terça-feira, 3 de outubro de 2017

Centro do Instrução Almirante Sylvio de Camargo realizou exercício do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos de Infantaria


Por: Anderson Gabino

O Centro do Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), Organização Militar responsável pela formação e preparo de Oficiais e Praças do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), realizou no período de 25 à 29 de setembro de 2017 um exercício prático no Campo de Instrução do Gericinó (RJ), em proveito do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Arma de Infantaria (CAp-IF/2017). O referido curso tem como propósito habilitar os 3º Sargentos de Infantaria nas diversas tarefas desenvolvidas por essas praças durante a carreira no CFN, especialmente referentes às Operações Anfíbias, Fundamentos de Operações Terrestres de Caráter Naval, Guerra de Manobra, Operações Militares em Áreas Urbanas, Patrulhas, entre outras.


O exercício contou com a participação de 141 alunos do CAp-IF/2017, assim como os Instrutores e militares em apoio à instrução, contando com 208 militares no total. O objeto do exercício foi familiarizar os alunos com os conceitos teóricos ministrados em sala de aula. A prática no terreno tem o intuito de que cada aluno tenha oportunidade de planejar e executar as diversas tarefas que são atinentes as suas funções, que são transmitidas ao longo do curso de Aperfeiçoamento. No dia 25 de setembro ainda à bordo do CIASC, os alunos receberam a missão de planejar e executar uma patrulha que envolvia a conquista de um objetivo militar no CIG. A turma foi dividida em 3 Pelotões de Fuzileiros Navais (PelFuzNav), e cada um recebeu uma função dentro do seu Pelotão, que foi desde Comandante de Pel, de Grupo de Combate (GC), de Esquadra de Tiro (ET) até a função de Soldado FN Volteador. 


Essa organização tem por finalidade familiarizar os alunos com todas as funções dentro do Pelotão, despertando a liderança individualmente e o espírito de trabalho em equipe. O planejamento durou todo o dia 25 e madrugada do dia 26, quando os alunos foram deslocados até a entrada do CIG, de onde iniciaram a execução do planejamento realizado. Cada um dos três pelotões receberam missões em pontos diferentes do terreno, tendo que navegarem e realizar o ataque em horários estabelecidos pelos instrutores. Ainda no dia 26 após o cumprimento da primeira missão, os alunos foram recepcionados pelos Instrutores do CAp-IF para o tradicional “Cerimonial”, evento que abre formalmente o exercício no terreno, compreendendo rigorosa inspeção de material e divulgação de ordens e afins. O evento contou com a apresentação dos Instrutores e muita vibração por parte dos alunos.


Durante os dias que se seguiram, foram realizados os seguintes adestramentos práticos: Ataque sob condições de visibilidade reduzida, Fogo e Movimento com emprego de munição real orgânico dos PelFuzNav (fuzil de assalto M-16 Standart calibre 5,56 mm e Metralhadora Minimi calibre 5,56), Ataque Coordenado, Marcha para o Combate, e Operações Militares em Áreas Urbanas (OMAU). Às 21:00h do dia 28 teve início a marcha de 24 km, onde os alunos tiveram que completar o percurso no interior do CIG portando todo seu equipamento e armamento. Após concluírem a marcha na alvorada do dia 29, teve início o último evento do exercício, a Pista de Aplicação Militar (PAM). 


Essa pista consistia num percurso de cerca 1,5 km, onde os alunos foram divididos em GC, e durante o percurso se deparavam com eventos gerados pela equipe de instrução que visavam testar a capacidade de reação dos alunos frente aos obstáculos que surgiam. Foram geradas diversas situações como emboscadas, missões de reconhecimento, missão de tiro, contato com não-combatente estrangeiro, posicionamento de armas de apoio, missão de ataque e defesa entre outros. Após concluírem a PAM com êxito, os alunos do CAp-IF foram recebidos pela equipe de instrução para a considerações finais e conclusão do exercício.


GALERIA DE FOTOS
Clique na foto para expandir


























Nenhum comentário: