quinta-feira, 12 de maio de 2016

Após 13 anos o Campo de Instrução do Gericinó (CIG) recebeu duas unidades de Artilharia para instrução de tiro real



Por: Redação OD

Uma imagem que não se via há 13 anos no Campo de Instrução do Gericinó (CIG). Homens do 31º GAC(Es) e do 11º GAC atrás de canhões a espera da ordem para atirar. “Isso é histórico. Eu ainda era capitão quando se atirou pela última vez no Gericinó. Nesses últimos 13 anos nós perdemos a possibilidade de adestramos nossa tropa no nosso campo de instrução. Isso implicava uma série de gastos logísticos porque nós tínhamos que descolocar o nosso material para fora da cidade para poder fazer os exercícios de artilharia.”- contou o Comandante do 11º GAC, Cel Fabiano.

Sob os olhares atentos dos Generais Ramos, Smicelato, Diehl e Pegado, às 10 da manhã desta terça-feira (11), saíram dos tubos dos 4 obuseiros os tiros históricos que remarcaram a presença da artilharia no CIG. Os tiros foram perfeitos, ou melhor, “NA”. “Nós usamos esse termo na artilharia para o tiro que bate enquadrando no alvo a menos de 25 metros, então na parte técnica de artilharia podemos dizer que o tiro de hoje foi no alvo.” – explicou o Comandante do 31º GAC, Ten Cel Sassone. A precisão dos tiros contou com uma ajuda tecnológica. O 11º GAC é a única unidade de artilharia do Brasil que tem o Sistema Gênesis.

Ele faz o cálculo automático e computadorizado da direção de tiro. O Observador coloca os dados num tablet e transmite direto para o computador de direção de tiro. É dele que vêm as direções exatas de deriva, elevação e a munição a ser usada. O sistema foi desenvolvido aqui mesmo no Brasil, pela IMBEL, com a supervisão do curso de artilharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, ESAO. E esse foi apenas o primeiro de muitos tiros que estão por vir. O Ten Cel Sassone já agendou os próximos. “Já começamos com o tiro do recruta no dia 8 de junho. Um tiro que era muito tradicional aqui na Vila Militar e a gente vai poder retomar. E, se Deus quiser, em outubro nós estaremos fazendo o tiro com os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, com nosso grupo todo desdobrado no terreno. Pra nós será uma grande alegria.”

FONTE: ComSoc 1ª DE

Nenhum comentário: