terroristas islâmicos ligados ao ISIS. Até o momento são confirmados 41 mortos, sendo 10 jornalistas, que inicialmente eram 8 entre as vítimas fatais, mas dois morreram mesmo após hospitalizados devido aos ferimentos, e 45 feridos graves, entre estes, crianças e socorristas que chegaram no momento da 2a explosão que vitimou os jornalistas nesse ataque em Kabul.
Mesmo com o apoio da ONU e com a divulgação da tradicional AFP - Agence France Press, que perdeu nesse atentado o seu chefe de fotografia no Afeganistão, o conhecido fotojornalista "Shah Marai", não ocorreu praticamente nenhuma menção do fato nas grandes mídias européias, justamente aquelas que mais deslocam jornalistas em zonas de conflitos e que ainda serve de modelo para o trabalho de livre imprensa pelo mundo.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Militares brasileiros à serviço da ONU sofrem ataque na República Centro-Africana

O Tenente-Coronel Carlos Henrique Martins Rocha, do Exército Brasileiro, um dos feridos. Imagem via ONU News.
Por: Redação OD.

O Ministério da Defesa, por intermédio da Subchefia de Operações de Paz, informa que, nesta terça-feira, em Bangui, capital da cidade da República Centro-Africana, houve um confronto local no bairro mulçumano PK5. Durante o ataque, uma viatura da Organização das Nações Unidas (ONU), com 2 militares brasileiros, do Estado Maior da Força de Paz da ONU na República Centro Africana (MINUSCA), foi apedrejada, sendo danificada.

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Russia poderá encomendar porta-aviões à China?

 O porta-aviões "Liaoning" CV-16 da Marinha Chinesa no porto de Hong Kong em final de 2017, que servirá de base para "re-ensinar" os russos a construirem e operarem novos porta-aviões em um futuro próximo.
 Imagem por Jerome Favre.
Por: Redação OD.

De acordo com informações obtidas em sites especializados e até mesmo divulgado hoje pela imprensa de TV russa, a informação sobre uma possível negociação da Rússia por um programa de manutenção e até mesmo a possibilidade de encomenda da construção de um porta-aviões para sua Marinha de Guerra, e, o mais surpreendente e inconcebível, porém compreensível é que as conversações e possíveis negociações estão ocorrendo com a China.
Analisamos e cruzamo informações e, realmente está plausível a situação, mesmo não existindo ainda nenhuma confirmação oficial do Ministério da Defesa da Rússia e/ou da China. 

AEB marca presença no Aerospace Meetings Brazil 2018


Por: Redação OD.
A Agência Espacial Brasileira (AEB) participa no período de 19 a 21 de junho em São José dos Campos (SP), da segunda edição do Aerospace Meetings Brazil, evento dedicado à cadeia de abastecimento aeroespacial no Brasil. Com um formato diferenciado, com sessões vespertinas, durante o encontro serão discutidas as potencialidades e oportunidades de investimento no setor em reuniões individuais as quais visam aproximar compradores e fornecedores, além de viabilizar maior sinergia entre os atores desse segmento.

Legião Estrangeira Francesa honra aniversário da Batalha de Camerone

Imagem via Légion Étrangere.
Por: Redação OD.



A cerimônia foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Legião Estrangeira Francesa nessa manhã, em seu quartel general na cidade de Aubagne, no sul da França e contou pela primeira vez com a presença de diversos ministros de estado, autoridades e diversos outros convidados de grande prestígio e compartilhada pela page Orbis Defense em nossas redes sociais.

Á exatos 155 anos, a Batalha de Camerón ocorria em 30 de abril de 1863 entre a Legião Estrangeira Francesa e o Exército Mexicano, e é considerada pela Legião como um momento dos mais heróicos em sua história. Uma pequena patrulha de infantaria liderada pelo capitão Jean Danjou e pelos tenentes Maudet e Vilain, totalizando 62 soldados e três oficiais, foi atacada e sitiada por uma força mexicana que chegou atingir 2.000 soldados de infantaria e cavalaria, e foi forçada a tomar posição defensiva nas proximidades da fazenda Camerón, em Camerón de Tejeda, Veracruz, México. A conduta atribuída à Legião neste combate é mística e Camerón tornou-se, dentro das fileiras da Legião, sinônimo de coragem e luta-até-a-morte.

8 jornalistas tombaram no cumprimento do dever durante ataque de terroristas islâmicos em Kaboul:

Imagem do momento da 2a explosão, a que matou os jornalistas que estavam próximos ao local do 1o ataque. Imagens via BBC.

Por: Redação OD.

Um ataque terrorista islâmico ocorreu nessa manhã de segunda-feira (30/04) causando a morte de 29 pessoas, e entre essas vítimas estão 8 jornalistas que estavam no local do ataque, na cidade de Kabul, Afeganistão.
Os jornalistas (sete homens e uma mulher) morreram justamente no momento em que estavam cobrindo as cenas de um primeiro ataque realizado no começo da manhã em "Shashdarak" uma região repleta de prédios governamentais e próxima a embaixada dos Estado Unidos em Kabul.