sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Fragata Liebral chega ao Líbano para assumir novamente como capitânia da FTM-UNIFIL

Por: Redação OD
Chegou ao Líbano no último dia 7 de setembro para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a fragata Liberal (F43) da Marinha do Brasil, levando consigo à bordo um helicóptero AH-11 Super Lynx do Esquadrão HA-1, quem tem como missão ser os olhos e o braço armado do navio nos céus. A embarcação, já atuou pela UNIFIL durante o ano de 2012, e ela será incorporada de fato, a FTM no dia 15 de setembro e quando ficará como Capitânia no Mar Mediterrâneo até abril/2017.

Com a chegada da Liberal, a fragata Independência (F44) irá começar o processo de retorno ao Brasil depois de ter atuado na força-tarefa. A Marinha do Brasil mantém uma fragata na costa com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais e contrabandos no país árabe. Além disso, a Força Naval colabora com o treinamento do pessoal da Marinha libanesa.

A UNIFIL


Foi criada no ano de 2006 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, atendendo uma solicitação do Governo Libanês, a UNIFIL foi estabelecida para que a retirada das Forças Israelenses do sul do Líbano pudesse ocorrer e assim, devolver a paz e a segurança internacional e além de apoiar o Governo Libanês na retomada de sua autoridade na região, e após a 2ª Guerra do Líbano, a UNIFIL teve seu trabalho ampliado e foi reforçada por novos contingentes. Foi a primeira e única Missão de Paz da Organização das Nações Unidas a contar com uma Força-Tarefa Marítima, à qual é comandada pela Marinha do Brasil desde 2011. Países como a Alemanha, Grécia, Indonésia e Turquia também integram a força-tarefa do Líbano.

Nenhum comentário: