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| Submarino Classe Tridente, Type 209PN, pego por rede de pesca hoje na costa britânica. Imagem via shipsgspotting.com |
Por: Redação OD
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| O Pesqueiro de bandeira francesa "Daytona" envolvido no incidente |
Nao, não é piada, e não é também alguma "represália" devido ao resultado da Euro copa de futebol, mas sim um incidente real que ocorreu hoje por volta de 07:00h UTC ao largo da costa do Reino Unido. O submarino da Marinha portuguesa Type Tridente - U209PN, participava de manobras da OTAN na região e o pesqueiro de bandeira francesa, o "Daytona", matriculado em St Briec, efetuava pesca com redes de arrastão na mesma área.
O local preciso do incidente que chegou a despertar o alerta do MRCC (centro de coordenação de resgate maritimo) de Falmounth foi a 30 MN (aprox.60km) da costa.
Graças ao modernos sistemas de sensores e câmeras externas do submarino que, ao detectar o contato com a rede parou os motores e assim o pesqueiro não foi afundado e aparentemente também não foi avariado, pois o mesmo soltou a rede e ainda partiu rumo a costa francesa apesar das tentativas de contato via rádio do submarino para o pesqueiro para a verificação de situação. Ao mesmo tempo o CROSS (centro regional de vigilância e salvamento) de Corsen/França, foi alertado para a possibilidade de resgate de embarcação avariada.
Para o submarino sim foi necessário a ajuda de outras embarcações, enviadas pela Real Marinha Britânica para ajudar na retirada das redes do casco do mesmo.
NRP Tridente
O NRP Tridente foi construído entre 2007 e 2010 nos
estaleiros da HDW (Kiel, Alemanha), sendo o primeiro de dois submarinos
da classe Tridente. Desde o seu aumento ao efetivo, em 17 de Junho de
2010, concluiu a docagem de garantia, e tem vindo a efetuar diversas
missões de vigilância da área marítima de interesse nacional e
participado em diversos exercícios nacionais, internacionais e NATO.
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| NRP Tridente e NRP Arpão, submarinos da Marinha Portuguesa de fabricação alemã. Foto via Marinha Portuguesa. |
Classe Tridente
| Deslocamento | 2020t /imersão 1842t /superfície |
| Comprimento | 67,9m |
| Diâmetro do casco resistente | 6,3m |
| Altura | 13m |
| Calado médio à superfície | 6,6m |
| Velocidade máxima submerso | Superior a 20nós |
| Velocidade máxima à superfície | 10nós |
| Oficiais | 7 |
| Sargentos | 10 |
| Praças | 16 |
| Total | 33 |
| Capacidade adicional para pessoal | 14 militares, nomeadamente de Operações Especiais |
| Míssil de longo alcance Sub-Harpoon (mar-mar e mar-terra) |
| Torpedos filo-guiados BlackShark, de longo alcance, e Minas |
| Sistemas de Navegação |
| Sistemas de Comando e Controlo |
| Sensores Eletromagnéticos |
| Sensores Óticos – eletrónicos |
| Sistemas de Comunicações |
| Sistemas de defesa |
Lançamento à água: 15-Jul-2008
Entrada ao serviço:17-Jun-2010
Horas de Navegação: Cerca de 5.103h
Horas de Imersão: Cerca de 3.371h
Nº de milhas percorridas: 24.097NM
Fonte: OPEX 360/France.
Entrada ao serviço:17-Jun-2010
Horas de Navegação: Cerca de 5.103h
Horas de Imersão: Cerca de 3.371h
Nº de milhas percorridas: 24.097NM
Fonte: OPEX 360/France.



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