sexta-feira, 8 de julho de 2016

"O Brasil é um país pacífico, mas sabemos nos defender e contra-atacar " falou o ministro da Defesa durante apresentação das tropas Pára-quedista


Por: Anderson Gabino
O Exército Brasileiro apresentou nesta manhã os militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista, que serão a força de reação rápida do Exército no caso de uma ação mais extrema de força. Com as presenças do ministro da Defesa, RAUL JUNGMANN, do Comandante do CML e Coordenador do CDGA General de Exército FERNANDO, do Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista General de Divisão ABRAHÃO, do Contra-Almirante CARLOS CHAGAS Chefe do Estado Maior Conjunto do CDGA dentre outras autoridades e Comandantes de Organizações Militares da Guarnição da Vila Militar, para conferir o apronto das tropa, com seus equipamentos e veículos. 


Com cerca de 2 mil e 400 homens, a brigada é preparada para se deslocar a qualquer ponto do território nacional. Ela representa a força de contingência (ForCon) do Coordenador Geral de Defesa de Área (CDGA), um órgão criado especialmente para atuar durante os Jogos Olímpicos. Após proferir rápidas palavras aos militares da ForCon, exaltando e reconhecendo o grande trabalho realizado, o ministro acompanhando das autoridades passaram em revista as tropas perfiladas. 

Ao término desta revista a imprensa presente aguardava ao ministro que concedeu uma breve coletiva, onde o maior questionamento continua a ser sobre as possibilidades de atentados terroristas durante os Jogos e com a política de segurança pública no estado...O Brasil é um país pacífico, mas não é um país desarmado. Sabemos nos defender e contra-atacar. E se alguém nos desafiar, responderemos de forma incansável e implacável... se por ventura algo vier a acontecer (ato violento nos Jogos), o que não está ao nosso conhecimento, seremos implacáveis e incansáveis até encontrar e punir qualquer responsável por querer tumultuar e arranhar os Jogos Olímpicos, enfatizou o ministro.” 

Em relação a participação das tropas no período eleitoral que já foi dito pelo próprio ministro, ele novamente foi questionado e falou que tudo depende do Ministro Gilmar Mendes, caso o mesmo solicite será prontamente atendido.Equipes de inteligência que atuam próximas ao plano de segurança dos Jogos Olímpicos detectaram em junho a abertura de uma conta em português em um aplicativo de mensagens para a troca de informações sobre o grupo militante Estado Islâmico, de acordo com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O efetivo representa um décimo do contingente das Forças Armadas, a operação de segurança dos Jogos contará com 41 mil militares das Forças Armadas sendo quase 22 mil homens somente no Rio de Janeiro. 

Os demais estarão atuando ou de prontidão nas cidades onde haverá partidas de futebol masculino e feminino da Olimpíada. Cerca de mil homens das Forças Armadas já poderão ser vistos neste sábado numa operação de visibilidade na cidade do Rio. A partir da próxima semana, os militares iniciarão uma fase de testes e ensaios visando o início da Operação Olimpíadas em 24 de julho.
Galeria de Fotos 
Clique na foto para expandir

















Nenhum comentário: