quarta-feira, 7 de junho de 2017

Centro de Instrução do Gericinó recebe unidades de Artilharia para a realização do Tiro do Recruta 2017


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no dia de hoje 07/06, no Campo de Instrução do Gericinó (CIG) o tradicional “Tiro do Recruta”. O evento faz parte do início das comemorações da Semana da Artilharia, o qual é promovido pela AD/1 Artilharia Divisionária 1 (Artilharia Divisionária Cordeiro de Farias) unidade subordinada a 1ª Divisão de Exército, em alusão ao Dia da Artilharia que é comemorado no próximo dia 10 de Junho e que também faz parte do adestramento dos futuros soldados da arma de artilharia, que estão se incorporando as fileiras do Exército Brasileiro.


O evento contou com a presença dos soldados das OM´s de Artilharia do Rio de Janeiro e de Niterói, sendo presidido pelo General de Brigada Adilson Carlos Katibe, Comandante da AD/1. Contou ainda com a presença de oficiais generais da área do Comando Militar do Leste, onde podemos destacar o Gen de Div Sinott (Cmte da 1ª DE) e do Gen Bda Marçal (Cmte Grupamento de Unidades Escola/9ª Bda Inf Mtz) dentre outras autoridades, além de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, de alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, de Oficias da Reserva e Civis convidados.


Tiros de obuseiro 105 mm M101A1 (31º GAC), de obuseiro 105 mm Otto Melara (8º GAC PQDT) e de obuseiro 155 mm (31º GAC), romperam com o silêncio do estande de tiro. Também foram apresentados aos recrutas o míssil antiaéreo portátil Igla-S (21ª BIA AAAe PQDT) com demonstração estática de sua arma, também realizou disparos o canhão automático antiaéreo BOFORS de 40 mm, o míssil RBS-70 MK2 (Apresentação estática) e o Canhão Antiaéreo Autopropulsado Gepard 1A2 (EsACosAAe), que fechou a atividade demonstrando todo seu poder de fogo.


O Tiro do Recruta tem origem em uma das muitas tradições da arma de Artilharia, na qual futuros artilheiros assistiram pela primeira vez e de forma simultânea, o desempenho de diferentes peças e conjuntos de Artilharia. A formação dos soldados nas unidades de Artilharia inclui no período do adestramento, a realização do tiro real com o material de dotação que a sua organização militar faça uso, assim o militar estará sempre preparado para uma resposta rápida em caso de alguma situação real.


Galeria de Fotos
Clique na foto para expandir
















































Nenhum comentário: