quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Material empregado pelas Forças Armadas no Haiti retorna ao Brasil

Imagem via MD.
Por: Redação OD.

Como parte do processo de desmobilização e encerramento da atuação do Contingente Militar Brasileiro (CONTBRAS) na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), partiu de Porto Príncipe no último dia 30 de setembro o navio Ulusoy 5 transportando todos os equipamentos e viaturas empregadas pelas Forças Armadas brasileiras na missão.


Estão sendo repatriados 203 contêineres, nos quais foram acondicionados os materiais das diversas classes em caixas de madeira, 235 veículos, 12 break bulks (cargas fracionadas) e 25 trailers pertencentes à Marinha e ao Exército. Toda essa carga tem a previsão de chegar em até 15 dias ao Porto do Rio de Janeiro (RJ), onde será realizado o descarregamento do material, desembaraço alfandegário e conferência do material. A partir daí, será realizado o transporte terrestre para os destinos finais em Organizações Militares da Marinha e do Exército.

Essa fase final da repatriação do material do CONTBRAS foi coordenada pela Subchefia de Operações de Paz (SChOpPaz) da Chefia de Operações Conjuntas (CHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, a quem cabe a tarefa de planejar e coordenar a desmobilização do pessoal e do material das Forças Armadas empregados em Operações de Paz.
Ao longo desses 13 anos de missão, os efetivos de militares, bem como os quantitativos e os tipos de equipamentos empregados, foram periodicamente ajustados visando atender aos diversos cenários enfrentados pelos 26 Contingentes do Brasil que passaram pelo Haiti.


Cessar

O processo de desmobilização foi iniciado no dia 31 de agosto, em Porto Príncipe, quando uma cerimônia marcou a despedida do Contingente Brasileiro da MINUSTAH. O primeiro voo transportando os militares chegou ao Brasil no dia 23 de setembro, seguido por mais três aeronaves, totalizando o retorno ao território nacional de cerca de 90% dos militares.
A etapa final de desmobilização será concluída em 15 de outubro, quando se encerrarão as medidas de repatriação de pessoal e material.

Fonte: Ministério da Defesa.

Nenhum comentário: