quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

O reporter que inspirou até James Bond faz 90 anos!

Imagem gentilmente cedida pelo ilustrador Henry Javier Aponte, ilustrador de aviation & military art, nascido na Venezuela e atualmente radicado no México.

Por: Yam Wanders.

Dos muitos personages de quadrinhos e desenhos animados muitos nos influenciaram em nossa infância, e, certemente também na vida adulta. Com sinceridade poucos negarão esse fato, e muitos certamente citarão sem restrições comportamentais os personagens preferidos que já habitaram ou ainda estão presentes no imaginário de cada um.




Tintin, o personagem criado em 1929 pelo belga Georges Prosper Remi, mais conhecido pelo seu pseudônimo de “Hergé”está completando “90 anos de idade” hoje. E o personagem Tintin de Hergé foi sem dúvida, inspirador de muitos jovens e continua a ser a inspiração de adultos anônimos e já foram até de famosos como Ian Flemming, o criador do personagem James Bond, que chegou a o ler muitos dos quadrinhos de Hergé nos anos 30/40 quando na época, também imaginou a criação de seu também famoso personagem, o agente britânico 007.

Tintin em suas aventuras é praticamente um “James Bond” mais light e politicamente correto, pois pilota aviões, barcos, veículos de todos os tipos, usa armas mas não não mata ninguém, tem a capacidade de atuar em diversas profissões ou se passar por diversos personages com ou sem o uso de disfarces (tais como o personagem “the Pretender” da série da NBC dos anos 90) e possui uma inteligência acima do normal somente superada pela sua simpatia pessoal que usa sempre para elucidar casos detetivescos que transforma em histórias e notícias para jornais do mundo todo.

Poucos sabem mas “Hergé” foi militar de infantaria do Real Exército Belga no final dos anos 20 e trabalhou alguns anos como repórter fotográfico antes da 2a Guerra eclodir e chegar à Bélgica, fatos estes que ajudaram a influenciar mais ainda os aspectos que ele projetaria em seu personagem Tintin. 

Hergé nunca deixou claro em sua obra sobre Tintin, mas sempre insunuou que seu personagem teria feito seu serviço militar como Marinheiro, já que um de seus amigos mais proximo, o Capitão Haddock, que é um Comandante de marinha mercante aposentado, sempre fazia alusões para as afinidades de Tintin com o mundo naval e suas viagens.

Os álbuns de Tintin, como os de outros personagens criados por Hergé, são lidos em mais de 40 línguas pelo mundo fora. Seu estilo influenciou a criação de outros personagens mais famosos dos quadrinhos, como (Astérix, Lucky Luke, Blake & Mortimer e muitos outros). Os álbuns com histórias completas são um marco no desenvolvimento de histórias em quadrinhos. Os álbuns de Tintin são de uma precisão incrível, com todos os detalhes minuciosamente cuidados.


A imagem que retrata a realidade atual da Europa engajada no combate ao terrorismo islâmico no mundo. A inocência do apreço pelo exótico de povos de além mar hoje é substituída pelo medo dos civis nas grande capitais e pelas Operações Militares Especiais conduzidas em conjunto com outros países do Oriente Médio e África Central na caça aos terroristas.
Imagem gentilmente cedida pelo ilustrador Henry Javier Aponte, ilustrador de aviation & military art, nascido na Venezuela e radicado no México.

Original em: 

Arte Bélico por Henry Javier Aponte
https://www.facebook.com/artebelico

Nenhum comentário: